Bom dia,
Esta é a 1a vez que escrevo aqui no fórum, portanto me desculpe pelos possíveis erros cometidos !
Estou começando o processo para compra de uma arma (pistola), porem em conversa com algumas pessoas, surgiu uma duvida com relação a compra !
A duvida é a seguinte !
Me disseram, que se comprar uma arma para defesa (sinarm) eu não posso usar a arma para treino em estandes ou clubes, e se comprar uma arma para treino (cr) eu não posso usar a arma para defesa !
Será que essa informação é valida, pois se for, eu teria que comprar 02 armas, uma para manter em casa para defesa e outra para que eu possa praticar em algum clube ou estande !
Obrigado !
DUVIDA: ARMA P/ DEFESA x ARMA TIRO ESPORTIVO
-
Re: DUVIDA: ARMA P/ DEFESA x ARMA TIRO ESPORTIVO
Dentro da inteira legalidade, a resposta é sim, realmente terá que adquirir os dois instrumentos.
É evidente que em uma situação extrema de sua vida e familiares, no entanto dentro do lar, a utilização de armamento de uso esportivo, ou qualquer outro instrumento poderá ser utilizado para a preservação da sua integridade física ou dos seus entes queridos. É fato, é a lei da sobrevivência. A questão da legalidade do ato em si seria analisada pelo Poder Judiciário, a posteriori, a qual, salvo melhor juízo, apesar do todo o aborrecimento do tramite processual, ao final seria, certamente, absolvido.
No entanto, o problema seria em uma situação de eventual defesa em caso de transporte de instrumento, pois como esse não pode estar em condição de pronto uso, o armamento seria apenas um objeto qualquer, pois seria impossível dar tempo carregar, municiar, e se defender.
Ademais, na remota possibilidade de utilizar a arma em uma condição de transporte(treinar/competir), a questão na seara em sua defesa na esfera judicial estaria bem complicada, uma vez que não poderia usá-lo de tal forma.
No entanto, como princípio inato do ser humano e das espécie em geral, acima de tudo está a vida, o resto se resolveria de um jeito ou de outro.
É evidente que em uma situação extrema de sua vida e familiares, no entanto dentro do lar, a utilização de armamento de uso esportivo, ou qualquer outro instrumento poderá ser utilizado para a preservação da sua integridade física ou dos seus entes queridos. É fato, é a lei da sobrevivência. A questão da legalidade do ato em si seria analisada pelo Poder Judiciário, a posteriori, a qual, salvo melhor juízo, apesar do todo o aborrecimento do tramite processual, ao final seria, certamente, absolvido.
No entanto, o problema seria em uma situação de eventual defesa em caso de transporte de instrumento, pois como esse não pode estar em condição de pronto uso, o armamento seria apenas um objeto qualquer, pois seria impossível dar tempo carregar, municiar, e se defender.
Ademais, na remota possibilidade de utilizar a arma em uma condição de transporte(treinar/competir), a questão na seara em sua defesa na esfera judicial estaria bem complicada, uma vez que não poderia usá-lo de tal forma.
No entanto, como princípio inato do ser humano e das espécie em geral, acima de tudo está a vida, o resto se resolveria de um jeito ou de outro.
-
É lenda urbana que arma do CR não pode ser usada para defesa, não existe nenhum caso documentado em qualquer tribunal no Brasil onde a situação do acusado tenha sido prejudicada pela arma estar em um ou outro registro. Em situação de defesa de sua vida pode usar o carro, a panela, a arma, o canhão, o que tiver a mão para não seres assassinado.
na hipotese de comprar as 2...sinarm e sigma.....uma serve de peso em casa...só em casa..pois sem o porte nao pode sair com ela para treinar....a outra pode treinar e não portar....No caso de usar a do sinarm para defesa..cometera um crime...(mesmo que em legitima defesa ) e nao podera renovar o seu CR..perdera as duas peças....entao entra de cabeça no CR ...compra pelo SIGMA e seja feliz...invista o valor da segunda arma em melhoramentos para seu brinquedinho e bons tiros.....
Devido ao alto custo da munição ao invadir a área desta casa não será dado tiro de aviso, contamos com sua compreensão"
SE LEVAR UM TIRO,TEM O DEVER DE PERMANECER PARADO
TUDO O QUE FIZER SERÁ USADO CONTRA VOCÊ NO TRIBUNAL
SE LEVAR UM TIRO,TEM O DEVER DE PERMANECER PARADO
TUDO O QUE FIZER SERÁ USADO CONTRA VOCÊ NO TRIBUNAL
-
Se a arma estiver no CR da pessoa como atirador desportivo poderá ter guia de tráfego para ir treinar no clube, e por isso mesmo que a recomendação é sempre fazer o CR. Não existe crime específico em utilizar arma de atirador desportivo para defesa, isso é um mito.