Venho até vocês, contando com suas experiências, para me decidir quanto a escolha de uma arma para porte.
Possuo um revólver Taurus modelo 82S, com três polegadas de cano. Quando adquiri esta arma, fiz mais por paixão do que por razão. Sempre quis ter um revólver e quando o vi no balcão da loja, não resisti.
O problema é que por ser uma pessoa de baixa estatura (1,67m), as dimensões da arma ficam difíceis de ocultar no porte velado. O problema aumenta por morar no litoral nordestino, o que impõe trajes mais leves. Como este revólver possui as seguintes dimensões: 21,2cm x 14,3cm x 3,8cm (C x A x L) e 940g de peso, sinto grande dificuldade em portá-lo. Parece que tento esconder um tijolo sob as roupas.
Sentindo a necessidade de encontrar uma substituta, elegi as Glock G25 ou G28 para tal, pois já tive a oportunidade de manuseá-las e as achei perfeitas! Infelizmente tive que abrir mão da escolha pois precisaria vender meus rins e córneas para conseguir comprar uma!

Decidi me conformar com o mercado nacional e me deparei com novo dilema: Taurus ou Imbel?
Pensei inicialmente em adquirir uma pistola da série 700 da Taurus, mas a TCP 738 ao que parece não está mais disponível por ser fabricada fora do país. Os modelos em .40 e 9mm não me interessam, pois mesmo sendo militar estabilizado das Forças Armadas e poder adquirir qualquer destes calibres, não sei o dia de amanhã e quero evitar maiores entraves burocráticos caso venha a sair da instituição atrás de algo melhor.
Pesquisando sites, blogs e vídeos de Youtubers vi a baixa credibilidade de que as pistolas Taurus gozam entre os atiradores e agentes de segurança e desisti das pistolas Taurus. Voltei-me então para os revólveres da Taurus e a Imbel.
Um revólver que possui dimensões menores que o 82S é o modelo 85, que possui dimensões significativamente menores que a 82S. Entretanto, devido a sua capacidade de apenas cinco munições na arma. me pergunto se a troca valeria a pena.
Observando as pistolas Imbel, sempre as achei muito belas! Infelizmente também as achei grandes e pesadas. Ainda mais as versões bifilares, que as deixaram ainda maiores!

Entretanto as versões monofilares me chamaram a atenção. Então, a MD1 N pode ser a mais adequada para minha necessidade, mas temo por minha segurança pelo fato dela precisar estar com o cão à retaguarda para se acionar a trava. Imagino se a trava enroscar na roupa e destravar a arma ainda estando na cintura. Sei que a trava de empunhadura evitaria um disparo acidental, mas o cão armado ainda passa aquela ideia de gatilho sensível para o disparo. O sistema ADC resolve o problema do cão armado, mas esbarra no mesmo problema da trava: se enroscar e destravar, o cão volta à retaguarda do mesmo jeito.
Portanto, senhores, este é meu dilema: adquiro a Imbel MD1 N e trabalho esse medo do disparo acidental, adquiro o RT 85 e trabalho o remuniciamento sob estresse ou permaneço com o RT 82S e viro o Mister M fazendo o elefante desaparecer sob as roupas?
Ah! Caso tenham outras armas como sugestão, por favor compartilhem.