Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

arkantuspc
Mensagens: 9
Registrado em: 13 Abr 2014, 20:53

Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por arkantuspc »

Para defesa pessoal o que acham de se usar uma espingarda calibre 20 ou 36 ao invés da popular 12?

Vantagens, desvantagens?

rec.br9
Mensagens: 118
Registrado em: 22 Dez 2013, 19:40

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por rec.br9 »

Eu fui de 12 e acredito que tenho um poder de fogo igual ou superior de um criminoso.

Não sei se você acha uma 20 de repetição no Brasil (eu nunca ouvi falar), vai achar de 1 ou 2 canos.

Já 36 tem este revolver com review com Português http://www.defesa.org/revolver-taurus-rt-410-the-judge/.

Com a minha 12 eu tenho várias opções de tiro com cartuchos 3T, SG ou Balote, entenda mais sobre estes cartuchos de maneira fácil assistindo o vídeo da CBC neste link http://www.cbc.com.br/pump-action-12%3C ... at-25.html.

Vai do seu gosto, eu aconselho a 12 PUMP por confiabilidade e poder de fogo.

Att.
CAC - SFPC/5 - 5º RM

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por jardimgj »

arkantuspc escreveu:Para defesa pessoal o que acham de se usar uma espingarda calibre 20 ou 36 ao invés da popular 12?

Vantagens, desvantagens?
Caro arkantuspc,
A CBC colocou no mercado nacional uma variedade muito grande de munições de alto impacto. A maioria no calibre 12. Existem também boas munições em calibre 20. No caso da 36 também há cartuchos com 4/5 esferas e balote único. A vantagem do calibre 12 é a abundância de tipos de munição. Pode-se escolher cartuchos de baixo recuo se isso for um problema. A 20 automaticamente já tem um recuo atenuado (em relação à 12) em seus cartuchos. A 36 irá disparar mais suavemente que as duas anteriores. Faço um parênteses sobre o cartucho das 4/5 esferas de chumbo pois este recua bem forte. Descarte o uso do revólver 410 da Taurus que calça o calibre 36. A munição mais efetiva é esta que comentei mas é muito desagradável de disparar no revólver da Taurus. Exigirá bastante treino e habilidade para atingir bom aproveitamento. A Boito possui armas Pump em 12 e importa as Benelli semiauto. Há também espingardas de canos curtos sobrepostos e justapostos para o 20. Sugiro que dê uma olhada no site da Boito e veja as opções que eles oferecem.
Concluindo, se eu fosse comprar uma espingarda para defesa pessoal/residencial adquiriria uma Hatsan Semiauto com cano de 24 polegadas e carregador para 7 tiros. O sistema semiautomático por si só atenua o recuo da munição e agiliza a utilização tática. O segredo é manter sempre munição nova e de boa qualidade à disposição.
Boa sorte na escolha.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por Erick Tamberg »

Na minha opinião, a opção pelo 20 só se justifica se houver previsão de uso da arma por pessoas de constituição física frágil.

Pessoas de baixa estatura, com braços curtos, também costumam apresentar alguma dificuldade em fazer o movimento completo de manobra de uma "pump", sendo comuns as panes por acionamento incompleto da corrediça. Nesses casos, uma 20 de dois canos é uma opção a se considerar.

francisco888
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Ago 2016, 19:55

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por francisco888 »

Tenho uma .36. Gosto dela, tem um bom tiro, mas para defesa não aconselho, pois só um tiro é muito pouco, mesmo tendo possibilidade de troca leva muito tempo. Aconselho a 12, é muito boa, versátil, e a parada dela é muito boa e em alguns casos só o estrondo dela já resolve. Ela também tem mais possibilidade de recamento. Escolheria a 12 com certeza.
Agora se for caso de sitio, fazenda ou chácara você pode optar por as outras que são muito boas mesmo, pois você pode se abrigar no interior da residencia e meter bala.

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por atrevisani »

Não sei se há pump-actions em outro calibre que não o 12. Para defesa, o fato de você poder manobrar a arma e colocar uma nova munição na câmara é o que faz a diferença.
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

rec.br9
Mensagens: 118
Registrado em: 22 Dez 2013, 19:40

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por rec.br9 »

atrevisani escreveu:Não sei se há pump-actions em outro calibre que não o 12. Para defesa, o fato de você poder manobrar a arma e colocar uma nova munição na câmara é o que faz a diferença.
Semi-automática calibre 20 eu já vi. PUMP tem nos EUA.

Att
CAC - SFPC/5 - 5º RM

Diego C
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Ago 2016, 12:52

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por Diego C »

Semi auto só umas hatsan, só vejo vantagem nas 20 pelas incongruências da legislação em permitir 12 somente com canos de 24 polegadas, o que pode atrapalhar em lugares apertados, e algumas lojas vendem com opção para 20 polegadas, agora se o problema não for espaço para manobrar a arma vai de 12 pump, que é a melhor opção de arma que podemos comprar, e mesmo alguém franzino com treino consegue fazer tiros bons, convivo com mulheres bem pequenas que tem treinamento com calibre 12 e te digo que se viram muito bem.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por raubvogel »

12ga em shotgun e equivalente a 9mm em pistola: qualquer tipo de municao criada tem sempre neste calibre.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por aniceto »

Erick Tamberg escreveu:Na minha opinião, a opção pelo 20 só se justifica se houver previsão de uso da arma por pessoas de constituição física frágil.
Se houvesse pump calibre 20 no país seria uma boa opção pra defesa. Boito pump de 24 polegadas tem 1,10m de comprimento segundo o site. Mesma coisa do fuzil e já brinquei de "limpar" sala com um e pra sair da porta e mirar no fim do corredor demora muito, melhor se fosse com algo menor. Uma pump calibre 20 de 20 polegadas seria de calibre permitido e teria potência e tamanho bom para defesa domiciliar.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por atrevisani »

Tenho uma Boito Pump, calibre 12. Sim, é bem grande.

Navegar com ela pela casa é bem complicado. Coloquei nela uma coronha retrátil e rebatível que já vem com pistol grip (comprei direto da Boito), ficou BEM melhor de empunhar e navegar pela casa.

Pretendo um dia comprar uma pistola, principalmente para poder portá-la dentro de casa quando for abrir o portão para visitas, pois com a 12 isso é impossível.
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por lucsilva »

Cara, espingarda 36 não dá não. Não vale a pena! A 20 tem o mesmo tamanho da 12 praticamente e as duas (36 e 20) são mais para caçada de animais menores, na minha opinião! Para a 12 tem uma variedade grande de cartuchos, com menos recuo, caso prefira, com mais poder, caso queira e assim por diante.
Sem falar que se vc escolher por uma pump, só o barulho da manobra já assusta o vagabundo!
Luciano Silva

Marcojr
Mensagens: 4
Registrado em: 10 Dez 2016, 17:48

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por Marcojr »

Olhando pelo lado tradicional das espingardas cal36 sim um calibre ruim para defesa porque o cidadão teria apenas 1 tiro para neutralizar a agressão, mais por outro lado não tradicional das espingardas cal 36 é uma arma muito boa para defesa, possuo uma Safir T14 com 6 carregadores de 13 tiros que da um total de 78 disparos, ai a coisa já muda de figura. :P

Avatar do usuário
kadusamp
Mensagens: 36
Registrado em: 25 Fev 2017, 22:19

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por kadusamp »

Gostei muito da espingarda mossberg 5 tiros, porém da para colocar prolongador para 10

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: Espingarda calibre 12 x 20 x 36 ?

Mensagem por flavio380 »


Responder