Revolver 38 ou Pistola .380?

Luizlucky

Revolver 38 ou Pistola .380?

Mensagem por Luizlucky »

Eis me aqui para saber dos amigos suas opiniões a respeito das vantagens / desvantagens dessas armas e calibres. Sei que o Stopping Power do .38 e superior ao 380, porem com menor capacidade. Vamos debater acerca dos prós e contras de ambos.
Em busca do tiro perfeito

jardimgj

Re: Revolver 38 ou Pistola .380?

Mensagem por jardimgj »

Caro Luizlucky,

Os projéteis .380 tem muito baixa massa. Variam de 5 a 6 gramas em média. Podem, também em média, ser arremessados de 800 a 1000 pés (munição de fábrica no Brasil).
As pistolas semiautomáticas aproveitam melhor os gases da pólvora pois tem câmara fechada.
Atualmente as pistolas fabricadas e vendidas no Brasil, junto com a munição disponível, são bastante confiáveis.
Há capacidade que vão de 6 a 20 cartuchos por carregador. Normalmente propiciam tiros em ação simples, traduzindo-se em tiros mais fáceis e rápidos.

Os projéteis de .38 SPL encontram-se de 125 a 158 grains, o que dá próximo a 8 a 10 gramas. Pode-se esperar uma velocidade de 500 a 900 pés/s dependendo da arma utilizada (munição de fábrica no Brasil).
Os revólveres sofrem com a maior ou menor folga do "gap" do cilindro. Este sendo o fator que pode provocar grande variação das velocidades em armas de mesmo comprimento de cano.
São encontráveis modelos que comportam 5, 6, 7 e até 8 cartuchos.
Normalmente utiliza-se tiros em ação dupla. Mais lentos e difíceis de dominar.

Bem, após estas breves lembranças há duas situações a serem analisadas previamente.
Serão usadas munição recarregada ou só de fábrica?
Caso você venha a recarregar sua munição o .38 SPL em armas robustas pode se aproximar de um .357 Magnum. O 380 ACP também pode ser otimizado mas não tanto. Embora mundialmente a munição recarregada não seja vista com bons olhos em uso defensivo, em países como o Brasil, por falta de opção, é válido seu uso.
Por outro lado caso não seja uma opção, vá de .380 ACP em arma com boa capacidade de munição. Tenho por mim que no mínimo 12 cartuchos. É necessário utilizar carregadores extras tanto com uma quanto com outra arma.

Mcout

Mensagem por Mcout »

Veja o vídeo, é muito bom.

http://www.youtube.com/watch?v=Z8xw6I7vXkY
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências". Pablo Neruda

jardimgj

Mensagem por jardimgj »

O vídeo está tratando apenas de opção entre pistola ou revólver. Os calibre .357 mag e 9X19 são ambos considerados eficientes para defesa.
Na discussão deste fórum não só o tipo de arma é analisado como também o fator potência das munições disponíveis no Brasil para um e outro tipo de arma. As considerações dos dois fatores em conjunto são mais complexas.

gilbertoneto

Mensagem por gilbertoneto »

E ai pessoal,
por coincidência hoje eu estava vendo um vídeo do canal do youtube Gosto de Armas e lá tem um vídeo tratando essencialmente sobre a distinção entre os calibres 38 e 380.
Segue o vídeo.
http://youtu.be/tAvleN3S-Wo
Aliás, deixo minha opinião dizendo que compartilho da mesma opinião que a exposta no vídeo.
Fica a dica do canal do youtube também, lá tem vários reviews, dicas, críticas, etc.
Espero que gostem.
Abraços.

Wagner

Mensagem por Wagner »

Bom dia a todos;

Desprezando-se as armas e focando apenas as munições em questão, para defesa, acredito ser o .38 SPL o mais indicado. A energia de uma munição .380 ACP EXPO (Expansiva Ponta Oca) +P Silver Point a 50 metros é de aproximadamente 232 joules. Já uma .38 SPL CHOG (Chumbo Ogival) na mesma distância exerce energia de aproximadamente 243 joules. As munições acima descritas são respectivamente a mais e menos potentes em seus calibres, conforme tabela fornecida pela CBC em seu site. Ou seja, a mais potente munição para .380 ACP ainda é mais "fraca" que a mais fraca munição para .38 SPL.

