RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Avatar do usuário
Wagner
Mensagens: 16
Registrado em: 09 Abr 2014, 11:13
Localização: Recife-PE

RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por Wagner »

Senhores, boa noite.

Venho até vocês, contando com suas experiências, para me decidir quanto a escolha de uma arma para porte.

Possuo um revólver Taurus modelo 82S, com três polegadas de cano. Quando adquiri esta arma, fiz mais por paixão do que por razão. Sempre quis ter um revólver e quando o vi no balcão da loja, não resisti.

O problema é que por ser uma pessoa de baixa estatura (1,67m), as dimensões da arma ficam difíceis de ocultar no porte velado. O problema aumenta por morar no litoral nordestino, o que impõe trajes mais leves. Como este revólver possui as seguintes dimensões: 21,2cm x 14,3cm x 3,8cm (C x A x L) e 940g de peso, sinto grande dificuldade em portá-lo. Parece que tento esconder um tijolo sob as roupas.

Sentindo a necessidade de encontrar uma substituta, elegi as Glock G25 ou G28 para tal, pois já tive a oportunidade de manuseá-las e as achei perfeitas! Infelizmente tive que abrir mão da escolha pois precisaria vender meus rins e córneas para conseguir comprar uma! :lol:

Decidi me conformar com o mercado nacional e me deparei com novo dilema: Taurus ou Imbel?
Pensei inicialmente em adquirir uma pistola da série 700 da Taurus, mas a TCP 738 ao que parece não está mais disponível por ser fabricada fora do país. Os modelos em .40 e 9mm não me interessam, pois mesmo sendo militar estabilizado das Forças Armadas e poder adquirir qualquer destes calibres, não sei o dia de amanhã e quero evitar maiores entraves burocráticos caso venha a sair da instituição atrás de algo melhor.

Pesquisando sites, blogs e vídeos de Youtubers vi a baixa credibilidade de que as pistolas Taurus gozam entre os atiradores e agentes de segurança e desisti das pistolas Taurus. Voltei-me então para os revólveres da Taurus e a Imbel.

Um revólver que possui dimensões menores que o 82S é o modelo 85, que possui dimensões significativamente menores que a 82S. Entretanto, devido a sua capacidade de apenas cinco munições na arma. me pergunto se a troca valeria a pena.

Observando as pistolas Imbel, sempre as achei muito belas! Infelizmente também as achei grandes e pesadas. Ainda mais as versões bifilares, que as deixaram ainda maiores! :o
Entretanto as versões monofilares me chamaram a atenção. Então, a MD1 N pode ser a mais adequada para minha necessidade, mas temo por minha segurança pelo fato dela precisar estar com o cão à retaguarda para se acionar a trava. Imagino se a trava enroscar na roupa e destravar a arma ainda estando na cintura. Sei que a trava de empunhadura evitaria um disparo acidental, mas o cão armado ainda passa aquela ideia de gatilho sensível para o disparo. O sistema ADC resolve o problema do cão armado, mas esbarra no mesmo problema da trava: se enroscar e destravar, o cão volta à retaguarda do mesmo jeito.

Portanto, senhores, este é meu dilema: adquiro a Imbel MD1 N e trabalho esse medo do disparo acidental, adquiro o RT 85 e trabalho o remuniciamento sob estresse ou permaneço com o RT 82S e viro o Mister M fazendo o elefante desaparecer sob as roupas?

Ah! Caso tenham outras armas como sugestão, por favor compartilhem.
Tiro: esporte para todos, dever do militar!

