Flagrante

MHereda
Mensagens: 67
Registrado em: 11 Ago 2017, 19:54
Localização: Guaratinguetá - SP

Flagrante

Mensagem por MHereda »

Boa noite.
Em caso de um "tiro acidental" em um meliante que invada minha casa o melhor seria me apresentar à delegacianpara prestar depoimento ou fugir do flagrante e me apresentar 48hs depois?
Algum advogado no grupo pode esclarecer?
IMBEL - .380 MD1 GC

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: Flagrante

Mensagem por MAX »

Se o cara invadiu a sua residência, não há motivo para fugir. Melhor chamar a polícia, para mostrar que vc não deve nada, e o SAMU, para ninguém alegar que houve "omissão de socorro"

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Flagrante

Mensagem por Raziel »

Eu chamaria a polícia, mas esconderia a arma e diria pra Polícia que não ia entregar. Como esconder dentro de casa é burrice, você pode deixar ela no seu automóvel e estacionar ele numa rua qualquer enquanto a polícia não chega.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Flagrante

Mensagem por aniceto »

Escutei da boca de um perito da polícia civil, claro que deve-se tomar com uma quantidade generosa de sal, que acontecido algo semelhante a melhor coisa é desaparecer de vista mesmo. Esperar o flagrante passar. Muitos, delegados e advogados, dizem que isso não é para ocorrer. Que se apresentar depois não altera a situação e que vai ser preso em flagrante assim mesmo.
Só que o mesmo cara que me falou isso também disse que você tinha que entrar em contato com um advogado (vai precisar de um mesmo) e ele comparecer a delegacia falando que você estava com um trauma após o confronto ou qualquer outra desculpa e que irá se apresentar com 100% de certeza no dia tal. Segundo ele isso (o advogado comparecer lá) que modificaria a situação de flagrante pois:

Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem:
I - está cometendo a infração penal; II - acaba de cometê-la; III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.

Se a polícia parar de te perseguir por causa disso, e como já não é mais imediatamente após a infração, então não é flagrante. Se você acaba preso em flagrante não necessariamente é liberado e entra nas possibilidades de prisão temporária, prisão preventiva e o que for. Obviamente ele não é advogado nem o delegado que iria mandar prender, então leve com uma pitada de sal.

Possíveis problemas: bandido morre e alegam que tu faltou com socorro já que se tinha como fugir tinha como socorrer. Delegado caga pro advogado e continua a perseguição, tu preso em flagrante ao se apresentar. O seu desaparecimento da cena do crime conta contra você no julgamento.

“A crença popular de que é de 24 horas o prazo entre a prática do crime e a prisão em flagrante não tem o menor sentido, eis que, não existe um limite temporal para o encerramento da perseguição. Não havendo solução de continuidade, isto é, se a perseguição não for interrompida, mesmo que dure dias ou até mesmo semanas, havendo êxito na captura do perseguido, estaremos diante de flagrante delito.” (TÁVORA, Nestor. Curso de Direito Processual Penal, p. 563).
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Flagrante

Mensagem por lucsilva »

Só no Brasil mesmo, republiqueta das bananas!!!! Um vagabundo invade sua casa para te roubar e te achacar, tu atira nesse lixo e tem que ficar cheio de dedos, se defendendo, como se tu fosse o criminoso desta historia. Chamar a Samu? fala sério. Eu quero que ele morra. Atire pra matar, pois se vc o deixar vivo, ele pode voltar e matar sua familia!
Infelizmente vivemos em um país pobre, medíocre, corrupto e que ganha muito com a bandidagem!!!!
Luciano Silva

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Flagrante

Mensagem por Raziel »

lucsilva escreveu:Só no Brasil mesmo, republiqueta das bananas!!!! Um vagabundo invade sua casa para te roubar e te achacar, tu atira nesse lixo e tem que ficar cheio de dedos, se defendendo, como se tu fosse o criminoso desta historia. Chamar a Samu? fala sério. Eu quero que ele morra. Atire pra matar, pois se vc o deixar vivo, ele pode voltar e matar sua familia!
Infelizmente vivemos em um país pobre, medíocre, corrupto e que ganha muito com a bandidagem!!!!
Até 2003 não éramos assim. Só tem um jeito de mudar isso, é no dia 7 de Outubro de 2018
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: Flagrante

