.

james_bond
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Mar 2015, 17:10

.

Mensagem por james_bond »

.
Editado pela última vez por james_bond em 24 Ago 2015, 12:06, em um total de 1 vez.

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: munição 380 ou .38 " envenenada"

Mensagem por joao da silva »

Olá, bom dia.
Apenas uma correção, munição +p+ do 38 special possui projétil 125 grains (ambas as versões silver e gold).
É claro que na recarga voce pode utilizar e testar diferentes configurações de pólvoras, projeteis e cargas mas, o teste deve ser realizado em local seguro e com armas que possuem capacidade para aguentar a sobrecarga.
A nossa legislação prevê um limite, que no 38 special é de 407 joules de energia, e a CBC só chegou nos 389 Joules na gold... uma pena, poderia chegar um pouco mais.
Agora... nas 380, amigo, eu não tenho coragem!!!
Só testaria uma carga quente se fosse numa pistola CZ, Grand Power ou pistola velha que, se quebrar quebrou!
Fui ver a 738 em ação e não tive coragem de atirar com a gold +p!!! imagine então testar uma munição quente!
Resumindo, na minha opinião, se quer algo mais forte, faça seu CR e seja feliz, compre .40, 45, 308win, 357 mag... sem precisar fazer munições quentes!
Não tente mexer com recargas quentes e fora dos padrões se não é engenheiro qualificado ou não possui autorização para isso.
Abraço.

Avatar do usuário
erick.marchel
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Out 2014, 22:49
Localização: Caieiras - SP

Re: munição 380 ou .38 " envenenada"

Mensagem por erick.marchel »

... Resumindo, na minha opinião, se quer algo mais forte, faça seu CR e seja feliz, compre .40, 45, 308win, 357 mag... sem precisar fazer munições quentes!
Não tente mexer com recargas quentes e fora dos padrões se não é engenheiro qualificado ou não possui autorização para isso.
Abraço.
Concordo com o comentário do colega. Não vale a pena arriscar "envenenar" o calibre, compre a arma no calibre mais quente. Inclusive será mais barato. Qualquer pistola taurus no mercado está acima dos R$ 3.000,00, tenho certeza que será possível com esse valor tirar uma .45 Imbel e ainda sobrará um troco para algum acessório.
"Quem vence sem luta, triunfa sem glória!"

james_bond
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Mar 2015, 17:10

Re: munição 380 ou .38 " envenenada"

Mensagem por james_bond »

a questão seria defesa mesmo , comprar uma arma pelo CR não me garante o porte , correto ? vide o caso recente que saiu na midia de um atirador com a arma devidamente registrada no CR que está respondendo porque reagiu a um assalto com a arma calibre 40 do CR .

agora , surte uma duvida , se alguem é policial , e compra a arma através do CR , ele pode portar essa arma ? mesmo sendo do CR ?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: munição 380 ou .38 " envenenada"

Mensagem por variedades »

O policial pode poder somente a arma que consta como sua arma de porte, e não a arma do CR. Mas isso é na teoria, porque na prática quem vai fiscalizar e prender um PM por porte ilegal da arma? Só a Policia Civil, mas isso é raro, mas MUITO raro de ocorrer, se é que algum dia ocorreu.

m2s
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Mar 2014, 01:18

Re: munição 380 ou .38 " envenenada"

Mensagem por m2s »

Não é assim não. Policial, ao menos civil em SP, pode portar qualquer arma que esteja em seu nome desde que tenha o respectivo curso de capacitação técnica.

André Luis Gusmão
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Abr 2015, 20:09

Re: munição 380 ou .38 " envenenada"

Mensagem por André Luis Gusmão »

Tem um outro detalhe que impede o uso de cargas muito quentes em pistolas .380: o sistema de funcionamento

Até onde eu sei as pistolas .380 mais comuns disponíveis no Brasil utilizam o sistema blowback simples, em que a própria mola é responsável por manter a culatra fechado durante o disparo. Quando se utiliza cargas maiores de propelente a pressão excessiva faz a pistola ciclar prematuramente, abrindo a culatra e expulsando gases a alta pressão junto com a cápsula deflagrada, o que pode causar acidentes, além do ruido ser muito maior. Para contornar isso imagino que se deva usar propelente de queima mais rápida ou usar uma mola de maior carga. Foi justamente para contornar esse problema que surgiram os sistemas de atraso de abertura (delayed blowback) ou trancamento de culatra (locked breech).

