Custo do registro - SINARM vs CR

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por SOPMod »

Oi pessoal! Este é meu primeiro tópico.

Li bastante coisa aqui no fórum e no site, mas esta dúvida não foi respondida:

Quanto custa, em média, todo o trâmite para registrar arma de fogo na PF (SINARM) ou exército? Isso tudo feito por conta, sem despachante.

Se possível, eu quero ter ideia do custo de cada etapa:
> taxas
> psicotécnico
> exame de tiro, etc.

Agradeço a ajuda!

PS: vi em outros tópicos que, para quem pretende treinar com a própria arma de defesa, o melhor é adquirir o CR, pois a PF costuma dificultar a emissão das guias de tráfego. Procede?

rbusato
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Mar 2017, 13:45

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por rbusato »

SOPMod escreveu: Quanto custa, em média, todo o trâmite para registrar arma de fogo na PF (SINARM) ou exército? Isso tudo feito por conta, sem despachante.

Se possível, eu quero ter ideia do custo de cada etapa:
> taxas
> psicotécnico
> exame de tiro, etc.
Eu fiz ambos, sem despachante. Estou em Vitória, ES. O curso de tiro custa ao redor de R$600,00 e o psicotécnico entre R$150,00 e R$200,00 reais. A taxa do exército é R$100,00 e a da PF, R$88,00.
Tem outros custos como cópias autenticadas e reconhecimento de firma, mas o principal é isso aí.
SOPMod escreveu: PS: vi em outros tópicos que, para quem pretende treinar com a própria arma de defesa, o melhor é adquirir o CR, pois a PF costuma dificultar a emissão das guias de tráfego. Procede?
A guia de tráfego pela PF aparentemente depende da região onde você mora. Eu optei pelo CR pois tem várias vantagens:

1) Não precisa ir previamente à PF para pedir a guia de tráfego;
2) Você acaba se vinculando a um clube de tiro e passa a ter um local adequado para treinar;
3) No clube acaba também trocando experiências com outros atiradores;
4) Permite comprar munição e armas direto do fabricante a custos menores (e burocracia maiores);
5) Pode comprar muito mais munição (pela PF somente 50 unidades por ano);
6) Pode portar uma arma no trajeto casa-clube-casa.

A principal desvantagem é o custo do clube, mas na minha opinião vale a pena.

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por SOPMod »

rbusato escreveu:
Eu fiz ambos, sem despachante. Estou em Vitória, ES. O curso de tiro custa ao redor de R$600,00 e o psicotécnico entre R$150,00 e R$200,00 reais. A taxa do exército é R$100,00 e a da PF, R$88,00.
Tem outros custos como cópias autenticadas e reconhecimento de firma, mas o principal é isso aí.

A guia de tráfego pela PF aparentemente depende da região onde você mora. Eu optei pelo CR pois tem várias vantagens:

1) Não precisa ir previamente à PF para pedir a guia de tráfego;
2) Você acaba se vinculando a um clube de tiro e passa a ter um local adequado para treinar;
3) No clube acaba também trocando experiências com outros atiradores;
4) Permite comprar munição e armas direto do fabricante a custos menores (e burocracia maiores);
5) Pode comprar muito mais munição (pela PF somente 50 unidades por ano);
6) Pode portar uma arma no trajeto casa-clube-casa.

A principal desvantagem é o custo do clube, mas na minha opinião vale a pena.
Muito obrigado pela resposta!

Pesando estes fatores, parece que o CR é o meio mais prático de "registrar" arma de fogo a quem pretende ter uma para defesa e treinar com ela, certo?

