Carabinas de Pressão. HATSAN X NITRO

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Carabinas de Pressão. HATSAN X NITRO

Mensagem por joao da silva »

Olá colegas,
Ja que o tópico é sobre tiro esportivo. Alguem interessado em carabinas de pressão?
Acho muito interessante a "brincadeira" com as armas de pressão, pelos seguintes motivos: o barulho do tiro não incomoda e o preço dos chumbinhos.
Claro que não é a mesma coisa que atirar com uma .22lr...
Vi no blog do colega que postou sobre a HATSAN HT95. www.foodandfire.blogspot.com.br
Diz que é melhor que as NITROS da CBC.
Alguem com conhecimentos na "área" poderia participar e esclarecer a dúvida?
A Hatsan HT80 ou a HT95 são melhores que as Nitros?
Estou querendo comprar uma para deixar de emprestar dos amigos, rsrsrsrs

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Carabinas de Pressão. HATSAN X NITRO

Mensagem por Diogo Pinchemel »

João, quanto as HT80 e 95 eu não posso dizer nada pois nunca atirei com elas mas eu tenho uma hatsan HT 125 e essa eu posso falar com conhecimento de causa que é muito boa, potente e precisa. Pra mim o único defeito é ser muito pesada. Não lembro o peso exato dela mas atirar por muito tempo em pé e sem apoio é cansativo.

Tenho um amigo morando no MT que abateu um porco de criação (cachação dos grandes) com uma do mesmo modelo, um tiro só sem sofrimento e sem dificuldade... Claro que como era criação o porco estava dentro do chiqueiro e foi a menos de 3 m, mas dá pra ilustrar o poder dela!

O Preço dos chumbinhos é mesmo muito convidativo até se comparado com o preço da munição do .22 LR e a diversão garantida dura muito mais tempo!

Se é melhor que a NITRO, não sei porque nunca atirei com a NITRO, mas a minha aceita luneta e mantém a regulagem de mira por um tempo razoável. Conheço gente que só usa a NITRO com mira aberta e desistiu de luneta porque ela perde precisão em no máximo 5 disparos.

A marca Hatsan é renomeada internacionalmente pela qualidade de seus armamentos, então acho que vale a pena se você quiser investir um pouco mais. Vale ressaltar um detalhe, pelo menos aqui em Goiânia, pelo preço de uma Hatsan HT 125 compra-se um 8022 CBC e sobra uns trocados para a munição... Nesse caso vai depender da finalidade da compra mesmo!

Um Abraço.

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: Carabinas de Pressão. HATSAN X NITRO

Mensagem por joao da silva »

Olá Diogo, obrigado pelas informações.
Estou de olho na HT125... acho que não tem melhor que ela para iniciar no esporte.
É uma pena que as 8022 e 7022 custem menos de 1000,00 reais e uma carabina de pressão boa passe dos 1500,00! Só no Brasil mesmo!
O problema da 22lr é a necessidade de documentação, se somar o valor da carabina mais os docs e as renovações, o valor vai la em cima, SEM CONTAR OS "CONTRAS":
-8022: 1000,00;
-Exames: 300,00;
-Certidões e firmas: 80,00;
-Aguardar 60 dias para a PF dar "ok"
-Renovação a cada 3 anos;
-Só pode atirar no clube ou em área rural se a arma estiver registrada em endereço rural (longe de vizinhos é claro...)
-Transporte só com a GT e se tiver CR;
-Se for fazer CR então: grades, alarmes, cofre...

É MUITO COMPLICADO TER UMA 22lr para o esporte! PQP!
Vou na Hatsan 125 e pronto!

alvorada5
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Jan 2015, 11:05

Re: Carabinas de Pressão. HATSAN X NITRO

Mensagem por alvorada5 »

Eu tive as suas dúvidas e, em 2011, comprei uma Hatsan HT 150 5.5mm. Muito potente, já atirou muito e ainda parece nova.

Apesar disso, hoje eu me arrependo de não ter comprado uma CBC .22, mesmo com toda a burrocracia e custos. A Hatsan é muito pesada, tanto para segurar quanto para armar. Depois de uns 10 tiros o braço começa a doer e a gente já quer parar. Agora, quanto a potência, é muito boa. Essa semana atirei numa estaca de sucupira, em uma cerca, e o chumbinho penetrou 1,5cm (chumbinho Technogun Sonic).

Também tenho uma CBC Montenegro standard, 5.5mm. É um pouco menos potente que a Hatsan, bem mais barata, mas também é dura para armar.

As nitro eu não conheço, mas já li em muitos fóruns que elas não tem precisão e que são perigosas para armar e há casos de disparos acidentais.

Se eu fosse começar hoje, compraria uma Carabina de pressão bem barata e fraca, com chumbinho 4.5, só para brincar, e compraria uma CBC 7022 ou 8022, para tiros no clube. Eu me lembro que na adolescência passava o dia inteiro brincando com uma carabina de pressão e não cansava (não lembro qual, mas devia ser fraca). Com essa eu me divertia muito. Pode ser que a Hatsan 80 seja leve, aí pode ser que compense.

Outra coisa, se pensa em comprar uma Hatsan para defesa, esqueça. Além do tiro não intimidar ninguém, eu não consigo me imaginar me defendendo de alguém tendo que rearmar uma carabina de pressão. Se não tem uma arma de fogo, calibre .380 ou superior, e não tiver outra saída, é preferível uma foice, um facão ou uma boa faca.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Carabinas de Pressão. HATSAN X NITRO

Mensagem por Diogo Pinchemel »

É verdade João, para iniciar no esporte e ter o gosto da coisa vale muito a pena... não vai se arrepender!!!

Responder