Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Casagrande »

Boa tarde!
Amigos quero iniciar esta magnifico esporta, estou pesquisando para comprar um rifle com o custo mais acessível. Eu achei os modelos da CBC 7022 e 8022, sendo que;
7022 – Semiautomático.
8022 - O rifle Bolt Action possui sistema de repetição por ferrolho.
Nas pesquisas que eu fiz, os clientes do rifle 7022 reclamam na sua precisão, dizem que em uma distancia de 25m tem uma grande variação no disparo.
O modelo 8022 com o sistema por ferrolho, após o disparo tenho que remover a capsula manualmente?
Qual seria a melhor opção? Tem alguma outra marca para me indicar?

Desde já obrigado pela atenção.

Coral
Mensagens: 100
Registrado em: 08 Dez 2014, 13:11
Localização: Criciúma - SC

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Coral »

Amigo, os rifles com melhor precisão sempre serão os com ação por ferrolho manual (bolt action), se você pretende adquirir um rifle com intuito de precisão, compre o 8022.

"O modelo 8022 com o sistema por ferrolho, após o disparo tenho que remover a capsula manualmente?"
A capsula já usada será ejetada com a manobra de abertura do ferrolho e em seguida é inserida uma nova munição na câmara com a manobra de fechamento do ferrolho.

"Tem alguma outra marca para me indicar?"
Os CBC's seriam os rifles de entrada, depois destes você só vai encontrar rifle importados os quais os preços são disparadamente maiores devido a alta carga de impostos praticada.

Segundo informações da CBC, no mês que vem (abril), a CBC estará disponibilizando informações sobre um novo rifle .22lr. Segundo fui informado por ele, seria um rifle de projeto/design diferente do 8022.


Abraço!

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Casagrande »

Coral este novo projeto ficará entre o 8022 e7022, e será que o valor ficará parecido?
Como eu quero este rifle para ‘laser’ e também pra evitar a fadiga, creio que o 7022 seria ha melhor opção pra mim. Assisti alguns vídeos no You tube, aonde o atirador esta mais de 150 metros do alvo, e consegue acertar bem no centro do alvo, através deste vídeo dá para tirar uma ótima conclusão da precisão do rifle 7022, será que o vídeo por realmente verídico?
Desde já muito obrigado Coral!

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por joao da silva »

Olá amigo,
O valor dos 22 é semelhante, custam 800,00 o 7022 e 850,00 o 8022.
Se quiser, tem uma lista de lojas no site: www.foodandfire.blogspot.com.br
Em relação à precisão, são semelhante depois que voce treinar bastante.
A diferença é que no semi automático voce não perde a visada e fica "viciado" na posição do tiro, errando mais no início do treinamento, e na bolt action voce tem que refazer a visada depois da recarga manual, melhorando o tiro consequentemente... igual a espingarda de chumbinho.
Vídeos da internet são legais, dá uma noção boa do equipamento, mas o correto é voce procurar um clube e testar as duas para ajudar na sua escolha.

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Casagrande »

Obrigado pelas dicas João.
Eu moro em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, digamos que eu esteja andando de carro com o rifle no porta-malas, rifle na caixa de transporte, sem munição, sem o pente e sem o silenciador, somente com o rifle com registro, e for abordado pela Policia, qual seria a atitude legal, que o policial poderá tomar?

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Casagrande, na situação que você citou hipoteticamente acima, você poderia ser preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Se e somente se, você tiver conseguido comprar um silenciador este fato constituiria um novo crime, já que este acessório é proibido em território nacional... Apreensão da arma até o fim do processo, e se condenado não sei te dizer o que aconteceria com seus equipamentos mas tenho a sensação que você não os teria de volta...

Transportar arma de fogo sem PORTE, somente se tiver CR com guia de Tráfego.

O policial pode apenas de dar um sabão e te liberar? Pode... mas não deve! Nesse caso seria contar com a sorte e eu não te aconselho a fazer tal coisa. Muita dor de cabeça pra nada!

Veremos outras opiniões!

Abraço.

Coral
Mensagens: 100
Registrado em: 08 Dez 2014, 13:11
Localização: Criciúma - SC

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Coral »

Casagrande escreveu:Coral este novo projeto ficará entre o 8022 e7022, e será que o valor ficará parecido?
Como eu quero este rifle para ‘laser’ e também pra evitar a fadiga, creio que o 7022 seria ha melhor opção pra mim. Assisti alguns vídeos no You tube, aonde o atirador esta mais de 150 metros do alvo, e consegue acertar bem no centro do alvo, através deste vídeo dá para tirar uma ótima conclusão da precisão do rifle 7022, será que o vídeo por realmente verídico?
Desde já muito obrigado Coral!
Amigo, a unica informação que eu recebi da CBC é que será um novo rifle de ferrolho e que provavelmente estarão divulgando maiores detalhes a partir do mês de Abril.
Acertar o tiro no centro de um alvo a 150 metros é possível, mas o que medirá a precisão é a consistência de acertos e o agrupamento desses tiros, isso depende tbm, além da arma, do atirador/luneta/munição...

