Qual valor da arma que não é mais fabricada?

AgenteW
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Abr 2018, 11:35

Qual valor da arma que não é mais fabricada?

Mensagem por AgenteW »

Pessoal, tenho um RT 85 S, inox 3 polegadas, série NF, fabricado em junho de 94, ou seja, arma de quando a Taurus era excelente fábrica de armas, e está praticamente zero.
Um colega de trabalho ofereceu uma PT58HC plus zera em troca, sem nem mesmo um tiro e eu recusei. Sei que um RT85 inox em 2' novo hoje está em torno de 2.500,00 e a PT uns 5.000,00. Balancei muito pra recusar, mas pensei, se eu quiser uma PT58 amanhã, guardo dinheiro e compro, mas se eu quiser um RT85 em 3', vou ter que ficar garimpando usado. O meu veio com cabo de madeira original, tem cara que pede mais de 800,00 no cabo no ML. Pra mim meu revólver não tem preço, vai ficar pra herança do meu filho.
O mesmo se aplica nas glocks e nas bersas, quem tem não vende e se vende cobra um absurdo. Tenho um colega com um RT86 com percussor no cão, fabricado nos anos 90 também e pediu 10.000,00 quando cogitei em comprá-lo.

AgenteW
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Abr 2018, 11:35

Re: Qual valor da arma que não é mais fabricada?

Mensagem por AgenteW »

Fiz mau negócio em recusar a troca?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Qual valor da arma que não é mais fabricada?

Mensagem por moliternoga »

Tudo depende. Armas tem valor de mercado, valor sentimental(arma de herança etc) ou valor "útil", se podemos chamar assim. Se o revólver é mais útil para você com certeza fez bem em ficar com ele. Se a arma tem um valor sentimental, com certeza fez bem em ficar com ele. Enfim, é algo muito pessoal. Eu tenho um rt85s cano 2" de 94 e não trocaria ele por uma pistola taurus. Porquê? Primeiro que ele é mais útil para mim que ter outra pistola, uma outra pistola serviria apenas para ficar guardada (visão de quem não é colecionador). O 85 me serve como backup ou em situações onde usar apenas o revólver seria mais aplicável. Segundo ponto é que prefiro esse revólver ao invés de um 85s zero.

BFC
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Ago 2018, 10:47

Re: Qual valor da arma que não é mais fabricada?

Mensagem por BFC »

No mercado não há quem fez o certo ou quem fez o errado.

Se você está satisfeito, então fez o certo, mas se não está, talvez tenha feito o errado.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Qual valor da arma que não é mais fabricada?

Mensagem por Erick Tamberg »

Uma vez, vi o Laércio Gazinhato ser bem didático nesse tipo de avaliação. Uma pessoa ficou frustrada por ele ter atribuído um valor muito baixo a uma arma (um revólver Velo-Dog, se não me engano).

- Mas é uma arma antiga!

Laércio apontou para a rua, pela janela, e perguntou:

- Quanto você acha que vale um paralelepípedo aqui da rua? A rocha tem milhões de anos...

Só o fato de uma arma ser antiga e não mais fabricada não é um agregador automático de valor. O que manda é a velha lei da oferta e da procura.

Já tive que pagar valores absurdos por peças difíceis que eu estava caçando, e só um único vendedor a tinha (e sabia disso). A mercadoria sobe de preço quando o comprador está atrás "daquela" peça específica.

Um escrivão amigo meu tinha um Taurus 82, com cano de 2 polegadas E MEIA. Vivia se queixando de que não achava coldre para ele (para piorar, era canhoto). Ele o vendeu a preço de banana, mas um colecionador que está procurando justamente essa versão (por ser menos comum), pagaria bem.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Qual valor da arma que não é mais fabricada?

Mensagem por raubvogel »

Voce vai ter que pesquisar. Isso inclui ir em lojas e classificados, e investigar se tem algum valor para colecionador. Como o Erick disse, é lei da oferta e da procura.

Ex: eu nunca vi uma RT 85 S; pelo que li nesta thread, é um revolver, cano de 3 polegadas. Como eu perssoalmente não tenho interesse em revolvers com caninho curto, nunca investigarei o valor do mercado deste revolver.

Quanto mais tempo voce gasta investigando, e acho que botando uma pergunta num forum não conta, melhor a chance de voce conseguir o melhor preço para o produto. Evite o que aconteceu comigo no ebay mes passado: fiz uma oferta para algo achando que seria um bom preço, mas não investiguei o suficiente pois assim que enviei a minha oferta achei alguem vendendo pela metado do que ofereci. Como minha oferta foi aceita, o vendedor também sabia disso.

Sun Tzu estava certo.

Responder