Munição para Revolver 38 3" +p ou +p+?

AgenteW
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Abr 2018, 11:35

Munição para Revolver 38 3" +p ou +p+?

Mensagem por AgenteW »

Para o 2" apesar de uns vídeos contrariando, creio que o +p seja maos indicado. Mas e o 3" o +p+ vai queimar toda pólvora no cano? Vai ser igual um 4", como muita gente afirma sem fundamento?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para Revolver 38 3" +p ou +p+?

Mensagem por moliternoga »

Na realidade nenhuma munição vai queimar toda a pólvora em revólver, mesmo os de 6". No caso do 3" os testes de cronógrafo mostram que ele tem uma velocidade do projétil muito parecida com o de 4" utilizando a mesma munição, então o aproveitamento da queima da pólvora de um 3" pra 4" são bem parecidos. Fiz uns testes com munições nacionais do tipo projétil expansivo em .38spl com revólver 2" e 4". Testei a Gold +p+, a EXPO +P+ de 125 grains e a EXPO +p de 158 grains. De todas a que pra mim teve melhor resultado foi a EXPO +p de 158grains. A mesma expandiu tanto no revólver de 2" quanto no de 4", a expansão do projétil foi moderada porém a penetração foi muito melhor que as outras duas. Pra mim mais importante é a penetração, ou seja, prefiro um projétil que penetre mais do que um que expanda mais e penetre menos. Com a Gold o revólver de 2" penetrou mais que o de 4" pois expandiu menos porém achei que houve pouca penetração e por isso optei pela EXPO +p de 158grains.

AgenteW
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Abr 2018, 11:35

Re: Munição para Revolver 38 3" +p ou +p+?

Mensagem por AgenteW »

Uso gold +P+, para defesa e treino com recarga com ponta de 157 gr e 2,7 gr de polvora 216, que o pessoal do estande faz, fica bem fubazinho, mas não maltrata o revolver. Acho que faltam testes dos 3" com expo +p e +p+. Os vídeos que achei são de 2" e de 4", não temos cronógrafo nem gelatina balistica no estande, na barra de sabão a gold expandiu mais que a +p 158 mas penetrou menos. Não sei diferenciar a efetividade no quesito penetração.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para Revolver 38 3" +p ou +p+?

Mensagem por moliternoga »

Procura no YouTube o canal do Cleber NJ, ele fez dois vídeos a uns dois anos atrás comparando as municoesuem anos de 2", 3", 4",6" e 24" (puma). Um vídeo é de Gold e munição comum, no outro ele fez da +p de 158grains. Muito bom os vídeos e da pra ter uma ótima noção de velocidades em cada tamanho de cano com cada tipo de munição.

AgenteW
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Abr 2018, 11:35

Re: Munição para Revolver 38 3" +p ou +p+?

Mensagem por AgenteW »

Muito bom o vídeo dele. Gold +p+ sempre!

crono_M
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jan 2019, 19:26

Re: Munição para Revolver 38 3" +p ou +p+?

Mensagem por crono_M »

No calibre 38 spl ou 357 mag eu sou defensor do bom e velho projetil de 158 grain... no caso do 38 SPL um projetil quente + P de 158 grain pra mim é disparado o que tem o melhor comportamento na balistica terminal.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Munição para Revolver 38 3" +p ou +p+?

Mensagem por Erick Tamberg »

Sempre achei uma coisa estranha nos .38 SPL de 3": contrariando toda a lógica, TODOS os com que atirei (Taurus 82/82S e 83, Rossi 85) eram mais precisos do que suas versões com cano em 4".

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: Munição para Revolver 38 3" +p ou +p+?

Mensagem por flavio380 »


Responder