Diferenças entre Calibres 45, 40 e 9

Al21
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:41

Diferenças entre Calibres 45, 40 e 9

Mensagem por Al21 »

Sabemos que os 3 calibres são muito bons, mas devido a literatura escassa e não muito clara para mim até agora, gostaria de saber qual seria a diferença entre esses calibres e quais os pontos fortes de um ou outro?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Diferenças entre Calibres 45, 40 e 9

Mensagem por moliternoga »

Tendo em vista que os projéteis modernos tornaram os três calibres muito próximos em efetividade na balística terminal é mais questão de gosto. Os estudos recentes de balística dos ferimentos mostram que o que realmente importa em um calibre de arma curta é o local atingido e ter capacidade de penetrar o suficiente para atingir os órgãos vitais coisa que os três calibres fazem. Cavidade temporária, rompimento de tecidos causados pela expansão da cavidade temporária, nada disso tem efeito em calibres de armas curtas. Stopping Power então nem se fala, não é realista e não é levado como capacidade de incapacitar do projétil. Enfim dos calibres na minha opinião : o 9mm dos três tem um recuo mais ameno o que permite que o atirador seja mais eficiente com a arma possibilitando ser mais preciso e além disso alia maior capacidade no carregador de uma arma de mesmas dimensões dos outros dois calibres. O .40 fica no meio termo de capacidade e dos três acho que é o que tem mais recuo, é um recuo mais intenso que faz com que a arma demore um pouco mais para voltar na posição, vantagem é facilidade de encontrar munição recarregada, maioria dos clubes ou atiradores recarregam o calibre.. O .45 tem um recuo mais controlável que o .40. Desvantagem do .45 é custo maior de municão, fazer recarga ou encontrar clubes de tiro que fazem pois usa espoleta diferente das demais e menor capacidade de munição nas armas de tamanho similar das outras duas.

Al21
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:41

Re: Diferenças entre Calibres 45, 40 e 9

Mensagem por Al21 »

Ótima explicação, Moliternoga.

O que seria cavidade temporária e rompimento de tecidos causados pela expansão da cavidade temporária?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Diferenças entre Calibres 45, 40 e 9

Mensagem por moliternoga »

É um assunto meio extenso e complicado mas vou tentar explicar de forma resumida. Quando um projétil atinge um alvo são analisados a cavidade permanente, cavidade temporária, penetração total e fragmentação do projétil com as cavidades secundárias formadas quando ocorre. A cavidade temporária é um esticamento dos tecidos formados por um breve período quando da passagem do projétil (veja vídeos no YouTube do canal brass fetcher em testes de gelatina balística que verá o que é). Essa cavidade parece uma bolha formada temporariamente e é mais observada quando usando munição expansiva em testes em gelatina balística. O que acontece que muitos acreditam que essa cavidade temporária em projéteis de armas curtas causa um ferimento real nos tecidos vivos o que não ocorre pois os tecidos são elásticos e voltam a posição natural após a passagem do projétil. Em fuzis devido a grande velocidade do projétil essa cavidade temporária tem condições de ser tão grande e formada tão abrupta que rompem os tecidos causando um ferimento muito maior. Pra resumir: muitos valorizam a cavidade temporária e a expansão dos projéteis como fator de eficiência mas os que estudaram a fundo a balística dos ferimentos observam que para armas curtas tais fatores são irrelevantes devendo ser considerado a penetração do projétil o suficiente para atingir os órgãos vitais.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Diferenças entre Calibres 45, 40 e 9

Mensagem por Erick Tamberg »

Só um adendo: quando nos referimos à expansão dos tecidos causada por munições de fuzil, o termo empregado é "lesão por cavitação", e não cavidade temporária.

Com armas curtas, a cavidade é "temporária" porque os tecidos se expandem, mas, por sua elasticidade, retornam à posição normal. Em munições de fuzil, a distensão dos tecidos supera o limite de sua elasticidade, de modo que eles se rompem e formam, na verdade, uma cavidade permanente.

Luiz Patriota
Mensagens: 54
Registrado em: 20 Fev 2019, 23:54

Re: Diferenças entre Calibres 45, 40 e 9

Mensagem por Luiz Patriota »

Quanto a energia, precisão(1 disparo) e recuo(controle) vamos ao pódio de 1 a 3 lugar:

Energia: 1. Calibre 40 2. Calibre 45 3. Calibre 9mm
Precisão: 1. Calibre 40 e 9mm empatam 2. Calibre 45
Recuo: 1. 9mm 2. 45 3. 40

Isso pode variar um pouco com a munição e o tipo de pistola mas no geral o comportamento é esse.