Contudo, o poder de parada da munição empregada é apenas um entre vários aspectos a se pesar na escolha de uma arma para defesa.
Tiro: esporte para todos, dever do militar!

Diogo Pinchemel

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Amigos, vai aqui a minha singela opinião pontuada pelo fato de ser apenas um iniciante no mundo do tiro e das armas de fogo:

A questão primordial a ser levantada é o objetivo com que a arma será empregada. Digo isso porque no caso de defesa pessoal, patrimonial e etc, uma coisa que sempre fico pensando é na eventual necessidade de recarga em uma situação de stress, onde acredito que trocar o carregador de uma pistola é muito mais fácil do que recarregar um revólver, ainda que usando um jet loader ou speed loader. Mas existem ainda vários outros fatores a serem levados em conta, tal como o domínio do atirador sobre a pistola, capacidade de solução de panes e etc. Enfim, fato é que o revólver é uma arma mais confiável mas eu ainda prefiro maior autonomia de disparos.

Alguns amigos podem levantar a questão de que estatisticamente um confronto armado urbano acabará em 3 ou 4 disparos e que se isso não foi o suficiente para cessar a ameaça provavelmente o atirador foi alvejado... Não estou desprezando aqui as estatísticas, só reforço que se é para estar preparado, por que não se preparar para o pior cenário ao invés de contar apenas com dados de situações passadas???

Finalizo dizendo que no meu caso, se dinheiro e legislação não fossem entraves no nosso país, minha opção seria por uma pistola de boa autonomia de disparos e um revólver (snub) de backup para porte! No entanto vivemos no Brasil e como o porte ainda é quase impossível, ficaria apenas com uma pistola de qualidade e com ampla capacidade.

P.S.: Como eu disse, essas são as opiniões de um iniciante que ainda tem muito a aprender... se alguém achou que eu disse alguma besteira aqui, por favor me corrija!

Abraço.

Leandro Bulldog

Mensagem por Leandro Bulldog »

Mas é esta a situação:

Duvido uma pessoa que não é familiarizada com o uso de uma pistola resolver um problema simples de pane na hora do stress!

Com a nossa inacessível disponibilidade de insumos, munição e nossa atual legislação, esta é uma questão a ser pensada.

Se é uma arma para defesa residencial ou patrimonial, para ficar guardada e eventualmente portada dentro da propriedade, para nunca ser usada, mas sempre estar a pronto uso, pela facilidade de manejo, confiabilidade, comparando-se a efetividade dos calibres permitidos (.38 Special e o .380 ACP), etc., considero aqui no Brasil o mais interessante um bom revólver calibre .38 Spl de 4" de cano.

Com um pouco de treino a recarga de munição do revólver torna-se surpreendentemente rápida.

Bom, mas essa é minha humilde opinião.

Att.

Leandro

advroger

Mensagem por advroger »

Tb estou na dúvida. Preciso de uma arma pequena e leve - para portar (defesa).

Estava muito tendente a PT-738, mas depois de ver alguns comentários e vídeos concluo que ela não é confiável.

Pensei tb na PT-938 e PT-638. Mas depois de ler muitos comentários em fóruns e vídeos, penso que uma arma para defesa não pode falhar JAMAIS. Por isso, não pretendo usar uma pistola, e sim um revólver (que segundo os entendidos no assunto, tem uma chance muito remota de panes).

Quanto a autonomia - é claro que um revólver é limitado. Mas para meu caso, que estava pensando numa PT-738 (6+1), o RT-817 UL cumprirá seu papel, pois tb tem autonomia de 7 tiros, com a vantagem de ser um calibre mais forte .38

O que vcs acham? alguém concorda ou discorda da minha opinião?

