Uso de luneta e mira laser

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Uso de luneta e mira laser

Mensagem por Casagrande »

Boa tarde!
Amigos estou com uma duvida, talvez alguém possa me ajudar.
Comprei uma carabina de pressão 5.5, estou vendo para compra uma luneta e uma mira laser para equipa-la, fiquei muito interessado na lunetas Titan Tactical 3-9x40 ( acho que tem qualidade ), mas como diz o Art.16 não é permitido mira laser nem luneta com o aumento igual ou superior a 6x36 ( Art.16 Descrito logo a baixo ).
Se for abordado pelo policia e tiver a Nota Fiscal da carabina, e estes acessórios oque pode ocorrer?

CAPÍTULO III
PRODUTOS CONTROLADOS DE USO RESTRITO E PERMITIDO
Art. 16. São de uso restrito:
XVII - dispositivos ópticos de pontaria com aumento igual ou maior que seis vezes ou diâmetro da objetiva igual ou maior que trinta e seis milímetros;
XVIII - dispositivos de pontaria que empregam luz ou outro meio de marcar o alvo;

Avatar do usuário
Vitinho
Mensagens: 79
Registrado em: 01 Jan 2015, 00:29
Localização: Itaipava - RJ

Re: Uso de luneta e mira laser

Mensagem por Vitinho »

Casagrande, esse equipamento é considerado de uso restrito e requer autorização do Exército, você precisará ter CR, solicitar autorização e apostilar esse equipamento, do contrario estará ilegal e pela lei portar um equipamento desse, é o mesmo que portar uma arma de fogo sem autorização... pena é de reclusão de 3 a 6 anos e multa. Pelo menos é isso que diz a lei, se na prática funciona dessa maneira... não sei... acredito que sim... infelizmente vivemos em um país opressor que só defende os interesses populistas desse governo de esquerda.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Uso de luneta e mira laser

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Não ande com equipamento deste tipo irregulares!!! Além do prejuízo financeiro a dor de cabeça com a justiça será enorme! E o que o Vitinho expôs acima é fato! Dá pena de reclusão... como réu primário e etc, etc, você não cumprirá pena de reclusão mas cumprirá alguma pena alternativa e terá antecedentes criminais, o que complicará toda a sua vida daí em diante em vários aspectos!

Infelizmente é assim que a banda toca no Brasil!

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Re: Uso de luneta e mira laser

Mensagem por Casagrande »

Então a mira laser nao tem muito oque fazer, mas no caso da luneta se eu tirar as informações contidas nela, lixando o alizando com um sobrado, deixando original, mas sem as informações. É facil do policial calcular a potencia do lunetas, ou tem que mandar pra pericia?

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Uso de luneta e mira laser

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Casagrande, vou te contar de uma experiência desagradável que tive à pouco mais de 6 meses atrás... Eu tenho uma carabina Hatsan HT 125, cal. 5.5 e uma luneta das mais vagabundas encontradas por aí em casas de pesca, com lentes 4X32 mm.

Estava indo para a chácara de um amigo, a carabina e a luneta com nota fiscal! Quando passei na barreira e fui parado na Polícia Rodoviária Estadual o policial queria apreender tudo por causa da luneta! Gastei quase duas horas conversando com ele e o superior responsável para fazer o povo entender que como constava na nota fiscal, a luneta que eu tinha não era produto controlado... Por muito pouco não tive que ir para a Delegacia para resolver com um delegado de plantão!

Então fica a dica, se for comprar, tire o CR e peça autorização e regularize o equipamento para não ter dor de cabeça com pouca coisa!

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Re: Uso de luneta e mira laser

Mensagem por Casagrande »

Pessoal muito obrigado pelas informações e também pela experiência vivida.
Diogo acabei decidindo em comprar uma CBC nitro 1000 5.5, pelo custo benefício. Meu interesse inicia para este esporte era uma CBC 7022, mas como teria que gastar com registro, RC, mensalidade do clube entre outros acabei comprando uma carabina de pressão, a mesma ainda não chegou só fiz a encomenda atrás de uma loja aqui da minha cidade.

LHV
Mensagens: 90
Registrado em: 17 Abr 2015, 21:51

Re: Uso de luneta e mira laser

Mensagem por LHV »

Se for sua primeira carabina de ar ou se quiser boas informaçoes sobre atirar com armas de mola , uma boa dica é o forum carabinas de ar, aprendi muita coisa lá .

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Re: Uso de luneta e mira laser

Mensagem por Casagrande »

Obrigado pela dica LHV. Tem algum fórun mais especifico para me indicar?

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Re: Uso de luneta e mira laser

Mensagem por Casagrande »

Diogo e Vitinho ?

Será que esta luneta do link a baixa pode ser usada legalmente? Pois ela tem de 3 ha 9 x 32.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... m-zoom-_JM

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Uso de luneta e mira laser

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Pode sim Casagrande, só não se esqueça de comprar com nota fiscal com os dados do produto para facilitar a comprovação de que ela não é produto controlado! Boa sorte!

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Re: Uso de luneta e mira laser

Mensagem por Casagrande »

Diogo ? Mas o limite máximo dela é 9 vezes por 32 vezes, e no art. diz igual ou maior que seis vezes ou diâmetro da objetiva igual ou maior que trinta e seis milímetros;
Ele começa com 3 vezes e o máximo é 9 vezes. Se for analisar pelo máximo não da para usar.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Uso de luneta e mira laser

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Casagrande, não tinha observado o detalhe do zoom dela... Fiquei em dúvida agora! O diâmetro da objetiva dela está abaixo do limite mas o zoom chegar a 9X... Sinceramente nesse caso o ideal seria verificar a informação na RM da sua região!

Abraço!

Responder