Munição +P para PT 59

danielxxx
Mensagens: 50
Registrado em: 04 Mai 2017, 13:23

Munição +P para PT 59

Mensagem por danielxxx »

Ola pessoal.

Estou no processo de adquirir minha primeira arma, uma PT 59, e eu fiquei com duvida se é recomendado o uso da munição +P (ogival) nessa pistola, ou se devo utilizar a munição "normal". Tenho essa duvida pois li em alguns lugares que não são todas as pistolas que podem receber a +P.

Obrigado pela atenção !

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição +P para PT 59

Mensagem por moliternoga »

Como munição +p não é regulamentada pela SAAMI (Apenas os calibres .38spl, 9mm, .38super auto e .45acp são) muitos fabricantes não "aprovam" o uso de munição +p em armas .380acp. Tenho uma pt 59 a uns 7 anos mais ou menos e já devo ter dado uns 500 disparos de +p até hoje sem problema algum. Pode usar sem medo, até porque as +p da cbc não são exageradamente quentes. Sugestão que dou, treine com munição carga padrão e use pra defesa as +p. Quando for substituir as munições de defesa por novas atire com as +p pra dar uma treinada com a munição de defesa, não terá problemas algum com a arma.

Mindtilt
Mensagens: 106
Registrado em: 07 Jan 2018, 18:49

Re: Munição +P para PT 59

Mensagem por Mindtilt »

danielxxx escreveu:Ola pessoal.

Estou no processo de adquirir minha primeira arma, uma PT 59, e eu fiquei com duvida se é recomendado o uso da munição +P (ogival) nessa pistola, ou se devo utilizar a munição "normal". Tenho essa duvida pois li em alguns lugares que não são todas as pistolas que podem receber a +P.

Obrigado pela atenção !
Uso +p na 838c e na g25.
A g25 se comporta ainda melhor com as +p, e no manual diz que pode usar +p. Na 838 não lembro se pode mas uso.
Tem gente que conheço usa +p+ nas glocks 9mm que são ainda mais fortes e não reclamam de mal funcionamento.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Munição +P para PT 59

Mensagem por Rafael Oliveira »

No manual da irmã menor, PT 58, não há qualquer ressalva quanto à munição +P ou +P+.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição +P para PT 59

Mensagem por moliternoga »

Uma coisa que vale ressaltar é que a taurus por um tempo dizia para não utilizar munição +p nas pistolas .380acp e depois que a cbc comprou a taurus passaram a aprovar, por motivos óbvios, o uso. A ressalva de fabricantes quanto ao uso de munição +p é devido não haver pela SAAMI um teto máximo de pressão que a munição pode atingir. Maioria dos fabricantes de armas produzem suas armas com limite considerável acima da pressão máxima do calibre (já ouvi falar em coisa de 20%) e as fabricantes de munição costumam manter suas munições dentro dos limites, mesmo as +p em .380acp então não há risco. Só há de lembrar que armas são peças mecânicas e uma munição +p vai desgastar a arma mais rápido que uma com menos pressão. É como um motor de carro, pode usar elevando a rotação do mesmo porém se só andar com o giro lá no alto vai haver um desgaste mais prematuro.

danielxxx
Mensagens: 50
Registrado em: 04 Mai 2017, 13:23

Re: Munição +P para PT 59

Mensagem por danielxxx »

Muito obrigado pelas respostas. É muita novidade quanto a primeira arma, espero que minha PT 59 tenha sido uma boa escolha.

valverdegame
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Mar 2019, 21:14

Re: Munição +P para PT 59

Mensagem por valverdegame »

Sobre o 380 +p da CBC, mandei uma mensagem á CBC e a resposta foi a seguinte:

" O cartucho 380 +P fabricado pela CBC obedece o mesmo nível de pressão do 380 auto normal. Isto se consegue usando tipo de pólvora diferente para cada tipo de cartucho. O cartucho .380+P é carregado com pólvora importada de base dupla, o cartucho normal é carregado com a pólvora CBC de base simples. Os níveis de pressão dos dois tipos se intercalam em algum caso, dependendo do lote de pólvora usado, o nível de pressão do +P chega a ser menor que o nível de pressão do cartucho normal. Portanto sempre obedecendo o nível máximo recomendado pela SAAMI de 21.500 PSI (1.480 bar)."

Responder