Qual a melhor munição para defesa na 380?

bugre
Mensagens: 67
Registrado em: 01 Jul 2015, 17:17

Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por bugre »

Qual a melhor munição para deixar no pente da 380 para proteção em casa?
Pensava que a ponta oca faria um estrago maior, mas li alguma coisa que a melhor seria a ogival.
E agora???

neogalax
Mensagens: 87
Registrado em: 25 Abr 2015, 21:23

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por neogalax »

Eu uso ponta Oca +p gold, e ogival, intercalando.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por Rock Shooter »

bugre escreveu:Qual a melhor munição para deixar no pente da 380 para proteção em casa?
Pensava que a ponta oca faria um estrago maior, mas li alguma coisa que a melhor seria a ogival.
E agora???
Bugre, esse problema se dá pelo fato do 380 ser um calibre "raquítico". Teoricamente, a munição ponta oca devería ser mais eficiente, pois "despeja" toda a energia cinética do projetil no alvo, porém na prática tem ocorrido "penetração insuficiente" com este projetil, em especial a Gold Hex da CBC (alguns relatos afirmam que a Silver point da CBC é melhor pois tem massa maior)... vale observar que esse problemma só ocorre em calibres de baixa energia.

Sobre a ogival, ocorre que apesar de ter pouca energia, este tipo de projetil consegue penetrar mais no alvo, causando mais danos que um ponta oca que penetra menos.

Resumindo, o problema é a insuficiencia de energia cinética do nosso calibre 380 que é limitado pela legislação e pela própria CBC... nos 380 dos EUA existem fabricantes que produzem munições com energia bem próxima dos 400 joules, porém o problema maior é a segurança da arma e do atirador, pois suas câmaras são projetadas para pressões baixas e não se pode usar munições com muita pressão devido aos riscos de segurança envolvidos.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por atrevisani »

Cenário hipotético aqui, só para discutir.

Estou a 5 metros de um agressor que está vestido de camiseta e jaqueta de náilon.
Disparo com minha pistola 380 utilizando CBC Gold Hex +P no peito do agressor.
O que acontece?


Eu espero que o projétil penetre em torno de... an.... 8-10cm no agressor.... e que isso seja razoavelmente "incapacitante" já que o projétil é ponta-oca. Não...?
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

Avatar do usuário
AgenteLeal
Mensagens: 91
Registrado em: 28 Jun 2015, 23:54

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por AgenteLeal »

380 no brasil, só Ogival amigo, CBC tem uma qualidade duvidosa em suas munições de uso civil, em especial nessa.

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por atrevisani »

AgenteLeal escreveu:380 no brasil, só Ogival amigo, CBC tem uma qualidade duvidosa em suas munições de uso civil, em especial nessa.
Nossa! Mas aí me caiu os butiá do bolso!
Pois se a ogival não causa o mesmo choque que uma expansiva, periga tu crivar o agressor de chumbo e ainda assim ele te matar a mordidas!

Olhem esse vídeo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=kxjpYnPbBME
Vale a pena intercalar Silver Expo +p com Ogival +p?
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

bugre
Mensagens: 67
Registrado em: 01 Jul 2015, 17:17

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por bugre »

A minha duvida também é por aí, atrevisani, a expansiva em tese teria que provocar um estrago maior.
na sequencia do vídeo anterior encontrei esse.
https://www.youtube.com/watch?v=xTkBKKBfOy0#t=122.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por Rock Shooter »

atrevisani escreveu:Cenário hipotético aqui, só para discutir.

Estou a 5 metros de um agressor que está vestido de camiseta e jaqueta de náilon.
Disparo com minha pistola 380 utilizando CBC Gold Hex +P no peito do agressor.
O que acontece?