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por moliternoga »

Companheiro, discordo de você em relação à segurança de portar a imbel com cão armado e travado. É mais seguro que portar uma glock, mas não vou entrar neste mérito e focar no tamanho e peso. Mesmo a imbel md1n é grande e pesada, não diferindo muito das bifilares e você ia esbarrar no problema da portabilidade. O que posso te sugerir que parece melhor encaixar no que você quer seria o rt 817. Revólver. 38spl 2 polegadas e 7 tiros. Apesar do 817 ser 7 tiros sua armação é menor que o do 82 e também é mais leve. Posso dizer que é o melhor revólver pra porte na cintura. Relativamente leve, armação tem tamanho entre o 85 e o 82, bom de atirar e o melhor de tudo, 7 tiros. Dê uma pesquisada, tenho certeza que vai gostar. Quem indiquei o revólver e comprou não se arrepende e até hoje agradece pela dica.

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por MAX »

A série 700 não está sendo comercializada.
Eu optaria pela PT 809C. Atirei com uma e gostei bastante. Em calibre permitido, no entanto, o RT 817 é uma boa sugestão.

Avatar do usuário
Luiz.mqtti
Mensagens: 60
Registrado em: 17 Jan 2016, 17:26

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por Luiz.mqtti »

Boa tarde,
Ja utilizei revólver como arma de porte diário e confesso que o maior problema é conseguir um bom coldre para esse tipo de arma. Quanto a Imbel, caso seja essa a sua opção, fuja do kit ADC. A maneira correta de portar esse tipo de arma é com o cão a retaguarda, circunstância que não interfere em nada na segurança. No entanto, como sua opção é por calibres de uso permitido recomendaria a Taurus PT 938 no calibre .380. Dentre as pistolas Taurus essa é uma das que foram derivadas dos projetos da Beretta, além de servir muito bem ao propósito de porte velado.
Abraços.

gnovaes
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Abr 2015, 13:06

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por gnovaes »

Bom dia!

Wagner, vou tentar falar a minha opinião por partes:
- Tenho um RT 85s e de fato é uma arma fácil de dissimular, para efeito de comparação ele cabe em bolso de bermuda (apesar de jamais andar assim). Apesar de todas essas qualidades eu não tiro ele de casa, pois meu maior interesse no revólver foi pela facilidade de uso para minha esposa caso tenha alguma necessidade.
-Como porte, uso uma PT 638, carregada e travada. Confesso que as vezes fico com um certo receio devido a tantos relatos de disparos acidentais, no entanto, já levei ela pro estande algumas vezes e nunca houve nenhum problema. Apenas com algumas munições recarregadas de um estande específico.

-Sobre a segurança das 1911 e sua escolha propriamente dita entre Taurus e Imbel: eu iria de imbel com certeza! 1- Não peça o sistema ADC, não tem a mínima necessidade, além do que a mola continua tencionada, logo, é apenas uma questão estética que traz um alívio psicológico de que não haverá disparo acidental. A arma funciona com total segurança em condição 1, isto é, cão armado e travada.
- Hoje penso seriamente em comprar uma 9mm, já pensei como você, mas no momento não penso em sair do EB, e a 380 eu manteria de qualquer forma.

Em resumo: na minha humilde opinião, vá de Imbel MD1N!

Abraço.

sierradelta537
Mensagens: 132
Registrado em: 22 Out 2015, 11:42

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por sierradelta537 »

Só vejo uma desvantagem na MD1N: salvo engano meu, ela não tem trava de percussor. Mas mesmo assim, ante as opções aqui discutidas, eu iria de Imbel.
SD-537

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por lucsilva »

Luiz.mqtti escreveu: Ja utilizei revólver como arma de porte diário e confesso que o maior problema é conseguir um bom coldre para esse tipo de arma.
Este é o seu maior problema ao meu ver. O RT82 fica muito grande se vc não tiver um coldre de respeito, além do cabo em borracha que agarra na roupa. Tente substituir o cabo por um de madeira que já vai te ajudar bastante.
Sobre as pistolas, vá de imbel sem medo, mas vc continuará com o problema de porte velado.
Luciano Silva

Tameirao
Mensagens: 50
Registrado em: 06 Jan 2017, 18:26

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por Tameirao »

Boa noite Wagner.

