Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamentação?

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamentação?

Mensagem por drigorio »

A pouco tempo comprei uma faca de pescoço azteq, ela se parece muito com uma push dagger e consigo tirar ela do colar com muita facilidade, porém tenho medo de ser abordado pela policia com ela, e ser constrangido a ter que: ir a delegacia, ter minha faca recolhida, enfrentar o longo e tedioso inquerito policial, o processo, e então ser inocentado pela lei penal em branco do art 19 da lei das contravenções, e correr o risco de perder minha faquinha de 71 reais ( fora o frete ).
Então amigos queria saber de vocês, vocês ja passaram por situação semelhante?? ja tiveram suas laminas confiscadas ou foram processados por apenas portarem elas? algum de vocês pode ou sabe oque posso fazer para agilizar alguma posição de lei sobre o porte de armas brancas?

Tambem ando sempre com um canivete suiço (copia, não é um original, pela mesmo motivo de não portar minha faca azteq) mas gostaria de usar essa azteq para defesa, mas temo acabar perdendo ela.

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por Mag44 »

Nossa, eu ando forrado de faca, tonfa, gás, choque, stinger e etc no carro... :lol: A mais top é uma Colonel blade, claramente feita para ataque.

Se um cac pode comprar, transportar e até portar (nos casos previstos) calibre restrito, acho que o guarda não vai criar caso com uma faca de pescoço.

Minha opinião e de que tudo depende.. Se estiver andando sozinho com a toca de moletom numa quebrada de noite, se estava correndo, se estava discutindo, se olha de viés para viatura ou para as pessoas, etc..

Acho bem interessante porque homem de 18 a 30 é sempre suspeito, pois é nessa faixa que são criminosos violentos, deve vir dai as abordagens mais "firmes" da polícia.

Quando já tem uns ramos grisalhos, a abordagem (se tiver) é outra ;)
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por drigorio »

sempre que saio de caroo eu saio com ela cmg, realmente é mais simples andar de carro mas eu costumo ir andando para os lugares, o unico lugar aonde costumo levar ela é para a casa do meu primo, ele tem um bom galinheiro e gostamos de treinar com estilingues e facas de arremesso, alem disso sempre evito andar a noite para evitar assalto e essas coisas.
tenho 21 anos, e apesar de nunca ter entrado e nenhuma confusão, discussão e coisas do tipo (sempre evitei esse tipo de coisa) fico com um pé atras, " Minha opinião e de que tudo depende " eu concordo mas não sei como os guardas pensam aqui :/ eu sei que tem casos de menores usando facas para roubos por aqui, grande maioria usa facas de cozinha.
seria mais facil andar com um choque? vc falou que tem um e não tinha passado pela minha cabeça, eu acho que a faca de EDC ainda é mal vista aqui no brasil, mas o choque deve ter "passe livre" ne?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por moliternoga »

A faca ou canivete em si não é crime portar. O estado do Rio de Janeiro fez uma lei proibindo o porte de lâminas mas não deu em nada pois os estados não tem competência legal pra legislar na esfera penal. Na prática se analisa a "pessoa" que está portando a lâmina. Uma pessoa que tem atitudes suspeitas ou já conhecido por praticar delitos terá sua lâmina "confiscada" porém não será levado pra delegacia pois não há crime. Se for certo que praticou um roubo com a lâmina (flagrante) aí sim será levado pra delegacia e a "arma" usada no crime será apreendida. Agora sinceramente, quem é cidadão de bem, não tem passagens, não é figurinha carimbada não pega nada e mesmo que queiram "confiscar" a lâmina então pede pra te levarem pra delegacia. Na hora da busca pessoal vão tirar a lâmina de você mas é só agir na tranquilidade durante a abordagem, falar numa boa que geralmente não terá problemas e no final devolverão a lâmina.

