Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

jcmiranda
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Out 2014, 22:03

Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por jcmiranda »

Boa noite,

Sou policial civil e possuo uma IMBEL MD6 .40, porem estou pensando em comprar e passar a usar, tanto no trabalho quanto na folga, uma pistola Glock.
Se a lei brasileira me permitisse adquirir, para porte, uma arma importada em calibre restrito eu nem estaria fazendo esse tópico, porém como temos que nos contentar com o .380 eu fico com a dúvida.

O principal motivo para querer uma Glock é a confiabilidade. Já tive problemas, em treinos, com alimentação da MD6, e já ouvi também várias críticas a modelos da TAURUS. Sei que uma boa manutenção e utilização de munição de qualidade pode reduzir muito as falhas, porém nunca será comparada a uma Glock.
Outros pontos que vejo vantagem na Glock seria o peso, tamanho e a empunhadura (que acho muito ruim na MD6), porém esses poderia resolver buscando outro modelo nacional em calibre restrito.
O ponto negativo da Glock, obviamente, é o calibre, já ouvi criticas quanto ao baixo stopping power de uma .380.

O que vocês acham?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por variedades »

Miranda,

Uma questão interessante é a seguinte: se você importar a .40 com o CR, seria impossível depois a transferir para ser sua arma de porte? Ao que sei não existe vedação expressa neste sentido, estou correto?

jcmiranda
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Out 2014, 22:03

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por jcmiranda »

Eu já tinha pensando nisso, mas o que me surpreendeu foi a informação - que na minha opinião não faz o menor sentido - que obtive diretamente do exército no setor de CR CII, que é "que as armas que eu importar como atirador/colecionador/caçador eu não poderia portar."
Eu já ouvi falar de pessoas da polícia que utilizam, por conta e risco, arma importada por CR, porém hoje eu não estou querendo arriscar.
Daí a dúvida: nacional .40 ou Glock .380?
Se alguem tiver informações sobre ser possível sim portar armas importadas como CAC, e se existe um procedimento para conseguir autorização, por favor compartilhem tb!

Avatar do usuário
Welington
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Dez 2013, 03:15
Contato:

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Welington »

Jcmiranda, tive a mesma dúvida que você, optei por usa a glock .380, sei que stoping power é menor, mas de nada adianta andar com uma .40 se ela não for confiável. Se você acertar no alvo um projétil de .40 com certeza fará um estrago maior que .380, porém, existe uma longa distância entre você precisar usar a arma, sacar, atirar e acertar.

Entre .40 nacional, e glock .380, vou de Glock.

Já pensei também em fazer igual você, importar pelo CAC, e portar como policial, mas é muita trabalheira importar, e demora muito.
Acha que não tem nenhum impecílio, pois o registro é o mesmo quando você compra pelo exército .40 nacional, e .40 como atirador. Não vem escrito q a arma é para competição.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por variedades »

Pois é, eu pensei a mesma coisa que o Wellington, não deve haver diferença. Entretanto, a importação é, de fato, um parto...

Avatar do usuário
rogeriohara
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2014, 09:31
Localização: São Paulo - SP

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por rogeriohara »

Eu optei pela Glock.......tudo pela confiabilidade!!!!!
Com leis ruins e funcionários bons ainda é possível governar.
Mas com funcionários ruins as melhores leis não servem para nada.

camilo
Mensagens: 37
Registrado em: 04 Ago 2014, 18:57

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por camilo »

Eu fico entre a PT940 e a Glock 25. Porém to mais propenso à 940.

Avatar do usuário
Welington
Mensagens: 34
Registrado em: 08 Dez 2013, 03:15
Contato:

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Welington »

variedades escreveu:Pois é, eu pensei a mesma coisa que o Wellington, não deve haver diferença. Entretanto, a importação é, de fato, um parto...
Levando em consideração sua analogia, acho que a importação é pior q uma gestação! heheh
Leva mais de nove meses, muito custo, e um sofrimento danado.