No caso do .38 a história é outra, pois nesse quesito o revólver é bem mais robusto que a pistola. Só adquirir um revólver que tenha versão em .357 (RT 889), pois até onde eu sei a única diferença entre eles é uma pequena peça no tambor que impede que cartuchos de .357 (mais longos) entrem no tambor do .38 até o fim. O .38 spl originalmente é um calibre que usava pólvora negra, que possui menos energia, por isso a cápsula é tão grande. Com o advento dos propelentes modernos boa parte da cápsula do .38 fica vazia, havendo boa margem pra utilização de cargas bem quentes, a nível de .357 mag. Digo isso baseado no fato de a cápsula do .357 mag ser 3mm mais longa que a do .38 spl somente para impedir de armas em .38 spl calçarem o .357 mag, nada a ver com necessidade de mais volume na cápsula, headspace etc.

Bom, não preciso dizer que algumas (injustas) leis e outros desmandos federais serão violados ao se por em prática algumas das coisas que comentei. Nada tenho a ver com isso, estou apenas compartilhando conhecimento, o que (por enquanto) não é crime.

james_bond
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Mar 2015, 17:10

Re: munição 380 ou .38 " envenenada"

Mensagem por james_bond »

André Luis Gusmão escreveu:Tem um outro detalhe que impede o uso de cargas muito quentes em pistolas .380: o sistema de funcionamento

Até onde eu sei as pistolas .380 mais comuns disponíveis no Brasil utilizam o sistema blowback simples, em que a própria mola é responsável por manter a culatra fechado durante o disparo. Quando se utiliza cargas maiores de propelente a pressão excessiva faz a pistola ciclar prematuramente, abrindo a culatra e expulsando gases a alta pressão junto com a cápsula deflagrada, o que pode causar acidentes, além do ruido ser muito maior. Para contornar isso imagino que se deva usar propelente de queima mais rápida ou usar uma mola de maior carga. Foi justamente para contornar esse problema que surgiram os sistemas de atraso de abertura (delayed blowback) ou trancamento de culatra (locked breech).

No caso do .38 a história é outra, pois nesse quesito o revólver é bem mais robusto que a pistola. Só adquirir um revólver que tenha versão em .357 (RT 889), pois até onde eu sei a única diferença entre eles é uma pequena peça no tambor que impede que cartuchos de .357 (mais longos) entrem no tambor do .38 até o fim. O .38 spl originalmente é um calibre que usava pólvora negra, que possui menos energia, por isso a cápsula é tão grande. Com o advento dos propelentes modernos boa parte da cápsula do .38 fica vazia, havendo boa margem pra utilização de cargas bem quentes, a nível de .357 mag. Digo isso baseado no fato de a cápsula do .357 mag ser 3mm mais longa que a do .38 spl somente para impedir de armas em .38 spl calçarem o .357 mag, nada a ver com necessidade de mais volume na cápsula, headspace etc.

Bom, não preciso dizer que algumas (injustas) leis e outros desmandos federais serão violados ao se por em prática algumas das coisas que comentei. Nada tenho a ver com isso, estou apenas compartilhando conhecimento, o que (por enquanto) não é crime.

e no caso de uma glock ? o sistema de blowback dela tem um basculhamento , sera que daria pra colocar uma carga mais quente ? tipo pra munição atingir uns 400 joules ?

legal esse revolver , conhece alguem que ja fez uma carga mais quente de revolver ? qual polvora usou ? quantos grains ? quanto de energia que o tiro atingiu ?

André Luis Gusmão
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Abr 2015, 20:09

Re: munição 380 ou .38 " envenenada"

Mensagem por André Luis Gusmão »

A G25 usa sistema blowback (inclusive essa é uma das razões de ser proibida nos EUA), impedindo o uso de munições mais fortes sem alterar nada na arma (não sei te dizer o limite). Nos EUA tem a venda uma munição .380 ponta plana que gera uns 400 J (link: http://www.midwayusa.com/product/188768 ... -box-of-20). Problema é fazer essa munição chegar no Brasil


Sobre os revólveres: não sei te dizer quem testou e como foi (atiradores esportivo saberão te informar isso melhor), o que postei antes foi tudo que deduzi baseado na lógica e no fato de o RT 889 ser idêntico ao RT 689 (revólver igual ao RT 889, mas que usa .357 mag), , sendo a única diferença o ressalto nas câmaras presente no RT 889, que impede a munição .357 de entrar totalmente. Talvez haja alguma diferença de material ou processo de fabricação em ambas armas, mas sinceramente duvido, pois o desenho de ambas armas é idêntico e sairia caro ter praticamente outra linha de montagem para uma arma que vende pouco, mesmo que utilize materiais mais baratos (nos EUA, maior mercado da Taurus, .38 spl é coisa de revólver pequeno. O RT 889 só existe porque no Brasil .357 mag é de uso restrito, se não certamente só haveria o RT 689). Por isso tenho quase certeza que a fábrica resolveu apenas adicionar os ressaltos para impedir que o .357 mag seja utilizado, apesar de todo o resto de arma ter resistência suficiente para tal.

Responder