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: Diferenças entre Calibres 45, 40 e 9

Mensagem por Mag44 »

9mm carregador com mais capacidade, dá para ter 2 disparos numa arma do mesmo tamanho.
Próxima aquisição será um G2C 9mm ;)

Mas a grande dúvida é saber o motivo do coveiro desenterrar um post de meses atrás... :lol:
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Diferenças entre Calibres 45, 40 e 9

Mensagem por Leo_FuzNav »

Luiz Patriota escreveu:Quanto a energia, precisão(1 disparo) e recuo(controle) vamos ao pódio de 1 a 3 lugar:

Energia: 1. Calibre 40 2. Calibre 45 3. Calibre 9mm
Precisão: 1. Calibre 40 e 9mm empatam 2. Calibre 45
Recuo: 1. 9mm 2. 45 3. 40

Isso pode variar um pouco com a munição e o tipo de pistola mas no geral o comportamento é esse.
Interessante, mas não acho ser tão simples assim. Na pratica, a teoria é outra. As diferenças são pouco significantes (considerando as munições padrão), na minha visão estão na mesma classe e servem para mesmo propósito, sendo assim, a escolha se torna pura questão de gosto.

-----
É diferente de, por exemplo, escolher entre .22LR e .22WMR eles estão em classes diferentes e servem para propósitos diferentes.

:)
Militar e CAC 1RM.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Diferenças entre Calibres 45, 40 e 9

Mensagem por Erick Tamberg »

Uma fórmula prática é escolher o maior calibre que você consiga empregar com eficiência.

crono_M
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jan 2019, 19:26

Re: Diferenças entre Calibres 45, 40 e 9

Mensagem por crono_M »

Os calibres 9mm, 40 Sw e 45 acp, são todos calibres de serviço, geralmente os principais mundo a fora, possuem diferenças e similaridades, preferencia pessoal acho ballisticamente o mais equilibrado o .40 sw que geralmente é o segundo mais barato, é extremamente potente se carregado de maneira quente, o .40sw além de possuir boa penetração, bom peso de projétil é no geral é 30% mais forte que o 9mm, as armas possuem capacidades parecidasn o que na minha visão é o grande defeito do 45= pouca capacidade e armas muito grandes, resumindo o .40 no geral é mais forte e penetra melhor que ambos 9 mm e 45 acp, muita gente reclama que ele é difícil de controlar em armas de serviço de 4 a 5 pol de cano eu acho bem tranquilo, até na parte de balística termimal em humanos, eu já vi muitos casos envolvendo 38, 9mm e 40, sem sombra de duvidas tirando as inúmeras variáveis o calibre que melhor se comporta no geral com as munições bosta cbc é o 40 sw, incapacita rápido, o cara sente a pancada, uma expansiva no peito é morte certa, esses dias teve um cara de 58 anos na minha cidade que levou 9 tiros de 9 mm ogival a queima roupa e sobreviveu, ficou todo quebrado, tomou tiro nas costas, braços e bacia, com toda certeza se fosse .40 teria moído o osso ele teria esgotado ... .45 acp aqui no Brasil temos muito pouco material de balística terminal, mas .40 sw tem bastante, eficiência comprovada mesmo com a merda da CBc...


SammiEa
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Set 2019, 18:04

-

Mensagem por SammiEa »

Buenas tardes,

Actualmente tengo un Engel 4800Y HD, podríais ayudarme y decirme que diferencia de hardware y firmware hay entre el Engel 8100 HD wifi y el Engel RS4900HD TWIN Wifi.

Cual me recomendaríais bajo vuestro punto de vista?
Cual creéis que tendrá mas desarrollo en el futuro?

Saludos compañeros.

SammiEa
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Set 2019, 18:04

hi!

Mensagem por SammiEa »

Quanto a energia, precisao(1 disparo) e recuo(controle) vamos ao podio de 1 a 3 lugar: Energia: 1. Calibre 40 2. Calibre 45 3. Calibre 9mm Precisao: 1. Calibre 40 e 9mm empatam 2. Calibre 45 Recuo: 1. 9mm 2. 45 3. 40 Isso pode variar um pouco com a municao e o tipo de pistola mas no geral o comportamento e esse.

Your kind words warmed my heart))

SammiEa
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Set 2019, 18:04

hi!

Mensagem por SammiEa »

Luiz Patriota wrote:Quanto a energia, precisao(1 disparo) e recuo(controle) vamos ao podio de 1 a 3 lugar: Energia: 1. Calibre 40 2. Calibre 45 3. Calibre 9mm Precisao: 1. Calibre 40 e 9mm empatam 2. Calibre 45 Recuo: 1. 9mm 2. 45 3. 40 Isso pode variar um pouco com a municao e o tipo de pistola mas no geral o comportamento e esse.

You it is serious?

Responder