Munição para defesa em 9mm

BFC
Mensagens: 43
Registrado em: 22 Ago 2018, 10:47

Munição para defesa em 9mm

Mensagem por BFC »

Senhores,

Sou amante das armas em 9mm, devido às características balísticas, aliadas às armas menos pesadas e com bom capacidade de munição, quando comparado com outras armas.

Assim, qual munição nacional vocês indicam para a defesa?

Ronaldo
Mensagens: 93
Registrado em: 27 Jan 2016, 21:35

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Ronaldo »

ETOG 115 GR
Essa munição já dá conta do recado. Não é necessário a +P, afinal quem busca a 9mm está fugindo do recuo acentuado da .40 e .45 (caso use a munição + P terá recuo semelhante).

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por ELF »

Amigo,

a ETOG É DE 124 GR.

SEGUE ABAIXO O PREÇO QUE EU RETIREI DO SITE AGORA.

MUN CBC 9MMLUGER ETOG 124GR

Projétil de grande penetração com ótimo funcionamento em qualquer tipo de arma semiautomática.
R$ 375,00 por 50 Unidade(s)
Opções de Pagamento:

Boleto - À vista = R$ 375,00
Boleto - 3 x R$ 137,60 = R$ 412,80
Cartão de Crédito - À vista = R$ 375,00
Cartão de Crédito - 3 x R$ 131,30 = R$ 393,90
Cartão de Crédito - 6 x R$ 68,08 = R$ 408,49
Débito - À vista = R$ 375,00

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por ELF »

PENSO QUE ESSA MUNIÇÃO ABAIXO TAMBÉM SEJA BOA PARA A 9MM. ELA É PONTA OCA E NÃO É MAIS P. O DISPARO DEVE SER BEM CONTROLÁVEL, NA MINHA OPINIÃO.
ALGUÉM QUE UTILIZA A 9MM PODERIA OPINAR?

MUN CBC 9MMLUGER EXPO 115GR

Características balísticas e expansão adequadas para defesa e uso policial.
R$ 425,00 por 50 Unidade(s)
Opções de Pagamento:

Boleto - À vista = R$ 425,00
Boleto - 3 x R$ 155,95 = R$ 467,84
Cartão de Crédito - À vista = R$ 425,00
Cartão de Crédito - 3 x R$ 148,81 = R$ 446,42
Cartão de Crédito - 6 x R$ 77,16 = R$ 462,95
Débito - À vista = R$ 425,00

Ronaldo
Mensagens: 93
Registrado em: 27 Jan 2016, 21:35

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Ronaldo »

ELF escreveu:Amigo,

a ETOG É DE 124 GR.
Amigo,

Dê uma olhada no link abaixo (da CBC) e verá munição 9mm ETOG de 115gr.

https://www.cbc.com.br/produtos/categor ... -pistolas/

Antes de corrigir alguém precisa ter certeza do que está falando...

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por moliternoga »

A CBC produz a etog em 115grains, 124grains e produziu (não sei se ainda produz) em 147 grains. O problema da CBC é que nem sempre ela oferece pro mercado nacional tudo que ela produz de munição então pode ser que somente esteja ofercendo a 124 grains. A 124 grains ogival é a munição padrão NATO, sendo um pouco mais "quente" que a 115 grains, mas não chega a ser uma +p. Quanto ao tipo de carga/projétil as opiniões e experiências variam muito e encontrará diversas. Eu já usei munição EXPO porém hoje só utilizo munição ogival. Porquê? Primeiro pois é comum ver projéteis expansivos falhando em penetrar o suficiente para atingir órgãos vitais, ficando alojado bem superficialmente (isso se observa em qualquer marca porém está acontecendo com mais frequência aqui no BR). Há de se levar em.conta que nem sempre o tiro é no centro do peito, muitas vezes o tiro pega em um membro antes como um braço ou alguma barreira intermediária como vidro de carro, lataria, porta de uma casa e etc, então, nesses casos, um projétil ogival tem mais chances de atingir órgãos vitais. Segundo que em estudos recentes de pesquisadores renomados como Fackler e DiMaio (vale a pena ler os livros e pesquisas de ambos autores) mostram que os projéteis expansivos não causam danos muito superiores que os ogivais, vão naturalmente cortar pouco mais por conta das pontas formadas pelo projétil expandido porém por ter uma trajetória menor no corpo humano, atingem menos órgãos, estruturas ósseas e etc, além de que ambos autores desmistificam o "stopping power" como algo mágico, que vai desligar o adversário com um só tiro.

