CR ou CAC?

Caio Souza
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Jun 2015, 16:05

CR ou CAC?

Mensagem por Caio Souza »

Boa tarde pessoal,

Gostaria de um informação que para mim é crucial.

Sempre gostei de tiro, mas não possuo uma arma de fogo (obviamente não tenho CR) - pretendo visitar stands para dar alguns tiros e ver se tomo o gosto pela coisa. Mas como vocês bem sabem não é um esporte dos mais baratos... por isso não sei se conseguiria manter uma assiduidade satisfatória para seguir no esporte...

Como gosto de armas estou decidido a adquirir uma (mesmo que apenas CR para mantê-la em casa). Assim, gostaria de saber se o processo de obter o CAC é mais fácil/rápido para quem já possuí uma arma registrada (CR) ou se vale mais a pena já investir diretamente no CAC...

Aguardo suas considerações!

Ricardo A.I
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Jan 2015, 19:32

Re: CR ou CAC?

Mensagem por Ricardo A.I »

Minha visão hoje é; tem vontade de atirar? filie-se a um clube e use os equipamentos fornecidos pelo mesmo,pois é menos burocrático e mais comodo,mas se ainda assim você ficar viciado por conta do cheiro de pólvora e pela adrenalina,somado ao auto controle que você precisará treinar bastante vai em frente e seja feliz,mas pode praticar ainda mais o auto controle e paciência de monge budista...
o auto controle será para você não perder a cabeça quando achar que estão te tratando como bandido e a paciência é pelo fato de ficar na dependência da averiguação de documentos de um,assinatura de outro,liberação de mais outro e por aí vai...geralmente demora em média(com sorte) uns 6 meses e se for para adquirir seu próprio armamento vc levará o mesmo tempo e não se esqueça que precisa primeiro do CR para depois entrar com o processo de autorização...Ah! os preços são os mais diversos,pois depende muito do despachante,da filiação,psicologo...e por aí vai...mas prepara o bolso,pois a nível de Brasil, é um esporte caríssimo .
CAC(não sei até qdo) 2ªRM.....

Avatar do usuário
renato23
Mensagens: 102
Registrado em: 02 Mai 2015, 22:52

Re: CR ou CAC?

Mensagem por renato23 »

Amigo, você tá fazendo uma grande confusão. Procure aqui mesmo no fórum e entenderá melhor como funcionam os registros. Segue um breve resumo:

As armas no Brasil são obrigatoriamente registradas no SINARM (Controlado pela Policia Federal) OU no SIGMA (Controlado pelo Exército). Entendido isso, vamos à algumas questões

CR = Certificado de Registro = Documento que atesta que um cidadão idôneo está registrado no Exército para pratica de atividades com Produtos Controlados, como por exemplo, o tiro esportivo.

CAC = Caçador, Atirador e Colecionador = Uma caracterização que o exército dá aos cidadãos que já possuem o CR.

Assim:
- Armas registradas no SINARM são atreladas a um ENDEREÇO, e necessitam de uma Guia de Tráfego para ser deslocada a qualquer outro lugar (seja a um armeiro para limpeza e manutenção ou a um stand de tiro para prática). A não ser, claro, que você possua o registro de PORTE, mas não vou entrar nesse mérito.

- Armas registradas no SIGMA são atreladas ao seu CR, e o exército emite uma Guia de Tráfego para a arma ser deslocada da sua residência até o local onde pratica o tiro (No caso dos atiradores e caçadores, colecionadores não tem tanta flexibilidade). A arma deverá ser transportada desmuniciada.

Vale frisar que armas registradas no SINARM tem como objetivo único DEFESA PESSOAL E PATRIMÔNIAL, bem como as armas registrados no SIGMA tem como objetivo único PRÁTICA DE ESPORTES, COLEÇÃO e CAÇA.

Então, antes de mais nada, decida qual o uso que você quer dar a arma e assim saberá em qual sistema se enquadrará. Pesquise aqui no fórum inclusive uma discussão sobre "utilização de arma do sigma para defesa".

Boa sorte e não desista. Exerça o seu direito!
"Se vis pacem, para bellum"

Alson Rodrigues
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Jul 2015, 00:14

Re: CR ou CAC?

Mensagem por Alson Rodrigues »

Prezados,
Lendo alguns fóruns sobre a obrigatoriedade que agora se faz para a obtenção do CR para armas de pressão, como se filiar a um clube de tiro, encontrei um excelente material que agora compartilho com vocês:

http://www.qgairsoft.com.br/blog/voce-s ... -e-ilegal/

É de fato interessante e nos faz pensar em toda a legislação aplicada a quem pratica tiro desportivo não habitualmente.

fernandorolimsilva
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Ago 2015, 01:44

Re: CR ou CAC?

Mensagem por fernandorolimsilva »

Uma dúvida. Sei que se eu tirar registrar pela Polícia Federal, posso usar para a defesa em casa. E, se pelo Exército (CAC), posso transportar e ir para o estande de tiro.

Eu gostaria de ter os dois. Só que uma arma só pode ser para um fim. O que fazer? Comprar duas e registrar cada uma em um deles? A mesma pessoa (eu) pode fazer isso?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: CR ou CAC?

Mensagem por variedades »

Primeiro compra pela PF, mantém em casa, faz o CR, transfere a arma da PF para o Exército.

Avatar do usuário
renato23
Mensagens: 102
Registrado em: 02 Mai 2015, 22:52

Re: CR ou CAC?

Mensagem por renato23 »

variedades escreveu:Primeiro compra pela PF, mantém em casa, faz o CR, transfere a arma da PF para o Exército.
No caso do apostilamento de arma do Sinarm no Sigma a pessoa mantém os dois registros? Já li uma discussão uma vez sobre o assunto, mas não chegaram a um consenso.
"Se vis pacem, para bellum"

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: CR ou CAC?

Mensagem por variedades »

Transfere para o Exército.

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: CR ou CAC?

Mensagem por flavio380 »


Responder