Eu espero que o projétil penetre em torno de... an.... 8-10cm no agressor.... e que isso seja razoavelmente "incapacitante" já que o projétil é ponta-oca. Não...?
Penetração de 8 a 10 cm não é nada no tiro defensivo, uma penetração eficiente estaria entre 8 e 10 polegadas. As tabelas do FBI exigem 12 a 18 polegadas de penetração das munições de suas pistolas (em gel balistico).
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

caldasfernandes
Mensagens: 46
Registrado em: 17 Jan 2018, 16:05

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por caldasfernandes »

De acordo com o FBI a penetração aceitável em gelatina balística seria de 12 a 18 polegadas...

Nos testes com a munição 380 expansiva (pra defesa , em vídeo Americano) nao obteve penetração satisfatória.. em media 9"
E olha que as munições de lá são muito melhores que a daqui.. as daqui além de não penetrar bem, não expandem como deveriam...

Nos testes com gelatina e munição ogival +p elas penetraram 15", 16"... Obteve penetração satisfatória

Então entre penetração e expansão é melhor garantir penetração

Não que a gelatina balística seja igual ao corpo humano, mas ela simula a resistência do corpo.

Eu utilizo ogival +p

Galeguinho2002
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Ago 2017, 09:28

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por Galeguinho2002 »

Eu utilizo a Expo +P de 95 grains. É a antiga Silver Point. Tem uma penetracao melhor que a Gold Hex e transfere toda energia cinética para o agressor.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por Erick Tamberg »

Essa história de transferência de energia, em se tratando do .380 ACP, deve ser vista com cuidado. Eu nunca vi um projétil desse calibre transfixar um corpo humano, mesmo com munição ogival. Portanto, qualquer configuração vai transmitir 100% de energia.

Mesmo nos casos em que vi transfixação com calibres mais potentes, o projétil caiu a não mais do que 2 metros do corpo da vítima.

Já vi Gold parar em antebraços e até dentro de um capacete de motociclista antes de atingir o alvo.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por moliternoga »

Eu sou adepto da concepção do Erick. Em .380acp sempre intercalei expo +p com ogival +p por receio da EXPO não penetrar o suficiente. NUNCA usei Gold pois todos relatos que ouvi de quem já usou ou de Policiais civis foi de que a gold sempre teve penetração superficial. Após estudar balística dos ferimentos a fundo baseado em autores confiáveis optei por usar apenas ogival +p nos meus carregadores de .380acp. E mesmo para calibres maiores (9mm, .40sw, .45acp e etc.) sou adepto da munição ogival ou ponta plana. Só usaria munição expansiva em .357mag, 44mag, .454cassul e outros calibres de arma curta que tem energia extremamente alta e tirando o .357mag esses calibres não são típicos de defesa e sim mais voltados para caça.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por Erick Tamberg »

Na Walther, estou empregando apenas ogival standard. O cano é muito curto para acelerar o projétil de modo a expandir (mesmo para os padrões do .380 ACP), e as versões +P tornam a arma difícil de controlar.

Além disso, como se trata de um projeto dos anos 30, o próprio manual da arma só garante confiabilidade plena com munição standard e de fábrica. E eu nunca me arrependi de ter seguido o manual de instruções das armas...

CleitonRodrigues
Mensagens: 14
Registrado em: 16 Jul 2018, 10:43

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por CleitonRodrigues »

Os ultimos estudos causam uma certa controvérsia devido os resultados... Pois alguns autores afirmam que os calibres .380, 9 mm, .40 sao similares nos resultados em tiroteios... Ainda tem o fato de o próprio FBI, apos ter verificado a ineficácia do .40 aconselhar os agentes a rertornarem a usar o 9mm. Agora trazendo para a nossa realidade onde em defesa quando analisamos os vídeos de revides.... geralmente quem esta se defendendo geralmente quando atira, ou ja levou tiro ou esta em movimento... Isso leva a pensar que calibres que me dão um controle melhor do recuo... mais precisão... .380 , mais barato para treinar, munição mais acessível.. em fim ... Essas variaveis me levaram a utilizar o .380 como uso velado (apesar de fazer parte da segurança publica de meu estado e ter a esso a calibres restritos) ... MAS DEIXO BEM CLARO QUE CADA UM DEVIA TER LIBERDADE PARA USAR O CALIBRE QUE ACHAR MELHOR, O que nao acontece no brasil.

