Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

AgenteW
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Abr 2018, 11:35

Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por AgenteW »

Amigos, atiro com espingardas desde os 6 anos, com as cartucheiras 36, 32 e 12 do meu velho. Certo dia fui ao clube e fiz um teste com uma military 12 e não gostei da ergonomia nem do peso da arma. A cadência dos tiros foi pouco diferente, já que eu treino remuniciamento com a mão fraca do baleiro da coronha para a câmara da monotiro 12 com muita frequência (modestamente, sou muito rápido até mesmo na cartucheira antiga sem extrator automático). Queria comprar uma pump, mas depois de pegá-la em mãos, estou mudando de ideia. Vale mais a pena eu pegar uma pump para defesa residencial, ou uma monotiro que eu já tenho afinidade?

Laercio
Mensagens: 109
Registrado em: 11 Abr 2019, 17:13

Re: Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por Laercio »

AgenteW escreveu:Amigos, atiro com espingardas desde os 6 anos, com as cartucheiras 36, 32 e 12 do meu velho. Certo dia fui ao clube e fiz um teste com uma military 12 e não gostei da ergonomia nem do peso da arma. A cadência dos tiros foi pouco diferente, já que eu treino remuniciamento com a mão fraca do baleiro da coronha para a câmara da monotiro 12 com muita frequência (modestamente, sou muito rápido até mesmo na cartucheira antiga sem extrator automático). Queria comprar uma pump, mas depois de pegá-la em mãos, estou mudando de ideia. Vale mais a pena eu pegar uma pump para defesa residencial, ou uma monotiro que eu já tenho afinidade?

Questão difícil, mas como sempre depende, se estiver imaginando para caça vai no que se sente confortável, mas se for pensando em defesa residencial, ter carregamento automático seria melhor, pois na situação de ferir a mão fraca, é mais fácil acionar o pump do que carregar o cartucho.

Tente testar outras opções de espingarda, as vezes são detalhes de um modelo que não fica legal.

minhas opiniões sem nenhuma prática, só pelo que eu já ouvi falar por aí.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por moliternoga »

Eu optaria pela pump pela maior capacidade e recarga mais rápida. É questão apenas de se habituar com a arma e treinar que ficará mais rápido e eficiente que uma monocano ou dois canos. Em relação à coronha, pessoalmente eu não gosto de pistol grip nas espingardas, prefiro uma coronha tradicional que pra mim parece facilitar o manuseio da arma além de ser mais leve, geralmente as coronhas que usam com pistol grip (rebatíveis/retráteis) são mais pesadas. As coronhas de polímero são mais leves e ajudam no quesito peso. Se conseguir ter acesso a coronha da SGA da magpul associado com a telha da mesma marca aí fica top, arma da a sensação da coronha tradicional com o ângulo do fuste mais confortável e ainda da pra deixar o tamanho da coronha na medida pra você.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por Erick Tamberg »

A História nos ensina a ficar com a arma que tenhamos afinidade. Mesmo porque, depois de certa idade (45-50 anos), é difícil retreinar aquilo que se chamava antigamente de "memória muscular".

Quando as primeiras pistolas .40 S&W foram compradas pelas polícias, houve inúmeros casos de policiais que morreram simplesmente porque se esqueceram de destravá-las, devido ao costume de portarem o revólver há tantos anos. E a maioria desses que faleceram eram "antigões", como subtenentes e primeiros-sargentos.

Sigo aquele ditado cearense: "melhor um jumento que me carregue do que um camelo que me derrube".

Em tempo: a última situação de defesa residencial com espingarda calibre 12 que acompanhei (num sítio em Mogi das Cruzes) foi resolvida com eficiência com um único cartucho de chumbo 3T (eram 4 ou 5 marginais que atacavam. Um morreu instantaneamente e os demais fugiram). A arma era uma Boito A-680 de dois canos, manejada por um agricultor japonês octogenário.

AgenteW
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Abr 2018, 11:35

Re: Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por AgenteW »

O fator afinidade pesa mesmo. Vou acabar pegando uma CBC monotiro nova, o extrator automático já é um luxo para quem está acostumado arrancar o cartucho emperrado na unha. O que mais me incomodou foi o peso da pump que deixou ela bem mais desengonçada do que as cartucheiras que eu sempre usei.
Erick Tamberg, muita coincidência o relato dos policiais, pois sou agente penitenciário treinado para atirar com as pistolas que usamos nas escoltas, mas eu não dispenso meu revólver para porte velado, e também coincidentemente meu pai é um japonês de 68 anos que atira com as espingardas com maestria, me ensinou muito bem como remuniciá-las com uma mão só e sem perder a visada.