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por ELF »

A CBC reajustou o preço das munições neste início de ano. Ocorreu o reajuste das armas também. 10% aproximadamente. Tauus/CBC dificultando a nossa vida. Será que isso é por conta da possibilidade de flexibilização da posse de armas? Já vislumbram aumento nas vendas?

GlaudioJr
Mensagens: 80
Registrado em: 27 Fev 2018, 00:51

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por GlaudioJr »

O governo tem que abrir o mercado nacional para outros fabricantes. Hoje apenas a CBC produz e vende munições no mercado brasileiro. Quem tem uma arma, é obrigado a se sujeitar aos preços que a CBC cobra!

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Leo_FuzNav »

http://forum.defesa.org/forum/viewtopic ... 12&t=11607

Pesquisei munições 9mm da Magtech (CBC) no USA, cheguei a ver a caixa custanto US$ 9,90 !!!
Sendo que é fabricado aqui e vendem por mais de R$ 500

Nada justifica. Vejo quase como criminoso.
Militar e CAC 1RM.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por moliternoga »

Pesquisar preço de munição e armas brasileiras no EUA revolta qualuqer um. Lá uma taurus g2c custa uns duzentos e poucos dólares. Munição da Magtech (CBC) quando comprada em caixas de 500 ou 1000 un sai a um valor baixíssimo. Isso que esses preços são de logistas, o impirtador lucra, o lojista lucra, tem os impostos e etc. Aqui pagamos esse absurdo e direto da fábrica. É de revoltar. Já fico puto quando vejo no Paraguai a munição CBC a 120/150 reais a caixa, imagina lá a esses preços menores ainda.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Erick Tamberg »

Idem quando vi, tanto em Buenos Aires quanto em Santiago, a caixa de .38 SPL CHOG a 29 dólares...

FelipePM
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Fev 2019, 23:02

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por FelipePM »

Quanto as munições 9mm alguém saberia opinar quanto a EXPP, ela seria expansiva porém de ponta plana, não oca... Dentre ela e as ogivais, qual a melhor ?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por moliternoga »

Nunca vi pessoalmente nem nenhun teste com a expp. Também não me lembro se está disponível para venda direta. Apesar da cbc dizer que tem mais penetração que a expo o projétil é leve para o calibre (95 grains). Entre ela e a expo 115gr ficaria com segunda, apesar de ainda dar preferência ao projétil ogival.

cainanlopes
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Dez 2014, 18:42

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por cainanlopes »

No portal para CAC e agentes de segurança pública começaram as vendas da bonded 9mm de 115gr e 147gr. A de 124gr (que eu pretendia usar) parece que não saiu pra venda. E ai, o que acham? A de147gr é muito pesada para 9mm?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por moliternoga »

Muito pesada não é. O FBI quando trocou a .40sw pelo 9mm novamente optou pelo projétil de 147 grains por ter apresentado uma penetração melhor. Lógico que isso vai variar de fabricante pra fabricante, tamanho do cano da arma utilizada entre outros fatores mas não é um peso de ponta ruim. Não sei se a carga da cbc vai ser +p nessa munição o que em tese ajudaria na expansão do projétil, porém na minha concepção, se fosse optar entre as duas apenas, optaria pela 147 grains ao invés da 115grains pela tendência do projétil mais pesado ter melhor penetração.

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por ELF »

Agora estou na dúvida acerca da munição para minha g2c 9mm. Devo utilizar a 124 gr ogival ou bonbonded de 147?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por moliternoga »

Eu ainda fico adepto a ogival 124gr. Agora se faz questão e se sente mais "confiante" com munições expansivas a 147gr é uma opção que iria preferir ao invés de uma EXPO 115gr. Ainda prefiro a ogival pois sou adepto a garantir uma penetração maior em qualquer situação que possa ocorrer. Nem sempre se consegue o tiro ideal, de frente pro agressor sem barreiras intermediárias. Em muitas situações pode ocorrer do tiro ser lateral entrando primeiro pelo braço, haver uma barreira intermediária como vidros, portas de veículos entre outras. Nestas situações eu prefiro um projétil ogival que bem provável me garantirá uma penetração maior pra atingir órgãos vitais.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por moliternoga »

Segue link de um vídeo com ótimas explicações sobre balística terminal/dos ferimentos. Gostei muito pois apesar dos "entrevistados" trabalharem pra Federal, fizeram colocações bem imparciais sobre o assunto.
https://youtu.be/T6kUvi72s0Y

cainanlopes
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Dez 2014, 18:42

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por cainanlopes »

