Pode mandar Oxidar / Cromar?

Avatar do usuário
Luizlucky
Mensagens: 41
Registrado em: 04 Out 2013, 15:10
Localização: Recife-PE-

Pode mandar Oxidar / Cromar?

Mensagem por Luizlucky »

Caros amigos.

Dentre outras, possuo uma PT 58 HC Plus no sinarm/PF, e como sabemos a qualidade do acabamento das Taurus são sofríveis. Essa arma fica guardada em casa, so que moro a beira mar, e a maresia a corroi mesmo sendo limpada e desmontada semanalmente.

Pois bem, ocorre que de tanto enferrujar, quis caprichar e acabei tirando parte do acabamento oxidado, ficando com cara de velha a arma.

Fiz um orçamento aqui em Recife numa empresa que realiza esses servicos de cromo duro, oxidação em metais diversos.

Dai vem minha duvida, que nem na Superintendência de Recife me tirou:

Posso mudar o acabamento dela de oxidado para cromado? De que precisa pra eu levar ela na oficina? GT?

Por favor me ajudem.
Em busca do tiro perfeito

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Pode mandar Oxidar / Cromar?

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Amigo, até onde eu sei você poderia, com GT, levá-la para um armeiro para refazer o acabamento normalmente desde que seja do mesmo tipo. Agora outro tipo de acabamento não é permitido por alterar as características (visuais) da arma.
Não sei te dizer se existe a possibilidade de solicitar alguma autorização específica na PF para executar as modificações que você pretende fazer e a posterior alteração do registro... Mas nunca ouvi falar de alguém que tenha feito.
Na minha opinião a maneira mais fácil de você descobrir o que se pode ou não fazer, é procurando um armeiro e um despachante de armas, ambos credenciados na PF, pois se alguém souber quais são os procedimentos serão eles!

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraço!

rafaelfsilvax
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Fev 2019, 16:34

Re: Pode mandar Oxidar / Cromar?

Mensagem por rafaelfsilvax »

Olá,

Também estou com essa dúvida. Estou comprando uma imbel md2 já customizada com cromo duro no ferrolho. Muitas pessoas dizem que você estará "ilegal" portando-a devido a ter alterado a originalidade dela que é oxidada. Alguém sabe sobre isso? E se procede a informação, qual procedimento para legalizar?

Obrigado.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Pode mandar Oxidar / Cromar?

Mensagem por moliternoga »

Sinceramente, não vejo problemas na justiça por alterar acabamento da arma pois os números de série serão mantidos, assim como calibre, cano e etc. Acabamento de arma não consta nos registros e cadastros de armas, tanto do sigma quanto sinarm, então não há crime se for pego com uma arma que era oxidada e passou a ser cromada, pintada em cor diferente e etc. É como se trocasse talas de empunhadura, fizesse cortes no ferrolho pra aliviar peso e etc .O que não pode fazer sem autorização é alterar características da arma como calibre, tamanho de cano, tipo de funcionamento, trocar um cano de alma lisa por raiada e etc, aí sim configura crime. O decreto n 5123, de 2004, que regulamenta o estatuto do desarmamento tem muitas informações e complementa o estatuto do desarmamento.

Avatar do usuário
morpheuscps
Mensagens: 48
Registrado em: 01 Jun 2017, 08:17

Re: Pode mandar Oxidar / Cromar?

Mensagem por morpheuscps »

Também desconheço problemas devido a alteração das características estéticas da arma, haja vista que já vi muitas pistolas customizadas de CACs como punhos diferenciados, acabamentos em dourado, todos sem problema algum.

Como o amigo moliternoga disse, desde que mantidos todos os números e características funcionais, não vejo razão de se ter problemas só por alterações estéticas.
CAC 2ª RM
Taurus TS9 9mm | Taurus RT627 .357 Magnum | CBC 7022 .22

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Pode mandar Oxidar / Cromar?

Mensagem por Erick Tamberg »

O que dá pra fazer é informar a alteração do acabamento ao preencher o formulário de renovação de registro. No SINARM consta. Antigamente, até o material da "coronha" constava (era o mesmo campo para armas curtas e longas).

Dudu_AGEPEN
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Fev 2019, 10:53

Re: Pode mandar Oxidar / Cromar?

Mensagem por Dudu_AGEPEN »

Ao meu ver, você só estaria praticando crime se alterasse as características de fogo da arma, isto é, mola, cano, precursor e etc, essa mudança que você pretende não passa de acabamento. Nem na documentação da arma consta.

Vamos pensar no caso prático: você tá trafegando com a sua arma com a devida guia de tráfego e tudo legalizado, o policial te para, você apresenta toda a documentação da arma, respectiva guia e etc, como o policial saberia que a arma foi oxidada e hoje tá cromada? Não tem como.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Pode mandar Oxidar / Cromar?

Mensagem por Erick Tamberg »

Dudu_AGEPEN escreveu: Nem na documentação da arma consta.
Acabamento consta sim.

O mais prático é fazer o serviço perto da data de vencimento do registro (para ficar o menos tempo possível diferente do que consta no documento). Quando da renovação, preencha o formulário com o acabamento novo.

Se perguntarem (dificilmente farão isso), diga que foi apenas uma retificação, e que veio errado no anterior.

Uma vez, fiz esse tipo de correção no raiamento: a Taurus PT-57 S, por exemplo, trazia no manual que o sentido do raiamento era à esquerda, quando, na verdade, é à direita. O dono antigo preencheu "esquerda" no registro (seguindo o manual de instruções da arma) e eu preenchi "direita" na transferência. Recebi o registro corrigido sem questionamentos.

Helson W C
Mensagens: 27
Registrado em: 04 Fev 2017, 17:38

Re: Pode mandar Oxidar / Cromar?

Mensagem por Helson W C »

Saudações a todos!

Existe algum texto de algum ato normativo que proíba ou faça previsão de mudança de acabamento da arma?

Lucas Trum
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Mar 2019, 12:27

Re: Pode mandar Oxidar / Cromar?

Mensagem por Lucas Trum »

Entrei em contato com um armeiro bem conhecido por fazer grandes modificações em armas para ipsc, entre elas principalmente imbel e a grande maioria é feita cromagem
Segundo ele o que conta é a numeração da arma, alterações estéticas não precisam de alterações nos documentos

Helson W C
Mensagens: 27
Registrado em: 04 Fev 2017, 17:38

Re: Pode mandar Oxidar / Cromar?

Mensagem por Helson W C »

Obrigado pela ajuda Lucas!

Bom saber dessa informação.

Acredito que ele saiba o que está falando, mas será que isso também vale para armas de porte, porque as armas de IPSC são normalmente customizadas e usadas apenas em estandes.

Saudações!

Responder