Mas olhando num site (https://armasonline.org/armas-on-line/c ... ecionador/), parece que a burocracia do CR é absurda, ainda pior que a do SINARM. Deixa eu ver se entendi como seria o trâmite pelo exército:

1) Faz os exames de tiro e psicotécnico (quanto custa o de tiro? Vc falou do curso de tiro, mas é a mesma coisa que o exame?)
2) Paga as taxas.
3) Comprovar habitualidade a um estande de tiro? É aqui onde eu devo comprar a prática de tiro durante 12 meses?
4) O art. 92 da portaria 51 fala da exposição de motivos da necessidade de aquisição. Tem algum modelo por aí?
5) Por fim, o que mais me preocupou foi que o exército pode fazer vistorias nas casas dos atiradores. Veja só: O Exército, através dos SFPC, controla essas atividades promovendo vistorias de tempos em tempos, onde o titular do CR deverá exibir todo o seu acervo, inclusive mostrando aos vistoriadores como e de que forma as armas são guardadas de forma segura. Esse pessoal pode, inclusive, exigir que o titular do CR faça mudanças na forma de armazenar seu acervo, visando a segurança. Se você reside em casas térreas, fora de condomínio fechado, ou em chácaras, a exigências aumentam, como a obrigatoriedade de sistemas de segurança ativos e até a obrigatoriedade do uso de um cofre para guarda das armas e munições. Então se eu planejo ter o CR para poder me defender de invasores, e deixo a arma perto da cama, por ex., o Exército pode aparecer repentinamente e implicar comigo?

Enfim, como é a vida do cara que tem arma para autodefesa residencial pelo CR?

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por Aspirina »

SOPMod escreveu: ...
Deixa eu ver se entendi como seria o trâmite pelo exército:

1) Faz os exames de tiro e psicotécnico (quanto custa o de tiro? Vc falou do curso de tiro, mas é a mesma coisa que o exame?)
2) Paga as taxas.
3) Comprovar habitualidade a um estande de tiro? É aqui onde eu devo comprar a prática de tiro durante 12 meses?
4) O art. 92 da portaria 51 fala da exposição de motivos da necessidade de aquisição. Tem algum modelo por aí?
5) Por fim, o que mais me preocupou foi que o exército pode fazer vistorias nas casas dos atiradores. Veja só: O Exército, através dos SFPC, controla essas atividades promovendo vistorias de tempos em tempos, onde o titular do CR deverá exibir todo o seu acervo, inclusive mostrando aos vistoriadores como e de que forma as armas são guardadas de forma segura. Esse pessoal pode, inclusive, exigir que o titular do CR faça mudanças na forma de armazenar seu acervo, visando a segurança. Se você reside em casas térreas, fora de condomínio fechado, ou em chácaras, a exigências aumentam, como a obrigatoriedade de sistemas de segurança ativos e até a obrigatoriedade do uso de um cofre para guarda das armas e munições. Então se eu planejo ter o CR para poder me defender de invasores, e deixo a arma perto da cama, por ex., o Exército pode aparecer repentinamente e implicar comigo?

Enfim, como é a vida do cara que tem arma para autodefesa residencial pelo CR?
1- Estes exames você vai ter que fazer tanto para a PF quanto para o EB. Curso de tiro é uma coisa e o exame é outra. No exame você fará uma prova teórica e um teste prático. Nestas provas, cai tudo o que você vai ver no curso;
2- O rbusato já respondeu essa;
3- Sim. Neste caso o clube fornece um documento comprovando sua habitualidade;
4- Geralmente o clube auxilia com esta solicitação ridícula que impuseram para a compra de armas;
5- Sim e não.... Vamos por partes:
Sim, o EB pode fazer vistoria na sua casa (fizeram na minha). Caso eles encontrem irregularidades, eles te informam na hora e dão um prazo para você acertar tudo.
Não, você não precisa necessariamente ter um cofre. Muitos atiradores relatam que o EB aceitou um armário de metal com trancas e cadeados, mas isso depende muito do vistoriador.
Não, o EB não faz visitas surpresa. Toda vistoria é préviamente agendada e realizada obrigatoriamente com a presença do atirador.
Um ponto importante....
Armas cadastradas no CR são para prática esportiva, já as armas para defesa são aquelas que estão no SINARM (polícia federal). Não tenho certeza, mas creio que a única possibilidade de você poder usar sua arma do CR para defesa, é se você não possuir armas no SINARM.

