Munição para defesa em 9mm

BFC
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Ago 2018, 10:47

Munição para defesa em 9mm

Mensagem por BFC »

Senhores,

Sou amante das armas em 9mm, devido às características balísticas, aliadas às armas menos pesadas e com bom capacidade de munição, quando comparado com outras armas.

Assim, qual munição nacional vocês indicam para a defesa?

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Leo_FuzNav »

Depende da arma, por muito tempo usei EXPO (carga padrão) porém atualmente me convenci que a +P+ EXPO GOLD HEX é melhor. Possui mesmo peso e velocidade bem maior que a EXPO com carga padrão, o recuo é maior também (como esperado), mas em termos práticos não percebi que afetou meu "Double Tap".

Só resta saber se a +P+ serve para sua arma e se o tamanho do cano compensa!
Militar e CAC 1RM.

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por ELF »

Leo, tenho essa duvida. A ogival de 124 gr não seria melhor? Qual sua arma? Chegará um g2c para mim. O cano é de 3. Qual seria melhor? Qual sua opinião?

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Leo_FuzNav »

ELF escreveu:Leo, tenho essa duvida. A ogival de 124 gr não seria melhor? Qual sua arma? Chegará um g2c para mim. O cano é de 3. Qual seria melhor? Qual sua opinião?
Uso em uma PT-99 5". Minha opinião? Usaria intercalado com carga padrão ETOG / EXPO. Mas vale apena verificar se a velocidade da +P+ na G2C é significativamente superior, pois o recúo é bem maior nesta arma, segundo relatos que ouvi.
Militar e CAC 1RM.

Will Colt Python
Mensagens: 56
Registrado em: 25 Nov 2018, 17:53

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Will Colt Python »

Leo_FuzNav escreveu:Depende da arma, por muito tempo usei EXPO (carga padrão) porém atualmente me convenci que a +P+ EXPO GOLD HEX é melhor. Possui mesmo peso e velocidade bem maior que a EXPO com carga padrão, o recuo é maior também (como esperado), mas em termos práticos não percebi que afetou meu "Double Tap".

Só resta saber se a +P+ serve para sua arma e se o tamanho do cano compensa!
Leo tenho a mesma dúvida do pessoal, pois também pretendo adquirir uma 9mm. Estou entre a PT917 e TS9. Com sua experiência com a carga +p+, o recuo não se aproximaria a de uma .40? Ou ainda ficaria bem controlável?

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Erick Tamberg »

Isso varia de arma para arma. De acordo com os detalhes ergonômicos e - mais importante - a altura do cano em relação à mão, a diferença de recuo nas cargas será sentida de modo diferente.

A H&K P7 M 13, por ser toda em aço e ter uma linha de cano baixa em relação à mão, sobe pouco com qualquer carga. Mesmo atirando rápido, eu não consigo fazer nenhum tiro "escapar" das zonas 9 e 10 para a 8. Essa pistola recua predominantemente para trás, o que é bem amortecido pela empunhadura larga.

Já com a SIG- Sauer P226, que é bem conhecida por ter uma linha de cano muito alta, eu achei-a de retomada de visada lenta (em relação a outraa pistolas 9mm Luger) mesmo com munição standard. É quase como atirar com revólver.

Will Colt Python
Mensagens: 56
Registrado em: 25 Nov 2018, 17:53

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Will Colt Python »

Erick Tamberg escreveu:Isso varia de arma para arma. De acordo com os detalhes ergonômicos e - mais importante - a altura do cano em relação à mão, a diferença de recuo nas cargas será sentida de modo diferente.

A H&K P7 M 13, por ser toda em aço e ter uma linha de cano baixa em relação à mão, sobe pouco com qualquer carga. Mesmo atirando rápido, eu não consigo fazer nenhum tiro "escapar" das zonas 9 e 10 para a 8. Essa pistola recua predominantemente para trás, o que é bem amortecido pela empunhadura larga.

Já com a SIG- Sauer P226, que é bem conhecida por ter uma linha de cano muito alta, eu achei-a de retomada de visada lenta (em relação a outraa pistolas 9mm Luger) mesmo com munição standard. É quase como atirar com revólver.
Poxa legal Erick, só eu perguntando para o pessoal que tem experiência com essas armas. O meu receio é comprar munição +p+ e o recuo parecer a de uma .40, aí não teria muita vantagem, já que a 9mm é conhecida por sua melhor cadência de tiros...

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Leo_FuzNav »

Will Colt Python escreveu:
Leo_FuzNav escreveu:Depende da arma, por muito tempo usei EXPO (carga padrão) porém atualmente me convenci que a +P+ EXPO GOLD HEX é melhor. Possui mesmo peso e velocidade bem maior que a EXPO com carga padrão, o recuo é maior também (como esperado), mas em termos práticos não percebi que afetou meu "Double Tap".

