Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

DanielSp85
Mensagens: 99
Registrado em: 31 Mar 2016, 17:02

Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por DanielSp85 »

Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Adquiri uma Bersa Thunder CC niquelada valor R$ 5.100,00 com 2 carregadores; extra +1 carregador R$ 150,00 em 2017, preferia adquirir a oxidada mas não achei disponível.

Coldre em Kydex Interno para a arma e carregador extra sem lingueta adquirido do Clube 38 valor R$ 574,80, demorou pq não tinham o molde para ela, mas ficou perfeito.

Tenho 1,60m altura e 67kgs aproximado e portando com o coldre ela ficar bem velada.
No dia da retirada fiz aproximadamente 135 tiros de munição recarregada e 15 de munição original e nenhuma fala, intercalei entre todos tipos de munição recarregada, expo, expo +p, etog, etog+p entre os 3 carregadores e nenhuma falha. Notei apenas que um pedaço pequeno da camada de níquel do cão descascou, mas isso não interfere no funcionamento da arma.

Testei antes no clube com snap caps se com pancadas e chacoalhadas ela acionaria o percursor e não ocorreu, por isso escolhi utilizar sem a trava de segurança num eventual deferimento do porte., até pq a trava/desarmador do cão é muito pequena e para destravar numa situação de perigo é morte certa.

Como considero o calibre 380 anêmico e o cano fica em torno de 3´polegadas, utilizarei apenas munição etog e etog+p, visando penetração mínima, pois tenho receio de utilizando expo e não obter a penetração mínima para atingir órgãos vitais num eventual confronto.

Pretendo utilizar ela assim: 1 na câmara etog e a 1º do carregador etog depois começo intercalar etog+p e etog normal, sem a trava de segurança acionada, voltando ela para ação dupla com o desarmador do cão/trava, o que considero seguro portar desse jeito.

Pq faço isso? Ela é leve 500g e a etog+p realmente tem uma diferença grande no recuo, prefiro numa situação de necessidade onde precise sacar a arma e ela não esteja totalmente firme nas mãos ou até mesmo tendo que utilizar apenas uma das mãos para efetuar os 2 primeiros disparos em etog normal, pq o recuo é bem menor e ir ajustando a arma na empunhadura depois.

Espero que ajude outros entusiastas e que estão com duvida sobre a arma

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por lucsilva »

DanielSp85 escreveu:Pq faço isso? Ela é leve 500g e a etog+p realmente tem uma diferença grande no recuo, prefiro numa situação de necessidade onde precise sacar a arma e ela não esteja totalmente firme nas mãos ou até mesmo tendo que utilizar apenas uma das mãos para efetuar os 2 primeiros disparos em etog normal, pq o recuo é bem menor e ir ajustando a arma na empunhadura depois.
Gostei da ideia, vou fazer uns testes assim e daqui por diante usar deste jeito!
Obrigado pela dica.
Luciano Silva

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por moliternoga »

Parabéns pela aquisição da arma. Achei bom sua escolha de usar apenas munição etog pois como vc mesmo disse é melhor garantir uma penetração que atinge órgãos vitais que uma expansão apenas superficial. Só não veio vantagem em intercalar etog comum com etog +p, não vejo razão pra isso. Usa se intercalado expo com etog pois se a expo não penetrar o suficiente a etog com certeza vai. Quando porto a pt 59 uso a primeira etog a segunda expo intercalando assim, ambas +p com mesmo peso de projétil e velocidade. Tem que se tomar o cuidado de manter o mesmo fator da munição, ter uma consistência no recuo da arma. Se vc optou por usar etog, na prática e em alvos moles (corpo humano) não haverá diferença na balística terminal da +p pra comum, mantenha todas iguais, ou todas carga padrão ou todas +p.

DanielSp85
Mensagens: 99
Registrado em: 31 Mar 2016, 17:02

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por DanielSp85 »

Entendi sua ideia de manter uma carga padrão, mas fica complicado manter todas +p numa pistola de 500g, ela pula bastante. E algo que esqueci de comentar, como a Bersa é baseado no modelo Walter PPK não é recomendado a utilização de munições expansivas, pq entre a rampa do cano e cano existe um espaço que pode acabar causando panes de má alimentação, já que o projetil expo não é totalmente arredondado.

Na Walter pro ser um projeto mais antigo e na época dificilmente haviam munições do tipo expo esse espaço é mais acentuado que na Bersa. A Bersa deve sofrer um polimento na fabrica para evitar grande parte de panes, mas mesmo assim na foto fica claro que ainda existe esse espaço.