Mensagem por MAX »

lucsilva escreveu:Só no Brasil mesmo, republiqueta das bananas!!!! Um vagabundo invade sua casa para te roubar e te achacar, tu atira nesse lixo e tem que ficar cheio de dedos, se defendendo, como se tu fosse o criminoso desta historia. Chamar a Samu? fala sério. Eu quero que ele morra. Atire pra matar, pois se vc o deixar vivo, ele pode voltar e matar sua familia!
Infelizmente vivemos em um país pobre, medíocre, corrupto e que ganha muito com a bandidagem!!!!
Isso. Descarrega a arma no vagabundo, pica ele com um machado, joga gasolina em cima e depois toca fogo.
Aí fala lá no júri que queria mais que o lixo morresse. Excelente estratégia

Avatar do usuário
andregomes
Mensagens: 93
Registrado em: 24 Fev 2016, 11:53
Localização: Sao Paulo

Re: Flagrante

Mensagem por andregomes »

Sempre esse relato acaba aparecendo por aqui, mas o que eu tenho premeditado é sair mesmo do local, me abrigar em algum local e ficar esperando o prazo para se apresentar.

Porem a arma voltaria para o cofre, para depois nao dar "porte ilegal".

Como eles nao podem explodir o cofre, nem confiscar sem saber o q está dentro, ela ficaria protegida.

Se você se apresentar na hora tem 2 coisas ruins,
1 - O delegado te cobrar uma puta grana de fiança.
2 - Voce ficar preso com bandido por ter matado um bandido.

Então é melhor tirar 2 dias de folga e depois se apresentar.
A maior virtude de um CAC é ser paciente.

CAC 2RM
Clube Calibre

MHereda
Mensagens: 67
Registrado em: 11 Ago 2017, 19:54
Localização: Guaratinguetá - SP

Re: Flagrante

Mensagem por MHereda »

Não tem nenhum advogado que possa dar uma opnião jurídica? A questão de chamar o SAMU, mesmo que seja depois de umas 2 horas para esperar o vagabundo morrer, falaria a favor de evitar uma omissão de socorro e caracterizar a legitima defesa eu acho. Com relação a ficar preso, ainda bem que a maioria aqui tem curso superior então ficaria em um quartinho melhor
IMBEL - .380 MD1 GC

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Flagrante

Mensagem por aniceto »

MHereda escreveu:A questão de chamar o SAMU, mesmo que seja depois de umas 2 horas para esperar o vagabundo morrer, falaria a favor de evitar uma omissão de socorro e caracterizar a legitima defesa eu acho.
Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

Se solicitou o SAMU então não foi omissão de socorro, porém isso vai depender de muitas variáveis. Se você teve tempo de sair de casa, ir para outro lugar, e só após avisar ao SAMU então foi omissão de socorro. O crime é omitir socorro a alguém em iminente perigo, no caso o verme baleado. Duas horas após é omissão. Se é urgência/emergência, tem que ser já.

Detalhado do que eu faria: 1. Entraria em casa para guardar a arma (mas falaria, claro, que fui entrar pra me esconder. No meio tempo eu pego minhas coisas e guardo a arma). 2. Trancaria a casa, exceto o portão de frente, acesso ao quintal. 3. Querendo fugir de um possível comparsa, ou qualquer outra desculpa que o meu advogado vai aventar, saio de casa a pé ou com carro. 4. Nesse processo de sair vi que o meliante ainda estava no meu quintal. Achei que tinha fugido após o disparo pois enquanto me escondia não tentou arrombar minha porta. Se tiver câmera, não é meu caso ainda, é hora de fazer um teatrinho pra não se contradizer pelas imagens. 5. Ligo pro SAMU, imediatamente mas já indo em direção a um motel/hotel qualquer. Falo que teve esse confronto em casa mas eu fugi, o cara estava no chão mas não vi como estava pois no abalo só pensei em escapar de qualquer comparsa que o estivesse esperando e o que for. Falo endereço e que a porta da frente está aberta (escancarada, de fato. Se teve tempo de fechar ou mesmo encostar o portão não estava na pressa). Se teve vizinho saindo de casa no meio, falo que vou fugir pra evitar outro bandido amigo dele descobrir e retornar pra me pegar, recomendo que ele fique em casa por causa disso e peço pra ligar pra polícia. 6. Do hotel/motel com diária paga com dinheiro eu ligo pro advogado pra tomar as medidas cabíveis e pra alguém de confiança acompanhar o processo.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: Flagrante

