838 ou 838C? Qual escolher?

Flipz
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Jan 2018, 18:16

838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Flipz »

Boa tarde.
Estou em dúvida entre a 838 e a 838C. Pra uso residencial e de vez em quando uns tiros no stand, vale a pena pegar a versão menor? Já pesquisei bastante mas não consegui esclarecer essa dúvida, quanto a precisão e essas coisas.

E ai? O que vcs me dizem?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por variedades »

Somente pegando as duas na mão para veres a diferença. Se não vai portar ela não teria sentido comprar a menor, que reduz bastante a empunhadura, para a residência eu iria de 838 "normal".

Guina
Mensagens: 66
Registrado em: 02 Ago 2017, 22:09

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Guina »

Defesa residencial e stand esporadicamente entre as duas iria de 838.

Flipz
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Jan 2018, 18:16

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Flipz »

Mas qual a diferença em si no stand? Menor precisão?

Edit: Ou seria melhor esperar a Hammer/Striker?

Luc
Mensagens: 50
Registrado em: 26 Jan 2017, 22:12

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Luc »

Atirei com as duas ontem, no clube, cara não há muita diferença ainda mais quando se usa o carregador com prolongador na 838c, as duas são boas na ergonomia!
Obs: minhas mãos são do tamanho de média para grande!

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Erick Tamberg »

Confesso que fiquei um pouco confuso na hora de ler o post, uma vez que pensei se tratar do revólver 838, versões com e sem compensador.

Guina
Mensagens: 66
Registrado em: 02 Ago 2017, 22:09

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Guina »

Flipz escreveu:Mas qual a diferença em si no stand? Menor precisão?

Edit: Ou seria melhor esperar a Hammer/Striker?
Sim, teoricamente menor precisão.

Como não será arma para porte o tamanho da 838 em comparação com a 838C não é um problema, então optaria pela 838 pela maior capacidade e tamanho de cano.

Flipz
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Jan 2018, 18:16

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Flipz »

Guina escreveu:
Flipz escreveu:Mas qual a diferença em si no stand? Menor precisão?

Edit: Ou seria melhor esperar a Hammer/Striker?
Sim, teoricamente menor precisão.

Como não será arma para porte o tamanho da 838 em comparação com a 838C não é um problema, então optaria pela 838 pela maior capacidade e tamanho de cano.
O problema é que achei a 838 grande em comparação a outra. Numa distância de 10 metros, o cano faz tanta diferença assim?

E quanto as novas armas da taurus, alguém tem novidade?

Desculpem o tanto de perguntas, é que sou um pouco leigo no assunto.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por moliternoga »

A maior vantagem do modelo maior seria a distância entre miras que daria uma "precisão" maior. Outra vantagem é o peso que por ser maior dá um pouco menos de recuo o que facilita uma cadência mais rápida no tiro. A única vantagem de armas pequenas e leves é o conforto e discrição para o porte, fora isso as maiores proporcionam mais vantagem para atirar. Agora sinceramente se quer uma arma pra defesa residencial e stand de tiro vai de imbel md2 que não se arrependerá. Arma aguenta muito mais, fácil de costumizar, consegue revender mais fácil pra atirador do que uma taurus e muito mais precisa e melhor de atirar que qualquer taurus. Opinião de quem porta e atira de taurus.

Flipz
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Jan 2018, 18:16

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Flipz »

Entendi. Achei que por ser apenas uma polegada de cano menor, não daria tanta diferença assim.

E questão de munição, devo mesclar entre Gold Hex e Ogival?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por moliternoga »

Minha opinião fuja de Gold pra .380acp. Melhor as expo +p. Se for intercalar use munições de mesmo fator (peso do projétil e velocidade ) por ex: expo+p intercalado com ogival +p ou expo intercalado com Expo. Eu uso da primeira maneira citado no exemplo.

Flipz
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Jan 2018, 18:16

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Flipz »

moliternoga escreveu:Minha opinião fuja de Gold pra .380acp. Melhor as expo +p. Se for intercalar use munições de mesmo fator (peso do projétil e velocidade ) por ex: expo+p intercalado com ogival +p ou expo intercalado com Expo. Eu uso da primeira maneira citado no exemplo.
Obrigado pelas dicas.
Mas uma curiosidade: a gold hex não é a melhor munição do mercado aqui no Brasil? Ela não é boa na 380?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por moliternoga »

Esse é o peixe que a CBC vende. O que mais importa é penetração de um projétil no alvo e a Gold em .380 expande muito e penetra muito pouco, sendo possível não atingir órgãos vitais. Dos testes que fiz a Gold saiu pior no quesito penetração. Vi outros testes em gelatina balística com resultados similares quando comparado com a expo +p além de relatos de PC que já viu alvejados pela Gold em .380 e o resultado foi pouca penetração o corpo não atingido nem os órgãos vitais. Outro relato foi de um colega que alvejou um meliante três vezes e dos três tiros apenas o que não expandiu conseguiu mandar o mala para outra dimensão, os dois que expandiram ficaram nos ossos das costelas. Em .38spl a Gold é até aceitável na penetração mas mesmo assim em .38spl tive resultados melhores com a +p de 158 grains.