Tenha uma coisa em mente, a vida de um CAC não é fácil nem barata. Temos que cumprir uma infinidade de regras que mudam a toda hora e cada vez que precisamos de algo, são quilos de documentos que temos que providenciar, mas posso te garantir que todas estas dificuldades são esquecidas assim que damos o primeiro tiro.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

mkdiego
Mensagens: 8
Registrado em: 17 Abr 2017, 15:21

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por mkdiego »

Encaminhei a compra de uma pistola a 45 dias
os custos foram
R$ 160 exame psicológico
R$ 220 teste de tiro (20 tiros para arma curta)
R$ 88 expedição do registro. (Policia Federal)
Mais copias autenticadas de RG, Cpf, Titulo, comprovante de residência e de renda.
É melhor ser julgado por 7, do que carregado por 6.

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por SOPMod »

mkdiego escreveu:Encaminhei a compra de uma pistola a 45 dias
os custos foram
R$ 160 exame psicológico
R$ 220 teste de tiro (20 tiros para arma curta)
R$ 88 expedição do registro. (Policia Federal)
Mais copias autenticadas de RG, Cpf, Titulo, comprovante de residência e de renda.
Que bom! Os preços não diferem do que eu imaginei pela PF.
Aspirina escreveu: 1- Estes exames você vai ter que fazer tanto para a PF quanto para o EB. Curso de tiro é uma coisa e o exame é outra. No exame você fará uma prova teórica e um teste prático. Nestas provas, cai tudo o que você vai ver no curso;
2- O rbusato já respondeu essa;
3- Sim. Neste caso o clube fornece um documento comprovando sua habitualidade;
4- Geralmente o clube auxilia com esta solicitação ridícula que impuseram para a compra de armas;
5- Sim e não.... Vamos por partes:
Sim, o EB pode fazer vistoria na sua casa (fizeram na minha). Caso eles encontrem irregularidades, eles te informam na hora e dão um prazo para você acertar tudo.
Não, você não precisa necessariamente ter um cofre. Muitos atiradores relatam que o EB aceitou um armário de metal com trancas e cadeados, mas isso depende muito do vistoriador.
Não, o EB não faz visitas surpresa. Toda vistoria é préviamente agendada e realizada obrigatoriamente com a presença do atirador.
Um ponto importante....
Armas cadastradas no CR são para prática esportiva, já as armas para defesa são aquelas que estão no SINARM (polícia federal). Não tenho certeza, mas creio que a única possibilidade de você poder usar sua arma do CR para defesa, é se você não possuir armas no SINARM.

Tenha uma coisa em mente, a vida de um CAC não é fácil nem barata. Temos que cumprir uma infinidade de regras que mudam a toda hora e cada vez que precisamos de algo, são quilos de documentos que temos que providenciar, mas posso te garantir que todas estas dificuldades são esquecidas assim que damos o primeiro tiro.
Então, na verdade meu objetivo é adquirir arma de fogo para defesa residencial. Eu pensava em registrar pelo SINARM, que é o meio legal feito para isso, mas pelo que comentaram no Fórum, dependendo do delegado, eu terei dificuldade para obter a GT até o clube para treinar com minha própria arma.

Sendo assim, para quem pretende defender sua casa e quer treinar com a própria arma de fogo, qual o melhor caminho?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por variedades »

Não terás guia para ir no Clube, faça o CR, é o que 99% faz hoje, esquece a Policia Federal, eles ficam "empiçando" com tudo, não aceitam nada, quem manda é o Exército, esquece a PF, faz o CR e compra a arma que quiser, no calibre que quiser e ainda com GT nacional e pronto.

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por SOPMod »

variedades escreveu:Não terás guia para ir no Clube, faça o CR, é o que 99% faz hoje, esquece a Policia Federal, eles ficam "empiçando" com tudo, não aceitam nada, quem manda é o Exército, esquece a PF, faz o CR e compra a arma que quiser, no calibre que quiser e ainda com GT nacional e pronto.
E quanto tempo costuma demorar para obter o CR? Estou lendo alguns comentários do Defesa e tem gente falando que demora 02 anos. Se é isso tudo, é melhor eu ir pela PF mesmo e me virar para treinar.

