Apresentação e perguntas básicas

espinafre
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Fev 2015, 16:26

Apresentação e perguntas básicas

Mensagem por espinafre »

Prezados,

Este é minha primeira mensagem neste fórum, e gostaria de começar me apresentando. Meu nome é José de Paula, sou analista de sistemas, servidor federal civil (não sou policial) e tenho 33 anos. Até hoje eu nunca encostei em uma arma de fogo, mas tenho muito interesse em aprender a atirar e, as condiçõe$ permitindo, adquirir uma arma de mão (estou inclinado para os revólveres) para "brincar" e também para defender minha família.

Sei que em qualquer atividade que se vá fazer, a prática é o que leva à perfeição. Assim, acredito que para se ter uma arma em casa com a finalidade de defesa, deve-se saber usá-la bem, principalmente sob pressão, stress, adrenalina, medo, raiva, asco e demais emoções que um protegido do pessoal do Direito dos Manos suscita ao ameaçar sua família e seu patrimônio.

Como nunca atirei na vida, tenho algumas questões básicas, que o pessoal mais experiente com certeza vai saber responder. Sei que cada calibre tem uma característica diferente de recuo, precisão, poder de parada, poder de fogo (já li sobre isso, é a capacidade de realizar tiros em quantidade e bem agrupados) e, o que mais me interessa no momento, preço. A primeira pergunta, então, é a seguinte: as habilidades adquiridas com uma arma de calibre menos caro (p.ex., .22) são as mesmas para se atirar bem com um calibre mais caro (digamos, um .38)? Em outras palavras, se eu praticar (e muito) com o .22 no clube de tiro, na hora do "pega pra capar" estarei preparado para competir -- e me defender -- com um .38?

Segunda pergunta, qual é o custo médio dessas munições (.38 SPL e .22)? Nos raríssimos sites que informam o preço de munições, vi valores de R$ 6,00 e R$ 7,00 para CADA UMA munição .38; não encontrei valores para calibre .22. O calibre menor é realmente mais barato? Os valores para se atirar em clube são esses mesmo? Se o valor for esse, cada sessão de tiro fica bem cara, não? Pra esvaziar um trezoitão médio, por exemplo, gastaríamos R$ 42, e se eu quiser fazê-lo 4 vezes em uma sessão, lá se vão 160 paus; para praticar semana sim, semana não (duas vezes por mês), é algo em torno de 320 reais por mês. Puxado, hein? Cartuchos recarregados são significativamente mais baratos? O calibre .22 é muito mais barato do que isso?

A terceira e última pergunta por agora (senão fico sem assunto pra postar no fórum, hehehe) é quanto à modalidade mais adequada para o que eu quero: atirar por hobby/esporte, sem pretensão de ser grande atleta, mas com um mínimo de habilidade para não fazer feio no estande e, mais importante, não fazer cagada frente ao perigo real. Já vi que existem várias modalidades de tiros, e aparentemente tantas confederações quantas modalidades. Vi alguns vídeos de Tiro Prático e achei bem interessante, mas e as outras modalidades, como Tiro ao Prato e Tiro Defensivo? Em particular, Tiro Defensivo - Revólver, que é uma modalidade abraçada pela Federação Brasiliense de Tiro Esportivo, que é onde pretendo começar? Presta-se à defesa também? Existem muitos praticantes?

Paro por aqui.

Agradeço as respostas, e um grande abraço a todos.
José de Paula Rodrigues

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Playmobil
Mensagens: 40
Registrado em: 16 Dez 2013, 17:24

Re: Apresentação e perguntas básicas

Mensagem por Playmobil »