Mensagem por MAX »

MHereda escreveu:Não tem nenhum advogado que possa dar uma opnião jurídica? A questão de chamar o SAMU, mesmo que seja depois de umas 2 horas para esperar o vagabundo morrer, falaria a favor de evitar uma omissão de socorro e caracterizar a legitima defesa eu acho. Com relação a ficar preso, ainda bem que a maioria aqui tem curso superior então ficaria em um quartinho melhor

Tenho formação jurídica e já falei ali em cima: se vc tem arma e invadiram sua residência, não há motivo algum para fugir.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Flagrante

Mensagem por moliternoga »

Sinceramente acho que na conjuntura atual não faz diferença se fugir da cena na hora ou acionar os órgãos competentes e aguardar. De qualquer forma vai ter o inquérito policial, de qualquer forma o MP vai analisar o caso podendo arquivar baseado na legítima defesa e nesse caso acredito que quem aguardou no local possa ter uma visão diferente do promotor e se for pra julgamento vai ter que passar pelo processo de qualquer jeito (um adendo, hoje acredito que é melhor que o bandido morra pois quem decide é o júri e não o juiz, creio ser muito mais fácil ser absolvido pelo júri em um crime de homicídio do que pelo juiz em um de tentativa de homicídio ou lesão corporal). Eu em uma situação dessa, independentemente de em casa ou na rua, após a garantia de segurança no local acionaria a PM, já solicitando o socorro, até porque nesses casos se a PM não estiver no local o Samu ou siate nem vai, e após chegada da PM aguardaria para ir ao DP. Não adianta esconder a arma pois de jeito ou de outro vão acabar dando um jeito de conseguir, então prefiro já facilitar. Se mesmo após tudo isso o delta quiser me manter preso sei que vou bater em audiência de Custódia (conjuntura atual) e não tendo passagens, emprego fixo, residência e etc é certo que vou responder em liberdade. Depois o processo é outra história Mas hoje quem pensa que se agir em legítima defesa não vai ter dor de cabeça está errado, tenha em mente que por mais que o pior aconteça em um processo penal você agiu pra manter a si e sua família vivos, então estando vivo o resto é lucro, por mais revoltante que seja. Essa é minha opinião colegas, mas gostaria de reforçar, independentemente do que aconteça, no final o importante é estar vivo. Evite o confronto quando puder, fuja se ainda tem essa opção mas, se não restar outra alternativa, lute com tudo que tiver pois é a única maneira de se sair da situação.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Flagrante

Mensagem por aniceto »

moliternoga escreveu:um adendo, hoje acredito que é melhor que o bandido morra pois quem decide é o júri e não o juiz, creio ser muito mais fácil ser absolvido pelo júri em um crime de homicídio do que pelo juiz em um de tentativa de homicídio ou lesão corporal
É melhor julgado por 7 que por 1. Juiz, promotor e delegado não necessariamente vivem no mesmo mundo do restante. Não necessariamente vivem com a mesma lógica do homem comum.
Tudo bem se quiser facilitar o trabalho da lei e já ser preso em flagrante, levado pra delegacia, colocado na cela e aguardar advogado. Prefiro permanecer livre esse período.

Primeiro que o promotor vai te acusar pelo mesmo crime. Condenação ou não depende de caracterizar auto-defesa ou não. Ficar lá ou não gera uma diferença não mensurável, não garantida, não tá no papel. Esse negócio de se apresentar e o delegado te liberar da prisão em flagrante é algo que existe, mas não é norma escrita. O que não pode fazer é fugir, por isso tu liga pro advogado. Pra justiça é algo de pouca relevância você se apresentar ou seu advogado fazer isso. Filho do Eike Batista quando atropelou o cara veio advogado e levou o carro embora, só dando declaração que não iria modificar nada no veículo antes de entregar para a perícia... Teve coisa que foi usada como defesa no julgamento e que dependia da perícia do carro...