Xm@n

Mensagem por Xm@n »

Amigo, não importa o calibre e sim quem está atirando e a finalidade para que está sendo empregada!
Um bom atirador abate seu alvo com apenas um tiro de .22, e se vc não é um bom atirador procure pelo poder de parada que cada calibre lhe proporciona e boa sorte!
Um abraço!

frango da malasia

Mensagem por frango da malasia »

Essa pergunta, é muito particular!

Eu adorei as respostas dos amigos acima, pois cada um defendeu oque achava correto!

Eu particularmente, nunca gostei de revolver, apesar de ter tido.
Eu acho em minha rala opinião que arma, tem que estar sempre a pronto emprego, esperando pra ser usada pois nao dá pra estar preparando na hora do apuro.
Eu adquiri a algum tempo, uma pt 938 inox taurus, com capacidade original de 15+1, em calibre .380, e uso +- intercalada 3 tipos de muniçoes, ogival, gold e silver point.

Não me arrependo em nada da compra.

Tb sempre gostei de pistola pela opção que ela te dá em ter ação dupla e simples. Engatilhou e só relar no gatilho que já era. O revolver tb, se armar o cão, mas volta a ação dupla novamente. A pistola já retorna a ação simples, apos o primeiro disparo.

Quanto a quantidade de munição é logico que a pistola é outro nivel. A nao ser em caso extremo, mas o que vc nao resolver com 3, 4 ou até 5 disparos, vai ser uma situação terrivel. Agora, a recarga da pistola é muito mais rápida, onde se tira um carregador e coloca o outro em poucos segundos.

Outro ponto positivo para a pistola, se imagine em uma situação onde um meliante vem te assaltar com um .38 e vc já esta preparadinho olhando ele chegar e o mesmo enxerga uma pistola em sua cara, ele pode até atirar em vc, mas acho que ele vai pensar um segundo antes. A conta é rapida, 5 ou 6 tiros, e o cara tá com 15 ou até 19, será que vou atirar pra barbarizar? sera que vou realmente assaltar? Ele vai ter a certeza que os mecanismos da pistola são muito mais avançados que o do seu revolver.

Agora pra finalizar minha leviana opinião, a pistola não é pra qualquer um não, pois pode apresentar falha de carregamento, embuxamento, remontar munição e outros fatores, mas colo ja falei, sempre preparada e revisada, é quase impossivel, mas impossivel mesmo .....

Abraços a todos amigos do tiro;

Pistola sem duvida, revolver para back up.
"Leis de dasarmamento só tiram as armas de quem respeitam as leis. Os bandidos continuam armados. FIM DO DESARMAMENTO JA!

Fábio45

Mensagem por Fábio45 »

Boa tarde amigo! Aqui vão algumas considerações. Se você for um policial e for usar uma arma para seu trabalho, ou mesmo à paisana, mas cujo objetivo é uma ação em que certamente encontrará outras pessoas armadas, com certeza vá de pistola, pois, a quantidade de tiros é muito importante em uma hora dessas.

Mas se formos voltar ao Brasil antes de 2003, onde o cidadão andava armado para apenas prover sua defesa. Estou falando da defesa pessoal, de si próprio e no máximo mais 2 pessoas, o bom e velho revolver 38, com no mínimo 12 munições será o ideal. Como assim 12 munições se ele possui 5, 6, 7 ou 8 de capacidade? Estou falando de se portar um revolver 38 com no mínimo 1 jet (speed) loader reserva. Para uso civil, para defesa pessoal, e em um local que você possa ter contato com autoridades, o uso do revolver ainda é bom, até em cidades grandes, onde a bandidagem ainda anda de revolver para assaltar e entrar em residências. Um civil não vai subir a favela e encarar o traficante de cara, mas vai apenas se defender, e as pessoas que estão com ele.