Não tive nenhuma falha na minha Bersa intercalando munição recarregada, expo, etog e as +p, mas caso alguns tenham esse problema acredito ser possível resolver com um melhor polimento desse espaço, deixando mais nivelado a rampa do cano e o cano.

Entretanto como falei anteriormente não pretendo usar munição expo tendo em vista que acredito numa deficiência no poder de penetração do calibre 380acp.

Segue foto de uma Walter PPK (a esquerda) de uma americano que sigo no Instagram e ele porta ela quase que diariamente e já deve ter efetuado milhares de disparos com a dele, e foi baseado no comentário dele que mantenho a minha só com etog e etog +p, a direita segue a de uma Bersa CC.

Imagem

DanielSp85
Mensagens: 99
Registrado em: 31 Mar 2016, 17:02

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por DanielSp85 »

Esqueci de comentar, como a arma é importada ela normalmente vem com excesso de óleo e com uma espécie de graxa bem viscosa, então antes de efetuar qualquer disparo eu havia desmontado ela em 1 escalão e retirado todo esse óleo. Logo em seguida substitui por uma fina camada de wd-40 e finalizei secando ela toda com papel toalha desses que vc pode reaproveitar e inclusive lavar, pq assim não há perigo de ficar fiapos de flanelas na arma.

Ai efetuei a sessão dos 150 disparos sem nenhuma falha, e voltei novamente a repetir o processo de desmontagem de 1º escalão, só dessa vez com a utilização de removedor de pólvora para o cano e limpeza novamente apenas com WD-40, secando ela com papel toalha.

Esse processo de limpeza da arma nova, antes de efetuar qualquer disparo foi muito recomendado pelo armeiro do clube de tiro, pq inclusive as armas novas nacionais vem com excesso de óleo para evitar oxidação, corrosão e ferrugem. Então, terei isso como padrão para qualquer arma de fogo nova que adquirir.

LUIZLUIZ
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Jan 2016, 10:04

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por LUIZLUIZ »

Amigo comprei uma em 2016, a thunder cc oxidada, comprei outro carregador no ano passado paguei r$ 600,00, não tenho o que reclamar, discreta, confiável, precisa e com capacidade razoável, quanto a penetração também tenho uma taurus pt 58hcplus inox, fiz comparativos entre ambas atirando com todos os tipos de munições disponíveis e a bersa não perdeo em penetração em alvos duros com munição expo, gold hex, a diferença e minima, portanto pode usar expo sem problemas e +p é claro onde efetuei uns 30 disparos com gold e expo + p e não tive nenhuma pane, pode usar sem medo, eu intercalo uma expo+p e etog+p, da ara se defender bem, mais um carregador reserva junto, porto ele sempre que estou de folga, quanto ao coldre fiz em um sapateiro o mesmo e ficou bom, espero ter ajudado, quem tiver chance de comprar eu recomendo, a 58 é muita boa e confiável, não tenho panes com ela, porém para porta de forma velada é dificil, até 24/7 police .40 é melhor que ela na desrição.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por moliternoga »

Que bom que gostou da bersa, é uma arma que sempre indico pra quem quer uma pistola pequena e compacta. Gostaria só de deixar uma opinião minha sobre o wd 40. Eu uso o wd para limpeza e lubrificação das minhas armas porém como o wd 40 é muito fino e seca rápido nas partes de mais atrito/movimento uso uma pequena quantidade de óleo mais viscoso. Após limpeza e secagem com wd coloco umas 2 gotas de óleo nos trilhos, no ponto onde o cano descansa no ferrolho (parte frontal do cano) e uma gotinha minúscula na mola do cão. Acho necessário pois o wd perde a capacidade de lubrificação muito rápido e com pouco tempo as partes que tem mais movimento e precisam de lubrificação estão secas. No resto da arma é wd 40 com secagem com papel.

Tameirao
Mensagens: 50
Registrado em: 06 Jan 2017, 18:26

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por Tameirao »

Opa... sensacional o tópico da Bersa.

Eu tenho uma tb e adoro essa arma. Ja tenho ela há mais de 1 ano e meio e ela nao negou fogo nem uma vez. E olha que atiro IDSC com ela usando munição treino da CBC, pois nao tenho estação de recarga.

Fico feliz de saber que existem outros entusiastas da Bersa aqui no Brasil assim como nos EUA, onde fiz uma extensa pesquisa antes de adquirir a pistola.