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por drigorio »

minha maior preocupação é ter minha lamina de pescoço confiscada, queria comprar um victorynox soldier mas é muito caro, e temo fazer esse investimento todo e acabar tendo a lamina confiscada
nunca tive nenhuma passagem, e também nunca fui abordado na rua, sempre evito locais com pouco movimento, novamente pelo medo de assalto, mas vc ja me deixou mais tranquilo, se realmente a analise for mais da pessoa que esta portando e mesmo da faca posso ir com ela no pescoço sem medo, mas isso ja aconteceu com vc? de ser abordado portando lamina e eles devolverem?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por moliternoga »

Eu porto lâminas mas também porto arma de fogo e a situação é diferente e até a abordagem após identificação é diferente. Tenho um amigo que já foi abordado, estava com canivete e após a abordagem o canivete foi devolvido. Quando digo que as vezes confiscam a lâmina é algo que fazem quando vão abordar uma pessoa, sabem que é vagabundo e tomam a lâmina pois sabem que logo o vagabundo vai estar usando a lâmina pra cometer roubos ou outro crime. Não levam pra dleegacia, não apresentam a lâmina como material aprendido pois não é crime, não é proibido e se mesmo sabendo que o cara é vagabundo, se não tem alguma forma de flagrante não tem o que fazer, toma a lâmina pra atrasar a vida do vagabundo. Com pessoas de bem, e na abordagem durante a verificação da pra saber "onde o cidadão se enquadra", se devolve a lâmina. Por exemplo, acaba abordando um tio com aqueles canivetes pica fumo, sabe que aquela pessoa é de bem, não tá com o canivete pra cometer crime, tá com o canivete com objetivo diferente. Dificilmente a equipe vai tomar o canivete. Agora não vou te dizer que nenhum policial vai ter a atitude, errônea, de tomar a lâmina mas a maioria tem um discernimento das coisas.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por moliternoga »

Não suprima seu direito de defesa por medo de perder a lâmina. É diferente de comprar uma arma e portar ela ilegalmente, isso é crime e se for abordado certamente será preso, terá a arma apreendida e responderá um processo. Portar lâminas não é crime, arrume uma lâmina discreta, que seja eficiente e usa a mesma velada (Não vai querer andar na rua com uma bowie de 7" de lâmina). Se tiver receio de perder uma lâmina cara de 600, 700 reias ande com algo pouco mais em conta mas que seja de certa qualidade.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por Erick Tamberg »

Na semana passada, saquei meu canivete dentro do metrô, sem nenhum problema.

A porta do trem não fechava e um agente de segurança foi verificar o problema. Uma passageira notou que havia um parafuso caído no trilho da porta, bloqueando o fechamento.

Como já tinham ocorrido duas ou três tentativas de fechamento, as pancadas da porta sobre o parafuso o prenderam cada vez mais no trilho, de modo que o segurança não o conseguia remover com as mãos.

Abri meu canivete (um Ganzo com lâmina no estilo Spyderco) e entreguei-o para o segurança. Imediatamente, ele removeu o parafuso do trilho, me devolveu o canivete (aberto mesmo, pois não sabia destravar a lâmina), fechei-o, guardei-o no bolso e o trem pôde partir.

Em momento algum eu me identifiquei, e não houve qualquer questionamento pelo fato de eu estar com um canivete. E olha que o metrô de São Paulo possui, afora a legislação própria, um regulamento interno sobre porte de objetos potencialmente perigosos...

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por Mag44 »

Fui parado de moto hoje pela polícia, rs..
Questionou a faquinha, autuou o "probleminha" com minha carta e depois me devolveram ;)
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por drigorio »

Mag44 escreveu:Fui parado de moto hoje pela polícia, rs..
Questionou a faquinha, autuou o "probleminha" com minha carta e depois me devolveram ;)
que bom que devolveram :D , eu decidi não portar a faca de pescoço, porem comprei um canivete squad da invictus e creio que chegara logo, acredito que (com o devido treino) vou conseguir sacar ele mais rapido do que essa de pescoço, e não é tão agressivo quando ela,
apesar de nunca ter me acontecido nem um situação de abordagem, e quando fui vitima de assalto estava em um onibus sem oportunidade de defesa ( estavam armados, eram dois caras) creio que me sentirei melhor com ele no bolso, sem contar a utilidade desses bichinhos no dia a dia, sei bem pelo canivete suiço que sempre levo comigo.

novamente muito obrigado pelas respostas pessoal, esclareceram minhas duvidas :D

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por Erick Tamberg »

drigorio escreveu:A pouco tempo comprei uma faca de pescoço azteq, ela se parece muito com uma push dagger e consigo tirar ela do colar com muita facilidade, porém tenho medo de ser abordado pela policia com ela, e ser constrangido a ter que: ir a delegacia, ter minha faca recolhida, enfrentar o longo e tedioso inquerito policial, o processo, e então ser inocentado pela lei penal em branco do art 19 da lei das contravenções, e correr o risco de perder minha faquinha de 71 reais ( fora o frete ).
Então amigos queria saber de vocês, vocês ja passaram por situação semelhante?? ja tiveram suas laminas confiscadas ou foram processados por apenas portarem elas? algum de vocês pode ou sabe oque posso fazer para agilizar alguma posição de lei sobre o porte de armas brancas?

