QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Arlindo
Mensagens: 60
Registrado em: 25 Nov 2017, 10:38

QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Arlindo »

Pessoal, alguém poderia me indicar a melhor munição 22 da CBC para precisão?
Carabina é a CZ.

Já me falaram que vou ter que ir experimentando, mas como esse processo demanda custos, pois terei que comprar vários tipos.

Dessa forma, se alguém já usa e sabe que funciona bem, por favor me indique !

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Erick Tamberg »

A própria CBC importou lotes de munição da Eley por volta do ano 2000. Ou seja, reconhece que não fabrica munições "match grade".

As duas marcas mais utilizadas por atletas que atiram com esse calibre são Eley e Lapua. Algumas Federações fazem importação regular dessas munições.

Arlindo
Mensagens: 60
Registrado em: 25 Nov 2017, 10:38

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Arlindo »

Mas é dentre os modelos da CBC qual seria a melhor opção?

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Erick Tamberg »

Teoricamente, seria a série Precision.

Entre o final dos anos 90 e começo dos 2000, quando a caixa de munição .22 era cinza e roxa, havia uma versão chamada Practice. Na época era a melhor.

Arlindo
Mensagens: 60
Registrado em: 25 Nov 2017, 10:38

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Arlindo »

Erick, na tabela da CBC consta essa que você falou:

* CART. CBC22 LR CHOG 40GR PRECISION (PRATICE)

Então creio que ainda tem dela!

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por moliternoga »

Infelizmente tem que ir testando as opções e ver qual agrupa melhor com a sua arma. A teoria seria que as precision tivessem fossem as melhores mas na prática não ocorre assim. Já vi gente dizendo que as subsonicas eram melhores em suas armas, para outros as hyper agrupavam melhor. O certo é achar qual vai melhor.

Arlindo
Mensagens: 60
Registrado em: 25 Nov 2017, 10:38

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Arlindo »

Moliternoga,
Hoje dei uns dez tiros a 25 metros, apoiado com luneta, usei a Satandard CHOG (a mais básica), e praticamente um dentro do outro.

Usei aquele alvo de banchrest, pegou todos bem no centro.

Se continuar assim, não vou nem perder tempo com outra, acho que a minha carabina gosta desse modelo.

Mas,....vou testar mais com essa pra ter certeza.

Muito obrigado pela dica!

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por moliternoga »

A ideia é essa. Vai testando aos poucos até chegar em um consenso qual a melhor para sua arma. O lado bom que é. 22lr e as munições são "baratas" quando comparado com outros calibres. Em questão de arma estando com uma cz está bem, já ajuda bastante. Tem gente que usa as armas da cbc e não acha munição que agrupa ecom nada e tem cbc que agrupa bem.

Avatar do usuário
SRenner4100
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Jun 2018, 13:11

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por SRenner4100 »

Estou usando a Precision no meu CBC 7022 e não tenho do que me queixar.

Pretendo comprar algumas caixas da Hyper Velocity para testar... E também para ter em casa, visto que é a mais apropriada para defesa.
If guns are outlawed, only outlaws will have guns.

Arlindo
Mensagens: 60
Registrado em: 25 Nov 2017, 10:38

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Arlindo »

SRener, essa hyper velocity não achei na tabela da cbc.
Lá tem duas Hiper, sendo:

uma está descrita apenas como HYPER
outra como: HYPER PRECISION
- ambas com ponta de 33 gr

Nunca usei nenhuma, mas acredito que a que é denominada apenas de HYPER, deve ter mais pólvora, mas isso é apenas conjectura de minha parte, não sei se procede esse meu modo de pensar, há que se confirmar com quem tenha mais experiência que eu.
Talvez você mesmo saiba isso melhor que eu.