Ibrahim
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Out 2017, 22:00

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por Ibrahim »

Boa noite! Onde é possível encontrar a Bersa 380 CC (8 +1) para aquisição? Tenho dificuldade para encontrar.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por Erick Tamberg »

Muito bom e útil o relato.

Endosso a escolha de munições ogivais, pois não foram poucos os casos que vi de expansão prematura e penetração insuficiente nesse calibre. Mesmo com munições ogivais, raras vezes vi um projétil de .380 ACP transfixar um corpo humano. Tenho um colega com um projétil ogival desse calibre alojado no pescoço (bem menos espesso do que o tronco) até hoje.

Sobre a comparação com a Walther, tive uma PPK. A minha nunca apresentou falhas devido à configuração de projétil. Já falhou com munição recarregada (má calibração ou fechamento do estojo) e por sujeira no pino indicador de cartucho na câmara (ficava travado para a frente, impedindo o alinhamento do culote com a face da culatra), mas funcionava bem com qualquer coisa, desde que fosse de fábrica.

sierradelta537
Mensagens: 132
Registrado em: 22 Out 2015, 11:42

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por sierradelta537 »

Vi vários vídeos na internet comparando munições +p e normais da CBC. A diferença de penetração é mínima.
Uso ETOG porque sempre vai funcionar e +p só por paz de consciência.
Vocês estão preocupados com transfixação?! Esqueçam isso! Num confronto você vai errar muitos tiros, usar projétil expansivo não torna os inocentes mais seguros. A única coisa a fazer é treinar muito para ser mais preciso.
SD-537

Reg
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Fev 2017, 21:40

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por Reg »

Ibrahim escreveu:Boa noite! Onde é possível encontrar a Bersa 380 CC (8 +1) para aquisição? Tenho dificuldade para encontrar.
Eu ro vendendo bersa 380cc oxidada 8+1 tiros

http://forum.defesa.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=10705

DanielSp85
Mensagens: 99
Registrado em: 31 Mar 2016, 17:02

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por DanielSp85 »

Agora, depois de muito tempo com ela parada vou voltar a efetuar disparos no clube de tiro.
Para a conta +40 disparos somente com munição recarregada, totalizando 175 munições recarregadas + 15 originais e nenhuma falha.
Já havia até esquecido q ela pula um pouco na mão, mas bora treinar.

DanielSp85
Mensagens: 99
Registrado em: 31 Mar 2016, 17:02

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por DanielSp85 »

+40 disparos somente com munição recarregada, totalizando 215 munições recarregadas + 15 originais e nenhuma falha.
O único problema foi na hora de fazer a limpeza, pois parte do mecanismo do gatilho se deslocou para o lado e deixou a arma inoperante até achei q tivesse quebrado algo, mas bastou retirar as talas de empunhadura e colocar o mecanismo novamente no lugar. Montei ela e usei o a trava como desarmador do ção para o gatilho votar a operar.
Fiz o teste com a caneta para garantir q o percutor estava operante.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por moliternoga »

A bersa tem um sistema que desativa o gatilho quando o carregador não está inserido na arma, não sei se foi o teu caso mas dizem que ele costuma dar essa pane na desmontagem de "escapar" o sistema de disparo mas só de remontar a arma e inserir o carregador novamente volta a funcionar. Já vi um vídeo em que desabilitaram esse sistema deixando a arma operando normalmente sem o carregador. Pelo vídeo não é algo complexo e algo que se eu tivesse uma bersa Faria na minha.

DanielSp85
Mensagens: 99
Registrado em: 31 Mar 2016, 17:02

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por DanielSp85 »

moliternoga escreveu:A bersa tem um sistema que desativa o gatilho quando o carregador não está inserido na arma, não sei se foi o teu caso mas dizem que ele costuma dar essa pane na desmontagem de "escapar" o sistema de disparo mas só de remontar a arma e inserir o carregador novamente volta a funcionar. Já vi um vídeo em que desabilitaram esse sistema deixando a arma operando normalmente sem o carregador. Pelo vídeo não é algo complexo e algo que se eu tivesse uma bersa Faria na minha.
Deve ter sido isso, mas por enquanto não pretendo mexer nela, até pq não apresentou falas nem com munição recarregada, diferente da minha MD2 q até com original esta falando.

DanielSp85
Mensagens: 99
Registrado em: 31 Mar 2016, 17:02

Re: Relatos da aquisição da Bersa Thunder CC

Mensagem por DanielSp85 »

+35 disparos somente com munição recarregada, totalizando 250 munições recarregadas + 15 originais e nenhuma falha.

Responder