Editando: encontrei um tutorial da aquisição do CR (http://forum.defesa.org/forum/viewtopic ... t=104#p480). É de 2013, se continuar assim, não parece tão desanimador. Vejamos:
Primeiro passo: Filie-se a um clube de tiro que ofereça serviço de despachante (ou que indique um).

Segundo passo: Solicite ao clube que faça o seu CR. O clube vai solicitar seus documentos padrão (CPF, RG, Comprovante de Residência, CAM (Certificado de Alistamento Militar), e duas ou três fotos 3x4 (não lembro quantas).

Terceiro passo: Espere que seu despachante lhe entregue o número de protocolo, confirmando que ele deu entrada em toda a papelada necessária no Exército.

Quarto passo: Acompanhe o site do exército (http://www.sisfpc.eb.mil.br/), para saber quando seu processo vai sair de "Em análise" para "Assinado e disponível para retirada". Isso pode levar de 2 a 5 meses (esse é o tempo que leva aqui em São Paulo).

Quinto passo: Avise seu despachante (se ele já não souber). Para que ele possa ir buscar seus documentos.

Pronto, agora você tem um CR.

Agora, se você quiser comprar uma arma, então existem ainda mais alguns passos:

De posse do CR, você agora pode pedir o apostilamento de uma nova arma.

Sexto passo: Você compra a arma (na loja se for calibre permitido, ou na fábrica se for calibre restrito). A Nota Fiscal será emitida pelo vendedor.

Sétimo passo: Você pede ao seu despachante que apostile a nova arma em seu CR. Então você precisa enviar a Nota Fiscal e o CR para ele, e ele dará entrada na papelada junto ao Exército.

Oitavo passo: Você acompanha no site do exército o andamento do seu pedido. O tempo médio é 1 mês. Enquanto isso, a arma ficará na loja (ou na fábrica).

Nono passo: Quando sair a autorização, você avisa o despachante (se ele já não souber), e ele vai retirar os documento no Exército.

Pronto, a arma agora é sua. Mas você não poderá retira-la da loja sem a guia de tráfego. Geralmente o despachante já pede uma no mesmo momento em que retira a autorização... Mas ela leva de 1 a 2 semanas para sair.

Com a Guia de Tráfego em mãos, você poderá retirar a arma da loja e leva-la para casa ou para os locais onde pretende atirar.

Espero ter ajudado!

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por variedades »

Não é mais 2 anos não, o Exército está melhorando muito, quase todo o país cumpre o prazo de 1 a 2 meses para emissão do CR. Isso é lenda de despachante para cobrar R$ 1 mil por um serviço.

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por SOPMod »

variedades escreveu:Não é mais 2 anos não, o Exército está melhorando muito, quase todo o país cumpre o prazo de 1 a 2 meses para emissão do CR. Isso é lenda de despachante para cobrar R$ 1 mil por um serviço.
Então, e eu tenho mesmo de praticar no clube de tiro por 12 meses antes de buscar o CR? Veja só:

DÚVIDA: a habitualidade é necessária para a primeira aquisição? No art. 76 da portaria 51/2015 do COLOG, diz que ela é necessária para aquisição de munição. E no art. 79 fala que o atirador nível 1 é o que frequenta o clube 8x durante 12 meses.

No parágrafo 1° do art. 79 diz que o atirador iniciante que ainda não tem as participações mínimas é classificado como nível 1 para aquisição de armas e munições.

O art. 92 fala que para adquirir munição deve-se comprovar habitualidade, mas não especifica se trata daquela habitualidade do atirador nível 1 (12 meses).

Enfim: para quem nunca teve arma, é possível adquirir pelo exército em menos de 01 ano?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por variedades »

Sim, é possível.