Noob Saibot
Mensagens: 63
Registrado em: 19 Ago 2019, 00:03

Re: Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por Noob Saibot »

ideal para defesa é uma com mais tiros, monotiro vai demorar muito pra dar o segundo tiro.

Will Colt Python
Mensagens: 56
Registrado em: 25 Nov 2018, 17:53

Re: Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por Will Colt Python »

Para defesa eu optaria por uma pump; mais rápida, maior capacidade. Para defesa cada segundo conta, tudo é questão de treinamento e se adaptar ao novo equipamento.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por raubvogel »

Se voce é rapido/eficiente num tipo de espingarda, voce é rapido, ponto final. Eu tenho uma 870 surrada (comprei usada e deve ter sido feita 2000 anos atras :lol: ) e lhe garanto que voce é muito mais rapido com as espingardas que voce praticou do que eu; não pratico com ela pois não tenho onde praticar ( e alimenta-la é caro). Logo, não tenho confianca como eu teria com pistolas. Mesma coisa acontece com revolver: um dia vou aprender como ser eficiente com ele, incluindo recarrega-lo.

Quanto a ser "indicada ao uso", sim, se tudo é igual, incluindo experiencia com as armas, uma espingarda tipo pump é mais rapida que uma com dois canos. O mesmo poderia ser dito entre pump e semiauto (semiauto ganha). Eu não tenho o budget para ficar praticando com todos os tipos todos os dias para ficar um expert.

IMHO, a parte mais importante da "plataforma" é o usuario.

LeonioXanas
Mensagens: 34
Registrado em: 09 Set 2019, 09:56

Re: Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por LeonioXanas »

Monotiro para defesa eu não recomendo, nem phodendo
Mas é apenas minha opinião, claro ;)

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por Erick Tamberg »

No tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, cheguei a trabalhar com uma espingarda monotiro apreendida.

Era uma CBC 151, com coronha serrada e cano encurtado para 10 polegadas. Portava-a dissimulada sob a jaqueta, pendurada no ombro por uma bandoleira.

Apesar de a recarga ser rápida (havia um porta-cartuchos no guarda-mão e ela tinha ejetor automático), o recuo era tão brutal que o guarda-mão desmontava com o recuo. Tive que prender o cano ao guarda-mão com "duct tape". Só tinha confiança em usar aquela trozoba com anti-motim.

Avatar do usuário
Hallex
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Ago 2017, 15:45

Re: Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por Hallex »

Holla!

Gostaria de lembrar mais algumas opções: Tem a Boito pump também, e várias apresentações (já vi alguns que gostaram mais dela), que é BBB, ou outra opção que são as estilo AR que tem aparecido com preços não tão caros, tipo as Huglu, Maestro ou outras Turcas. Estas no caso de defesa (pois vai utilizar somente munição nova - ou deveria) dá para fazer uma festa com um invasor!

Um abraço!
Hallex.'.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Arma de afinidade ou mais indicada ao uso?

Mensagem por Erick Tamberg »

Hallex escreveu:
26 Jan 2021, 15:23
Holla!

Gostaria de lembrar mais algumas opções: Tem a Boito pump também, e várias apresentações (já vi alguns que gostaram mais dela), que é BBB, ou outra opção que são as estilo AR que tem aparecido com preços não tão caros, tipo as Huglu, Maestro ou outras Turcas. Estas no caso de defesa (pois vai utilizar somente munição nova - ou deveria) dá para fazer uma festa com um invasor!

Um abraço!
Pessoalmente, não indico as semiautomáticas, especialmente por serem importadas.

Não ciclam com munição antimotim (úteis em uma variedade de situações e ajudam a evitar dores de cabeça na Justiça) e, por serem importadas, há que se pensar na reposição de peças.

A espingarda semiautomática priva o usuário de uma outra qualidade inerente às pump: o fator psicológico do ruído de engatilhamento.

Excetuando as Glock 25/28, quem aderiu à febre das importações nos anos 90, hoje, sofre com a falta de componentes de reposição. Um simples carregador de pistola Bersa - fabricada num país vizinho - não é tão simples de se encontrar.


Responder