Segundo, é melhor teu advogado conversar com a polícia que tu. Grandes chances de você falar a verdade de maneira que não é interessante para você. Se quer ser um santo em cova de leões, tudo bem. Delegado e juiz quando fazem algo errado já partem para a defesa própria, falando que foi mal entendido... Me dou o direito de fazer como quem me julga. Eu prefiro meu advogado batendo o papo e eu vou depor após isso tudo, já tendo conversado com ele. Reflita se considera a justiça brasileira justa, se confia na correção de atitudes do agente público e tome a decisão. Eu não confio. Já "escutei" caso de promotor/juiz questionando réu por ter atirado contra o peito, e não contra a perna do agressor; que não seria legítima defesa por isso...

Terceiro, se tu atira no cara e apresenta a arma o PM pode acabar te perguntando se tem mais armas em casa. Não sei aqui, nos EUA dependendo do estado tem caso do cara ter tudo apreendido e levado pra delegacia pra perícia. Pelo sim, pelo não, prefiro um mandado na mão. Já teve caso de cara, que acusado de atirar com arma de chumbinho contra caixa d'água da vizinha, a deixou o policial entrar, teve a arma apreendida e meio ano depois ainda não tinha retorno dela (e nem era arma de fogo). Não sei como funciona a organização da perícia, mas se ela está mofando lá creio ser mais fácil conseguir na justiça que eles realizem a perícia em um prazo em caso de apreensão após mandado.
Editado pela última vez por aniceto em 27 Ago 2017, 19:10, em um total de 2 vezes.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Flagrante

Mensagem por moliternoga »

Por esse motivo que digo que prefiro apresentar a arma usada na legítima defesa logo pois se caso a autoridade policial peça mandado de busca para localizar a arma vão apreender todas as armas, munições e etc que tiver, até correr a perícia e conseguir a restituição das peças vai ficar enferrujando em um depósito. Se apresentar logo a arma usada não tem o porque de irem atrás de outra, só fariam caso a perícia constatasse que a arma apresentada não confere com os projéteis. Cada um escolhe como agiria, não tem certo ou errado, pelo.menos estando dentro da legalidade é da escolha de cada um.

Inspetor
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Ago 2017, 19:58

Re: Flagrante

Mensagem por Inspetor »

Vamos tentar jogar um pouco de luz nisso tudo.
Em primeiro lugar, homicídio ou tentativa, será julgado pelo juri e o pedido de absolvição pelo próprio promotor ou a impronúncia pelo juiz só costumam acontecer em casos muito específicos (com testemunhas, imagens e/ou provas periciais muito evidentes).
Em segundo lugar, a princípio o delegado irá prender em flagrante aquele que for imediatamente identificado como autor do homicídio, pois a excludente de ilicitude (legítima defesa) somente será analisada em sede judicial. A apresentação imediata vai te dar a vantagem de que dificilmente o juiz negará a liberdade para responder o processo.
A apresentação da arma deverá ser feita para a perícia e uma busca e apreensão será pedida em caso da não apresentação. Sem querer desanimar, dificilmente a arma será liberada antes do fim do processo, que em caso de réu solto pode demorar até uma década. Essa liberação fica a cargo do juiz do processo que pode sim liberar após a perícia (isso não costuma levar mais que dois ou três meses), mas ele deverá aceitar os argumentos do réu e o promotor deverá concordar.
Então, o melhor a fazer é chamar o socorro se identificando e relatando o ocorrido (isso ficará gravado), chamar um advogado e sumir de vista, confiando a arma a alguém que fará a entrega à polícia.
Nossa legislação é estúpida ao prender que se apresenta e liberar quem foge, mas é assim que está normatizado.
No caso citado do filho de Eike Batista, a lei prevê que em caso de homicídio culposo em acidente de trânsito, não será lavrado flagrante se o autor prestar socorro e se apresentar. Se não fosse assim, qualquer um seria preso em flagrante caso um idiota bêbado morresse ao atravessar a rua na frente do seu carro.
Espero ter ajudado.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Flagrante

Mensagem por Raziel »

aniceto escreveu:
moliternoga escreveu:um adendo, hoje acredito que é melhor que o bandido morra pois quem decide é o júri e não o juiz, creio ser muito mais fácil ser absolvido pelo júri em um crime de homicídio do que pelo juiz em um de tentativa de homicídio ou lesão corporal
É melhor julgado por 7 que por 1. Juiz, promotor e delegado não necessariamente vivem no mesmo mundo do restante. Não necessariamente vivem com a mesma lógica do homem comum.
Tudo bem se quiser facilitar o trabalho da lei e já ser preso em flagrante, levado pra delegacia, colocado na cela e aguardar advogado. Prefiro permanecer livre esse período.

