Dúvida rj

warfiction
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jan 2016, 00:20

Dúvida rj

Mensagem por warfiction »

Primeiramente uma boa noite a todos, após 12 anos de espera decidi hoje que irei tentar obter minha primeira arma de fogo. Após ler muito sobre tudo, em diversos sites e nesse fórum, me resta uma preocupação!
Pelo que andei observando a grande maioria que consegue obter deferimento é natural de goiana, são paulo etc, Porém li poucos ''testemunhos'' de deferimento no Rio de Janeiro (Rj) , gostaria de ter uma ideia de quantos por aqui tentaram e conseguiram, e se alguém tem algum dica, observação a ser feita.

agradeço a todos antecipadamente.

Avatar do usuário
Vitinho
Mensagens: 79
Registrado em: 01 Jan 2015, 00:29
Localização: Itaipava - RJ

Re: Dúvida rj

Mensagem por Vitinho »

E tentei e consegui, moro em Itaipava, a delegacia da PF que rege a minha região é a de Nova Iguaçu, o processo foi protocolado no final de Novembro de 2014 e a autorização saiu no inicio de Janeiro de 2015.
Utilizei um despachante, que me cobrou R$ 300,00 (Achei que valeu a pena demais), além disso, testes Psicológico (150,00) e Tiro (150,00) e as certidões, todas gratuitas... o custo foi de R$ 600,00 + autenticações e reconhecimentos de firma no cartório.
Boa Sorte!

warfiction
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jan 2016, 00:20

Re: Dúvida rj

Mensagem por warfiction »

obrigado cara. bom saber, ja é uma noticia boa de se escutar. creio que em itaipava seja mais tranquilo que na capital né?

Avatar do usuário
Vitinho
Mensagens: 79
Registrado em: 01 Jan 2015, 00:29
Localização: Itaipava - RJ

Re: Dúvida rj

Mensagem por Vitinho »

Nao sei... isso acho que pouco depende de onde mora... até porque não moro em zona rural, então acho que as condições são iguais, o que muda é que a Delegacia da minha região é Nova Iguaçú, a sua é a da Praça Mauá... enfim... isso muda porque são delegados diferentes e no final são eles é que "escolhem" quem pode e quem não pode... mas ter um despachante que já esteja acostumado a fazer naquela delegacia, costuma ajudar um pouco... pelo menos minimiza as chances de indeferimento por nada...

warfiction
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jan 2016, 00:20

Re: Dúvida rj

Mensagem por warfiction »

pode crer realmente vale a pena pegar um despachante por esse motivo!

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvida rj

Mensagem por Raziel »

War, também sou do Rio de Janeiro e pretendo dar entrada no registro esse ano. Cheguei a tirar as primeiras certidões porém devido ao alto custo do processo tive que dar prioridade a aquisição do colete balístico, que no momento é mais urgente. Imagine você que na Rio Certidões tive que ouvir que "pra isso não davam isenção". Ora, se eu sou hipossuficiente eu tenho isenção independente da finalidade da certidão cacete! Ainda não voltei lá para buscar as certidões mas se tiverem indeferido meu pedido vou entrar com um processo cujo dinheiro que eu ganhar irei usar para compra da minha casa própria. Mas problemas a parte, eu também tenho lido poucos relatos sobre aquisição no RJ e isso me preocupa. O pior de tudo é que não sei de NINGUÉM que tenha entrado com Mandado de Segurança pela Defensoria Pública, somente advogado particular, algo fora da minha realidade financeira. Outra coisa que tenho dúvida é a respeito da certidão negativa da justiça militar ESTADUAL. Ouvi dizer que é absolutamente desnecessária, servindo a federal, que pode ser obtida online. Você sabe alguma coisa sobre isso?
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

warfiction
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jan 2016, 00:20

Re: Dúvida rj

Mensagem por warfiction »

Eu sou completamente inexperiente sobre qualquer assunto que se refira a essa parte.

O que pela lógica eu acredito seria que vc precisa de um advogado com experiencia nessa área o que na defensoria pública acho difícil.

uma pergunta que tenho caso você permita, seria o pq vc necessita de um colete e o que seria ser hipossuficiente exatamente?

sobre as certidões infelizmente também sei muito pouco, a unica coisa q sei q vc pode entrar com um pedido de isenção de taxa, sendo assim vc não paga por elas, sendo assim eu não me importaria de das todas as que eles pedem.

