Oxidado Fosco - Manutenção

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Oxidado Fosco - Manutenção

Mensagem por Leo_FuzNav »

Bom dia,
tenho visto alguns relatos sobre que armas Taurus no acabamento Oxidado Fosco serem mais frágeis quanto à pontos de ferrugem. Alguém poderia dar dicas da forma correta de fazer manutenção (externa) em armas com esse acabamento?

O que faço atualmente é apenas passar um pano umedecido com óleo e em seguida um pano seco, removendo praticamente todo o óleo, ficando apenas uma fínissima camada.

Abraços.
Militar e CAC 1RM.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Oxidado Fosco - Manutenção

Mensagem por Erick Tamberg »

Conselho: evite desengripantes spray, como o WD-40 e especialmente o Starrett M-1.

Como são produtos destinados a remover ferrugem, não distinguem a oxidação "boa" (acabamento) da "ruim" (corrosão). Em armas com oxidação fraca, tais produtos tendem a desbotar a arma.

niceguyedge
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Set 2018, 16:25

Re: Oxidado Fosco - Manutenção

Mensagem por niceguyedge »

No meu 85UL eu tenho usado WD40 mesmo, pela falta de outra coisa à mão, e sempre uso a mesma flanela para limpar. A arma é nova, não tem 6 meses, mas pelo menos hoje a flanela não tem nenhum vestígio da oxidação da arma.

Mas tá na lista de pendências comprar um lubrificante mais adequado.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Oxidado Fosco - Manutenção

Mensagem por Erick Tamberg »

A PT-940 que tive começou a desbotar com cerca de 1 ano de uso, utilizando o Starrett M-1.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Oxidado Fosco - Manutenção

Mensagem por moliternoga »

Uma dica que peguei uma vez e funciona pra formar uma camada de proteção no aço é usar cera de carro. Cuidado com certas ceras pois as mesmas tem características de polimento e poderão, por abrasão, tirar a oxidação da arma. Eu já usei aquelas de carnaúba em armas inox e deu bons resultados. Passe uma fina camada e remova o excesso sem ficar esfregando. Já vi usarem em armas oxidadas de alto brilho com ótimos resultados e sem remover a oxidação. Pra oxidação fosca não vi relatos de ninguém porém dá pra testar em uma pequena porção da arma pra ver se altera o acabemento da arma ou retira a oxidação. Não acredito que retire a oxidação porém pode ser que altere um pouco o aspecto fosco.

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Oxidado Fosco - Manutenção

Mensagem por Leo_FuzNav »

Obrigado pelas respostas.
Pelo jeito não é uma duvida só minha, vou escrever e-mail para a Taurus, ver o que eles recomendam. Se eu receber alguma resposta posto aqui para discutirmos.
Militar e CAC 1RM.

Responder