PT 938 ou 638? Inoxidável ou Oxidada?

igorph

PT 938 ou 638? Inoxidável ou Oxidada?

Mensagem por igorph »

Olá Pessoal! Sou novo aqui no grupo e tenho acompanhado o trabalho de vocês e a interação da galera. Muito bom.

Penso em adquirir uma PT para defesa pessoal, porte velado, e conversando com alguns amigos, alguns me indicaram a PT 938 e outros a PT 638.

Lendo alguns tópicos por aqui, muitos indicam a PT 938 como uma boa arma, ação simples e dupla, dentre outras características. Também li sobre a PT 638 e gostei dos comentários. Achei apenas imagens da PT 638 inox, mas confesso que achei estranha, feia. Apenas a parte de cima é inox. Talvez, até pra comercialização seja difícil de encontrar.

A questão é que sou Canhoto.. e não sei se isso interfere muito com relação a essas duas. Também vi a questão de ser oxidada ou inoxidável. O que mais me chamou atenção foi o fato da inox brilhar (ser mais clara) no escuro e você ser um alvo fácil. Por outro lado, pra manutenção muitos falam que a inox é bem melhor. Com relação a manutenção de uma arma, ela deve ser feita semanalmente (mesmo que não tenha sido utilizada) ou a cada 15 dias? Qual material deve ser utilizado?

Gostaria de mais opiniões antes de minha escolha. Obrigado.

neogalax

Re: PT 938 ou 638? Inoxidável ou Oxidada?

Mensagem por neogalax »

Sobre a manutenção da pt eu vejo gente falando que após cada treino limpar ou se não mensalmente causo não tenha realizado nenhum disparo. Mas ainda não sei ao certo.

Rock Shooter

Mensagem por Rock Shooter »

A 638 também é toda preta e tem trava ambidestra, o retém do carregador pode ser invertido para a posição canhoto. Ela funciona apenas em ação simples, mas com treino você se acostuma com ela.
A 938 possui trava ambidestra (não sei se o retém do carregador pode ser invertido para canhoto).

Quanto ao inox da Taurus, não é tão inox assim, pois existem muitos relatos de armas em inox que oxidaram.

A limpeza da arma deve ser feita a cada vez que for utilizada. Se ela ficar parada por muito tempo é bom lubrificá-la a cada 6 meses (aproximadamente)... para que a arma não oxide, além de usar bons lubrificantes, você deve guardá-la em uma caixa (ou cofre) que garanta que a arma fique livre de umidade (bem vedada), algumas pessoas usam absorvedores de umidade para garantir isso, outros também usam absorvedores de oxigênio... no mercado livre você encontra esses produtos por preços bem bacanas e na quantidade que vc quiser (algumas dezenas ou milhares). Quanto aos tipos de produtos para limpar e lubrificar, existem muitos tipos no mercado nacional e cada proprietário de arma usa a que melhor lhe agrada (é questão de gosto), mas também existem as de origem norte-americanas que são bem específicas para isso.

Para limpeza qualquer produto nacional ou importado serve, o que pode variar são as técnicas para limpeza.

Quanto aos lubrificantes, para exemplificar alguns de uso geral:
- tem quem goste de lubrificante de carro, que certamente lubrifica perfeitamente, porém exalam cheiro;
- tem quem goste de WD-40, que em minha opinião serve apenas para limpeza pois é um óleo muito fino e volátil, portanto em pouco tempo irá evaporar e a arma fica seca;
- até Militec alguns caras usam. Militec foi projetado para proteger motores do desgaste pelo atrito.

Alguns óleos projetados para armas que são muitos bons:
- Gun Oil, óleo à base de teflon (o teflon adere no metal e por ter um coeficiente de atrito muito baixo se torna um ótimo lubrificante). Pode ser usado em toda a arma, inclusive o interior do cano (bom para os atiradores esportistas);
- Tetra Gun, é produzido à base de teflon. Pode ser usado em toda a arma, inclusive o interior do cano;
- Gun-Coat, é produzido à base de teflon e molibdênio, pode ser usado em toda a arma, inclusive o interior do cano (o molibdênio presente em lubrificantes de armas, quando usado para lubrificar o interior do cano das armas, irá penetrar nas primeiras camadas moleculares do metal e tornar esta superfície mais dura e portanto mais resistente aos riscos que os projéteis fazem nestas superfícies). Considerado o melhor do mundo pelo Guinnes Book. Abriram uma fábrica no Rio Grande do Sul;
- Slide Glide, é um tipo de graxa (tem uma viscosidade alta que mais parece uma cola de sapateiro), ela é indicada para armas que travam devido à má qualidade da pólvora. Normalmente a fumaça da pólvora adere ao lubrificante comum da arma e forma um tipo de piche muito grudento que trava a arma. Esta graxa não deixa as partículas queimadas da pólvora penetrarem às partes móveis da arma. A sujeira fica na parte externa da graxa e a parte interna continua lubrificando a arma por mais tempo que lubrificantes líquidos.
- "CorrosionX For Guns", este lubrificante é o "CorrosionX Marine" porém em uma embalagem menor e não é spray, o que facilita a aplicação em armas. É um lubrificante de excelente qualidade que foi projetado para proteger os metais contra todo tipo de intempéries do tempo (sol, chuva) e também de diversos agentes corrosivos (sal marinho e os sais do suor humano), ou seja, realmente protege os metais e de lambuja lubrifica muito bem. (este produto possui dezenas de outras aplicações, mas o que nos interessa são as usadas em armas)

Existem outras dezenas de lubrificantes no mercado nacional, porém eu apenas mostrei aqueles que efetivamente foram considerados os melhores (pelos brasileiros e pelos americanos). Cada usuário possui o seu lubrificante ideal, seja o mais caro ou o mais barato. Tem também aqueles caras que misturam vários tipos de lubrificantes com determinadas características para chegar ao que ele considera o ideal para a arma dele.