Tambem ando sempre com um canivete suiço (copia, não é um original, pela mesmo motivo de não portar minha faca azteq) mas gostaria de usar essa azteq para defesa, mas temo acabar perdendo ela.
Vale lembrar uma coisa: existe o R-105 para definir o que é "arma" à luz do artigo 19 da LCP.

Se o R-105 não diz que determinado objeto é arma, o artigo 19 não se aplica.

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por drigorio »

Dei uma lida por alto nesse R-105, pelo que entendi arma branca ali é classificada apenas como laminas, ou artefatos cortantes em geral, portanto bastões retrateis seriam liberados?
Interessante isso amigo, nunca tinha ouvido falar sobre esse R-105, vou dar uma estudada melhor nele depois.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por moliternoga »

Apesar do r105 classificar arma branca, as mesmas não são consideradas produto controlado (anexo I e II do r 105 tem a lista de produtos controlados) nem constam como proibidos o porte/posse, sem autorização, em outra legislação. A exceção são as baionetas e, espadas e espadins de uso exclusivo das forças armadas. Pode andar com faca, canivete e etc que não existe nenhuma lei que torna crime tal conduta e se não é crime, não pode ir preso por isso.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por Erick Tamberg »

moliternoga escreveu:Apesar do r105 classificar arma branca, as mesmas não são consideradas produto controlado (anexo I e II do r 105 tem a lista de produtos controlados) nem constam como proibidos o porte/posse, sem autorização, em outra legislação. A exceção são as baionetas e, espadas e espadins de uso exclusivo das forças armadas. Pode andar com faca, canivete e etc que não existe nenhuma lei que torna crime tal conduta e se não é crime, não pode ir preso por isso.
Até a questão das espadas e espadins das Forças Armadas e Auxiliares ficou fora da nova redação do R-105.

Quanto às baionetas, não há menção expressa, mas podem ser interpretadas como acessório de arma de fogo de uso restrito.

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por drigorio »

moliternoga escreveu:Apesar do r105 classificar arma branca, as mesmas não são consideradas produto controlado (anexo I e II do r 105 tem a lista de produtos controlados) nem constam como proibidos o porte/posse, sem autorização, em outra legislação. A exceção são as baionetas e, espadas e espadins de uso exclusivo das forças armadas. Pode andar com faca, canivete e etc que não existe nenhuma lei que torna crime tal conduta e se não é crime, não pode ir preso por isso.
Eu sei que não posso ir preso amigo, sou estudante de direito e pesquisando por jurisprudências no assunto vi que a esmagadora maioria dos casos em que alguém foi processado por estar portando arma branca (poucos casos) a pessoa foi absolvida, exatamente pela falta da lei.

A questão que eu quis levantar foi a chance de você ter sua arma apreendida por um policial em uma abordagem, eu creio que a maioria dos usuários aqui já são mais idosos XD brincadeira gente mas percebi que pelas respostas os mais velhos tem maior segurança nisso, por ter 21 anos e ter o costume de andar a pé, tive esse temor, sempre que estou de carro, levo meus canivetes sem nenhum temor, porem a pé costumo ficar com o pé atrás, de ao ser abordado o policial decidir que meu canivete representa perigo, ou que estou errado em querer me defender :/

Eu não sei a opinião dos policiais aqui de brazlandia no assunto, e para mim o valor de 60 reais que paguei nos meus canivetes e alto, então temo perder minhas laminas.

Mesmo buscando o máximo ficar longe de confusões ( sei que a melhor forma de sobreviver a um assalto e não ser assaltado) e jamais me vestir ou me comportar de maneira errada, me preocupo que o policial queira tomar a lamina.

fique bem mais tranquilo depois desse post, pelas respostas dos colegas e das experiencias que compartilharam, mas continuo com o pé atras pra portar meu scout da invictus e afaca de pescoço da azteq, e continuo portando somente meus canivetes suiços um sem marca e o outro da cacau show.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por moliternoga »

A decisão final é sua mas como disse em outro post, eu não aconselho ninguém a abrir mão da oportunidade de defesa desde que esteja na legalidade. Pra mim, é melhor você arriscar perder uma lâmina do que precisar em um momento e não estar com ela. As chances de tomarem sua lâmina após verificarem que se trsta de cidadão de bem, sem antecedentes, sem ser figurinha carimbada ou estar acompanhado de figurinhas carimbadas é pequena, existe mas é pequena. Ainda sim se resolverem tomar a lâmina com alguns argumentos é possível reverter a situação, só argumentar na educação, sem querer mostrar preponderância ou arrogância que a abordagem tem desfecho tranquilo para todos.
Editado pela última vez por moliternoga em 29 Mar 2019, 18:55, em um total de 1 vez.