Primeiro que o promotor vai te acusar pelo mesmo crime. Condenação ou não depende de caracterizar auto-defesa ou não. Ficar lá ou não gera uma diferença não mensurável, não garantida, não tá no papel. Esse negócio de se apresentar e o delegado te liberar da prisão em flagrante é algo que existe, mas não é norma escrita. O que não pode fazer é fugir, por isso tu liga pro advogado. Pra justiça é algo de pouca relevância você se apresentar ou seu advogado fazer isso. Filho do Eike Batista quando atropelou o cara veio advogado e levou o carro embora, só dando declaração que não iria modificar nada no veículo antes de entregar para a perícia... Teve coisa que foi usada como defesa no julgamento e que dependia da perícia do carro...

Segundo, é melhor teu advogado conversar com a polícia que tu. Grandes chances de você falar a verdade de maneira que não é interessante para você. Se quer ser um santo em cova de leões, tudo bem. Delegado e juiz quando fazem algo errado já partem para a defesa própria, falando que foi mal entendido... Me dou o direito de fazer como quem me julga. Eu prefiro meu advogado batendo o papo e eu vou depor após isso tudo, já tendo conversado com ele. Reflita se considera a justiça brasileira justa, se confia na correção de atitudes do agente público e tome a decisão. Eu não confio. Já "escutei" caso de promotor/juiz questionando réu por ter atirado contra o peito, e não contra a perna do agressor; que não seria legítima defesa por isso...

Terceiro, se tu atira no cara e apresenta a arma o PM pode acabar te perguntando se tem mais armas em casa. Não sei aqui, nos EUA dependendo do estado tem caso do cara ter tudo apreendido e levado pra delegacia pra perícia. Pelo sim, pelo não, prefiro um mandado na mão. Já teve caso de cara, que acusado de atirar com arma de chumbinho contra caixa d'água da vizinha, a deixou o policial entrar, teve a arma apreendida e meio ano depois ainda não tinha retorno dela (e nem era arma de fogo). Não sei como funciona a organização da perícia, mas se ela está mofando lá creio ser mais fácil conseguir na justiça que eles realizem a perícia em um prazo em caso de apreensão após mandado.
Esse terceiro ponto é o mais bizarro de toda a legislação atual. MESMO que você entregue a arma é muito capaz do policial tomar todas que tiverem na sua casa. Já tive arma de ar comprimido apreendida num passado bem distante e foi uma merda pra recuperar. Eu não entregaria a arma, mas também não a esconderia em casa. Até o mandado sair dá tempo de você tirar todas as armas que estiverem na residência.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Flagrante

Mensagem por Raziel »

moliternoga escreveu:Por esse motivo que digo que prefiro apresentar a arma usada na legítima defesa logo pois se caso a autoridade policial peça mandado de busca para localizar a arma vão apreender todas as armas, munições e etc que tiver, até correr a perícia e conseguir a restituição das peças vai ficar enferrujando em um depósito. Se apresentar logo a arma usada não tem o porque de irem atrás de outra, só fariam caso a perícia constatasse que a arma apresentada não confere com os projéteis. Cada um escolhe como agiria, não tem certo ou errado, pelo.menos estando dentro da legalidade é da escolha de cada um.
Então, se só tiver essa arma vale muito a pena não entregar. Se tiver outras e achar que não dá tempo de tirar tudo antes do mandado sair entrega. Mas só nesse caso eu entregaria, vocês ficariam surpresos com as coisas que dá pra esconder num carro estacionado regularmente numa rua qualquer por meses e até anos.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Flagrante

Mensagem por Raziel »

