faca de lâmina fixa ou canivete para EDC?

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

faca de lâmina fixa ou canivete para EDC?

Mensagem por drigorio »

amigos uma pequena pesquisa.
estava lendo pela internet sobre facas de lâmina fixa, e estou em duvida oque seria melhor, um canivete normal para EDc, ou uma pequena faca de lâmina fixa.
eu sempre porto um canivete scout da invictus, mas tenho uma faca de pescoço da azteq que porto ocasionalmente.
e vcs? preferem canivetes ou pequenas facas de lâmina fixa?
não necessariamente para defesa, mas so para EDC normal.

Guina
Mensagens: 66
Registrado em: 02 Ago 2017, 22:09

Re: faca de lâmina fixa ou canivete para EDC?

Mensagem por Guina »

No carro mantenho uma faca e como EDC porto um canivete CRKT Kasper.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: faca de lâmina fixa ou canivete para EDC?

Mensagem por moliternoga »

Depende da finalidade da lâmina. Como pra mim a lâmina é uma ferramenta em primeiro lugar, podendo ser usado pra defesa, prefiro canivete pra edc ( uso um spyderco endura). Em serviço levo além de um canivete uma lâmina fixa (ESEE 6) pois permite uma gama maior de tarefas e é muito mais resistente que um canivete. Se portasse uma lâmina com uso prioritário pra defesa eu optaria por uma fixa de 3 a 4 polegadas de lâmina. Uma que acho uma excelente opção pra essa finalidade é a ka bar tdi.

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: faca de lâmina fixa ou canivete para EDC?

Mensagem por Mag44 »

Palavra de quem recentemente foi abordado e revistado pela polícia, estando de moto, vai de dobrável..
O guarda (ou outra pessoa vê) e é algo menos "agressivo" pois não se olha a lâmina exposta.

E nada de butterfly, karambit e outras...

Tenho uma colonel blade que não costumo usar, justamente por ser beeem agressiva, comprei faz uns 6 meses e só agora lançaram a versão dobrável dela :(
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Re: faca de lâmina fixa ou canivete para EDC?

Mensagem por drigorio »

eu não porto minha lamina fixa por esse mesmo motivo, apesar da lamina ser menor, tenho a impressão que é mais agressiva do que meu canivete, ele é um simples com abertura assistida.

Concordo com o amigo que disse que a faca é como prioridade ferramenta, e como infelizmente vivo em um contexto mais urbano, acabam ficando limitadas as minhas opções de porte, pra mim isso é uma pena, deveríamos ter mais liberdade nesse assunto mas nossa lei é nebulosa nessa parte, então ficamos um pouco largados ao acaso aqui.

infelizmente ou felizmente nunca fui abordado pela policia, então n tenho nada a dizer quanto a isso, mas sempre porto meu canivete invictus agr, ate no ônibus pra faculdade, desde que comprei quase não saiu do meu bolso :lol:

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: faca de lâmina fixa ou canivete para EDC?

Mensagem por Lucas Parrini »

Eu não gosto de lâmina móvel, gosto de fixa. Mas aí, acredito que seja uma escolha individual pois cada uma tem vantagens e desvantagens.

Porto tem uns 10 anos, já cansei de ser parado pela PM, PF, PRF, etc. Tive que diminuir o tamanho pois andando de moto não fiquei confortável, logo, sugiro que se sinta confiável e seguro principalmente pra sacar rápido. Nesta pegada, hoje a do meu EDC tem só 24cm.

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Re: faca de lâmina fixa ou canivete para EDC?

Mensagem por drigorio »

Lucas Parrini escreveu: Nesta pegada, hoje a do meu EDC tem só 24cm.
24 cm de lâmina??? :o :shock:

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: faca de lâmina fixa ou canivete para EDC?

Mensagem por Erick Tamberg »

moliternoga escreveu:Depende da finalidade da lâmina. Como pra mim a lâmina é uma ferramenta em primeiro lugar, podendo ser usado pra defesa, prefiro canivete pra edc ( uso um spyderco endura). Em serviço levo além de um canivete uma lâmina fixa (ESEE 6) pois permite uma gama maior de tarefas e é muito mais resistente que um canivete. Se portasse uma lâmina com uso prioritário pra defesa eu optaria por uma fixa de 3 a 4 polegadas de lâmina. Uma que acho uma excelente opção pra essa finalidade é a ka bar tdi.
Sigo a tua opinião.

Uso lâmina fixa somente em serviço ostensivo. No dia-a-dia vai um canivete Ganzo no bolso.

Além da Glock 81 que usava no GOE, usei um tantô da Kantas por um bom tempo. A razão era que sua bainha tinha duas fendas para passagem de cinto, o que me permitia prendê-la às tiras do colete balístico comum, sem precisar de um colete tático MOLLE.

Deixo sempre uma faca de cabo oco na praia. Vai bem como quebra-galho geral. A umidade que estragou fósforos e band-aids não atingiram os que estavam dentro do cabo da faca (nem a pederneira...).

Avatar do usuário
Comoas
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Mar 2018, 22:00

Re: faca de lâmina fixa ou canivete para EDC?

Mensagem por Comoas »

Eu prefiro um canivete, é mais portátil, faz o mesmo serviço que uma lâmina fixa, só uso fixa quando vou acampar.

jlbernardes
Mensagens: 6
Registrado em: 24 Abr 2019, 14:00

Re: faca de lâmina fixa ou canivete para EDC?

Mensagem por jlbernardes »

O que eu mais uso é o canivete que levo no bolso. Mas na mochila ou no carro sempre tem uma faca maiorzinha e de lâmina fixa, às vezes quebra um galho.

Responder