Avatar do usuário
erick.marchel
Mensagens: 26
Registrado em: 08 Out 2014, 22:49
Localização: Caieiras - SP

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por erick.marchel »

Caro Miranda,

Vai de Glock, pois, em defesa normalmente são dois disparos e dependendo da munição, é impossível um ser humano manter-se de pé se atingido no garrafão. Uma grande vantagem da Glock é que não possui ponto vivo, ou seja, arestas para enrolar na roupa, além de ser muito confiável.
"Quem vence sem luta, triunfa sem glória!"

jcmiranda
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Out 2014, 22:03

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por jcmiranda »

Decidi ir de Glock!
Confiabilidade em primeiro lugar!

Avatar do usuário
rogeriohara
Mensagens: 168
Registrado em: 24 Abr 2014, 09:31
Localização: São Paulo - SP

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por rogeriohara »

jcmiranda escreveu:Decidi ir de Glock!
Confiabilidade em primeiro lugar!
Não irá se arrepender......excelente escolha!!!
Um abraço!
Com leis ruins e funcionários bons ainda é possível governar.
Mas com funcionários ruins as melhores leis não servem para nada.

ViperPC
Mensagens: 35
Registrado em: 04 Dez 2015, 21:40

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por ViperPC »

Então companheiros de corporação kkkkkkkk, estou com a mesma dúvida do colega, entretanto hoje não existe no mercado nacional nenhuma glock a não ser a G42 de 6+1 então realmente estou pensando em adquiri pt740 slim que tem capacidade 6+1 também, qual a opinião de vocês em relação a mesma? Ou é preferível uma glock em .380 com tão pouca capacidade em razão do calibre.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Alan Rodrigues »

Minha opinião seria: calibres menores com mais capacidade e calibres maiores não precisa de tanta capacidade, porém imagino que o recuo da 740 deve ser enorme o que dificulta o 2° disparo certeiro e rápido. Em 380 nacional iria de 938 ou 838. De restrito tinha uma queda pela 640 porém possuí uma 638 que deu muitos problemas e recentemente em um torneio de tiro vi um PC com uma 640 de carga da polícia que deu muito vexame na pista, travava, não atirava, não ejetava, enfim, restrito aqui no Brasil é complicado! Ou VC opta por um trambolho confiável (pt 100 ou uma imbel, a xodó é bem bacana mais tbm é pesada) ou se opta por uma arma portável e confortável porém que não trás tanta confiança. Complicado!

ViperPC
Mensagens: 35
Registrado em: 04 Dez 2015, 21:40

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por ViperPC »

Então Allan, meus pensamentos sempre tenderam para 640, pois tenho uma rara 138 millenium 1g invejável pois tenho ela já faz algum tempo e realmente nunca falhou mais minha intenção era adiquir uma .40 para portar diariamente com maior descrição mas vi muitos relatos ruins sobre a 640 então comecei a pensar na 740 mais ainda tenho receio.

Woot
Mensagens: 85
Registrado em: 12 Out 2015, 13:10

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Woot »

Quer dizer se um Papa importar uma glock .40 e futuramente quiser transferir do SIGMA para o SINARM ele não consegue??!
Si vis pacem, para bellum !
Eu apoio a PL 3.722/2012

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Alan Rodrigues »

Antigamente se podia transferir depois de 2 anos. Me parece, não tenho certeza, que atualmente não se pode transferir. Tiro é tiro, coleção é coleção e porte é porte.
Algum CAC aqui do fórum pode explicar melhor.
Woot escreveu:Quer dizer se um Papa importar uma glock .40 e futuramente quiser transferir do SIGMA para o SINARM ele não consegue??!

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Alan Rodrigues »

Olha, nunca a peguei nas mãos a PG 740, n vi a 738 que é diferente dela no tamanho e mecanismos internos e tbm peguei a g42, essas duas bem compactas mesmo. Agora a 740 já ouvi comentarios positivos a respeito dela, me parece ser uma boa arma e bem em conta se tratando em preço. Pode ser opção.
ViperPC escreveu:Então Allan, meus pensamentos sempre tenderam para 640, pois tenho uma rara 138 millenium 1g invejável pois tenho ela já faz algum tempo e realmente nunca falhou mais minha intenção era adiquir uma .40 para portar diariamente com maior descrição mas vi muitos relatos ruins sobre a 640 então comecei a pensar na 740 mais ainda tenho receio.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Alan Rodrigues »

O preço da 740 é bem atrativo. Muitos falam bem da arma, me parece ser mais confiável que a 640. Na realidade armas da Taurus é sorte!