Avatar do usuário
SRenner4100
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Jun 2018, 13:11

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por SRenner4100 »

Arlindo escreveu:SRener, essa hyper velocity não achei na tabela da cbc.
Lá tem duas Hiper, sendo:

uma está descrita apenas como HYPER
outra como: HYPER PRECISION
- ambas com ponta de 33 gr

Nunca usei nenhuma, mas acredito que a que é denominada apenas de HYPER, deve ter mais pólvora, mas isso é apenas conjectura de minha parte, não sei se procede esse meu modo de pensar, há que se confirmar com quem tenha mais experiência que eu.
Talvez você mesmo saiba isso melhor que eu.
Você está certo Arlindo!

Não sei de onde tirei velocity ahahaha :lol:

Ambas são Hyper. Mas são as munições com mais velocidade e maior energia em joules... Inclusive se equivalendo ao .38SPL CHOG (em armas com cano de 24'', na saída do cano), por isso a recomendação para a defesa pessoal. Acredito que ela tenha mais carga também, mas não tenho certeza...
If guns are outlawed, only outlaws will have guns.

Avatar do usuário
SRenner4100
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Jun 2018, 13:11

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por SRenner4100 »

Algumas informações interessantes da própria CBC quanto à munição .22, acho que esclarece muitas dúvidas:

http://www.cbc.com.br/upload/informativos/7.pdf

Agora, na prática, não tenho experiência suficiente para opinar...
If guns are outlawed, only outlaws will have guns.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por raubvogel »

Sempre pensei que subsonico era mais acurada ate 100m. Nao sei o que estao usando para 300m, mas fui dito que municoes precisas a 25m podem ser porcaria em 100, e minicoes terrivels a 25-50 m, podem ser perfeitas a 100-150m.

Entao, a melhor resposta da pergunta original e "depende."

O que eu sei e que me disseram para medir todas os cartuchos (e balas) num pacote e separar pelas dimensoes.

Aquila (Mexico) e comparavel a Elley mas nao sei se e facil econtrar.

Arlindo
Mensagens: 60
Registrado em: 25 Nov 2017, 10:38

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Arlindo »

Raubvoguel, suas informações são muito boas, faz muito sentido.
Também acredito que a melhor maneira de se encontrar a munição correta, será na base dos testes em várias distâncias.

Criar uma carteira de tiro com anotações de acordo com a munição usada e resultado obtido.

Dessa forma, dependendo do objetivo do dia, a gente se adequa à munição mais apropriada .

SouAtirador
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Abr 2019, 16:00

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por SouAtirador »

Tarde, mas cheguei.

Veja se esse vídeo ajuda.

https://www.youtube.com/watch?v=mdHBMTnmkOY&t=1s

Arlindo
Mensagens: 60
Registrado em: 25 Nov 2017, 10:38

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Arlindo »

Legal, bom teste, parabéns!

hugohc
Mensagens: 72
Registrado em: 03 Mai 2018, 19:21

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por hugohc »

SouAtirador escreveu:Tarde, mas cheguei.

Veja se esse vídeo ajuda.
Vídeo bem feito. Foi assim mesmo que minha 8122 se comportou com munição CBC.
Porém, já acrescento que o problema é na munição sim e também na precision, seja ela qual for a usada o resultado não é muito diferente.

Discordo de que é possível pegar o primeiro lugar na mira aberta, rifle 22, com munição CBC na categoria AA. Porque o erro da munição vai se agravar, podendo somar ou mesmo multiplicar com a variável de posicionamento sem apoio. Dessa forma, na competição, sairão tiros "voadores" muito piores que resultarão na perda de pontos preciosos.

Na prova Benchrest é que percebi a grande diferença de arma e munição. Ao meu lado havia uma pessoa com uma Anschutz, com um super apoio e munição Eley... 2 erros (no 9), vários na mosca (tiro totalmente sobre o 10). Por sempre tentar eu me inscrevi e meus pontos ficaram abaixo do mensurável.

Mesmo assim, estou satisfeito com a arma. Não da para comparar equipamento de mais de 20000 reais com um de 2000 (incluso luneta CBC 4x32) e com munição de 200 reais a contra 36 reais a caixa.
Contudo, penso que a má qualidade, principalmente da munição CBC 22 lr, é da falta de concorrência no mercado. Para quem prestar atenção na munição 22 CBC, as pontas vem tortas, meio soltas etc etc.