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por sammale »

Para requerer o CR vc tem que se filiar a um clube de tiro. Assim que vc recebe o CR vc pode comprar 4 armas sendo até duas de calibre restrito. Para renovar o CR vc tem que comprovar as idas ao clube e participações em competições

rbusato
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Mar 2017, 13:45

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por rbusato »

variedades escreveu:Não é mais 2 anos não, o Exército está melhorando muito, quase todo o país cumpre o prazo de 1 a 2 meses para emissão do CR. Isso é lenda de despachante para cobrar R$ 1 mil por um serviço.
Fiz meu pedido de CR a um mês, o cabo que me atendeu falou que demora 6 meses. Acredito que esse prazo varie por RM, estou na 1ªRM.

rbusato
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Mar 2017, 13:45

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por rbusato »

SOPMod escreveu: Então, e eu tenho mesmo de praticar no clube de tiro por 12 meses antes de buscar o CR? Veja só:
Não. Novos inscritos são considerados nível I, a exigência é a filiação ao clube. Você terá de comprovar a habitualidade quando da renovação do CR.
SOPMod escreveu: DÚVIDA: a habitualidade é necessária para a primeira aquisição? No art. 76 da portaria 51/2015 do COLOG, diz que ela é necessária para aquisição de munição. E no art. 79 fala que o atirador nível 1 é o que frequenta o clube 8x durante 12 meses.
Aqui ainda não tive a experiência própria, pois meu CR ainda não saiu. Mas pelo que vi pela internet isso ocorria no passado mas atualmente um CAC com CR recém emitido pode dar entrada em pedido de aquisição. Assim que sair meu CR vou descobrir isso na prática.
SOPMod escreveu: Enfim: para quem nunca teve arma, é possível adquirir pelo exército em menos de 01 ano?
Até onde sei não. Pelo menos na 1ªRM são 6 meses para sair o CR e mais vários meses para sair a autorização de aquisição. Depois tem o prazo de entrega da Imbel/Taurus e depois ainda tem os prazos de apostilamento e emissão de GT. Isso deve passar de 1 ano.

Eu optei por seguir dois caminhos concomitantemente: Solicitei meu CR e também solicitei a autorização de compra pela PF. Aqui no ES costuma demorar 3 meses para sair a autorização de compra da PF, assim pelo menos parte do tempo de espera no exército eu faço de posse da arma, embora sem poder levá-la ao clube. Tão logo saia meu CR entro com pedido de transferência sinarm->sigma, aí depois de apostilar e emitir GT poderei finalmente treinar com minha arma.

rbusato
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Mar 2017, 13:45

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por rbusato »

SOPMod escreveu: 1) Faz os exames de tiro e psicotécnico (quanto custa o de tiro? Vc falou do curso de tiro, mas é a mesma coisa que o exame?)
Normalmente os clubes fazem um pacote com o curso + exame. O valor que passei já é do "combo".
SOPMod escreveu: 2) Paga as taxas.
E tem de pagar no caixa, não são aceitos comprovantes de internet banking.
SOPMod escreveu: 3) Comprovar habitualidade a um estande de tiro? É aqui onde eu devo comprar a prática de tiro durante 12 meses?
Para a emissão do CR não é exigido a habitualidade, basta a filiação a um clube de tiro. Na renovação do CR é que será exigida a habitualidade.
SOPMod escreveu: 4) O art. 92 da portaria 51 fala da exposição de motivos da necessidade de aquisição. Tem algum modelo por aí?
Tem alguns na internet, mas de maneira geral é declarar a necessidade de defesa pessoal e da família. Se você tiver boletim de ocorrência de alguma agressão ou ameça, pode incluir também.
SOPMod escreveu: 5) Por fim, o que mais me preocupou foi que o exército pode fazer vistorias nas casas dos atiradores. Veja só: O Exército, através dos SFPC, controla essas atividades promovendo vistorias de tempos em tempos, onde o titular do CR deverá exibir todo o seu acervo, inclusive mostrando aos vistoriadores como e de que forma as armas são guardadas de forma segura. Esse pessoal pode, inclusive, exigir que o titular do CR faça mudanças na forma de armazenar seu acervo, visando a segurança. Se você reside em casas térreas, fora de condomínio fechado, ou em chácaras, a exigências aumentam, como a obrigatoriedade de sistemas de segurança ativos e até a obrigatoriedade do uso de um cofre para guarda das armas e munições. Então se eu planejo ter o CR para poder me defender de invasores, e deixo a arma perto da cama, por ex., o Exército pode aparecer repentinamente e implicar comigo?
Pelo menos aqui na 1ªRM ocorre sim a vistoria. Mas não é repentina, é previamente agendada. E é preferível ter logo um cofre para não dar margem a questionamentos na vistoria e evitar ainda mais atraso na emissão do CR.