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por drigorio »

vou seguir seu conselho amigo, eu creio que consigo usar os meus suiços como soco ingles improvisado, se abrir a chave Philips e segurar ele com a mão inteira, se torna um soco ingles bem eficiente, uma boa ponta e com certeza vai, no mínimo, tontear o agressor, o bastante para derruba-lo ou fugir da situação,
mas vou sim começar a portar meu scout, andei com ele por dois dias e percebei que ele, mesmo ficando com o clip para fora do bolso, e muito mais discreto que os suiços, também já me acostumei com a trava e a abertura dele, e no geral me sinto bem com ele no bolso.

continuando a discussão, acreditando que seria um bom investimento comprar um bastão retrátil?
tenho a intenção de comprar um strop de couro para aperfeiçoar a afiação das minhas laminas, mas sempre tive vontade de ter um bastão para defesa.
algum de vocês que tenha experiencia no assunto, é um boa ideia? ou é melhor me manter apenas com os canivetes?

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por Erick Tamberg »

O grande problema do bastão retrátil é não existir um "bom e barato". E, se não for para portar na cintura o tempo todo (há quem só o leve no veículo), eu prefiro um baratíssimo bastão de madeira, nem que seja um cabo de marreta.

Voltando às questões legais do porte de facas: uma coisa a se evitar é sair com lâminas ou bastões usando camisa de time de futebol, especialmente em dia de jogo. Nestes casos, há que se observar o Estatuto do Torcedor. lei 10671/03, artigo 41-B, §1°, II. Veja que o tipo penal é bem amplo: "quaisquer objetos que possam servir para a prática de violência".

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por drigorio »

qual seria o preço de um bom bastão amigo?
ja vi ate de 20 reais, e não comprei por achar que ele iria quebrar na primeira pancada.

não sabia desse detalhe de time, mas eu não torço pra nenhum time, nem tenho camisetas assim, so algumas do brasil mas agora que estou sabendo vou evitar, obg pelo aviso.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por Erick Tamberg »

Um bastão retrátil decente, hoje, não chega ao Brasil por menos de 700-800 reais.

Quanto aos bastões chineses, já vi de tudo, desde entortar até a haste sair voando no momento da abertura.

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por drigorio »

:shock:
eu estava aqui pensando que 80 reais era muito caro, caramba.
melhor arriscar em um kubaton então, faço com madeira de goiabeira, tinha em mente comprar um de 20 reais mas vou acabar e me colocando em perigo maior, se ele for mesmo tão ruim assim.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por Erick Tamberg »

drigorio escreveu::shock:
eu estava aqui pensando que 80 reais era muito caro, caramba.
melhor arriscar em um kubaton então, faço com madeira de goiabeira, tinha em mente comprar um de 20 reais mas vou acabar e me colocando em perigo maior, se ele for mesmo tão ruim assim.
O meu Kubotan eu fiz em aço, a partir de um pino de uma máquina de lavar roupas (um dos 4 pinos que sustentavam a cuba dentro da carcaça). Em vez de usar uma argola de chaveiro convencional, reaproveitei uma de granada de luz e som, muito mais resistente.

Já entrei até em aeronave com ele sem ser barrado. O consulado da Espanha foi o único lugar onde entre com ele e o corpo de segurança sabia o que era...

drigorio
Mensagens: 15
Registrado em: 11 Mar 2019, 23:02

Re: Porte de Arma branca, alguma previsão para a regulamenta

Mensagem por drigorio »

interessante, mas eu queria um bastão retrátil, apesar que um Kubotan seria mais fácil de transportar e ocultar nê.
vou tentar fazer um também amigo, talvez ate faça de madeira, tem varias goiabeiras na chácara, creio que vão servir bem.
quando fizer conto pra vocês aqui.


Responder