Facas Imbel

Avatar do usuário
SRenner4100
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Jun 2018, 13:11

Facas Imbel

Mensagem por SRenner4100 »

Boa noite!

Alguém que entenda do assunto, sabe me informar se as facas da Imbel são boas?

Prós/contras, relação custo benfício etc...

Estou pensando em comprar uma IA2 (a menor da Imbel).

http://www.imbel.gov.br/index.php/facas#tab-1
If guns are outlawed, only outlaws will have guns.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Facas Imbel

Mensagem por moliternoga »

Não são ruins porém pelo preço se consegue opções melhores. Um exemplo são as facas schrade, tem ótimo custo benefício.

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: Facas Imbel

Mensagem por Carlos Adão »

Exatamente, o problema é o valor. O custo é muito alto para o benefício que apresentam.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

Avatar do usuário
SRenner4100
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Jun 2018, 13:11

Re: Facas Imbel

Mensagem por SRenner4100 »

moliternoga escreveu:Não são ruins porém pelo preço se consegue opções melhores. Um exemplo são as facas schrade, tem ótimo custo benefício.
Valeu cara, vou dar uma pesquisada...

Lembro que o tópico está aberto para mais opiniões!
If guns are outlawed, only outlaws will have guns.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Facas Imbel

Mensagem por moliternoga »

Uma faca full tang, de aço carbono 1095 é uma ótima opção de faca. Há diversas marcas que fabricam facas nessas características. Vai achar facas de 350 a 1000 reias. Se tiver como comprar pelo eBay ou Amazon. com consegue preços melhores. Procure marcas como schrade, esee, Ontário knifes entre outras. Facas em aço carbono de qualidade são mais fáceis de manter o fio e tem uma resistência muito grande, vão durar a vida toda. A única desvantagem das facas em aço carbono é de se manter ela lubrificada com óleo, fora isso considero excelentes opções.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Facas Imbel

Mensagem por Erick Tamberg »

Comprei muitas facas da Imbel no começo dos anos 90. Não eram caras naquela época.

Eu estava no segundo grau naquele tempo. Juntando a grana de uns 4 ou 5 dias do "bandejão" dava para comprar uma. Como eu estudava perto do quartel da ROTA, frequentava as lojas das proximidades na hora do almoço.

Como itens militares, são facas feitas para usar sem dó. Por isso, nenhuma das minhas está colecionável, pois viram mesmo muito serviço - especialmente a modelo "Campanha Especial" (semelhante à KA-BAR, mas em aço inox e com cabo de madeira). Já a M3 eu usava para treinar arremesso.

Hoje estão supervalorizadas (indevidamente, no meu entender).

Avatar do usuário
SRenner4100
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Jun 2018, 13:11

Re: Facas Imbel

Mensagem por SRenner4100 »

Pois então, essa condição de faca robusta e durável, para uso pesado é o que me atraiu para a Imbel.
Não penso em coleção, penso em algo resistente e bruto, acredito que neste quesito seja uma boa opção. Andei pesquisando as outras marcas acima citadas, mas meu conhecimento continua limitado quanto essa questão de uso/durabilidade.

Com relação aos preços realmente, acho que poderiam ser mais acessíveis.
If guns are outlawed, only outlaws will have guns.

Avatar do usuário
SRenner4100
Mensagens: 91
Registrado em: 20 Jun 2018, 13:11

Re: Facas Imbel

Mensagem por SRenner4100 »

Reativando o tópico,

Comprei a IA2 da Imbel. Ainda não tive a oportunidade de usá-la efetivamente. Mas de cara já gostei da faca. Talvez por que nunca tive uma faca decente.
A única coisa que deixou a desejar é o fio que vem de fábrica que é bem grosso. Talvez por que o propósito da faca é o uso em uma lida mais bruta mesmo.

Consegui dar um fio bom nela com uma pedra de amolar, mas percebo que ainda não está 100%...
Alguma dica de afiação eficiente aí por parte dos experts?

PS. eu segui mais ou menos como no vídeo do Ricardo Vilar no youtube.
If guns are outlawed, only outlaws will have guns.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Facas Imbel

Mensagem por Erick Tamberg »

Para lâminas de fio mais bruto, como facões e machadinhas, prefiro fazer a afiação com lima em vez de pedra.

A lima de afiação é própria para isso, só sendo "riscada" num sentido (não apresenta padrões cruzados).

Luiz Patriota
Mensagens: 54
Registrado em: 20 Fev 2019, 23:54

Re: Facas Imbel

Mensagem por Luiz Patriota »

Comprei uma IA2, achei top e preço justo para a qualidade e material empregado, 320 reais com bainha inclusa. Uma Zakarov ou Vitorinox de mesmo padrão e tamanho sairia o dobro pelo conjunto... Faca indestrutível, muito útil como ferramenta geral no mato e de valor histórico, na minha opinião!!!
A AMZ achei grande e pesada de mais apesar de ser bem bonita e imponente.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Facas Imbel

Mensagem por Erick Tamberg »

Quando estava no GOE, a faca que melhor se adequou às minhas necessidades foi a Glock 81.

Como a lâmina é estreita, ocupa menos espaço num cinturão sobrecarregado de equipamentos.

A bainha é ambidestra e trava a faca automaticamente.

Resiste até a ser usada como pé de cabra. Numa ocasião, consegui arrancar uma fechadura tetra de uma porta encaixando a lâmina entre o batente e a porta e forçando o cabo com o pé. A lâmina se curvou bastante, mas quem saiu voando foi a fechadura...

A única coisa um tanto inútil é a serrilha. Caso pudesse optar na época, teria adquirido a modelo 78, de dorso liso.

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Facas Imbel

Mensagem por Leo_FuzNav »

Erick Tamberg escreveu:Quando estava no GOE, a faca que melhor se adequou às minhas necessidades foi a Glock 81.

Como a lâmina é estreita, ocupa menos espaço num cinturão sobrecarregado de equipamentos.

A bainha é ambidestra e trava a faca automaticamente.

Resiste até a ser usada como pé de cabra. Numa ocasião, consegui arrancar uma fechadura tetra de uma porta encaixando a lâmina entre o batente e a porta e forçando o cabo com o pé. A lâmina se curvou bastante, mas quem saiu voando foi a fechadura...

A única coisa um tanto inútil é a serrilha. Caso pudesse optar na época, teria adquirido a modelo 78, de dorso liso.
Nossa! Acho que já sei a faca que preciso, já usei algumas mas nenhuma se adequou perfeitamente às minhas necessidades, que estao ligadas a ser principalmente resistente. Raramente uma faca é usada em combate corpo-a-corpo, a utilidade real (opiniao) é como ferramenta de uso geral.
Militar e CAC 1RM.

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: Facas Imbel

Mensagem por flavio380 »


Responder