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por SOPMod »

rbusato escreveu:
Até onde sei não. Pelo menos na 1ªRM são 6 meses para sair o CR e mais vários meses para sair a autorização de aquisição. Depois tem o prazo de entrega da Imbel/Taurus e depois ainda tem os prazos de apostilamento e emissão de GT. Isso deve passar de 1 ano.

Eu optei por seguir dois caminhos concomitantemente: Solicitei meu CR e também solicitei a autorização de compra pela PF. Aqui no ES costuma demorar 3 meses para sair a autorização de compra da PF, assim pelo menos parte do tempo de espera no exército eu faço de posse da arma, embora sem poder levá-la ao clube. Tão logo saia meu CR entro com pedido de transferência sinarm->sigma, aí depois de apostilar e emitir GT poderei finalmente treinar com minha arma.
Nossa, não sabia que era possível transferir do SINARM para SIGMA! Vou pesquisar mais sobre isso. Aqui é bem mais rápido conseguir o registro pela PF, mas o grande problema é treinar com a arma. Vou perguntar no clube se o delegado daqui libera GT para isso, mas não tenho esperanças.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por aniceto »

SOPMod escreveu:Então se eu planejo ter o CR para poder me defender de invasores, e deixo a arma perto da cama, por ex., o Exército pode aparecer repentinamente e implicar comigo?
Não.
Primeiro, para uma vistoria você terá que ser avisado antes. Na pior das hipóteses irão bater na sua porta e você volta para buscar a chave e guarda a arma no cofre, armário reforçado, etc. :roll:
Ninguém pode entrar na sua casa pela janela de surpresa.

Segundo, os StFPC/DFPC não tem tempo sobrando e nem funcionários para ficar fazendo vistoria surpresa em casa de atirador.
Vários falaram que vistorias ocorrem, por regra a portaria 51 estabelece que podem ocorrer (exceto colecionamento de viaturas, armas longas automáticas, etc que é obrigatório) para as concessões, revalidações, apostilamentos... não especifica vistorias aleatórias mas se ocorrer, fora desses períodos determinados vai ser agendado antes.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por SOPMod »

aniceto escreveu: Não.
Primeiro, para uma vistoria você terá que ser avisado antes. Na pior das hipóteses irão bater na sua porta e você volta para buscar a chave e guarda a arma no cofre, armário reforçado, etc. :roll:
Ninguém pode entrar na sua casa pela janela de surpresa.

Segundo, os StFPC/DFPC não tem tempo sobrando e nem funcionários para ficar fazendo vistoria surpresa em casa de atirador.
Vários falaram que vistorias ocorrem, por regra a portaria 51 estabelece que podem ocorrer (exceto colecionamento de viaturas, armas longas automáticas, etc que é obrigatório) para as concessões, revalidações, apostilamentos... não especifica vistorias aleatórias mas se ocorrer, fora desses períodos determinados vai ser agendado antes.
Muito obrigado! Eu vou correr atrás do CR pelo Exército mesmo. Apesar de provavelmente demorar mais para sair, pelo menos eu posso treinar com minha arma sem problemas com a lei.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por Raziel »

aniceto escreveu:
SOPMod escreveu:Então se eu planejo ter o CR para poder me defender de invasores, e deixo a arma perto da cama, por ex., o Exército pode aparecer repentinamente e implicar comigo?
Não.
Primeiro, para uma vistoria você terá que ser avisado antes. Na pior das hipóteses irão bater na sua porta e você volta para buscar a chave e guarda a arma no cofre, armário reforçado, etc. :roll:
Ninguém pode entrar na sua casa pela janela de surpresa.