ASP
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Out 2014, 14:06

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por ASP »

Gostaria de saber qual foi o embasamento legal, para afirmar que a arma comprada como CAC não poderia ser portada. Ou ele apenas falou que não poderia e pronto. Agradeço se responder.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por moliternoga »

Embasamento legal está na portaria 02-COLOG, de 10 fev 14, art. 10, parágrafo 2. Também na portaria 51 - colog, de 08 set 2015 art 96, art 43. Também, salvo engano no R-105, também fala algo sobre. É complicado, difícil de engolir mas, a legislação não permite o porte das armas de acervo de CAC! nem pra militares ou policiais. Na verdade, CONFORME LEGISLAÇÃO DO EB, as armas de CAC não devem nem ser usados para defesa.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por variedades »

São situações e situações... as vezes o cara é militar e a norma que permite o porte dele é diferente, arma registrada no Exército e pode portar. Cada caso é um caso. Mas via de regra a arma de porte para civis é registrada na Policia Federal. Quanto a usar arma em um ou outro registro para defesa pessoa, em situação de risco de vida, é tudo lenda urbana, pode usar arma de qualquer registro, pode usar uma panela, pode até usar um canhão se tiver a mão para salvar sua própria vida. Trabalho no Judiciário e fiz longa pesquisa sobre isso tempos atrás, não existe nenhum caso documentado no Brasil onde a situação do acusado tenha sido prejudicada pela arma estar registrada em um ou outro lugar quando a questão é legítima defesa.

ASP
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Out 2014, 14:06

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por ASP »

moliternoga escreveu:Embasamento legal está na portaria 02-COLOG, de 10 fev 14, art. 10, parágrafo 2. Também na portaria 51 - colog, de 08 set 2015 art 96, art 43. Também, salvo engano no R-105, também fala algo sobre. É complicado, difícil de engolir mas, a legislação não permite o porte das armas de acervo de CAC! nem pra militares ou policiais. Na verdade, CONFORME LEGISLAÇÃO DO EB, as armas de CAC não devem nem ser usados para defesa.
Senhor Moliternoga, acho que não fui muito claro, mas a questão que quis levantar é de que, caso um individuo que pode ser PF, PRF, PM, PC, agente penitenciario, ou policial legislativo, que estão elencados para portar armas de calibre restrito, venham a conseguir junto ao exército o registro como CAC, e posteriormente adquirirem uma pistola de calibre restrito importada, qual seria o impedimento para esses profissionais portarem tais armas, tendo em vista que a arma foi devidamente registrada no orgão competente, e o porte funcional deles, permitem que os mesmo tragam consigo arma do respectivo calibre.
Pois pelas portarias elencadas pelo senhor,(Portaria 002/2014 do COLOG de 10 FEV; Portaria 51 COLOG de 08 set 2015) apenas reafirmam que as armas compradas por CACs, não podem ser transferidas para pessoas de qualquer classe, que não tenham os respectivos registros de CACs. Então conto com sua ajuda para poder entender este vacuo na regulamentação do Exército.

Muito obriigado pela resposta. Espero que consiga me ajudar com isso

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Alan Rodrigues »

variedades escreveu:São situações e situações... as vezes o cara é militar e a norma que permite o porte dele é diferente, arma registrada no Exército e pode portar. Cada caso é um caso. Mas via de regra a arma de porte para civis é registrada na Policia Federal. Quanto a usar arma em um ou outro registro para defesa pessoa, em situação de risco de vida, é tudo lenda urbana, pode usar arma de qualquer registro, pode usar uma panela, pode até usar um canhão se tiver a mão para salvar sua própria vida. Trabalho no Judiciário e fiz longa pesquisa sobre isso tempos atrás, não existe nenhum caso documentado no Brasil onde a situação do acusado tenha sido prejudicada pela arma estar registrada em um ou outro lugar quando a questão é legítima defesa.
A questão do cidadão utilizar para sua defesa uma arma do acervo de CAC não vai o prejudicar de forma nenhuma junto ao judiciário. O problema seria junto ao EB que pode instaurar um processo administrativo que pode resultar até na perca do CR