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Casagrande »

Desde já agradeço a vossa atenção Diogo Pinchemel e Coral, é muito gratificante ter opiniões de pessoas que realmente intendem do assunto.

Diogo Pinchemel, o ruim é que eu morro na cidade (com cerca de 45 mil habitantes), e aqui não tem estande de tiro, usaria o rifle nas areas rurais de conhecidos meus, teria de transportar da minha casa até esta areas.
Se eu for sócio de um clube de tiro ( que tem em Passo Fundo cerca de 50Km ) poderia transportar o rifle sem problema?

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Vamos por partes Casagrande, ao se filiar a um clube de tiro você terá acesso as armas do clube para usar dentro das suas dependências e iniciar a prática do esporte. Ser somente filiado no entanto, não lhe garante o direito de transportar seu rifle...

Para transportar seu rifle será necessário uma guia de tráfego que lhe garantirá o direito de transportar a arma preferencialmente desmontada em primeiro escalão, quando possível mas não obrigatório, com a munição acondicionada em local separado de forma a impedir seu pronto uso.

Agora vem a questão, você pretende registrar esta arma pelo SINARM (PF) ou SIGMA (EXE)?

Pela PF você pode registrar a arma para defesa domiciliar, há então quem diga que é possível tirar guias de trafego pela PF para treinamento em stand ou clube de tiro se conseguir passar pela burocracia necessária para tal... Eu pessoalmente não conheço ninguém que tenha conseguido isso.

Pelo Exército o primeiro passo é solicitar o seu CR, procedimento que pode ser burocrático mas na maioria das vezes da certo. Com o seu CR em mãos você solicitará autorização de compra para o rifle de interesse. Depois de comprado fará o apostilamento no mapa do seu CR e então solicitará guia de tráfego para transportar para o clube de tiro para treino e/ou competições.

No segundo caso vale lembrar que a coisa anda meio nebulosa ainda... com a nova portaria que rege os CAC's pode acontecer de você tero o CR emitido mas não conseguir autorização de compra de imediato.

Enfim espero ter ajudado um pouco apesar de saber que tanta informação junta pode causar alguma confusão... Estamos a disposição no que pudermos ajudar.

Abraço.

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Casagrande »

Diogo, com certeza me ajudou muito, mas me deixou com mais duvidas. Caso ainda possa me ajudar com as seguintes duvidas;
Fui ate uma loja de arma na minha cidade, aonde o vender me venderá um rifle, sendo que antes de retirar o rifle tenho que fazer Teste de tiro (R$180), Teste psicológico (R$120) e após aprovado nestes testes mais R$60 para solicitar a autorização da arma junto a Policia Federal. Isso se refere a SINARM, estou correto?
Este guias de trafego pela PF, tem tempo de duração, digado após conseguir ele eu tenho 48 horas para fazer o transporte, é algo neste sentido?

Referente ao SIGMA, tenho que fazer os mesmo teste SINARM ? Eu achei algo no site referente ao RC (http://www.combatte.com.br/store/produc ... r-%28CR%29), oferecendo o serviço por R$490,00, será que é a mensalidade?
Desde já muito obrigado.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Casagrande, está correto. Refere-se ao SINARM. Neste caso sua arma ficará registrada na PF para defesa pessoal e deve ser sempre mantida no endereço constante no registro da mesma. Após a autorização de compra pela PF sair, você efetuará a compra e a loja vai emitir a nota fiscal que você deverá entregar na PF para a emissão do CRAF (Registro da arma). Isso ainda levará alguns dias... Com o CRAF em mãos você também terá uma guia de tráfego para retirar a arma da loja e levá-la para a sua casa (ou endereço constante no registro) e geralmente essa guia tem um curto período de duração como você disse. Lembrando que esta arma será registrada como arma de defesa e não deverá sair do endereço onde foi registrada sem Guia de Tráfego, o que como eu disse é burocrático e a liberação geralmente é para manutenção em armeiros, eu não conheço ainda quem tenha conseguido uma GT para treinar em stand ou coisa parecida.

