Olá pessoal,
Compilei um pdf com algumas fotos com acidentes relacionados a recarga e algumas panes com munições.
Para quem é iniciante todo cuidado é pouco, pois uma carga muito quente (excesso de polvora) pode causar acidentes que vai desde explosão da camara, cano, ferrolho até a perda de dedos, mãos e olhos.
Então vejam bem as tabelas com as quantidades corretas de insumos, antes ir fazendo tudo empiricamente
https://drive.google.com/open?id=0B3tMe ... 0VWMmY4dTA
Abraços e bons tiros
Acidentes com recarga
Re: Acidentes com recarga
Muito bom Famate. A maioria conhece os perigos, mas ainda tem muita gente que não se liga. Estas fotos mostram isso!
Luciano Silva
- AmilcarAlho
- Mensagens: 297
- Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14
Re: Acidentes com recarga
Olá,
Perdoem-me a minha ignorância pois sou um mero iniciante na regarga.
Pensava que acidentes com recarga se manifestavam quase exclusivamente na zona da câmara e do mecanismo de fecho da arma, no entanto vejo alguns canos rebentados a meio. Isto deve-se mesmo a um acidente de recarga ou a uma obstrução no cano?
No PDF também está uma foto de uma Walther P22 em calibre .22 LR. Eu sei que, apesar de ser difícil, é possivel recarregar .22 LR, mas gostava de ter a certeza que a foto se refere a um acidente de recarga e não a outra coisa. É a foto número 9 no PDF.
Perdoem-me a minha ignorância pois sou um mero iniciante na regarga.
Pensava que acidentes com recarga se manifestavam quase exclusivamente na zona da câmara e do mecanismo de fecho da arma, no entanto vejo alguns canos rebentados a meio. Isto deve-se mesmo a um acidente de recarga ou a uma obstrução no cano?
No PDF também está uma foto de uma Walther P22 em calibre .22 LR. Eu sei que, apesar de ser difícil, é possivel recarregar .22 LR, mas gostava de ter a certeza que a foto se refere a um acidente de recarga e não a outra coisa. É a foto número 9 no PDF.
Cumprimentos transatlânticos,
AA
www.piratices.com
https://www.youtube.com/channel/UCeVsjF ... OTRtZYYsRw
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Re: Acidentes com recarga
Olá Amilcar,
Tem fotos de outras panes sim, por isso na descrição eu coloquei "e algumas panes com munições".
Essas com os canos no meio poderiam estar relacionado a recarga quando o propelente não queima e o projétil é lançado somente pelo primer, então ele pára no meio do cano e o próximo tiro estoura o cano. Isso deve ser bem díficil de acontecer, mas não impossível.
Não sei se chumbamento poderia "travar" o projétil e estourar o cano, nesse caso seria um probema de manutenção.
Gostaria de esclarecer que não sou contra a recarga, pelo contrário acho muito legal isso, só que assustei um pouco quando vi fotos desse tipo depois de fazer o curso de tiro inicial.
Acho que as discussões e a troca de experiências é importante para quem esta começando, meu caso
Tem fotos de outras panes sim, por isso na descrição eu coloquei "e algumas panes com munições".
Essas com os canos no meio poderiam estar relacionado a recarga quando o propelente não queima e o projétil é lançado somente pelo primer, então ele pára no meio do cano e o próximo tiro estoura o cano. Isso deve ser bem díficil de acontecer, mas não impossível.
Não sei se chumbamento poderia "travar" o projétil e estourar o cano, nesse caso seria um probema de manutenção.
Gostaria de esclarecer que não sou contra a recarga, pelo contrário acho muito legal isso, só que assustei um pouco quando vi fotos desse tipo depois de fazer o curso de tiro inicial.
Acho que as discussões e a troca de experiências é importante para quem esta começando, meu caso
-
- Mensagens: 65
- Registrado em: 29 Jun 2016, 17:04
Re: Acidentes com recarga
Essas com os canos no meio poderiam estar relacionado a recarga quando o propelente não queima e o projétil é lançado somente pelo primer, então ele pára no meio do cano e o próximo tiro estoura o cano. Isso deve ser bem díficil de acontecer, mas não impossível.
Na realidade está pane é mais frequente em novatos na recarga com prensa progressiva pois, as vezes não regula corretamente o pólvorimetro, o que acaba não adicionando a pólvora no estojo, ou realizando carga dupla ou com pólvora incorreta. Geralmente quando só a espoleta detona vc consegue perceber devido ao som bem diferente e a não ciclagem do ferrolho.
Eu acho melhor se começar com uma prensa mais simples (tipo O) caso não tenha muita familiaridade com recarga ou alguém com experiencia acompanhando a recarga. Pois acabasse entendendo melhor cada etapa para a confecção da munição.
Na realidade está pane é mais frequente em novatos na recarga com prensa progressiva pois, as vezes não regula corretamente o pólvorimetro, o que acaba não adicionando a pólvora no estojo, ou realizando carga dupla ou com pólvora incorreta. Geralmente quando só a espoleta detona vc consegue perceber devido ao som bem diferente e a não ciclagem do ferrolho.
Eu acho melhor se começar com uma prensa mais simples (tipo O) caso não tenha muita familiaridade com recarga ou alguém com experiencia acompanhando a recarga. Pois acabasse entendendo melhor cada etapa para a confecção da munição.
FPTP
CBTP
CBTP
Re: Acidentes com recarga
Duas coisas uteis para ter em casa se for recarregar é uma lanterna e balança de precisão. Se voce tem uma prensa mais simples (single stage), voce pode fazer um estágio de cada vez. Por exemplo, quando botar a espoleta bota em todo mundo e bota o cartucho de cabeça para baixo para que possa ver a espoleta. Com a laterna pode verificar se a espoleta não está muito para fora.
Quando estiver no estágio de botar a polvora, voce pode depois usar a lanterna para ver se não botou duas cargas ou nada. Se mediu o peso do cartucho + carga, voce pode verificar deste modo.
Para a bala eu gosto de fazer um cartucho de referencia. Ele não tem espoleta ou polvora mas a bala foi empurrada até o comprimento total ser o que eu queria. E, sim, eu escrevo no lado as dimensões e qual a polvora e quantidate. Eu uso isso para verificar a posição do die para inserir a bala, e para depois verificar se o produto "vivo" não está fora das especificações.
Presta muito atenção nas primeiras munições pois aì voce pode pesar o produto completo. E aì voce pode pesar todo que vem depois; isto é um teste bem rapido e conveniente.
Quando estiver no estágio de botar a polvora, voce pode depois usar a lanterna para ver se não botou duas cargas ou nada. Se mediu o peso do cartucho + carga, voce pode verificar deste modo.
Para a bala eu gosto de fazer um cartucho de referencia. Ele não tem espoleta ou polvora mas a bala foi empurrada até o comprimento total ser o que eu queria. E, sim, eu escrevo no lado as dimensões e qual a polvora e quantidate. Eu uso isso para verificar a posição do die para inserir a bala, e para depois verificar se o produto "vivo" não está fora das especificações.
Presta muito atenção nas primeiras munições pois aì voce pode pesar o produto completo. E aì voce pode pesar todo que vem depois; isto é um teste bem rapido e conveniente.