Afiação de facas

rafaelpio
Mensagens: 41
Registrado em: 13 Ago 2014, 23:08

Afiação de facas

Mensagem por rafaelpio »

Segue um vídeo de afiação de facas bem educativo.

https://youtube.com/watch?v=_mw7wxboyGE

A propósito, as facas do Cassio Selaimen são verdadeiros sonhos de consumo.

Avatar do usuário
Wander Porfirio
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Mai 2016, 13:19
Localização: Curitiba PR
Contato:

Re: Afiação de facas

Mensagem por Wander Porfirio »

Eu afio com a pedra combinada Carborundum igual do vídeo porém ápos passar nos dois lados da pedra, eu utilizo diversas lixas d' água para polir o fio (grit 360,400,500,600,800,1200,1500,2000,2500,3000) tudo com a superficie sempre com água+detergente/óleo e cada vez menos pressão, ápos isto eu uso um pedaço de soleta (couro) com massa de polir cromo verde Jacaré para assentar e colocar o polimento final no fio. Meu sonho de consumo são as pedras de Alta Gastronomia Carborundum que são muito melhores que lixas chegando a até gramatura 8000. Quanto ao ângulo eu utilizo em canivetes e facas para defesa pessoal 15-17 graus, facas de cozinha 20 graus e ferramentas grosseiras 35 graus.
Imagem
Si vis pacem, para bellum

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Afiação de facas

Mensagem por Lucas Parrini »

Eu tenho que aprender a amolar.
Minhas facas não estão cortando direito, o que para defesa é perigosíssimo. :(

Avatar do usuário
Wander Porfirio
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Mai 2016, 13:19
Localização: Curitiba PR
Contato:

Re: Afiação de facas

Mensagem por Wander Porfirio »

Lucas Parrini escreveu:Eu tenho que aprender a amolar.
Minhas facas não estão cortando direito, o que para defesa é perigosíssimo. :(
Olha os golpes mais efetivos para defesa pessoal com lâminas é a estocada onde a ponta e a geometria da lâmina é oque importa. Porém nos demais golpes é bom ter um fio bom (teste nos pelos do braço e no papel)
compre uma pedra dupla face e inicie no lado mais grosso, depois no mais fino e parta para as lixa d água, quanto a técnica e movimento procure alguns vídeos e veja qual é a melhor técnica e ângulação para você.
Imagem
Si vis pacem, para bellum

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Afiação de facas

Mensagem por AmilcarAlho »

Olá,

Comprei o Spyderco SharpMaker para não ter que aprender que aprender a amolar. Afio as minhas facas com este sistema há anos e ficam todas a cortar papel na perfeição.
Lucas Parrini escreveu:Eu tenho que aprender a amolar.
Minhas facas não estão cortando direito, o que para defesa é perigosíssimo. :(

Morcegolino
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Jun 2017, 20:04

Re: Afiação de facas

Mensagem por Morcegolino »

Lucas Parrini escreveu:Eu tenho que aprender a amolar.
Minhas facas não estão cortando direito, o que para defesa é perigosíssimo. :(
Cortando? Bom, se voce pretende se defender de melancias assassinas ou abacaxis belicosos voce realmente precisa de uma faca com um fio de navalha. Entretanto se voce pretende se defender de forma eficaz de uma agressão injusta o melhor que você tem a fazer é perfurar e não cortar. :lol: :lol: :lol:

Por isso punhais são perigosos.

Assim, qualquer faca - bowie, skinner, peixeira - com pelo menos 15 cm de lâmina, com o fio de fábrica pode causar lacerações e ferimentos perfurantes com um grau de invasão suficiente para levar a óbito o oponente. :cry:

Eu gosto muito dos alvos fígado/pescoço mas fígado/intestino é uma combinação mortal, o sangramento de um órgão difícil de suturar como o fígado aliado ao rompimento das alças intestinais - e consequente infecção por contaminação de fezes no peritônio - do intestino. :mrgreen:

Duas facadas profundas rasgando de baixo para cima no fígado e mais duas facadas profundas na região do umbigo no mesmo sentido, então dá uma rasteira no alvo a ser neutralizado para ele ir ao solo e finalmente se evadir rapidamente do local para evitar possível reação com arma de fogo, daí basta deixar a hemorragia interna fazer seu trabalho que é de zerar a pressão arterial do agressor. :P

Eu tenho muito mais receio de tomar uma facada do que de levar um tiro, obviamente dependendo do calibre e do comprimento da lâmina. Em geral facadas no peito ou abdome provocam ferimentos muito mais extensos internamente do que projéteis de .32 SW de .38 SPL ou de .380.

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: Afiação de facas

Mensagem por flavio380 »


Responder