Quanto ao SIGMA, você terá que fazer os testes de novo, infelizmente... Pelo menos aqui na minha região eles não aceitam aproveitar os exames para a PF e EXE... Já sobre o serviço que você citou, pelo que entendi estão oferecendo serviço de despachante para auxiliarem na documentação e burocracia junto ao SIGMA para a liberação de CR, mas aquele valor em específico me parece que era somente para renovação. Para solicitação de CR os valores podem ser diferentes...

Por fim, vou te dar uma opinião pessoal... Se fosse EU, não compraria um .22 para registrar pelo SINARM se o intuito fosse entrada no esporte... Mas sugiro um pouco mais de pesquisa sobre o assunto e ouvir outras opiniões!

Abraço!

Coral
Mensagens: 100
Registrado em: 08 Dez 2014, 13:11
Localização: Criciúma - SC

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Coral »

[quote="Quanto ao SIGMA, você terá que fazer os testes de novo, infelizmente... Pelo menos aqui na minha região eles não aceitam aproveitar os exames para a PF e EXE...[/quote]

Diogo, vou fazer meu CR agora e a pessoa que fará para o documento para mim disse que o exame de tiro e psicológico feitos pela aquisição das minhas armas pelo SINARM valem também para o CR, desde que não tenham mais do que 3 anos feitos. Pelo menos é assim aqui na minha região. Abç!

Casagrande
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Mar 2015, 12:27

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Casagrande »

Amigos mais uma vez muito obrigado.

Pelo que eu pesquisei (descrito há baixo com o endereço da pesquisa) tenho que fazer o CR e depois pedir a autorização para o exercito para poder comprar a arma. Mas como eu faço para comprovar que sou Colecionador? E com o SIGMA posso transportar a arma em uma aria pré determina pelo exército sem stress?
Diogo a minha irei é de ter este rifle para uma atividade de laser nos finde semana, pra fazer tiro ao alvo e até derrubar bochas de pinhão, pois como se trata de uma aquisição de baixo valor.


O SIGMA por sua vez também regula o comércio de armas, sendo que as autorizações de compra são realizadas pelo Comando do Exército, assim, o interessado primeiramente deve se habilitar como Colecionador, Atirador ou Caçador, em um processo simplificado regrado pela Portaria nº 05-DLog, de 02 de março de 2005, o qual se inicia com a apresentação de Requerimento ao chefe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados, instruído com certidões de antecedentes criminais e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, cópias de documentos de identidade e comprovante de residência, comprovante de pagamento de taxa de fiscalização e um termo de compromisso devidamente assinado.
De posse do Certificado de Registro – CR, o interessado então solicita autorização ao Exército para a compra da arma de fogo, devendo apresentar também a sua avaliação por psicólogo e a aprovação em prova teórica e prática com armas de fogo, nos mesmos moldes do disposto no SINARM. Com a autorização deferida o cidadão então realiza a compra da arma, devendo formalizar a sua inclusão em seu mapa de armas existente no Exército, sendo o registro expedido válido por três anos.
http://www.conteudojuridico.com.br/arti ... 37141.html

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Diogo, vou fazer meu CR agora e a pessoa que fará para o documento para mim disse que o exame de tiro e psicológico feitos pela aquisição das minhas armas pelo SINARM valem também para o CR, desde que não tenham mais do que 3 anos feitos. Pelo menos é assim aqui na minha região. Abç!

Coral, é bem como você disse mesmo... essas orientações variam muito de região para região! Na verdade consultei o meu despachante e ele me disse que aqui também se aproveita os exames desde que não tenham mais de 90 dias. Essa falta de padronização atrapalha demais principalmente os que estão dando os primeiros passos rumo ao CR. Estou na 11ª RM e você?

Casagrande, você está certo com relação ao processo de compra pelo de armas pelo CR mas, lembra quando eu te disse que o ideal é pesquisar com calma porque estamos vivendo tempos nebulosos? É justamente com relação à aquisição de armas de fogo pelos CAC's que acabaram de tirar o CR...

Dê uma lida nesta nova portaria do EXE que regula as atividades dos CAC's:

https://www.defesa.org/dwp/wp-content/u ... 6Jan15.pdf

Leia a matéria do Instituto defesa completa que facilita o entendimento das dificuldades que estamos enfrentando:

https://www.defesa.org/nova-portaria-pa ... mpressoes/

Depois destas leituras conversaremos mais!

Abraço!

Coral
Mensagens: 100
Registrado em: 08 Dez 2014, 13:11
Localização: Criciúma - SC

Re: Diferença entre os rifles CBC 7022 e 8022

Mensagem por Coral »

Diogo, estou na 5ª RM.

Responder