Só resta saber se a +P+ serve para sua arma e se o tamanho do cano compensa!
Leo tenho a mesma dúvida do pessoal, pois também pretendo adquirir uma 9mm. Estou entre a PT917 e TS9. Com sua experiência com a carga +p+, o recuo não se aproximaria a de uma .40? Ou ainda ficaria bem controlável?
Lembra sim uma .40S&W, mas é algo muito relativo, como já foi citado aqui. Mas como falei, para distâncias de defesa, não percebi que altera a efetividade do double tap. Se você preza muito pela cadência, talvez seja adequado carga padrão mesmo!
Militar e CAC 1RM.

crono_M
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jan 2019, 19:26

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por crono_M »

Infelizmente estamos restrito a merda da CBC, no calibre 9 mm para defesa eu recomendo SEMPRE munições expansivas bonded +P, no peso 124 g, 135 ou 147 grain... infelizmente a CBC oferece pouquissimas opções, das que ela oferece a menos pior seria esssa 115 + P+ , bom seria se tivessemos acesso as linhas da HST, Hydra Shok, Gold Dot, XTP, Golden Saber, Ranger T-series....

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Leo_FuzNav »

crono_M escreveu:Infelizmente estamos restrito a merda da CBC, no calibre 9 mm para defesa eu recomendo SEMPRE munições expansivas bonded +P, no peso 124 g, 135 ou 147 grain... infelizmente a CBC oferece pouquissimas opções, das que ela oferece a menos pior seria esssa 115 + P+ , bom seria se tivessemos acesso as linhas da HST, Hydra Shok, Gold Dot, XTP, Golden Saber, Ranger T-series....
Pois é, cheguei a entrar em contato com a CBC sobre as 147gr anunciadas no site, mas não estão disponíveis para compra.
Militar e CAC 1RM.

GlaudioJr
Mensagens: 80
Registrado em: 27 Fev 2018, 00:51

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por GlaudioJr »

Ontem comprei 50 munições 9mm Expo, de 115gr, para usar na minha G2C, mas depois me arrependi. Pesquisei e vi que, dentre as opções disponíveis, a Cbullet +P+ de 95gr é a melhor opção. Ela tem uma energia que fica entre a Expo e a Gold Hex, não tendo um recuo tão forte quanto a Gold. E o melhor é que o projetil dela foi projetada para tiros indiretos (passar por parabrisa ou lataria de carro, por exemplo), sem que a jaqueta se solte e modifique as características balísticas. Nas características diz que é uma munição que tem ótimo desempenho em armas de canos menor que 4", ou seja, tem pólvora de queima rápida. Minha próxima compra será dela

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por moliternoga »

Colega, não se atenha a energia do projétil apenas, para balistica terminal/dos ferimentos não quer dizer muita coisa, ainda mais em mesmos calibres que a diferença de uma munição é pouca para outra. Às vezes um projétil tem muito mais energia que outro e acaba fazendo com que expanda muito, deixando a penetração insuficiente. Há que ter um equilíbrio entre expansão e penetração. Às vezes uma munição +p pode fazer com que o desempenho do projétil seja pior do que uma carga padrão pro mesmo projétil. Às vezes a +p pode trazer uma vantagem pra determinado projétil, deixando uma expansão mais constante e melhorando a penetração. Energia está associada à velocidade do projétil então não podemos levar em conta apenas energia ou velocidade pra dizer que uma munição X terá melhor desempenho que uma Y. A coppper bullet da CBC, em relatos "práticos" apresenta resultados ruins, havendo diversos relatos de não conseguir ter energia suficiente pra atravessar uma barreira intermediária e penetrar o suficiente no corpo humano para causar danos, tendo uma penetração muito superficial. Eu particularmente acredito que seja pela pequena massa do projétil quando comparado aos pesos comuns dos calibres. Vi alguns testes de munições de projétil singular de cobre de marcas estrangeiras e as que se saem melhor são justamente as que mantém o peso do projétil próximo do comum ao calibre (115 grains para o 9mm é basicamente o melhor que se consegue chegar). É difícil conseguir fazer projéteis de 124 ou 147 grains em cobre devido ao metal ser mais leve que chumbo ou outros metais mais comuns para fabricação porém os da CBC de cobre (copper bullet) são sempre puxados pro lado mais leve.

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por ELF »

AS 3 possibilidade de munição existentes hoje para o 9mm são: carga padrão: 115GR ESPO e 124 GR ogival; Temos ainda a GOLD REX QUE É 115 gr +p e a COPER BULLET. Alguém já testou, especifecamente, a G2C com essas munições? ou algumas delas? Isso para termos algum parâmetro de comparação. Como foi o Recuo? Double Tap?

cainanlopes
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Dez 2014, 18:42

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por cainanlopes »

No portal para CAC e agentes de segurança pública começaram as vendas da bonded 9mm de 115gr e 147gr. A de 124gr (que eu pretendia usar) parece que não saiu pra venda. E ai, o que acham? A de147gr é muito pesada para 9mm?

