Exercício - Indexação Cega

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Exercício - Indexação Cega

Mensagem por Erick Tamberg »

Apesar de eu não ter criado este exercício, chamo-o de "indexação cega", já que nunca encontrei registro de um nome para ele.

Serve para mostrar a diferença de ângulo de empunhadura das armas curtas, o que pesa muito no tiro instintivo. Revólveres costumam se sair melhor, bem como pistolas como a Luger.

1 - Empunhe a arma, com uma única mão, em ângulo de 45° para baixo. O dedo indicador deve estar esticado para a frente e SEM TOCAR NA ARMA. Feche os olhos.

2 - Mantendo os olhos fechados, eleve a arma à posição de tiro. Preocupe-se apenas em manter o indicador apontado para a frente, sem se preocupar com a arma.

3 - Abra os olhos e compare o alinhamento do cano da arma com o teu dedo indicador.

A maioria das pistolas estará apontando num ângulo de uns 15° para baixo quando o atirador abrir os olhos. Os revólveres tendem a ficar com o cano alinhado. Experimentem.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Exercício - Indexação Cega

Mensagem por raubvogel »

Uma pistola que voce pode fazer isso é a P08 (a.k.a. Luger). É sempre algo que me divirto com os Cultistas da Igreja do 1911: eles sempre dizem que esta pistola "aponta naturalmente," mas a realidade é um pouco diferente. Mas, quem sou eu para contradizer fé com fatos?

Voce já ouviu a falar de Point Shooting?

http://www.pointshooting.com/
https://www.wikihow.com/Point-and-Shoot-or-P%26S
https://en.wikipedia.org/wiki/Point_shooting
Editado pela última vez por raubvogel em 27 Jul 2018, 01:52, em um total de 1 vez.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Exercício - Indexação Cega

Mensagem por Erick Tamberg »

Exato! Mesmo eu sendo um fã de 1911, tenho sempre que me lembrar de corrigir o punho, especialmente em tiro instintivo. A "A1" é um pouco melhor do que a 1911, já que o alojamento da mola real, por ser mais "cheio", eleva um pouco mais o cano.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Exercício - Indexação Cega

Mensagem por raubvogel »

Eu acho que muitas pistolas foram desenhadas assumindo uma postura. As posturas mudaram com o tempo. Por exemplo, vejamos esta propaganda para uma Savage 1907, que tem um angulo similar a Browning/FN 1900 e 1907, Dreyse 1907, e outras pistolas da epoca:
Imagem
O cara na foto está segurando a pistola bem mais perto do corpo do que é considerado a postura "appropriada" moderna. Se voce considerar a postura original, esta outra propaganda que dize que ela ponta naturalmente (como se fosse apontando um dedo) faz sentido:
Imagem
Agora compare com o punho segurando (neste caso uma Dreyse 1907, que tem o mesmo angulo) a arma com o braço extendido. Parece que o cara está socando, e provavelmente deve ser bem discomfortavel apos alguns minutos.
Imagem

Estou feliz de saber que voce é um fã da 1911, mas não é religioso (o que não posso dizer sobre certos membros deste forum e Glocks :roll: ). Eu tambem acho que a A1 é bem mais comfortavel na pratica que a versão original devido a tampa da mola. Se voce só tem a 1911 e pratica muito, espero que a sua mão vai se alinhar automaticamente. O problema começa quando voce tem mais de uma pistola com angulos diferentes e tem que se lembrar de como botar a mão.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Exercício - Indexação Cega

Mensagem por Erick Tamberg »

Tenho num livro dos anos 30 uma foto de um campeão de tiro suíço (não me recordo o nome agora), cuja postura foi muito estranha ao autor americano do livro (general Julian S. Hatcher). Ele segurava a pistola quase encostada no rosto, com o cotovelo bem flexionado e o punho da arma (e não o cano) quase alinhado com o antebraço. Parecia que estava segurando um celular para tirar uma "selfie"! Se fosse com uma 1911, ele acionaria a trava de punho com a ponta do polegar, em vez de usar o "V" da mão.

Existe, também, uma relação de equilíbrio com o tamanho das miras. Miras pequenas (como dessas pistolas antigas) exigem que o atirador aproxime mais a arma do rosto para enquadrá-las corretamente, causando, também, interferência no ângulo de empunhadura.

Na pistola de ar Webley Tempest, por exemplo, ocorre o oposto: noto que não consigo um bom enquadramento de miras em postura Weaver. Em isósceles melhora um pouco, mas só fica perfeito se eu usar postura olímpica, segurando a arma com uma única mão e o braço totalmente reto.

Já nas antigas pistolas de duelo, seu projeto favorecia a indexação com o polegar. A empunhadura "correta" para essas armas era favorecida se o polegar, em vez de ficar do lado oposto da palma da mão, ficasse em linha com o cano.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Exercício - Indexação Cega

Mensagem por AmilcarAlho »

Erick Tamberg escreveu:Apesar de eu não ter criado este exercício, chamo-o de "indexação cega", já que nunca encontrei registro de um nome para ele.

Serve para mostrar a diferença de ângulo de empunhadura das armas curtas, o que pesa muito no tiro instintivo. Revólveres costumam se sair melhor, bem como pistolas como a Luger.

1 - Empunhe a arma, com uma única mão, em ângulo de 45° para baixo. O dedo indicador deve estar esticado para a frente e SEM TOCAR NA ARMA. Feche os olhos.

2 - Mantendo os olhos fechados, eleve a arma à posição de tiro. Preocupe-se apenas em manter o indicador apontado para a frente, sem se preocupar com a arma.

3 - Abra os olhos e compare o alinhamento do cano da arma com o teu dedo indicador.

A maioria das pistolas estará apontando num ângulo de uns 15° para baixo quando o atirador abrir os olhos. Os revólveres tendem a ficar com o cano alinhado. Experimentem.

Muito interessante. A empunhadura das Ruger Mark I, II, III e IV também ajuda bastante a alinhar o cano.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Exercício - Indexação Cega

Mensagem por AmilcarAlho »

raubvogel escreveu:Uma pistola que voce pode fazer isso é a P08 (a.k.a. Luger). É sempre algo que me divirto com os Cultistas da Igreja do 1911: eles sempre dizem que esta pistola "aponta naturalmente," mas a realidade é um pouco diferente. Mas, quem sou eu para contradizer fé com fatos?

Voce já ouviu a falar de Point Shooting?

http://www.pointshooting.com/
https://www.wikihow.com/Point-and-Shoot-or-P%26S
https://en.wikipedia.org/wiki/Point_shooting

É bem verdade quando fala de fé vs factos no que diz respeito à 1911. Existem outros cultos semelhantes mas este é dos mais fortes. Pessoalmente tento manter-me ateu apesar de algumas vezes ter alguma dificuldade...

Responder