Segundo, os StFPC/DFPC não tem tempo sobrando e nem funcionários para ficar fazendo vistoria surpresa em casa de atirador.
Vários falaram que vistorias ocorrem, por regra a portaria 51 estabelece que podem ocorrer (exceto colecionamento de viaturas, armas longas automáticas, etc que é obrigatório) para as concessões, revalidações, apostilamentos... não especifica vistorias aleatórias mas se ocorrer, fora desses períodos determinados vai ser agendado antes.
Mesmo que houvessem essas fiscalizações surpresas, mesmo você sendo obrigado a ter cofre, etc. Mas aonde está escrito que é obrigado a guardar a arma dentro dele se você estiver em casa? NADA impede de você andar com ela municiada e na cintura em casa, aliás, já que você pode fazer isso no trajeto casa/stand/casa seria ilógico que não pudesse fazê-lo em casa né?
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por Raziel »

rbusato escreveu:
SOPMod escreveu: Então, e eu tenho mesmo de praticar no clube de tiro por 12 meses antes de buscar o CR? Veja só:
Não. Novos inscritos são considerados nível I, a exigência é a filiação ao clube. Você terá de comprovar a habitualidade quando da renovação do CR.
SOPMod escreveu: DÚVIDA: a habitualidade é necessária para a primeira aquisição? No art. 76 da portaria 51/2015 do COLOG, diz que ela é necessária para aquisição de munição. E no art. 79 fala que o atirador nível 1 é o que frequenta o clube 8x durante 12 meses.
Aqui ainda não tive a experiência própria, pois meu CR ainda não saiu. Mas pelo que vi pela internet isso ocorria no passado mas atualmente um CAC com CR recém emitido pode dar entrada em pedido de aquisição. Assim que sair meu CR vou descobrir isso na prática.
SOPMod escreveu: Enfim: para quem nunca teve arma, é possível adquirir pelo exército em menos de 01 ano?
Até onde sei não. Pelo menos na 1ªRM são 6 meses para sair o CR e mais vários meses para sair a autorização de aquisição. Depois tem o prazo de entrega da Imbel/Taurus e depois ainda tem os prazos de apostilamento e emissão de GT. Isso deve passar de 1 ano.

Eu optei por seguir dois caminhos concomitantemente: Solicitei meu CR e também solicitei a autorização de compra pela PF. Aqui no ES costuma demorar 3 meses para sair a autorização de compra da PF, assim pelo menos parte do tempo de espera no exército eu faço de posse da arma, embora sem poder levá-la ao clube. Tão logo saia meu CR entro com pedido de transferência sinarm->sigma, aí depois de apostilar e emitir GT poderei finalmente treinar com minha arma.
Seu processo no SINARM foi deferido? Ouvi dizer que o delegado daí do ES é uma fera e nega tudo.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

geoharu
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Set 2017, 10:33

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por geoharu »

ola atiradores, retirei meu CR hoje (16/02/2018) e relato aqui a minha experiencia, fiz os exames de tiro(R$250,00) e psicologico (R$180,00), depois comecei a juntar toda a papelada exigida, me afiliei a um clube de tiro (azulão em São Caetano R$630/ano), taxa do EB (R$100,00), fiz tudo por conta,acho um absurdo pagar R$600,00 para um despachante apena pra ele juntar seus documentos e dar entrada no exercito, protoclei meus documentos em novembro de 2017 e no inicio de fevereiro meu CR já estava liberado, se voce não tem pressa e tem tempo livre para correr atras de tudo eu indico que faça por conta, caso contratio, se tem dinheiro sobrando, use um despachante, as certidões negativas podem ser todas obtidas pela internet, o que facilita muito o trabalho, laudos de tiro e psicologico podem ser feitos no mesmo dia, mas atenção, pois me ferrei nessa parte, ao entrar em contato com o instrutor de tiro, especifique se voce vai tirar o CR pelo EB ou pela PF, pois o laudo é diferente pra cada tipo, no meu caso o instrutor estava cobrando mais R$300,00 pra fazer um novo laudo que era para obter o CR via EB, paguei R$200,00 a outro instrutor só de birra, ao levar seus documentos (pelo menos no EB em SP)usar pasta branca com plasticos, nenhuma outra cor é aceita, o exercito não foi fazer vistoria (talvez porque eu more em condominio), enfim, depois dessas via sacra e muita espera, agora é partir pra segunda parte do meu objetivo, juntar o money pra adquirir minha tão sonhada GLOCK.....
"entre bater ou correr, prefiro atirar"