Avatar do usuário
Defender
Mensagens: 69
Registrado em: 14 Mai 2019, 13:22

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Defender »

Amigos:

Uma pergunta beeeem básica:

As características de energia e velocidade são idênticas para as munições: ETOG 124grains e Treina NTA (também 124grains) sendo a treina encamisada também. O que muda de uma para a outra é o tipo de pólvora (non toxic) e espoleta sem adição de mercúrio...

Assim: para quem usa a ponta ogival como defesa, poderia lançar mão de portar a treina NTA ?

Lembrando que não estou em hipótese nenhuma falando de recarregada e sim de treina NTA original CBC
“Quando todas as armas forem propriedade do governo, este decidirá de quem são todas as outras propriedades“.

Will Colt Python
Mensagens: 56
Registrado em: 25 Nov 2018, 17:53

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Will Colt Python »

Prezados, tudo bem?
Venho pesquisando a algum tempo que tipo de munição ultilizar para defesa na 9mm, conclui que fiquei em dúvida entre essas duas: Etog ogival 124 grains ou a Bonded +P EXPO de 124 grains?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por moliternoga »

Basicamente não vi diferença alguma significativa entre a nta e a ogival 124gr, eu usaria a NTA tranquilamente. Quanto à utilização de bonded +p 124grains e a ogival eu particularmente prefiro usar as ogivais pois a minha concepção é ter uma munição que sei que penetrará o suficiente no aovo pra atingir órgãos vitais, mesmo após passar por alguma barreira intermediária.

Avatar do usuário
Defender
Mensagens: 69
Registrado em: 14 Mai 2019, 13:22

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Defender »

moliternoga escreveu:Basicamente não vi diferença alguma significativa entre a nta e a ogival 124gr, eu usaria a NTA tranquilamente. Quanto à utilização de bonded +p 124grains e a ogival eu particularmente prefiro usar as ogivais pois a minha concepção é ter uma munição que sei que penetrará o suficiente no aovo pra atingir órgãos vitais, mesmo após passar por alguma barreira intermediária.
Moliternoga:

Muito obrigado, eu também acredito que a penetração das ogivais dá mais segurança pois em cenário urbano nunca se sabe se teremos uma situação de defesa com barreiras (principalmente vidros e portas de carros).

Estava tendendo a comprar apenas a treina (já que o preço na CBC se aproxima dos praticados pelos clubes) e acabar usando a mesma para defesa no trajeto casa X treinamento.

Penso que a diferença de custo entre a ETOG e a Treina NTA se deva ao tipo de pólvora. Se não for isso, não faz sentido as duas munições com o mesmo peso de ponta e mesmas características de energia terem preços tão distintos.
“Quando todas as armas forem propriedade do governo, este decidirá de quem são todas as outras propriedades“.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por moliternoga »

Os preços praticados pela CBC são fora de padrão. Por tendência internacional 9mm tem custo abaixo de outros calibres de arma curta e aqui no BR tem mesmo preço e às vezes maior. Creio que o preço mais em conta da NTA é devido ter grande produção da munição pra exportação, principalmente nos EUA onde a CBC tem um mercado bem grande.

Avatar do usuário
Defender
Mensagens: 69
Registrado em: 14 Mai 2019, 13:22

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Defender »

Sim, 9mm é uma munição de produção em escala gigantesca pela alta demanda global.

Uma teoria da conspiração que tenho em minha mente: as características balísticas da ETOG e Treina NTA são idênticas PORÉM as NTA têm gravação a laser no culote que permite a rastreabilidade do lote. Será que o preço mais atrativo é para "forçar" a migração para ela e assim a CBC fazer um agrado ao governo que tanto precisa controlar o desvio de munições para as mãos de bandidos ?

Só um exercício mental durante o tempo livre...
“Quando todas as armas forem propriedade do governo, este decidirá de quem são todas as outras propriedades“.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por moliternoga »

Até onde eu saiba, por força de lei, só vem gravado no culote as munições destinadas à órgãos de segurança pública, forças armadas e etc e isso para todos os tipos de munição, não só as NTA. As munições adquiridas por particulares não vem essa gravação, pelo menos as que eu e colegas já compramos não vieram gravadas, porém não parei pra olhar nenhuma NTA comprada por particular pra ver se tinha algo gravado no estojo. Única coisa que reparei das NTA em relação às outras é que o bolso da espoleta tem tipo umas canaletas que dificultam utilizar os estojos para recarga.

Responder