Inspetor escreveu:Vamos tentar jogar um pouco de luz nisso tudo.
Em primeiro lugar, homicídio ou tentativa, será julgado pelo juri e o pedido de absolvição pelo próprio promotor ou a impronúncia pelo juiz só costumam acontecer em casos muito específicos (com testemunhas, imagens e/ou provas periciais muito evidentes).
Em segundo lugar, a princípio o delegado irá prender em flagrante aquele que for imediatamente identificado como autor do homicídio, pois a excludente de ilicitude (legítima defesa) somente será analisada em sede judicial. A apresentação imediata vai te dar a vantagem de que dificilmente o juiz negará a liberdade para responder o processo.
A apresentação da arma deverá ser feita para a perícia e uma busca e apreensão será pedida em caso da não apresentação. Sem querer desanimar, dificilmente a arma será liberada antes do fim do processo, que em caso de réu solto pode demorar até uma década. Essa liberação fica a cargo do juiz do processo que pode sim liberar após a perícia (isso não costuma levar mais que dois ou três meses), mas ele deverá aceitar os argumentos do réu e o promotor deverá concordar.
Então, o melhor a fazer é chamar o socorro se identificando e relatando o ocorrido (isso ficará gravado), chamar um advogado e sumir de vista, confiando a arma a alguém que fará a entrega à polícia.
Nossa legislação é estúpida ao prender que se apresenta e liberar quem foge, mas é assim que está normatizado.
No caso citado do filho de Eike Batista, a lei prevê que em caso de homicídio culposo em acidente de trânsito, não será lavrado flagrante se o autor prestar socorro e se apresentar. Se não fosse assim, qualquer um seria preso em flagrante caso um idiota bêbado morresse ao atravessar a rua na frente do seu carro.
Espero ter ajudado.
Então pelo que você falou a apresentação imediata faria a pessoa ser presa na hora mas daria a oportunidade de (muito provavelmente) a pessoa responder em liberdade, ou caso fuja do flagrante ficaria com mandado de prisão mas não seria presa na hora é isso?
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Inspetor
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Ago 2017, 19:58

Re: Flagrante

Mensagem por Inspetor »

Raziel escreveu: Então pelo que você falou a apresentação imediata faria a pessoa ser presa na hora mas daria a oportunidade de (muito provavelmente) a pessoa responder em liberdade, ou caso fuja do flagrante ficaria com mandado de prisão mas não seria presa na hora é isso?
Exatamente! Hoje a lei exige que o Juiz analise o flagrante e o transforme em prisão cautelar (preventiva ou temporária) para que o autor permaneça preso.
Uma das principais causas de decretação da prisão preventiva é justamente o risco de fuga. Se o autor se apresenta, fica claro que não apresenta risco de fugir.
O problema é que, onde não existe a famigerada audiência de custódia (24 horas após o flagrante), sem um bom advogado o cara pode ficar até um mês preso aguardando a liberdade provisória.
No entanto, se o autor foge do flagrante, mas um advogado o representa ainda na delegacia, e se apresenta um ou dois dias depois, ele também vai conseguir configurar sua intenção de não fugir à responsabilidade penal.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Flagrante

Mensagem por aniceto »

Inspetor escreveu:No entanto, se o autor foge do flagrante, mas um advogado o representa ainda na delegacia, e se apresenta um ou dois dias depois, ele também vai conseguir configurar sua intenção de não fugir à responsabilidade penal.
A questão toda não é fugir do flagrante, no sentido estrito da palavra. É "ausentar-se do local do confronto devido a um motivo X" e enviar a demonstração clara por meio do seu advogado de que deseja apresentar-se a autoridade policial tão logo passe o susto inicial.
Novamente, até mesmo por questão de evitar falar algo que não deveria ter falado na emoção do momento, é melhor postergar essa apresentação.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Flagrante

Mensagem por SOPMod »

Raziel escreveu: Então, se só tiver essa arma vale muito a pena não entregar. Se tiver outras e achar que não dá tempo de tirar tudo antes do mandado sair entrega. Mas só nesse caso eu entregaria, vocês ficariam surpresos com as coisas que dá pra esconder num carro estacionado regularmente numa rua qualquer por meses e até anos.
Até o carro ser roubado :lol: :lol:

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Flagrante

Mensagem por Raziel »

SOPMod escreveu:
Raziel escreveu: Então, se só tiver essa arma vale muito a pena não entregar. Se tiver outras e achar que não dá tempo de tirar tudo antes do mandado sair entrega. Mas só nesse caso eu entregaria, vocês ficariam surpresos com as coisas que dá pra esconder num carro estacionado regularmente numa rua qualquer por meses e até anos.
Até o carro ser roubado :lol: :lol:
Só se for no reboque, porque ligar o carro o ladrão não vai conseguir.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Responder