Eu estou procurando um despachante para fazer isso para mim, porém todos que esse site indica não me respondem, vou ter que fazer eu mesmo.

warfiction
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jan 2016, 00:20

Re: Dúvida rj

Mensagem por warfiction »


sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: Dúvida rj

Mensagem por sammale »

as certidoes são de graça

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: Dúvida rj

Mensagem por sammale »

as certidoes são de graça
qual seria o alto custo do processo?

warfiction
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jan 2016, 00:20

Re: Dúvida rj

Mensagem por warfiction »

Andei lendo que vc pode pedir a isenção das taxas das certidões negativas(não lembro onde, creio que foi pelo fórum), contudo eles irão cobrar de você, é algo que tem que correr atrás pois eles não falam nada.

o que sai caro e o 1500 reais la do processo em que a federal vai te pedir,a minha pergunta é, se o pedido for indeferido eu perco esse valor?

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Dúvida rj

Mensagem por Alan Rodrigues »

warfiction escreveu:Andei lendo que vc pode pedir a isenção das taxas das certidões negativas(não lembro onde, creio que foi pelo fórum), contudo eles irão cobrar de você, é algo que tem que correr atrás pois eles não falam nada.

o que sai caro e o 1500 reais la do processo em que a federal vai te pedir,a minha pergunta é, se o pedido for indeferido eu perco esse valor?
Esse 1500 seria do que mesmo, despachante?
A federal só solicita o pagamento da taxa se for deferido o pedido. No caso é 60 reais para taxa de registro e 1000 para taxa de porte (parece que essa aí teve aumento para 1552 se não me engano, foi dito por um forisa daqui que conseguiu obter o porte). Caso seja indefinido, não é necessário pagar nada!

warfiction
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jan 2016, 00:20

Re: Dúvida rj

Mensagem por warfiction »

1552 reais e essa taxa de porte q me refiro. não tenhoa menor ideia de quanto um despachante cobraria!

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: Dúvida rj

Mensagem por José Soares »

Agora, no começo do ano, paguei a GRU do processo de RENOVAÇÃO de meu porte.
Valor: 1.522 e alguns centavos.
Aumento de mais cinquenta por cento da vez anterior.

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: Dúvida rj

Mensagem por José Soares »

Corrigindo: R$.1.552 e alguns centavos.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Dúvida rj

Mensagem por Alan Rodrigues »

Corrigindo mais uma vez: a TX de registro de 60 foi para 91,35 e a TX de porte foi de 1000 para 1522,49 segundo site da PF.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Dúvida rj

Mensagem por Alan Rodrigues »

Os desarmentistas já estão achando outra forma de controlar o registro, porte e compra de armas visto que estão prestes a perder com a aprovação da PL3722. Digo porque as taxas de registro e porte já tiveram aumento significativo (52,25% um absurdo!) e os preços das armas também sobem a cada dia, lembro que em junho encontrava a pt 938 inox a vista por 3.000 reais e hoje está por volta dos 4.300 e a tendência é que sofra novo reajuste por esses dias. Quando aprovado o PL ( tenho muita fé nisso) tenho certeza que irão achar outra forma de controlar as vendas no país tais como aumento ainda mais dos impostos pagos sobres as armas. Lembro que comprei uma Glock em julho e na nota especificava o valor do imposto que chegava a 65,10%. Se esse imposto chegar a 100% não vou me surpreender! Esse é nosso Brasil!

warfiction
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jan 2016, 00:20

Re: Dúvida rj

Mensagem por warfiction »

E isso, meu medo era pagar o gru, e eles indeferirem o pedido embolsando minha grana sofrida. Me animou saber q não irei pagar caso indefinido.

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: Dúvida rj

Mensagem por José Soares »

Assiste razão quanto ao valor exato para o porte, conforme informado pelo forista Alan Rodrigues.
Equivoquei, pois não guardei uma cópia da GRU.
Por sua vez, caro Warfiction, fique tranquilo, reforçando o já informado, o pagamento da GRU só deverá ocorrer após o deferimento do pedido de porte pelo delegado e com o respectivo aprovo do Superintendente local.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvida rj

Mensagem por Raziel »

warfiction escreveu:Eu sou completamente inexperiente sobre qualquer assunto que se refira a essa parte.

O que pela lógica eu acredito seria que vc precisa de um advogado com experiencia nessa área o que na defensoria pública acho difícil.

uma pergunta que tenho caso você permita, seria o pq vc necessita de um colete e o que seria ser hipossuficiente exatamente?

sobre as certidões infelizmente também sei muito pouco, a unica coisa q sei q vc pode entrar com um pedido de isenção de taxa, sendo assim vc não paga por elas, sendo assim eu não me importaria de das todas as que eles pedem.