A lubrificação mais curiosa me foi explicada por um colega armamentista (da Marinha), ele afirmou que o melhor lubrificante é NADA, isso mesmo, ferro no ferro... assim a fumaça da pólvora não tem onde aderir e consequentemente não trava. Com isso, a forma de se evitar que a arma não oxide é comprando uma arma com um aço de qualidade (inox que não oxide ou aço carbono de alta qualidade) ou então uma arma com acabamento que realmente impeça a oxidação (tenifer, nitretação, cromo duro). No Brasil existem empresas que aplicam nitretação de altíssima qualidade, o problema é conseguir autorização para isso.

Espero não ter complicado mais as coisas para você... rss
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

igorph

Mensagem por igorph »

Obrigado pelos comentários neogalax e Rock Shooter..

Rock Shooter agora tu deu foi uma aula.. hehe.. muito bom o seu comentário e certamente me ajudou quanto a forma de limpeza e manutenção.

Infelizmente a compra de arma de qualidade no Brasil torna-se muito cara em razão dos impostos e outras questões que sabemos. Neste caso, acabamos optando por armas um pouco mais em conta e que não ofereça maiores problemas, pois a minha vida pode está em risco. Com uma situação financeira melhor, uma das melhores compras tem sido as armas Glock, porém o valor de mercado está altíssimo.

Como iniciante a 638 e a 938 em questão de características são bem parecidas. Exceto o fato da ação simples e dupla.

Lendo outros topicos, alguns falam que a PT 938 para porte velado incomoda na cintura. No entanto, outros falam que a PT 938 é mais confiável. Já sobre a PT 638 parece ser mais discreta. Alguém confirma isso, tem mais alguma informação quanto a relatos de problemas?

SGTMB

Mensagem por SGTMB »

E ai igorph, qual modelo irás escolher.

Rock Shooter

Mensagem por Rock Shooter »

igorph, particularmente não recomendo a 938, teoricamente ela é uma boa arma, mas na prática o proprietário desse modelo depende de sorte, sorte de ter comprado uma arma que não irá travar, quebrar ou apresentar algum outro tipo de problema... tenho um colega que gosta muito da 938 dele pois ela nunca deu nenhum problema (ocorre com muita gente), porém existem milhares de reclamações desse modelo, eu mesmo presenciei vários tipos de pane no clube, em várias armas desse modelo, de diversas pessoas.
problemas que ocorrem com a 938:
- mola do percursor que quebra fácil;
- mola do extrator que quebra fácil;
- miras que desalinham com um simples tapa (já vi isso em várias 938);
- problemas de ciclagem causado por diversos motivos;

A 638 teve alguns problemas quando foi lançada, mas atualmente não se ouve mais falar em defeitos dessa arma (pelo menos eu não ouvi mais nenhuma reclamação). O problema mais drástico que ela teve foi o fato que após cerca de 10 ou 20 primeiros disparos com munição encamisada, o cano ficava totalmente liso (sem as ranhuras), ou seja, o aço era inapropriado para a uma arma. Na minha opinião, nesse modelo apenas falta a ação dupla, mas isso pode ser superado pelo treinamento e costume com a arma.

A Taurus está prestes a lançar a 838, se você não tiver pressa, recomendo esse modelo, visto que ela possui tudo que uma arma de defesa necessita.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

igorph

Mensagem por igorph »

Olá Rock Shooter.. obrigado mais uma vez. Agora você acrescentou mais uma que já tinha saído da minha lista..

Até então, dos fóruns que já li por aqui você foi o único que já mencionou os eventuais problemas da PT 938. E isso é muito bom.

Entre a PT 638 e a 938, muitos com certeza indicaram a PT 938 por ser superior.

Agora sobre a PT 838, muitos ainda estão com receio por ser uma arma nova e devido aos problemas encontrados na PT 840. Falam que se a Taurus segue a mesma linha/série, possivelmente a PT 838 não haveria muita diferença da PT 840. No entanto, dizem que a Taurus passou por uma Gestão de qualidade nos seus projetos e isso é muito importante.

Confesso que vi as características e particularidades da PT 838 e gostei muito. A empunhadura ficou bacana. Também vi os testes extremos que foi feito e gostei. De fato parece ser uma boa arma. Todavia, muitos ainda aguardam o teste de review dessa PT, um teste de uso com mais de 1.000 tiros pra verificar se há muitas panes.

Agora ela voltou para a minha lista de escolhas.. rsrs. valeu.

Obrigado.

Responder