Na minha humilde opinião, existe uma outra arma que você poderia colocar nessa equação ai.
Seria a Bersa Thunder Plus 380.
Arma extremamente confiável, ação simples e dupla (resolveria seu problema do cão a retaguarda), carregador com uma boa capacidade, mecânica confiável (Walther PPK) e o melhor: extremamente compacta.

Eu tenho uma e sou realmente apaixonado com essa arma.
Se você pesquisar em fóruns e vídeos no youtube, você não vai ver ninguém falando mal dessa pistola.
Nem mesmo nos EUA, onde eles tem acesso a todo e qualquer tipo de armamento, você encontra alguém falando mal dela.

As desvantagens dela são:
- Dificuldade de encontrar e comprar novos carregadores;
- Dificuldade de encontrar coldres em Kydex para ela aqui no Brasil.

Olha a comparação dela com outras armas:
Imagem
Imagem

Olha o tamanho dela se comparado a um Taurus M85
Imagem

Se quiser ter uma melhor noção de tamanho, posso tirar umas fotos dela comparada com G17, G25 e 1911.

Espero ter ajudado!
Grande abs!

Tameirao
Mensagens: 50
Registrado em: 06 Jan 2017, 18:26

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por Tameirao »

Só uma consideração.

Apesar das fotos que eu mandei no post anterior ter vários modelos da Bersa, todas elas tem basicamente o mesmo tamanho, diferenciando apenas na capacidade do carregador. As duas primeiras são monofilares e a terceira eu acho que é bifilar.

A que eu tenho é o mesmo modelo dessa abaixo. Bifilar.

Imagem

sierradelta537
Mensagens: 132
Registrado em: 22 Out 2015, 11:42

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por sierradelta537 »

Realmente a Bersa é uma excelente opção para quem vai usar para defesa/porte e treino apenas neste sentido. Não me parece ser uma arma bruta como uma Imbel para você ficar brincando no estande queimando 200 tiros por mês, mas de fato não ouvi nem encontrei reclamações. Eu trabalho engravatado (tenho 1.78m e 84kg) e, para se ter uma ideia de tamanho, ela cabe tranquilamente no bolso do paletó ou da calça. Para quem se incomoda com o cão à retaguarda das 1911, ainda tem a vantagem do decocker e da ação dupla do gatilho. É uma arma que eu considero fortemente adquirir num futuro próximo. Salvo engano, acho que ela vem com três carregadores.
SD-537

Mash
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Jan 2015, 08:42

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por Mash »

A Bersa realmente é uma excelente opção. Porém é necessário verificar a legislação da Força, na MB, somente é autorizada a aquisição de armas novas diretamente nas fábricas (Taurus ou Imbel), o que dificultaria muito a aquisição da Bersa, visto que seria necessário adquirir de alguém que esteja se desfazendo da mesma.

Tameirao
Mensagens: 50
Registrado em: 06 Jan 2017, 18:26

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por Tameirao »

sierradelta537 escreveu:Salvo engano, acho que ela vem com três carregadores.
A minha veio com 2 carregadores. :cry:

marceloclr
Mensagens: 25
Registrado em: 20 Jan 2017, 09:26

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por marceloclr »

sierradelta537 escreveu:Realmente a Bersa é uma excelente opção para quem vai usar para defesa/porte e treino apenas neste sentido. Não me parece ser uma arma bruta como uma Imbel para você ficar brincando no estande queimando 200 tiros por mês, mas de fato não ouvi nem encontrei reclamações. Eu trabalho engravatado (tenho 1.78m e 84kg) e, para se ter uma ideia de tamanho, ela cabe tranquilamente no bolso do paletó ou da calça. Para quem se incomoda com o cão à retaguarda das 1911, ainda tem a vantagem do decocker e da ação dupla do gatilho. É uma arma que eu considero fortemente adquirir num futuro próximo. Salvo engano, acho que ela vem com três carregadores.
Tô procurando uma Bersa Thunder Plus faz tempo.

