Alguém portaria uma faca ou um bastão retrátil para defesa?

joaorfig
Mensagens: 54
Registrado em: 29 Out 2013, 04:26

Alguém portaria uma faca ou um bastão retrátil para defesa?

Mensagem por joaorfig »

Gostaria de me referir a defesa contra armas de fogo curtas como revolveres e pistolas. Todos já sabem que não é eficiente ou mesmo prudente que se utilize uma faca ou um bastão retrátil contra um agressor ou bandido portando uma arma de fogo, e somente uma pessoa desprovida de discernimento o faria. Mas, agora venho com minha suposição que como todos podem compreender é bem factível e coerente... A maioria aqui nesse fórum que possui uma arma de fogo em sua grande maioria tem apenas a arma registrada e não o porte - e mesmo assim a grande maioria não deve nem mesmo ter renovado o registro devido ao absurdo Estatuto do Desarmamento. Então o cidadão privado do direito básico de defender sua vida resolve portar uma faca ou bastão retrátil para sua defesa contra pivetes, moradores de ruas encrenqueiros, cracudos que ficam em baixo da ponte etc. Então esse agressor passa por você olhando no olho e te encardo e por mais que você tente desviar somente por te-lo olhado ele já pergunta - "O que Ouve?" como pretexto para arrumar confusão ou agredir... A pergunta é? Alguém puxaria a faca ou um bastão retrátil contra uma pessoa completamente esquisitas que nunca se viu na vida?? Que anda em sua direção ou volta atrás de ti completamente seguro... Ai eu me pergunto provavelmente ele é um abusado que está nos subestimando ou pensando que estamos sem nada por estarmos arrumados ou com roupa social de trabalho etc Então nesse caso eu até arriscaria a utilizar minha faca ou bastão retrátil, mas, e se ele estiver seguro porque está com uma pistola ou revólver??? Quando o agressor vir que puxamos uma faca ou bastão para ele não teremos chance de defesa ou sucesso ou sobrevivência, pois, certamente ele irá disparar a arma de fogo. Então eu pergunto em uma cidade do Brasil como capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre em que o número de homicídios e assaltos envolvendo armas de fogo são enormes vocês portariam facas ou bastões retráteis?

Avatar do usuário
Anderson_
Mensagens: 348
Registrado em: 13 Jun 2018, 12:01

Re: Alguém portaria uma faca ou um bastão retrátil para defe

Mensagem por Anderson_ »

Tenho uma tonfa no carro, é bom porque ela tem fama de ser uma "arma de defesa" hehehe
Também tenho faca de polímero na porta do carro, caneta "tática" no porta luvas,
Bastão de baseball atrás da porta da sala, stinger na mochila (e de chaveiro pessoal), facão do lado da mesa do escritório, etc.. :lol:

Praticamente onde eu estiver tenho uma arma à mão ;)

Fora as de fogo... :lol:

E o Kyokushin...
"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html

Avatar do usuário
Busy
Mensagens: 31
Registrado em: 30 Nov 2017, 15:31

Re: Alguém portaria uma faca ou um bastão retrátil para defe

Mensagem por Busy »

eu tenho uma machadinha no carro e uso um cinto com lâmina escondida, inclusive ja entrei até em banco sem nunca ser parado..
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
Si vis pacem, para bellum
“Um povo livre precisa estar armado” - GEORGE WASHINGTON
“Eu prefiro uma liberdade belicosa a uma escravidão pacífica” - THOMAS JEFFERSON

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Alguém portaria uma faca ou um bastão retrátil para defe

Mensagem por Erick Tamberg »

Apesar de possuir um bastão retrátil (ASP de 26"), de uns tempos para cá, tenho portado um cassetete de borracha convencional na viatura. Dá menos dor de cabeça empregar um equipamento regulamentar do que um material mais moderno, porém que não seja de dotação oficial.

niceguyedge
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Set 2018, 16:25

Re: Alguém portaria uma faca ou um bastão retrátil para defe

Mensagem por niceguyedge »

Para defesa do cidadão comum, eu acho que uma faca é muito mais viável que um bastão. O bastão só tem emprego em uma situação de agressão franca que você poderia/deveria ter evitado em primeiro lugar. Já uma faca como recurso em uma situação em que alguém já violou seu "perímetro pessoal", seja armado ou desarmado, me parece algo muito mais sensato e com chance real de neutralizar o agressor pelo potencial hemorrágico.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Alguém portaria uma faca ou um bastão retrátil para defe

Mensagem por Erick Tamberg »

Concordo.

Porém, há que se lembrar em que em determinados países (Reino Unido, por exemplo), o porte de qualquer "objeto ofensivo" é crime. Nesses locais, a população faz muito uso de lanternas Mag-Lite e tacos de beisebol como instrumentos de defesa pessoal.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Alguém portaria uma faca ou um bastão retrátil para defe

Mensagem por Erick Tamberg »

joaorfig escreveu: Então eu pergunto em uma cidade do Brasil como capitais Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre em que o número de homicídios e assaltos envolvendo armas de fogo são enormes vocês portariam facas ou bastões retráteis?
Como trabalho no DHPP, creio que possa responder a essa questão numérica.

Em determinado trimestre, nós registramos queda dos indicadores de homicídios em todas as regiões da Capital - exceto no Centro, onde houve aumento. Quase todos os homicídios na região central foram com facadas, pauladas e pedradas - lembrando que a Cracolândia é responsável por inflacionar esses números.

Eu mesmo presenciei certa vez, nas proximidades da estação da Luz, um vendedor de churrasquinho grego usar sua faca (daquelas de açougueiro, de cabo branco) para colocar um ladrão para correr. Como a advertência veio acompanhada de um forte sotaque pernambucano ("Vem que eu cÓrto teu pÉscÔço!"), o ladrão não pagou para ver e deu no pé.

Responder