Como escolher uma faca de sobrevivência

Avatar do usuário
Lucas Silveira
Mensagens: 55
Registrado em: 01 Out 2013, 09:55
Localização: Curitiba/PR
Contato:

Como escolher uma faca de sobrevivência

Mensagem por Lucas Silveira »

Como escolher uma faca de sobrevivência? Qual tipo de aço escolher? Qual é a diferença entre uma faca de sobrevivência e entre uma faca tática, militar ou uma faca de combate?

Existem muitas marcas no mercado que fabricam lâminas para serem utilizadas como facas de sobrevivência, como Cold Steel, Spyderco, SOG, Fallkniven, Boker, Tramontina, CRKT, Extrema Ratio, Ka-bar, até a Victorinox se atreveu, mas qual delas é melhor?

Antes de qualquer decisão é preciso conhecer o conceito de faca de sobrevivência e em qual ambiente a sobrevivência estará envolvida:

1. A faca de sobrevivência deve, antes de tudo, conseguir cumprir funções elementares de vida selvagem, como cortar madeira, preparar a caça, ser útil para se defender, e atividades correlatas.

2. A escolha de detalhes da faca de sobrevivência tem relação direta com o ambiente. Veja: sobreviver na mata atlântica exige da faca atividades bem diferentes da sobrevivência no deserto.

A marca da faca é irrelevante, pois os fatores mais importantes a serem considerados são o material, a geometria, a ergonomia da empunhadura, e o tamanho.

O tamanho é interessante para conferir potência ao corte, se você precisa cortar madeira, é mais fácil fazer isso com um facão que com uma skinner de 20 cm, não é mesmo? O comprimento do implemento, todavia, também tem suas desvantagens: Uma faca de sobrevivência é inútil se não estiver com você no momento que você precisa, e é bem mais fácil carregar uma faca de 25 cm que uma de 40, por mais bem disposto que você esteja.

Eu considero um tamanho ideal para faca de sobrevivência é entre 25 e 30 cm totais.

A empunhadura deve ser confortável e segura, o que em geral varia de acordo com a percepção pessoal. Alguns fatores, entretanto, como guarda e pomo, ajudam em todos os casos.

A geometria é uma história um pouco mais complicada e renderá um texto próprio. Posso adiantar que a geometria influenciará: 1) A resistência, 2) O tipo de corte, 3) O peso, 4) O impacto recebido nas mãos.

Quanto ao material, já escrevemos um texto, que pode ser lido clicando aqui.

O que realmente não recomendamos são as facas de sobrevivência com o cabo oco. Aquelas que vêm cheias de coisinhas dentro como linha, agulha, anzol, fósforo e algumas, pasmem, até estilingue.

O fato é que as facas com cabo oco têm seus cabos presos por meio de uma rosca nada confiável, e a chance de sua companheira - bonitinha, mas ordinária - te deixar na mão, é muito grande. O ideal é procurar uma boa full tang, uma faca construida em uma peça só de aço, que não vai te decepcionar nem na pior das situações.
_________________________________
UNIDOS SOMOS INVENCÍVEIS

Lucas Silveira
Instituto DEFESA
www.defesa.org
Fone: (41) 3209-2897
Fax: (41) 3209-2895
Cel & Whatsapp: (41) 9637-5073

cassiosuczeck
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Out 2013, 15:11

Re: Como escolher uma faca de sobrevivência

Mensagem por cassiosuczeck »

Boa!! Você poderia escrever sobre canivetes e facas menores também, que tal?

Avatar do usuário
james_paul_13
Mensagens: 142
Registrado em: 08 Out 2013, 17:30
Localização: Vitoria, ES

Re: Como escolher uma faca de sobrevivência

Mensagem por james_paul_13 »

Olha, cada marca e diferente e importa sim, todas tem uma qualidade diferente. Boker, cold steel, e Ka Bar foram as melhores para mim em situacoes de uso embarcado em um navio, de caca e pesca. Para cortar trilha em mata estilo facao a SOG fo minha prefirida. SOG tradicionalmente e excelente, mas eu nao compraria um canivete deles por serem feitos na China. O machado Tomahawk deles seria algo que eu sem duvida carregaria comigo na selva. Ja acampei varias vezes, e um machado faz a diferença. Honestamente eu usaria um facao da tramontina, um machado pequeno, um canivete de alta qualidade ( spyderco, ou kershaw), e uma pa. Mas, se voce quer 1 faca para tudo, SOG e a minha preferida.

http://www.northerntool.com/shop/tools/ ... 7AodiA8Asg

eu usaria essa, mais um canivete multi uso estilo suico da victorinox, ou leatherman.

Avatar do usuário
james_paul_13
Mensagens: 142
Registrado em: 08 Out 2013, 17:30
Localização: Vitoria, ES

Re: Como escolher uma faca de sobrevivência

Mensagem por james_paul_13 »

Olha, cada marca e diferente e importa sim, todas tem uma qualidade diferente. Boker, cold steel, e Ka Bar foram as melhores para mim em situacoes de uso embarcado em um navio, de caca e pesca. Para cortar trilha em mata estilo facao a SOG fo minha prefirida. SOG tradicionalmente e excelente, mas eu nao compraria um canivete deles por serem feitos na China. O machado Tomahawk deles seria algo que eu sem duvida carregaria comigo na selva. Ja acampei varias vezes, e um machado faz a diferença. Honestamente eu usaria um facao da tramontina, um machado pequeno, um canivete de alta qualidade ( spyderco, ou kershaw), e uma pa. Mas, se voce quer 1 faca para tudo, SOG e a minha preferida.

http://www.northerntool.com/shop/tools/ ... 7AodiA8Asg

eu usaria essa, mais um canivete multi uso estilo suico da victorinox, ou leatherman.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Como escolher uma faca de sobrevivência

Mensagem por Erick Tamberg »

Na maioria das condições que enfrentei, a lâmina que mais me foi útil, em grande variedade de situações, foi o simples e barato facão Tramontina de 14".

Uma coisa que observei, em antigos sabres de cavalaria, é que, numa lâmina longa, destinada a cortar com o impacto, o fio não é utilizado de modo uniforme. Era comum que tais armas fossem afiadas apenas da metade da lâmina até a ponta. A outra metade, até o cabo, era mantida sem fio, para ser utilizada para bloqueios.

Num facão, a parte do gume mais próxima ao cabo também é desperdiçada, já que não é utilizada para golpear.

Pensando nisso, adotei a prática de, nas 4 primeiras polegadas de fio, fazer uma afiação mais aguçada (a ponto de fazer barba), permitindo cortes mais delicados, como picar o tomate para o vinagrete do churrasco.

No restante da lâmina, mantenho a afiação normal de um facão, permitindo golpear sem danificar o fio.

Responder