CleitonRodrigues
Mensagens: 14
Registrado em: 16 Jul 2018, 10:43

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por CleitonRodrigues »

Ogival +P ... Devido as demais fabricadas pela cbc com outras características apresentarem comportamento erratico.

CleitonRodrigues
Mensagens: 14
Registrado em: 16 Jul 2018, 10:43

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por CleitonRodrigues »

Baseado em pesquisas recente sobre o famigerado poder de parada e o comportamento errático da Expansivas fabricadas pela, prefiro a +P ogival 95... vai onde colocar ...

p4p4charl1e
Mensagens: 19
Registrado em: 18 Jul 2018, 10:05

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por p4p4charl1e »

CleitonRodrigues escreveu:Ogival +P ... Devido as demais fabricadas pela cbc com outras características apresentarem comportamento erratico.
falou tudo, melhor opção é ogival +p... o resto só é bonito em gelatina balística, ou seja, marketing...

JPP_atirador
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Set 2018, 11:47

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por JPP_atirador »

Galeguinho2002 escreveu:Eu utilizo a Expo +P de 95 grains. É a antiga Silver Point. Tem uma penetracao melhor que a Gold Hex e transfere toda energia cinética para o agressor.
No nosso mercado nacional essa é a melhor mesmo, mais equilibrada, a gold tem pouca penetração e a ogival menos incapacitação/cavidade permanente/hemorragia, se não atingir um órgão vital, então a EXPO é o meio termo.

Galeguinho2002
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Ago 2017, 09:28

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por Galeguinho2002 »

Vi hoje no site da CBC que está em homologação no exército a munição .380 Auto +P Bonded.
Tem a mesma energia da Gold Hex e da Expo +P, no entanto a tecnologia Bonded permite expansão do projétil sem fragmentação.
Acredito que seja uma excelente munição de defesa.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por moliternoga »

Mesmo as bonded ainda prefiro ficar com as ogivais, ainda mais em .380acp que as chances de não penetrar o suficiente para atingir órgãos é maior. Ao meu ver os projéteis expansivos não trazem muita vantagem em relação aos fmj.

ivandl
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Jun 2017, 22:25

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por ivandl »

quanto vcs estão pagando nas ogivais?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por moliternoga »

Na cartela com 10 de ogival +p paguei da última vez 75 reais. Gira em torno disso o valor.

Galeguinho2002
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Ago 2017, 09:28

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por Galeguinho2002 »

moliternoga escreveu:Mesmo as bonded ainda prefiro ficar com as ogivais, ainda mais em .380acp que as chances de não penetrar o suficiente para atingir órgãos é maior. Ao meu ver os projéteis expansivos não trazem muita vantagem em relação aos fmj.
Fiquei bem empolgado com a tabela balística da Bonded. Além da tecnologia, o projétil de 90 grains está atingindo 334 m/s. Isso dá 325 Joules de energia.

leandrob
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Out 2018, 22:11

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por leandrob »

Sou iniciante no mundo das armas e lendo bastante sobre tudo, mas como médico anestesista posso afirmar que as balas ocas fazem um estrago bem superior as ogivais. Não encontrei dados da violência comparando letalidade na prática de ambas munições, com isso minha opinião não tem evidencia suficiente pois precisaria dos dados de óbitos no local, mas os que chegam vivos no hospital, é de chorar pegar os pacientes baleados com munições ponta oca!!!

Avatar do usuário
Phantom
Mensagens: 82
Registrado em: 21 Set 2018, 15:47
Localização: MG

Re: Qual a melhor munição para defesa na 380?

Mensagem por Phantom »

"quanto vcs estão pagando nas ogivais?"

Boa tarde. Ontem mesmo paguei R$ 67,00 em uma cartela (blister) padrão de 10 unidades na ogival +p. Isso no interior de MG.
Behind this mask there is more than just flesh. Beneath this mask there is an idea... and ideas are bulletproof

Responder