aquisição do cr

fabio2944
Mensagens: 21
Registrado em: 09 Jul 2015, 18:11

aquisição do cr

Mensagem por fabio2944 »

é dificil emitir i CR ou CAC , sou novato,,não tenho arma, nem porte...novato de tudo..
estou tentando tirar minha primeira pela PF, mas aguardando autorização ainda

O CAC É MELHOE, JÁ É TUDO,

Avatar do usuário
renato23
Mensagens: 102
Registrado em: 02 Mai 2015, 22:52

Re: aquisição do cr

Mensagem por renato23 »

Amigo, você está fazendo uma grande confusão. Sugiro que pesquise melhor sobre o assunto, aqui mesmo no fórum você encontrará muita informação. De qualquer forma, segue um breve resumo:

As armas no Brasil são obrigatoriamente registradas no SINARM (Controlado pela Policia Federal) OU no SIGMA (Controlado pelo Exército). Entendido isso, vamos à alguns conceitos:

CR = Certificado de Registro = Documento que atesta que um cidadão idôneo está registrado no Exército para pratica de atividades com Produtos Controlados, como por exemplo, o tiro esportivo.

CAC = Caçador, Atirador e Colecionador = Uma caracterização que o exército dá aos cidadãos que já possuem o CR.

Assim:
- Armas registradas no SINARM são atreladas a um ENDEREÇO, e necessitam de uma Guia de Tráfego para ser deslocada a qualquer outro lugar (seja a um armeiro para limpeza e manutenção ou a um stand de tiro para prática). A não ser, claro, que você possua o registro de PORTE, mas não vou entrar nesse mérito por ser praticamente impossível atualmente.

- Armas registradas no SIGMA são atreladas ao seu CR, e o exército emite uma Guia de Tráfego para a arma ser deslocada da sua residência até o local onde pratica o tiro (No caso dos atiradores e caçadores, colecionadores não tem tanta flexibilidade). A arma deverá ser transportada desmuniciada.

Vale frisar que armas registradas no SINARM tem como objetivo único DEFESA PESSOAL E PATRIMÔNIAL, bem como as armas registrados no SIGMA tem como objetivo único PRÁTICA DE ESPORTES, COLEÇÃO e CAÇA.

Então, antes de mais nada, decida qual o uso que você quer dar a arma e assim saberá em qual sistema se enquadrará.

Quanto as suas perguntas:
- NÃO, não é difícil conseguir o CR, basta cumprir todos os requisitos necessários e ter paciência (os processos costumam ser demorados).
- NÃO, o "CAC" não "JÁ É TUDO". Se você for pego portando uma arma de fogo sem a devida autorização da Polícia Federal estará cometendo um crime e responderá criminalmente por ele.
"Se vis pacem, para bellum"

Responder