Flipz
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Jan 2018, 18:16

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Flipz »

moliternoga escreveu:Esse é o peixe que a CBC vende. O que mais importa é penetração de um projétil no alvo e a Gold em .380 expande muito e penetra muito pouco, sendo possível não atingir órgãos vitais. Dos testes que fiz a Gold saiu pior no quesito penetração. Vi outros testes em gelatina balística com resultados similares quando comparado com a expo +p além de relatos de PC que já viu alvejados pela Gold em .380 e o resultado foi pouca penetração o corpo não atingido nem os órgãos vitais. Outro relato foi de um colega que alvejou um meliante três vezes e dos três tiros apenas o que não expandiu conseguiu mandar o mala para outra dimensão, os dois que expandiram ficaram nos ossos das costelas. Em .38spl a Gold é até aceitável na penetração mas mesmo assim em .38spl tive resultados melhores com a +p de 158 grains.
Valeu pela aula, rs.
No caso a melhorzinha é essa então?

https://goo.gl/images/Yss9qf

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por moliternoga »

https://images.google.com.br/imgres?img ... 5854567721. Essa que coloquei é a que uso intercalado com ogival +p. A que você colocou no link é a mesma ponta porém não é a +p. Prefiro a +p pois dá um pouco de velocidade a mais. Lembrando que se for intercalar utilize pontas de mesmo peso e velocidade inicial pois a arma terá sempre um comportamento parecido no recuo. Se for usar a EXPO intercala com a ETOG. Se for usar a EXPO +P intercale com a ETOG+P. Eu uso a primeira ogival (ETOG +P) e a segunda expansiva (EXPO +P) e vou intercalando assim até o final do carregador.

Flipz
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Jan 2018, 18:16

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Flipz »

moliternoga escreveu:https://images.google.com.br/imgres?img ... 5854567721. Essa que coloquei é a que uso intercalado com ogival +p. A que você colocou no link é a mesma ponta porém não é a +p. Prefiro a +p pois dá um pouco de velocidade a mais. Lembrando que se for intercalar utilize pontas de mesmo peso e velocidade inicial pois a arma terá sempre um comportamento parecido no recuo. Se for usar a EXPO intercala com a ETOG. Se for usar a EXPO +P intercale com a ETOG+P. Eu uso a primeira ogival (ETOG +P) e a segunda expansiva (EXPO +P) e vou intercalando assim até o final do carregador.
Vou fazer assim.
Muito obrigado pela ajuda.

Quanto a arma, fiquei com a 838 mesmo. Fui consultar o prazo da Imbel e ta em média 4 meses pra chegar.

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por MAX »

Eu não porto uma 380.
Se portasse, utilizaria ogival +p.
A 380 tem pouca energia e pode desviar demais em vidro de carro ou osso. Já ouvi relato de projétil que desviou no osso do crânio. Entre penetração e expansão, melhor garantir a primeira.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por moliternoga »

Eu atirei de expansiva +p em uma melancia atrás de um parabrisas de carro e uma caixa com areia para reter o projétil e analisar se após passar pelo parabrisas ainda haveria expansão do projétil. Resultado: o projétil passou pelo parabrisas sem problemas, atravessou a melancia ocorrendo pouca expansão do projétil, o que considero até bom e parou na caixa de papelão com areia. Em quesito desvio do projétil (trajetória) a .380acp apresentou menos desvio de trajetória que o .38spl em canos de 2" é 4". Não estou aqui dizendo que .380acp é excelente e é justamente por isso que intercalo munição ogival com expansiva mas a expansiva tem plenas condições de atravessar um parabrisas, porta de carro, porta de casa e ainda ter um potencial de causar lesões.

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por MAX »

Pois é... que merda esse tipo de discussão. Se todos tivessem acesso a calibres decentes, vc usaria uma 9mm e pronto.
Abraço

Flipz
Mensagens: 15
Registrado em: 06 Jan 2018, 18:16

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por Flipz »

moliternoga escreveu:Eu atirei de expansiva +p em uma melancia atrás de um parabrisas de carro e uma caixa com areia para reter o projétil e analisar se após passar pelo parabrisas ainda haveria expansão do projétil. Resultado: o projétil passou pelo parabrisas sem problemas, atravessou a melancia ocorrendo pouca expansão do projétil, o que considero até bom e parou na caixa de papelão com areia. Em quesito desvio do projétil (trajetória) a .380acp apresentou menos desvio de trajetória que o .38spl em canos de 2" é 4". Não estou aqui dizendo que .380acp é excelente e é justamente por isso que intercalo munição ogival com expansiva mas a expansiva tem plenas condições de atravessar um parabrisas, porta de carro, porta de casa e ainda ter um potencial de causar lesões.
E pq a Gold Hex seria pior? Expandiria demais?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: 838 ou 838C? Qual escolher?

Mensagem por moliternoga »

Justamente. Pelo fato da gold expandir muito e rápido, acaba não conseguindo penetrar o suficiente. Como é necessário atingir órgãos vitais que ficam "protegidos" por músculos, ossos e etc é preciso que o projétil tenha capacidade de penetrar o suficiente. Se o projétil expande muito e consegue penetrar bastante também ótimo mas não é o caso da Gold e na verdade em .380acp tem que abrir mão de muita expansão para garantir o mínimo de penetração. Não vou discorrer aqui sobre o protocolo de testes de munição utilizado pelo FBI pois o assunto é meio extenso. Da uma pesquisada no google sobre o protocolo de testes do fbi que te dará uma noção melhor .Se manda bem no inglês tem uma página (www.brassfetcher.com) que o cara tem extensos testes em diversos calibres feito de forma bem "científica" além de encontrar informações sobre o teste balistico usado pelo FBI.

Responder