Mas se a defesa for de sua residência, onde você estará encurralado, te aconselho a ter uma pistola, pois, você terá que defender sua casa, sua família, e seu patrimônio, e certamente quem for invadir uma casa, não estará sozinho, mas acompanhado e armado. Neste caso uma pistola cal .380 acp com dois carregadores de 12, 15 ou 19 será uma bênção. Quando falo de 2 carregadores, falo de 2 mesmo, o carregador que esta na pistola e um reserva apenas já será o suficiente. Não que uma pistola não possa ser usada para porte, pode sim, e até seria melhor que um revolver, mas estou falando de "requisitos mínimos" e "confiabilidade".

Outra coisa que é muito importante é o tipo de munição a ser usada para a defesa. Aconselho a não usar munição ogival em hipótese nenhuma (para defesa, pois, para o tiro prático é uma boa devido ao preço), mas no mínimo uma ponta oca, tanto para o revolver quanto para a pistola. O legal seria uma munição do tipo +P ou +P+. Quanto mai sinais de + melhor, rsrsrsrsrs. Então resumidamente, para "requisitos mínimos", e "mínimos mesmo", fico com o bom e velho revolver 38.

Fábio45

Mensagem por Fábio45 »

frango da malasia escreveu:Essa pergunta, é muito particular!

Eu adorei as respostas dos amigos acima, pois cada um defendeu oque achava correto!

Eu particularmente, nunca gostei de revolver, apesar de ter tido.
Eu acho em minha rala opinião que arma, tem que estar sempre a pronto emprego, esperando pra ser usada pois nao dá pra estar preparando na hora do apuro.
Eu adquiri a algum tempo, uma pt 938 inox taurus, com capacidade original de 15+1, em calibre .380, e uso +- intercalada 3 tipos de muniçoes, ogival, gold e silver point.

Não me arrependo em nada da compra.

Tb sempre gostei de pistola pela opção que ela te dá em ter ação dupla e simples. Engatilhou e só relar no gatilho que já era. O revolver tb, se armar o cão, mas volta a ação dupla novamente. A pistola já retorna a ação simples, apos o primeiro disparo.

Quanto a quantidade de munição é logico que a pistola é outro nivel. A nao ser em caso extremo, mas o que vc nao resolver com 3, 4 ou até 5 disparos, vai ser uma situação terrivel. Agora, a recarga da pistola é muito mais rápida, onde se tira um carregador e coloca o outro em poucos segundos.

Outro ponto positivo para a pistola, se imagine em uma situação onde um meliante vem te assaltar com um .38 e vc já esta preparadinho olhando ele chegar e o mesmo enxerga uma pistola em sua cara, ele pode até atirar em vc, mas acho que ele vai pensar um segundo antes. A conta é rapida, 5 ou 6 tiros, e o cara tá com 15 ou até 19, será que vou atirar pra barbarizar? sera que vou realmente assaltar? Ele vai ter a certeza que os mecanismos da pistola são muito mais avançados que o do seu revolver.

Agora pra finalizar minha leviana opinião, a pistola não é pra qualquer um não, pois pode apresentar falha de carregamento, embuxamento, remontar munição e outros fatores, mas colo ja falei, sempre preparada e revisada, é quase impossivel, mas impossivel mesmo .....

Abraços a todos amigos do tiro;

Pistola sem duvida, revolver para back up.

Olá Frango da malásia, tudo bem?

Gostaria de apenas fazer uma ressalva aí no que disse. A pistola com certeza é uma opção melhor que o revolver, mas como requisito mínimo o revolver ainda é uma opção, como eu disse no meu post, mas com relação ao bandido ver a pistola e desanimar, isso só acontecerá depois de ele tentar a sorte. Por algumas vezes aqui em MG, o vagabundo com o revolver 38 ainda encarava o policial de pistola, e já vi colega morrer com pistola na mão. Por isso o que realmente vale é a prontidão e a vigilância para evitar mal maior.

E gostaria de elogiar a sua opinião, realmente penso da mesma forma com relação a pistola não ser pra qualquer um !!! Abraços.

Responder