Eu estou procurando um despachante para fazer isso para mim, porém todos que esse site indica não me respondem, vou ter que fazer eu mesmo.
Eu já tive um colete, nível III-A, que uma loja que não trabalha mais com isso me vendeu, sem registro. Eu andava com ele de boa, nem sabia desse lance de registro, inclusive uma vez sofri uma tentativa de assalto na Grajaú-Jacarepaguá na descida pro Grajaú de madrugada que eu, por estar de colete acelerei(e ainda gritei: Vai crackudo! :lol: :lol: :lol: ). Os bandidos não dispararam. Em 2013, perdi esse colete num assalto, e aí deu maior rolo, porque quando fui registrar na delegacia vieram com essa história de registro, e deu maior rolo pra loja também, acredito que seja esse o motivo pelo qual a loja não trabalhe mais com isso. Desde então eu andei desempregado, mas sempre mantive a idéia de voltar a ter um colete um dia, pois acho algo muito útil, não acho que precise haver uma "efetiva necessidade", ele protege você de tomar um tiro nas regiões vitais, algo muito útil. Mas se você quer saber porque considero uma prioridade maior do que a arma de fogo no momento, é o seguinte: Hoje em dia sou GCM, e na corporação temos apenas 10 coletes. Aí você calcula, um vai pro Comandante, outro pro Sub, e o resto é distribuído entre os inspetores, subinspetores e outros "oficiais". O agente se quiser que compre o seu, ou então trabalhe sem!

Hipossuficiente="pobre", ou pessoa que ganhe o suficiente para ser assistida pela Defensoria Pública(4 salários mínimos eu acho). Mas acho esse lance de salários mínimos meio controverso. Se um dia eu estiver ganhando mais do que 4 salários, nem por isso vou ter dinheiro pra pagar advogado particular, certidões e outras coisas, até porque pago pensão alimentícia, etc

Quando as certidões, se você tiver um tempo, dá uma passada lá na Praça Mauá, que eles vão te entregar um Checklist e te explicar tudo direitinho(dependendo do humor do policial :? )

E finalmente, quanto aos despachantes recomendados oficialmente pelo Instituto DEFESA, ei-los:
http://www.defesa.org/como-comprar-uma- ... armamento/
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvida rj

Mensagem por Raziel »

warfiction escreveu:http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/n ... 10412.html


e algo que me deixa preocupado

Notícia antiga, esse delegado já pulou fora da Delearm faz tempo, e outra: quem bota as declarações de efetiva necessidade que aparecem na reportagem está pedindo para ter o pedido negado. Se a pessoa não tiver algo MUITO coerente para escrever, melhor colocar a Declaração Genérica mesmo, e se tiver o pedido e o recurso administrativos negados, partir pro MS.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvida rj

Mensagem por Raziel »

José Soares escreveu:Agora, no começo do ano, paguei a GRU do processo de RENOVAÇÃO de meu porte.
Valor: 1.522 e alguns centavos.
Aumento de mais cinquenta por cento da vez anterior.
José, você é da Segurança Pública ou conseguiu o porte como civil?
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: Dúvida rj

Mensagem por José Soares »

Caro Raziel.

Já fui policial civil por vários anos, no entanto, e infelizmente, a questão da baixa remuneração faz com que inúmeros profissionais dessa área busquem outros caminhos em suas vidas.
Quanto à questão da concessão do porte e respectivas renovações, deferidas ao londo do tempo, se deve ao fato deste subscritor exercer função pública efetiva, nos moldes do artigo dezoito, parágrafo segundo, inciso I, da Instrução Normativa 023/2005 DG/DPF, de 1* de setembro de 2005.

warfiction
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jan 2016, 00:20

Re: Dúvida rj

Mensagem por warfiction »

Rapaziada eu posso entrar com pedido de posse em outro município ou tem que ser de onde eu moro?

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Dúvida rj

Mensagem por Alan Rodrigues »

warfiction escreveu:Rapaziada eu posso entrar com pedido de posse em outro município ou tem que ser de onde eu moro?
Tem que ser onde VC reside. Poderia até dá entrada em outra cidade por achar que seria mais rápido e facil se tiver um comprovante de outra localidade ou alguém que faça a declaração que VC reside lá e quando sair o registro VC solicitaria somente a mudança de domicílio e guarda do armamento. Mais aí seria mais complicado ter que se deslocar para resolver tudo em outra cidade!

Responder