Aquisição de arma (posse) - Ajuda com os próximos passos

gparra99
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Fev 2019, 12:21

Aquisição de arma (posse) - Ajuda com os próximos passos

Mensagem por gparra99 »

Boa noite pessoal, sou novo no grupo, e agradeceria muito se alguém puder me auxiliar. Sempre tive vontade de possuir uma arma para defesa pessoal, e agora foi a hora, resolvi seguir adiante. Pesquisei bastante o assumo, mas ainda acho muitas informações desencontradas, e outras não muito objetivas.

Pelo que entendi, o primeiro passo é juntar toda a documentação (já possuo quase tudo, inclusive teste de tiro e psicológico), e dar entrada junto à PF. Caso eles defiram, você se torna apto a ter uma arma, e aí sim você pode comprar.

com essa autorização em mãos, vá a loja, leve ela, compre a arma (não a receba) e receba somente a NF. Volte à PF com a NF, pague a GRU, e dê entrada no registro da arma em seu nome. Quando ficar pronto, pegue esse registro, junto com uma guia de transito, vá a loja,e aí sim retire a arma.

então seria mais ou menos isso, 4 passos: Dar entrada na PF, comprar a arma, voltar na PF com a NF e voltar na loja para retira-la já com a CR. Até ai esqueci de algo?

Até aí ACHO que entendi, mas ai foi onde surgiram as dúvidas:

1 - Eu quando de entrada na PF pedindo autorização para a posse de arma, eu já preciso saber qual arma vou comprar? Pergunto pq no formulário da PF, possui campos para preencher todos os dados da arma.
2 - Pretendo (nada certo) adquirir uma arma de um parente que é policial, então ele teria que fazer o processo de doação pra mim. Isso muda em algo o pedido da posse?
3 - Com os 2 fatores acima, qual campo preencho no formulário da PF no "1 - tipo de pedido"
4 - Esse formulário da PF, terei que fazer 2x? (uma no pedido de posse e outro no pedido de registro?)
5 - sou do RJ, e pelo que entendi, para a certidão negativa estadual, eu teria que ir a 4 cartórios no centro do RJ (1º,2º,3º e 4º oficio) e solicitar isso tudo, ao custo de 90,00 reais cada. isso procede? alguém do RJ passou por isso?
6 - A declaração de necessidade, posso colocar simplesmente que me enquadro no decreto assinado pelo bolsonaro, e isso já basta? ou terei, mesmo assim, que detalhar, explicar tudo certinho o porque quero a posse da arma? ou o ideal é os 2, cito o decreto mas também detalho tudo?

Desculpem tantas perguntas, mas é porque são detalhes não muito comentados, e já pesquisei ali e aqui, e como falei antes, há muitos desencontros de informações. Me cobraram quase 2.000 pra fazer essa parte, achei muito pesado e preferi arriscar por conta própria, com a ilustre ajuda dos colegas aqui presentes.

Agradeço desde já. :D

Pedro Wenceslau
Mensagens: 38
Registrado em: 06 Fev 2019, 21:15

Re: Aquisição de arma (posse) - Ajuda com os próximos passos

Mensagem por Pedro Wenceslau »

1 - Eu quando de entrada na PF pedindo autorização para a posse de arma, eu já preciso saber qual arma vou comprar? Pergunto pq no formulário da PF, possui campos para preencher todos os dados da arma. R: esse campo com dados da arma vc deixa em branco.
2 - Pretendo (nada certo) adquirir uma arma de um parente que é policial, então ele teria que fazer o processo de doação pra mim. Isso muda em algo o pedido da posse? ai tem que ver se a arma dele esta apostilada no SIGMA, se for ele tem que fazer a transferência para o SINARM, caso já estiver no SINARM basta fazer o procedimento como transferência de propriedade.
3 - Com os 2 fatores acima, qual campo preencho no formulário da PF no "1 - tipo de pedido" se for compra de arma usada preenche como transferência.
4 - Esse formulário da PF, terei que fazer 2x? (uma no pedido de posse e outro no pedido de registro?) não, quando vc fizer o pedido abre um processo e esse requerimento vai sendo preenchido por eles mesmo conforme vai andando o processo
5 - sou do RJ, e pelo que entendi, para a certidão negativa estadual, eu teria que ir a 4 cartórios no centro do RJ (1º,2º,3º e 4º oficio) e solicitar isso tudo, ao custo de 90,00 reais cada. isso procede? alguém do RJ passou por isso? a certidões vc consegue tirar pela internet.
6 - A declaração de necessidade, posso colocar simplesmente que me enquadro no decreto assinado pelo bolsonaro, e isso já basta? ou terei, mesmo assim, que detalhar, explicar tudo certinho o porque quero a posse da arma? ou o ideal é os 2, cito o decreto mas também detalho tudo? basta colocar que precisa de uma arma para defesa sua, da residencia e família, a minha teve menos de três linhas.

gparra99
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Fev 2019, 12:21

Re: Aquisição de arma (posse) - Ajuda com os próximos passos

Mensagem por gparra99 »

Obrigado Pedro, somente agora conseguir ter tempo para ver isso.. me tira uma outra duvida:? :D

bom, ja reuni toda documentação .. e resolvi comprar de loja mesmo.. então so falta dar entrada na PF.

Blz! então o passo a passo eh: solicita autorização de ter uma arma > ok, aprovado > levo a autorização na loja > compro a arma (mas não levo) > preencho no site da PF o registro da arma > vou na PF levo o requerimento do registro e NF > espero o registro sair > levo o registro na loja > levo a arma p/casa.

Blz! terei a autorização para posse de arma, assim como a arma comprada e seu devido registro.

A dúvida é: Se eu quiser uma segunda arma, terei que fazer o processo de autorização todo de novo, ou basta comprar outra (com a autorização previa da primeira arma), e somente solicitar o registro dessa segunda?

Se algum passo do passo-a-passo acima estiver errado, por favor me informe?

Obg!

docsp
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Jan 2019, 00:14

Re: Aquisição de arma (posse) - Ajuda com os próximos passos

Mensagem por docsp »

Bom dia.

Os passos acima estão corretos.

Sim, terá que pedir nova autorização de compra na PF a cada nova arma a ser adquirida. Isto deve-se, inclusive, para os fins de quantidade de armamento permitido por pessoa física.

Abs.

Fernando.

gparra99
Mensagens: 4
Registrado em: 11 Fev 2019, 12:21

Re: Aquisição de arma (posse) - Ajuda com os próximos passos

Mensagem por gparra99 »

Obrigado pelo esclarecimento. Achei que, uma vez tendo autorização para comprar arma, a cada arma que eu quisesse, eu so teria que comprar usando sempre a primeira autorização que consegui, e so tivesse que tirar o CRAF de cada uma..

po, entao é burocratico pra caramba.. a cada arma, reunir a mesma quantidade de docs (aqui no RJ é pior, pois as CND´s estão na mao de 4 cartorios, e tem o custo de 376 reais...)

Responder