Rifles em 5.45x39

Pedro Mariano
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Out 2013, 17:18

Rifles em 5.45x39

Mensagem por Pedro Mariano »

Olá a todos. Estava lendo algumas diversas coisas sobre munições e observei algo interessante. Teoricamente(segundo a minha análise), o calibre 5.45x39 está entre os calibres permitidos não-restritos no Brasil.A legislação diz o seguinte:
IV - armas de fogo longas raiadas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia superior a mil libras-pé ou mil trezentos e cinqüenta e cinco Joules e suas munições, como por exemplo, .22-250, .223 Remington, .243 Winchester, .270 Winchester, 7 Mauser, .30-06, .308 Winchester, 7,62 x 39, .357 Magnum, .375 Winchester e .44 Magnum;
O trecho não lista o calibre como restrito/proibido e, segundo site do Wikipédia e o world.guns, a engergia de saída deste calibre é de 1.328 joules, ou seja, dentro do permitido no país.
Munição comum, descrita no decreto, considerei como uma munição com projétil FMJ, no caso o 7n6.
Levando em consideração esta análise, a compra de rifles no calibre soviético seria permitida? Existem diversos Kalashnikovs e AR15 nesse calibre.

Legislação: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3665.htm
Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/5.45%C3%9739mm
World.guns: http://world.guns.ru/ammunition/interme ... ges-e.html

Obrigado a atenção e desculpem se não esqueci de nada presente na legislação.

Coral
Mensagens: 100
Registrado em: 08 Dez 2014, 13:11
Localização: Criciúma - SC

Re: Rifles em 5.45x39

Mensagem por Coral »

Amigo, no caso de munição com a configuração 7N6 a energia de saída do provete fica dentro das especificações para calibre de uso permitido. Mas no caso, o mesmo rifle pode disparar munições com outras configurações que superam 1.355 J, que seria o limite para calibre de uso permitido. Isso não implicaria em este calibre ser de uso restrito?
Francamente esse negocio de calibre restrito e calibre permitido no Brasil é uma palhaçada.

Pedro Mariano
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Out 2013, 17:18

Re: Rifles em 5.45x39

Mensagem por Pedro Mariano »

Concordo, também tenho essa dúvida. Porém, revólveres .38 special também podem disparar munições .38 special +P, as quais têm uma energia de saída de 476 joules(segundo o wikipedia), contra os 407 joules previstos na lei. Creio que a restrição somente se aplicaria a determinado tipo de munição. No caso da 7n6, seria permitida, espero eu.
Ridícula esse conceito de calibre permitido e proibido.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/.38_Special

Abraços.

Coral
Mensagens: 100
Registrado em: 08 Dez 2014, 13:11
Localização: Criciúma - SC

Re: Rifles em 5.45x39

Mensagem por Coral »

Eu não sabia de munições .38 com energia superior ao permitido. Agora também fiquei na dúvida quanta a esse 5.45x39. Mas para este calibre é fácil de se encontrar insumos para importação?

Pedro Mariano
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Out 2013, 17:18

Re: Rifles em 5.45x39

Mensagem por Pedro Mariano »

Infelizmente não sei lhe responder. Não tenho a mínima ideia de como funciona a importação de armas de fogo/munição no Brasil. Pelo menos sites americanos têm uma imensa variedade de armas neste calibre.

André Luis Gusmão
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Abr 2015, 20:09

Re: Rifles em 5.45x39

Mensagem por André Luis Gusmão »

Já sei o que vai acontecer com essa história:

-O pessoal começa a se interessar por armas longas de alma raiada que chegam perto do limite de 1355J, nesse caso o 5.45x39
-O EB bota o 5.45x39 junto com o .30 carbine, argumentando que "são contraindicados para uso além do militar"

A lei é bem clara: uso permitido vai até 1355J, mas o EB vai lá e proíbe arbitrariamente qualquer calibre de arma longa que não seja o .22LR e aquelas coisas que o Clint Eastwood costumava atirar.

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Re: Rifles em 5.45x39

Mensagem por Blademir »

Exatamente o que o André disse.
Vai cair na mesma linha que o '.30'.
No máximo do máximo é liberarem para o uso esportivo.
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

Responder