Avatar do usuário
Wagner
Mensagens: 16
Registrado em: 09 Abr 2014, 11:13
Localização: Recife-PE

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por Wagner »

Também cogitei a aquisição da Bersa. Entretanto, não encontro lojas com disponibilidade dessa ou qualquer outra marca estrangeira. Minto, encontrei em calibre .22 LR, que não atende minha necessidade, que é defesa.

Tentarei ir a um clube de tiro, onde possa sondar entre atiradores sobre a portabilidade de suas armas. Atualmente, compramos fotos, não armas! Tudo é catálogo! Na loja onde comprei meu revólver (que já vendi), não há mais armas em mostruários. Apenas dois catálogos, um para pistolas e outro para revólveres. E ambos da Taurus.

Como não há representantes da Imbel em Pernambuco, só tenho acesso a imagens e dados pela internet.

Ou seja, como posso comprar uma arma com convicção, se só me oferecem fotos delas para comprar? :(

Estou inclinado a escolher a Imbel MD1 N, por possuir uma empunhadura mais "magra" que sua irmã em grande capacidade. Além do que, a Imbel ainda não está com a credibilidade tão comprometida quanto a Taurus. Tanto que, recentemente, o canal do Youtube Gosto de Armas postou um vídeo em que contraindica qualquer arma Taurus: https://www.youtube.com/watch?v=dHr-Feqp4sg

Entretanto, gostaria de manusear uma antes de tomar tal decisão. Temo cometer o mesmo erro que cometi quando comprei o RT 82S: adquirir uma arma apenas pela aparência e depois perceber que não atende a minhas necessidades.

Caso alguém conheça uma loja de credibilidade que venda armas Bersa em .380, por favor compartilhem a informação.

Obrigado!
Tiro: esporte para todos, dever do militar!

William Belém
Mensagens: 27
Registrado em: 03 Mar 2017, 16:55

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por William Belém »

Boa noite, sem dúvida alguma vai de versa ou Rt 817.
Segurança, portabilidade, confiança.
Abraço e muita paz.

William Belém
Mensagens: 27
Registrado em: 03 Mar 2017, 16:55

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por William Belém »

Bersa thunder.

MARCIOPE
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Mar 2017, 18:22

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por MARCIOPE »

Vc pode comprar a imbel ou a bersa em Recife na loja "senhora das armas" na rua Fernandes Vieira no bairro da boa vista. Estive lá semana passada e tinha a bersa por 5.900,00 e a imbel md1n .380 sem kit adc por 3.200,00.

LUIZLUIZ
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Jan 2016, 10:04

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por LUIZLUIZ »

Companheiro falando em pistolas bersa se quiser estar realmente confortável e armado a melhor é a thander 380 cc, 8+1, possuo uma, é muito portável, confiavel, capacidade razoavel, tenho também uma taurus 58hc plus, embora uma arma de boa qualidade se falando de taurus é desconfortável para o porte.

Avatar do usuário
Wagner
Mensagens: 16
Registrado em: 09 Abr 2014, 11:13
Localização: Recife-PE

Re: RT 82S, RT 85 ou IMBEL MD1 N?

Mensagem por Wagner »

Obrigado a todos pelas informações generosamente prestadas.

Acredito que não se deve economizar quando o assunto é segurança. E uma boa arma será, obviamente, mais cara. Entretanto, devo me ater à realidade financeira que vivo. Sou assalariado e provedor de família, não podendo despender de um alto valor para adquirir uma arma importada. Portanto, serei obrigado a me restringir as armas nacionais.

Como expus no post de abertura deste fórum, procuro uma arma que me ofereça portabilidade e capacidade de munição razoável. E, cheguei a conclusão de que uma pistola me ofereça essas características. A questão agora é se escolho Taurus ou Imbel.

Para que o fórum não se desvirtue, fugindo de sua proposta original, criarei outro fórum para debatermos sobre as possibilidades e limitações das armas dessas fabricantes.

Mais uma vez, agradeço a todos pela ajuda!
Tiro: esporte para todos, dever do militar!

Responder