Dispositivos de Segurança

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Dispositivos de Segurança

Mensagem por jardimgj »

Olá a todos do fórum.

Acabei de enviar um tópico sobre precisão de canos curtos no título "Balística" e ao final citei as pistolas SC da Imbel. Vai daí que lembrei-me sobre alguns comentários, com os quais não concordo, dos sistemas de segurança destas pistolas feitas no Brasil e que são cópias do modelo Browning 1911.
Este projeto (1911) foi disseminado pelo mundo pela Colt Firearms. Já nasceu com as seguranças da tecla de empunhadura e manual. Aos modelos denominados "80" foi acrescentado a segurança de percussor.
Os dois primeiros são segurança de armadilha, ou seja impedem que o martelo vá a frente e impacte o percussor. A segurança de percussor não se refere a segurança de armadilha. É um sistema passivo que trava o movimento involuntário à frente por movimento inercial. São coisas que agem de modo diferente e são igualmente necessárias. A Colt a adotou para evitar disparos acidentais por queda. Desde então isto não mais acontece com as armas daquele produtor.
Inteligentemente a Imbel, copiou também este sistema de segurança. Além disso inovou ao introduzir e refinar o sistema ADC. Este por si só passou a viabilizar o porte diuturno por parte dos agentes da lei e cidadãos pois pode-se, com segurança, portar a arma carregada e travada e pô-la, se necessário, em pronto uso. A utilização dos modelos antigos de "carregada e travada com cão armado" era utilizada pelos órgãos policiais e alguns aficcionados norte americanos, visando substituir a ação dupla ausente. Esta arma ou qualquer arma curta (de porte) é utilizada como segunda arma do combatente. A primeira é o fuzil ou carabina. Neste uso é mais apoio psicológico e o combatente sempre terá tempo para sacá-la e prepara-se para o uso da pistola como último recurso. Isto não acontece com o policial e cidadão que vai se defender da marginália no dia a dia em nossas metrópolis.
Para terminar lhes digo que, visando porte, optei pelo calibre .40 S&W na Imbel SC MD2 pelo fato de, além de ter segurança de percussor, ter disponível o sistema ADC plenamente funcional e confiável. Antes desses fatores, para mim, a Imbel nunca foi uma opção.

Responder