Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por aniceto »

Sou militar temporário, com previsão de servir durante um ano apenas. Como se comprar arma e registrar no SIGMA eu teria que transferir tudo pro SINARM no final do ano (só vou comprar arma calibre permitido), meu plano era ir via CR, só que aí eu teria que apostilar a mudança de endereço no final do ano, o que deixaria a situação muito difícil, já que vou me mudar de cidade assim que sair do quartel pra não sei onde e deixar o acervo na casa da minha família seria impossível já que alguns dos requisitos não existem (sem cerca elétrica, sem alarme, etc. Seguro de deixar as armas lá, mas não iria passar pela fiscalização de DFPC).

A minha questão é: como funciona a fiscalização pra arma registrada pelo SINARM? Se eu compro arma pelo SIGMA e transferir pro SINARM no final do ano, eu posso pedir a transferência do endereço, tacar o cofre no caminhão e levar pra casa da minha família pra deixar de guarda um tempo lá ou tem a mesma fiscalização que pra CAC e teria que ter cerca elétrica, alarme na casa toda, etc?
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por Alan Rodrigues »

Pelo sinarm não tem vistoria nem exigência de cofre etc.só que pra transferir para o sinarm VC já teria que está empregado e com residência fixa se não eles não aceitam ( pré requisito). Depois de transferido é só solicitar o guia de tráfego e levar legalmente para sua cidade normalmente.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por aniceto »

Aproveitando pra não criar outro tópico só pra isso, pra fazer o CR me informaram que eu teria de obter uma declaração do dono do imóvel (aluguel). Pra SIGMA e SINARM há alguma necessidade semelhante?
Alan Rodrigues escreveu:só que pra transferir para o sinarm VC já teria que está empregado e com residência fixa se não eles não aceitam ( pré requisito)
No caso o pedido tem que ser feito 60 dias antes de ser desligado então emprego e residência fixa eu teria. Como é requerido isso de mim, seria basicamente automático pela PF a inclusão da arma no SINARM. Transferir endereço de arma no SINARM é muito difícil? No caso, seria pra uma residência no qual o dono estaria ciente do caso e faria a declaração pra mim sem problemas.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por Alan Rodrigues »

Só que enquanto VC for militar a PF não aceitara realizar o registro das armas pois VC ainda estará sob o regime militar. E sobre o CR o contrato de aluguel serviria como comprovante de endereço, pelo menos aqui aceitam. Achei que no caso de militar não era feito a vistoria assim como não é necessário filiação em clube!

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por aniceto »

Alan Rodrigues escreveu:Só que enquanto VC for militar a PF não aceitara realizar o registro das armas pois VC ainda estará sob o regime militar. E sobre o CR o contrato de aluguel serviria como comprovante de endereço, pelo menos aqui aceitam. Achei que no caso de militar não era feito a vistoria assim como não é necessário filiação em clube!
A transferência é praticamente automática. O StFPC já me informou, a arma não fica sem registro, o pedido é feita a PF e assim que sai do SIGMA cai direto no SINARM, mas o pedido realmente é feito antes do prazo final, enquanto o camarada ainda é militar. A PF não nega o pedido de transferência nesses casos.

Pro SIGMA, não como CAC, com militar mesmo, é a mesma coisa do SINARM, mas pra militar. Não precisa se filiar a clube algum. Mas pra ser CAC tem que estar filiado a clube de tiro (atirador) ou de caça (caçador). A regra é a mesma. Se o cara quer pegar a arma dele e ir num clube atirar, ou competir, ele até pode, mas por SIGMA é 600 munições por ano no máximo, não pode comprar mais. Em vez dos 50 do SINARM por arma é 600, a diferença sendo só essa e o porte mais fácil de obter.

Se a sua RM aceita só o contrato de aluguel, então tudo certo. Outras querem uma conta de água, luz ou telefone e aí, se o titular da conta for diferente, tem que ter a declaração do mesmo de que aceita que você tenha uma arma guardada na casa dele.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por Alan Rodrigues »

Mais para militar das forças armadas não é obrigatório ser filiado em clube de tiros para ser CAC, só se mudou as regras. http://www.12rm.eb.mil.br/index.php/48- ... o-atirador

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por Alan Rodrigues »

Mais se a transferência for dessa forma que VC ta dizendo, assim que sair o novo registro pelo sinarm é só solicitar a guia de tráfego pela PF e levar a arma para seu novo endereço sem problemas.