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Alan Rodrigues »

ASP escreveu:
moliternoga escreveu:Embasamento legal está na portaria 02-COLOG, de 10 fev 14, art. 10, parágrafo 2. Também na portaria 51 - colog, de 08 set 2015 art 96, art 43. Também, salvo engano no R-105, também fala algo sobre. É complicado, difícil de engolir mas, a legislação não permite o porte das armas de acervo de CAC! nem pra militares ou policiais. Na verdade, CONFORME LEGISLAÇÃO DO EB, as armas de CAC não devem nem ser usados para defesa.
Senhor Moliternoga, acho que não fui muito claro, mas a questão que quis levantar é de que, caso um individuo que pode ser PF, PRF, PM, PC, agente penitenciario, ou policial legislativo, que estão elencados para portar armas de calibre restrito, venham a conseguir junto ao exército o registro como CAC, e posteriormente adquirirem uma pistola de calibre restrito importada, qual seria o impedimento para esses profissionais portarem tais armas, tendo em vista que a arma foi devidamente registrada no orgão competente, e o porte funcional deles, permitem que os mesmo tragam consigo arma do respectivo calibre.
Pois pelas portarias elencadas pelo senhor,(Portaria 002/2014 do COLOG de 10 FEV; Portaria 51 COLOG de 08 set 2015) apenas reafirmam que as armas compradas por CACs, não podem ser transferidas para pessoas de qualquer classe, que não tenham os respectivos registros de CACs. Então conto com sua ajuda para poder entender este vacuo na regulamentação do Exército.

Muito obriigado pela resposta. Espero que consiga me ajudar com isso

Arma do acervo de CAC é exclusivo para fins esportivos. Mesmo sendo militar, as categorias se destiguem: arma de defesa pessoal ( porte) e arma para o esporte.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por moliternoga »

Colega ASP, dei uma pesquisada em tudo o que achei. Demorou um pouco pois as legislações referentes à CACs são muitas, bagunçadas, algumas revogadas no total, outras em partes, em fim, uma bagunça. Vamos lá.
R-105, art 238 inciso IV e art 239 inciso V. Resumindo, deixar de cumprir normas estabelecidas pelo exército é falta grave ou infração. O que nos leva à ITA N 03 de 13 de outubro de 2015 artigos 3,4,6 inciso I, 9, 10,11, 17 inciso I.
As legislações que diziam que as armas registradas em acervo de atirador devem ser usadas exclusivamente para tiro foram revogadas. Se alguém encontrar algo, gostaria de saber támbém. Eu sei como é, já pensei como você, pensei em importar arma pra portar mas acabei desistindo.
Falando de forma aberta, você não estará cometendo um crime em portar arma de acervo tendo porte funcional e, sinceramente, acho difícil algum agente de segurança pública solicitar o documento de arma. Pelo menos comigo, nunca um policial pediu pra ver minha arma, porte, registro e etc, quando meidentifiquei com funcional já encerrava-se a "abordagem". Agora é fato, quando se porta uma arma há possibilidade de ter de usa-lá para defesa e após o fato a autoridade policial inevitavelmente irá recolher a arma, sendo registrada no SIGMA irá comunicar o EB e sendo a arma registrada como acervo de atirador e em desacordo com as normss do exército, você responderá um processo administrativo podendo ter o CR cassado.
Levando em conta tudo isso, cheguei a conclusão que não vale a pena o risco. Imagina sua glock, que você gastou mais de R$ 10.000, passou por toda burocracia, espera, dor de cabeça pra importar e ter que se desfazer da mesma pois teve seu CR cassado.

Responder