Parabéns José pela vontade de se juntar aos bons !!! Hehehe
Vou tentar responder suas duvidas, mas com certeza receberá outros conselhos até melhores que os meus, por isso fica a dica aqui: Mantenha sua mente aberta e tire suas próprias conclusões. É muito você ir em um clube e testar, conversar e tirar suas conclusões antes de comprar sua própria arma.
Treinamento é a coisa mais importante, mais que a própria arma. Treine com 22, com 38, 380, 40, 45 e com uma 12 tb. Atire com armas longas e curtas, procure informações nos foruns, aprenda e pratique. Nas primeiras vezes um amigo mais experiente ou o instrutor do clube vão fazer a diferença para vc aprender o básico e principalmente as regras de segurança. Armas tem diferentes calibres, diferentes sistemas e construções, por isso o tiro com uma ou com outra é sempre diferente. Um 38 com cano de 2" tem um tiro diferente de um 38 com cano de 6", mas todas as armas tem duas coisas em comum: Fazer pontaria e puxar o gatilho. Os gatilhos tem pesos diferentes, as armas empunhaduras diferentes, mas a briga pela precisão, pelo controle vai se sempre a mesma seja com uma PT51 que mal cabe na mão ou com uma desert eagle .50AE que também mal cabe na mão de tão grande.
Custo de munição nova realmente é caro e não deve ser usado para treinamento a não ser que as consiga com valores mais baixos e repasses que as vezes acontecem em competições. O que todo mundo faz é usar munição recarregada pelo próprio atirador ou comprada no clube. Essa munição recarregada vc vai encontrar a mais ou menos 2,00 a unidade. Vale ressaltar que toda munição recarregada que vc comprar, vai ter que usar no clube e devolver os cartuchos, mas vale muito a pena. 2,00 não é barato, mas da para esvaziar o trezoitão vai ficar apenas 12,00. Deixe as munições novas na sua casa para defesa. O 22 é realmente muito mais barato, mesmo a munição original, visto que esta munição não permite a recarga (até existe, mas fica mais caro e difícil do que a original).
Quanto ao esporte, não poderei ajudar muito pois mesmo atirando a muito anos, comecei a competir a pouco. Gosto das modalidades mais dinâmicas como o Tiro Defensivo e o Tiro Pratico. Também gosto das competições com carabina puma. Tiro Defensivo é usado em muitas forças policiais para treinar seus recrutas.
Se vc quer uma dica de como começar, vá a um clube de tiro da sua cidade, faça um cursinho rápido e comece atirando com as armas deles. Volte algumas vezes, teste outras armas, converse com o pessoal e quando menos perceber já estará encaminhado aguardando como todos nós suas licenças, guias e apostilamentos. A grande maioria dos clubes tem serviço de despachante para te auxiliar na papelada.
Espero ter ajudado, mas se tiver mais dúvidas, vai perceber que o pessoal no geral é muito prestativo, principalmente nos foruns.
Se as dúvidas estão desaparecendo, corre para o clube e bons tiros.
Abraço,
Marcelo

espinafre
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Fev 2015, 16:26

Re: Apresentação e perguntas básicas

Mensagem por espinafre »

Muito obrigado pelas dicas, Marcelo,

Vou mesmo procurar um clube de tiro e dar início ao processo. Me indicaram aqui em Brasília uma loja onde se pode, após fazer o curso deles, atirar; vou me informar se esse curso serve como um dos requisitos para cadastro de CAC. Quanto às armas, realmente nada melhor que a prática para conhecê-las melhor e decidir com mais propriedade.

Qual é, afinal, a diferença entre Tiro Prático e Tiro Defensivo? Tiro Prático, eu já vi alguns vídeos e li o artigo do Defesa.org, é bem dinâmico e feito "outdoors". E o Tiro Defensivo, como é? Pode ser praticado no estande fechado, ou é "outdoors" também?

Um abraço, e novamente muito obrigado.
José de Paula Rodrigues

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Apresentação e perguntas básicas

Mensagem por Lucas Parrini »

Seja muito bem vindo, espinafre!

Parabéns por você procurar aprender e treinar, é assim que se constrói uma excelente educação!
Eu achei a resposta do colega Marcelo excelente! Faço minhas as palavras dele.

Boa sorte na luta e bons treinos!

Responder