Marcelo1986
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Mar 2016, 16:50

Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por Marcelo1986 »

Prezados, Boa tarde!
Possuo CR de atirador desportivo, todavia, meu pai possui duas armas com registro vencido em 2012 no SINARM! Alguém sabe me dizer se, A Polícia Federal concederia uma autorização para o meu pai para a transferência dessas armas para o meu nome, no Sigma, mesmo com o registro vencido? Ou ele teria que regularizar as armas, para aí sim, transferi-lás.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por aniceto »

Alan Rodrigues escreveu:Mais para militar das forças armadas não é obrigatório ser filiado em clube de tiros para ser CAC, só se mudou as regras. http://www.12rm.eb.mil.br/index.php/48- ... o-atirador
Realmente, pela portaria nova fala, nos anexos, que não precisa ser filiado, até porque tem algumas dessas classes (policial militar, policial civil, etc) que tem acesso a estande de tiro da corporação já. Mas isso é pra quem tem estabilidade, temporários não entram.
Marcelo1986 escreveu:Prezados, Boa tarde!
Possuo CR de atirador desportivo, todavia, meu pai possui duas armas com registro vencido em 2012 no SINARM! Alguém sabe me dizer se, A Polícia Federal concederia uma autorização para o meu pai para a transferência dessas armas para o meu nome, no Sigma, mesmo com o registro vencido? Ou ele teria que regularizar as armas, para aí sim, transferi-lás.
Não é crime seu pai ter a arma vencida, segundo algumas decisões judiciais recentes o entendimento é esse, mas tem que regularizar a situação delas. Transferir sem estar registrada jamais irá acontecer, a melhor coisa é tentar resolver isso antes que algum dia tenha que usar pra sua própria defesa e tenha que lidar com esse problema da arma não ter registro, e até mesmo pra fazer a transferência pra você.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por Alan Rodrigues »

Marcelo1986 escreveu:Prezados, Boa tarde!
Possuo CR de atirador desportivo, todavia, meu pai possui duas armas com registro vencido em 2012 no SINARM! Alguém sabe me dizer se, A Polícia Federal concederia uma autorização para o meu pai para a transferência dessas armas para o meu nome, no Sigma, mesmo com o registro vencido? Ou ele teria que regularizar as armas, para aí sim, transferi-lás.
é só fazer o termo de doação do seu pai pra VC e dá entrada na papelada na PF. Recentemente Monteu um processo semelhante de um amigo que queria transferir uma arma do pai dele pra ele e o registro estava vencido desde 2013. So que foi de sinarm para sinarm.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por Raziel »

Alan Rodrigues escreveu:Só que enquanto VC for militar a PF não aceitara realizar o registro das armas pois VC ainda estará sob o regime militar. E sobre o CR o contrato de aluguel serviria como comprovante de endereço, pelo menos aqui aceitam. Achei que no caso de militar não era feito a vistoria assim como não é necessário filiação em clube!
Mas veja bem, nas FFAA estão negando aquisição de arma para todos os praças, só oficiais podem ter armas enquanto durar o regime comunista. Então se o cidadão é militar ele não pode adquirir arma registrada via SINARM? Ele tem menos direitos que um cidadão comum? Que loucura é essa???
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por Alan Rodrigues »

Militar só pelo sigma. Mais com que base VC afirma que estão negando a aquisição de armas para praças, em calibre restrito? Pq conheço vários soldados, cabos e sargentos que tem armas em 380. Não posso afirmar se os mesmos possuem o porte delas.

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por sammale »

?
Editado pela última vez por sammale em 09 Mar 2016, 11:01, em um total de 1 vez.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por Alan Rodrigues »

sammale escreveu:A ignorancia é arma mais eficiente
?

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por sammale »

.380 não é calibre restrito

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por Alan Rodrigues »

sammale escreveu:.380 não é calibre restrito
Por isso disse que não sei quanto a calibre restrito, pois 380 ( permitido), conheço vários praças que a tem!

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por aniceto »

Raziel escreveu:Mas veja bem, nas FFAA estão negando aquisição de arma para todos os praças, só oficiais podem ter armas enquanto durar o regime comunista. Então se o cidadão é militar ele não pode adquirir arma registrada via SINARM? Ele tem menos direitos que um cidadão comum? Que loucura é essa???
De onde veio essa informação de que a aquisição de arma para os praças está sendo negada? Até os oficiais precisam de autorização do comando para poder comprar armas.

O militar NÃO pode ter armas registradas por SINARM, pois ele tem que registrar no SIGMA. SIGMA não é só para CAC, militares registram armas no SIGMA. A arma registrada no SIGMA fica na mesma situação que a arma no SINARM. Tem que deixar em casa, não pode portar sem autorização, etc.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Fiscalização SINARM/SIGMA não CAC

Mensagem por moliternoga »

Militares das forças armadas e policiais e bombeiros tem as armas registradas no sigma e a PF não aceita tentar pelo sinarm. Em relação às praças, elas podem sim adquirir armas e inclusive conseguem o porte normalmente. As regras variam um pouco de força para força mas acredito que para as três, praças com estabilidade (sgt e suboficial/subtenente) podem adquirir uma arma de calibre restrito, inclusive 9mm mais as de calibre permitido. Oficiais podem adquirir duas de calibre restrito mais as de capibre permitido. Oficiais temporários e Praças sem estabilidade (sgt) não podem adquirir calibre restrito mas podem portar as de calibre permitido. Tanto oficiais quanto às praças precisam de autorização para adquirir armas. Há algumas diferenças entre as forças, por exemplo Cabo e taifero estabilizado da FAB podem adquirir e portar arma de calibre permitido. Se não me engano no EB só pode de sgt para cima. Na MB não sei exatamente como funciona. Os PM/BM podem adquirir 2 armas de calibre restrito, com exceção de 9mm, mais as de calibre permitido, independente de posto ou graduação. É mais ou menos isso.

Responder