Arlindo
Mensagens: 60
Registrado em: 25 Nov 2017, 10:38

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Arlindo »

É verdade mesmo amigo, com a munição CBC a gente dá 10 tiros, dos quais uns 2 são excelentes, uns 4 são bons, 2 mais ou menos e sempre tem uns 2 vai acertar lá na casa do chapéu!

É foda!

A gente até participa dos campeonatos, mas sem grandes pretensões, porque se for pra tentar ficar campeão, vai passar raiva, pois os caras que conseguem atirar com munição Eley já sai na vantagem e se a arma for das melhores então, aí que não tem jeito mesmo!

Mas vale a diversão, eu sei que não dá pra fazer muito sucesso, mas vale a farra! kkkkkk

Abraço à todos e bons tiros!

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por raubvogel »

O maior problema com .22 é munição pois voce não pode recarregar. No meu rifle, indo de munição fuleira para algo melhor fez eu ir de botar todos os buracos no papel à 25m dentro de um quadrado de 2cm de lado quase todos os tempos para ficar todo os buracos tocando e muitas vezes usando um buraco para 2-3 balas.

O que é ridiculo é que a CBC é uma das mairos companhias de cartuchos do mundo (https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia ... _Cartuchos), sendo dona da Magtech, MEN (Metallwerk Elisenhütte Nassau), e Sellier & Bellot. Logo, não tem desculpa de "ser Brasileira" para fazer porcaria. Ok, magetch não é o que voce diria alta qualidade mas muita gente respeita S&B e MEN.

Arlino, como eu disse antes, voce separou a munição em grupos baseados em diametro, comprimento, e peso?

SouAtirador
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Abr 2019, 16:00

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por SouAtirador »

Confirmado!!!
CBC está vendendo munição Eley 22 LR, tem no site da CBC.

Arlindo
Mensagens: 60
Registrado em: 25 Nov 2017, 10:38

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Arlindo »

SouAtirador escreveu:Confirmado!!!
CBC está vendendo munição Eley 22 LR, tem no site da CBC.
É......realmente tem, eu também vi lá, mas...quandon...vi o preço e quase desanimei denovo kkkk
TEM DOIS TIPOS QUE DEVEM SER PROPRIAS PRA RIFLE, AS DEMAIS SÃO PRA POSTOLAS:
Cartela com 150 de .22 TENEX = 403,80 + 10% do clube = 444,18
Cartela com 150 de .22 MATCH = 298,86 + 10% do clube = 328,74

Pode ser excelente, nao nego isso e pra quem pode $$$, eu recomendo!

Mas,..... com a quantidade que eu atiro, (media de 100 disparos por semana, - Pra mim não dá, vou ficar na cbc precision mesmo que sai 38 a caixinha com 50
E 150 unidades dá 118,00 - bem abaixo e contínuo divertindo.

SouAtirador
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Abr 2019, 16:00

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por SouAtirador »

Concordo poderia ser mais barata.

Para tentar melhor minha pontuação estou comprando uma balança de precisão de 20g a 0,001g para pesar as munições, quem sabe consigo melhorar minha pontuação nas provas sem gastar muito.

Mas acredito que em breve, teremos mais opções e mais baratas.

Arlindo
Mensagens: 60
Registrado em: 25 Nov 2017, 10:38

Re: QUAL MELHOR MUNIÇÃO 22 PARA PRECISÃO?

Mensagem por Arlindo »

SouAtirador escreveu:Concordo poderia ser mais barata.

Para tentar melhor minha pontuação estou comprando uma balança de precisão de 20g a 0,001g para pesar as munições, quem sabe consigo melhorar minha pontuação nas provas sem gastar muito.

Mas acredito que em breve, teremos mais opções e mais baratas.
Que os anjos digam amém! Kkkkk

Responder