Sim, a bonded 147 gr é na carga +p
Como minha pistola tem cano de 4.3" (pt917) creio que será uma boa escolha

cainanlopes
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Dez 2014, 18:42

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por cainanlopes »

Recebi o catálogo da cbc atualizado, estão vendendo as bonded em todas as três configurações 115, 124 e 147gr, todas carga +p

crono_M
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jan 2019, 19:26

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por crono_M »

Olha sou policial de força tática e atuo na atividade operacional, já vi inúmeros casos de confrontos policial, inclusive já participei de 2 eventos deste tipo, em resumo 90% dos marginais baleados pela Polícia, na maioria dos Estados, são alvejados por munição .40 sw ponta oca, a atual munição da cbc a Gold de 155 grain, tem se comportado Muito bem, incapacitando rapidamente e levando a óbito a grande maioria dos criminosos quando atingidos por 1, 2, disparos no tronco,muitos policiais inclusive preferem a .40 sw ao 556, que apesar de ter MUITO mais energia, dependendo onde pegar, se o agressor for magrelo, passa limpo deixando um buraco do tamanho de um 22 lr, a unica crítica a ponta oca é em relação a linha copper bullet, é um projétil mal desenvolvido com varios casos de baixa performance e penetração superficial em confrontos, para defesa na minha opinião e pelo que vi na prática, em calibres que produzem mais de 400 joules, munição ponta oca de qualidade é MUITO melhor e mais efetivo, incapacita mais rápido, destroi mais osso/ tecido, causa bem mais estrago e penetra mais que o suficiente para destruir os órgãos vitais, situação de defesa geralmente o disparo é direto a menos de 10 metros, qualquer munição ponta oca de qualidade consegue penetrar anteparos leves, anteparos resistentes até fmj terá dificuldade pra passar.. no caso do 9mm eu iria de ponta oca 124 ou 147, de preferência +p, com toda certeza irá penetrar o suficiente e a tendência de expandir é bem grande especialmente se pegar músculo/osso/liquido... e sim pessoal existe transferência de energia em armas curtas, um 9mm/40 sw/45 acp é sim mais efetivo que uma 380 ou um 38, obviamente a diferença maior de efetividade se dá com rifles/shotgun...

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Munição para defesa em 9mm

Mensagem por Leo_FuzNav »

crono_M escreveu:Olha sou policial de força tática e atuo na atividade operacional, já vi inúmeros casos de confrontos policial, inclusive já participei de 2 eventos deste tipo, em resumo 90% dos marginais baleados pela Polícia, na maioria dos Estados, são alvejados por munição .40 sw ponta oca, a atual munição da cbc a Gold de 155 grain, tem se comportado Muito bem, incapacitando rapidamente e levando a óbito a grande maioria dos criminosos quando atingidos por 1, 2, disparos no tronco,muitos policiais inclusive preferem a .40 sw ao 556, que apesar de ter MUITO mais energia, dependendo onde pegar, se o agressor for magrelo, passa limpo deixando um buraco do tamanho de um 22 lr, a unica crítica a ponta oca é em relação a linha copper bullet, é um projétil mal desenvolvido com varios casos de baixa performance e penetração superficial em confrontos, para defesa na minha opinião e pelo que vi na prática, em calibres que produzem mais de 400 joules, munição ponta oca de qualidade é MUITO melhor e mais efetivo, incapacita mais rápido, destroi mais osso/ tecido, causa bem mais estrago e penetra mais que o suficiente para destruir os órgãos vitais, situação de defesa geralmente o disparo é direto a menos de 10 metros, qualquer munição ponta oca de qualidade consegue penetrar anteparos leves, anteparos resistentes até fmj terá dificuldade pra passar.. no caso do 9mm eu iria de ponta oca 124 ou 147, de preferência +p, com toda certeza irá penetrar o suficiente e a tendência de expandir é bem grande especialmente se pegar músculo/osso/liquido... e sim pessoal existe transferência de energia em armas curtas, um 9mm/40 sw/45 acp é sim mais efetivo que uma 380 ou um 38, obviamente a diferença maior de efetividade se dá com rifles/shotgun...
Atualmente estou nessa mesma ideia em relação à 9mm, acredito que em se falando de nacionais a 147gr +P seria a melhor opção.
Militar e CAC 1RM.

Responder