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por SOPMod »

geoharu escreveu:ola atiradores, retirei meu CR hoje (16/02/2018) e relato aqui a minha experiencia, fiz os exames de tiro(R$250,00) e psicologico (R$180,00), depois comecei a juntar toda a papelada exigida, me afiliei a um clube de tiro (azulão em São Caetano R$630/ano), taxa do EB (R$100,00), fiz tudo por conta,acho um absurdo pagar R$600,00 para um despachante apena pra ele juntar seus documentos e dar entrada no exercito, protoclei meus documentos em novembro de 2017 e no inicio de fevereiro meu CR já estava liberado, se voce não tem pressa e tem tempo livre para correr atras de tudo eu indico que faça por conta, caso contratio, se tem dinheiro sobrando, use um despachante, as certidões negativas podem ser todas obtidas pela internet, o que facilita muito o trabalho, laudos de tiro e psicologico podem ser feitos no mesmo dia, mas atenção, pois me ferrei nessa parte, ao entrar em contato com o instrutor de tiro, especifique se voce vai tirar o CR pelo EB ou pela PF, pois o laudo é diferente pra cada tipo, no meu caso o instrutor estava cobrando mais R$300,00 pra fazer um novo laudo que era para obter o CR via EB, paguei R$200,00 a outro instrutor só de birra, ao levar seus documentos (pelo menos no EB em SP)usar pasta branca com plasticos, nenhuma outra cor é aceita, o exercito não foi fazer vistoria (talvez porque eu more em condominio), enfim, depois dessas via sacra e muita espera, agora é partir pra segunda parte do meu objetivo, juntar o money pra adquirir minha tão sonhada GLOCK.....
Muito obrigado pelas dicas!

Mês que vem eu farei o curso de tiro e aproveito para me inteirar dos macetes sobre o CR aqui na minha região (exame de tiro, exame psicológico, filiação a clube, etc). Como eu moro longe de uma DFPC (350 km), talvez compensa contratar um despachante.

Guina
Mensagens: 66
Registrado em: 02 Ago 2017, 22:09

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por Guina »

Fiz o mesmo procedimento quando tirei meu CR, muito tranquilo e saiu em 1 mês, só seguir a cartilha.

Quanto ao instrutor de tiro querer cobrar R$ 300,00 para emitir novo laudo por falha de comunicação que era ou um outro, sem comentários. Ele também não perguntou para qual era, foi emitindo assim??

Avatar do usuário
Anderson_
Mensagens: 348
Registrado em: 13 Jun 2018, 12:01

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por Anderson_ »

Paguei 1.500 reais pela emissão do CR, com TUDO incluso, pelos seguintes motivos;

1. Me estresso fácil com burrocracia, ficar batendo cabeça em fila, atendimento, departamento, seção, funcionário... descobrir que a via amarela não vale mais e sim a branca, etc etc...
2. Paguei e vou encher o saco do despachante noite e dia.. :lol:
3. Fiz os exames mais relaxado (não que eu duvidasse da minha capacidade e aptidão, mas vai saber..)
4. Gastei 2 horas para fazer tudo, literalmente.
5. Posso neste momento pagar, não podia antes, nem sei se poderei depois, mas (amém) pude dessa vez! :D

Também me filiei a um Clube de Tiro, sendo 350 matrícula mais 800 de anuidade (o despachante fica no Clube) e está tudo em casa!

Estou no aguardo do CAC, vamos torcer...

Na PIOR das hipóteses, estou filiado ao clube e posso usufruir do arsenal deles no stand.. :D
"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html

Avatar do usuário
Anderson_
Mensagens: 348
Registrado em: 13 Jun 2018, 12:01

Re: Custo do registro - SINARM vs CR

Mensagem por Anderson_ »

Uma observação,
Existem vantagens e desvantagens entre os dois (SIGMA ou SINARM), não sei se o preço deveria ser o critério de escolha.. ;)
"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html

Responder