Cano oitavado ou cano redondo?

Mateus Luiz
Mensagens: 15
Registrado em: 02 Out 2013, 18:21

Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por Mateus Luiz »

Acho que pode ser até uma pergunta meio boba, mas existe alguma diferença significativa entre as carabinas de cano redondo e as de cano oitavado, no caso da Rossi Puma?

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por jardimgj »

Mateus Luiz escreveu:Acho que pode ser até uma pergunta meio boba, mas existe alguma diferença significativa entre as carabinas de cano redondo e as de cano oitavado, no caso da Rossi Puma?
Caro Mateus Luiz
A arma com cano octogonal é mais pesada. Esse peso maior acaba tornando a arma mais estável quando do tiro sem apoio.

RafaelGaucho
Mensagens: 52
Registrado em: 05 Out 2013, 23:40

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por RafaelGaucho »

Mateus Luiz escreveu:Acho que pode ser até uma pergunta meio boba, mas existe alguma diferença significativa entre as carabinas de cano redondo e as de cano oitavado, no caso da Rossi Puma?
Sim, a de cano redondo voce consegue abrir o tubo carregador pela frente e inserir as munições direto no carregador mais rapidamente, e a de cano oitavado só consegue carregar pela janelinha da lateral da culatra da arma uma munição de cada vez. Também a de cano oitavado tem 4 polegadas a mais de cano. Fonte: um familiar meu teve as duas.

Mateus Luiz
Mensagens: 15
Registrado em: 02 Out 2013, 18:21

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por Mateus Luiz »

Então na precisão não muda muita coisa, certo? É que esteticamente eu prefiro a de cano redondo, especificamente a "Saddle Ring". Obrigado pelas respostas!

RafaelGaucho
Mensagens: 52
Registrado em: 05 Out 2013, 23:40

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por RafaelGaucho »

Mateus Luiz escreveu:Então na precisão não muda muita coisa, certo? É que esteticamente eu prefiro a de cano redondo, especificamente a "Saddle Ring". Obrigado pelas respostas!
Mudar deve mudar sim(afinal são 4 polegadas a mais), mas pouca coisa, acredito que no final das contas nao compensa o peso a mais.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por Erick Tamberg »

Eu só escolheria a octogonal para tiro esportivo. Para defesa ou caça, ficaria com a de cano cilíndrico, mais leve e manobrável.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por Rock Shooter »

A de cano octogonal confere maior precisão no tiro esportivo.... se não quiser a arma para uso esportivo, compre com cano cilindrico.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por ELF »

Prezado Atiradores, uma pergunta de iniciante: a munição de revólver 38 é a mesma que eu utilizo na carabina 38?? e no caso do 357 é a mesma coisa?

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por lucsilva »

ELF escreveu:Prezado Atiradores, uma pergunta de iniciante: a munição de revólver 38 é a mesma que eu utilizo na carabina 38?? e no caso do 357 é a mesma coisa?
Amigo ELF, 38 é 38 em qualquer arma que calce 38, certo? Se seu revolver calca 38 SPL, sua carabina também calcará. Já a 357 é um pouquinho mais comprida, quando inserida no tambor do revolver ela raspa no cano, impossibilitando de fechar. Na carabina ela até vai, mas há perigo de engasgar. Outro perigo é usar constantemente o 357 em um revolver ou carabina 38, devido ao alto poder de fogo deste calibre, podendo danificar sua arma e te machucar!
Luciano Silva

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por Aspirina »

lucsilva escreveu: Amigo ELF, 38 é 38 em qualquer arma que calce 38, certo? Se seu revolver calca 38 SPL, sua carabina também calcará.
...
Correto!
lucsilva escreveu: ...
Já a 357 é um pouquinho mais comprida, quando inserida no tambor do revolver ela raspa no cano, impossibilitando de fechar. Na carabina ela até vai, mas há perigo de engasgar.
...
Na verdade, se você colocar a munição de .357 num revólver .38 ela não vai entrar até o final, portanto, o que vai impedir o fechamento do tambor é a parte de trás da munição que vai ficar saltada para fora, e não a ponta da munição raspando no cano. Já numa Puma, você não consegue fechar a culatra.
lucsilva escreveu: ...
Outro perigo é usar constantemente o 357 em um revolver ou carabina 38, devido ao alto poder de fogo deste calibre, podendo danificar sua arma e te machucar!
Não diria "alto poder de fogo", e sim alta pressão gerada por este calibre quando disparado, o que pode causar ruptura do tambor ou algo pior.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por lucsilva »

Aspirina escreveu: Não diria "alto poder de fogo", e sim alta pressão gerada por este calibre quando disparado, o que pode causar ruptura do tambor ou algo pior.
Aqui eu me expressei mal, valeu a ajuda Aspirina!
Luciano Silva

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por Erick Tamberg »

lucsilva escreveu:
Na verdade, se você colocar a munição de .357 num revólver .38 ela não vai entrar até o final, portanto, o que vai impedir o fechamento do tambor é a parte de trás da munição que vai ficar saltada para fora, e não a ponta da munição raspando no cano. Já numa Puma, você não consegue fechar a culatra.
Cuidado com isso! Na Puma .38 SPL, se a alavanca for forçada (dependendo das tolerâncias mecânicas de cada exemplar), ela pode sim fechar com uma munição .357 Magnum na câmara, às custas de deformações no estojo ou um violentíssimo aumento no "crimp".

andreicmp
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Out 2019, 09:53

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por andreicmp »

Pessoal, bom dia.

No caso de revolver .357, é possível atirar com munição 38 sem problemas. Isto também ocorre na carabina puma (por ser um circuito fechado de carregamento)?

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por Rock Shooter »

andreicmp escreveu:Pessoal, bom dia.

No caso de revolver .357, é possível atirar com munição 38 sem problemas. Isto também ocorre na carabina puma (por ser um circuito fechado de carregamento)?
Sim, é possível... é normal o .38" ser utilizado como munição de treino para armas de calibre .357".
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

Roger
Mensagens: 55
Registrado em: 05 Dez 2018, 21:47

Re: Cano oitavado ou cano redondo?

Mensagem por Roger »

Rock Shooter escreveu:
andreicmp escreveu:Pessoal, bom dia.

No caso de revolver .357, é possível atirar com munição 38 sem problemas. Isto também ocorre na carabina puma (por ser um circuito fechado de carregamento)?
Sim, é possível... é normal o .38" ser utilizado como munição de treino para armas de calibre .357".
Possível é sim, mas com uso eventual. A longo prazo, com o uso frequente de munição .38 em armas .357 pode surgir uma espécie de corrosão no espaço da câmara que fica livre em razão dos cerca de 3mm a menos que o estojo do .38 tem em relação ao .357. Com o tempo, ao usar munição .357, podem surgir problemas com a extração dos estojos. Isso também vale para quem usa muita munição Treina nas suas armas .38. Há vídeos no Youtube explicando isso, recomendo assistir.

Também pensava que comprando uma Puma .357 iria ter uma arma 2 em 1. Após assistir alguns daqueles vídeos, preferi comprar uma Puma .38 com cano de 20 pol e agora estou planejando comprar outra em .357 com cano 24 pol.

Resumindo, se vai atirar frequentemente com .38 compre uma arma, curta ou longa, pra esse calibre.

Responder