Abordagem Policial Atirador

steagall
Mensagens: 264
Registrado em: 08 Dez 2013, 12:50

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por steagall »

SisCAC .....

Concordo que o atirador registrado no Exército não deva ter a obrigatoriedade de transportar suas armas desmuniciadas, quando em trânsito, acompanhadas da Guia de Tráfego, exatamente pelo que consta na Lei 10.826/03 e seu Decreto nº 5.123/04.
A administração pública só pode fazer o que a Lei manda, consoante o princípio constitucional da Legalidade.
Neste caso só houve o comando de se cobrar o desmuniciamento das armas para o caso dos colecionadores e caçadores, conforme o Parágrafo único, do Art. 32, do Decreto nº 5.123/04.
Entendo que essa omissão deveria ser encarada e respeitada como a autorização para Atirador conduzir seu armamento municiado, acompanhado da GT.
Respondendo a sua pergunta: as GT para ATIRADORES deveriam ser emitidas com os dados do atirador, do armamento, da validade, trajeto, etc e NÃO constar na GT a restrição de que as "armas devem estar separadas da munição".
Ressalto que é uma opinião pessoal, fruto de interpretação minha do caso concreto e da legislação vigente.
Abraços.
Maj EB Galvão
Devido ao alto custo da munição ao invadir a área desta casa não será dado tiro de aviso, contamos com sua compreensão"
SE LEVAR UM TIRO,TEM O DEVER DE PERMANECER PARADO
TUDO O QUE FIZER SERÁ USADO CONTRA VOCÊ NO TRIBUNAL

steagall
Mensagens: 264
Registrado em: 08 Dez 2013, 12:50

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por steagall »

me perdoem o comentario..

deveriamos nos vincular a empresa CCP <---I para GANHARMOS nosso direito
eles podem andar armados em QUALQUER lugar,tem bons advogados,promotores, juizes ,policiais civis,militares e federais,delegados e o cacete para defenderem eles... e se são pegos com armamento ultra restrito e com toneladas de munição das boas no outro dia estao na rua pois nao oferecem risco a sociedade.
enquanto os CACs que se sujeitam a TODAS as frescuras exigidas (digo isso pois)
eu tenho que prover segurança para meu PCE ( achava eu que era obrigação do ESTADO esse negocio ) enquanto quarteis,delegacias,empresas de segurança e ate bases policiais são assaltadas e tem as armas roubadas. Então se eles nao conseguem proteger o que é deles, por que nao permitem que eu proteja o que é meu ??
E quando ocorre um roubo vem a piada que os CAC estao abastecendo o mundo do crime, como ja foi dito por varias vezes em jornais televisivos. Como vou defender meu armamento ? com paus e pedras ?? espantalhos ? magia negra ?? me ajudem com sugestoes.
Devido ao alto custo da munição ao invadir a área desta casa não será dado tiro de aviso, contamos com sua compreensão"
SE LEVAR UM TIRO,TEM O DEVER DE PERMANECER PARADO
TUDO O QUE FIZER SERÁ USADO CONTRA VOCÊ NO TRIBUNAL

Avatar do usuário
Mjunior
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Out 2016, 23:23

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por Mjunior »

jerri.godinho escreveu:Cadê os Mike e os Charlie do fórum pra nos darem relatos, opiniões e sugestões?
Amigo, é bem provável que os Mike e os Charlie do fórum são somente os gente boa da história, motivo por que estão no fórum. O problema são os outros, tapados. Digo isso sem qualquer receio, já que em toda e qualquer profissão existem os que não nasceram para aquilo e, no caso, não é diferente.
steagall escreveu:me perdoem o comentario..

deveriamos nos vincular a empresa CCP <---I para GANHARMOS nosso direito
eles podem andar armados em QUALQUER lugar,tem bons advogados,promotores, juizes ,policiais civis,militares e federais,delegados e o cacete para defenderem eles... e se são pegos com armamento ultra restrito e com toneladas de munição das boas no outro dia estao na rua pois nao oferecem risco a sociedade.
Meu amigo, a sua ironia foi boa. Às vezes é de revoltar mesmo.

Apenas gostaria de fazer uma observação: Sei que há sim operadores do sistema de justiça que são corruptos, não deveriam estar lá. Mas a maioria é séria e comprometida com a aplicação da lei.

Só que essa bagunça continua. Então, onde está a falha? Simples: na lei. Não adianta você aplicar integralmente a lei se o próprio texto normativo é que permite todo o tipo de desarranjo.

A título de exemplo, o delito de sonegação tributária tem, como pena, reclusão, de 2 a 5 anos, e multa. Veja que, ainda que se comprove um desfalque bilionário em prejuízo da fazenda pública, a privação de liberdade não poderá, em regra, ultrapassar os 5 anos. Então, de nada adianta existir um juiz linha dura que considere todas as circunstâncias criminosas e condene o infrator à pena máxima, já que, pela lei, de qualquer forma, não passará de míseros 5 anos de xadrez.

Sabe o que isso significa? Pouquíssimo tempo preso ou, talvez, nenhum dia na cadeia enquanto milhares do povo necessitando da prestação estatal (morrendo, inclusive).

É proporcional? Não. É justo? Também não. É a lei.
CAC 2ª RM

LUIZLUIZ
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Jan 2016, 10:04

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por LUIZLUIZ »

Sou Policial Civil e realmente porte é porte, se for cac e estiver com arma carregada e pronta para o uso, é flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido ou restrito, dependendo do calibre.

sierradelta537
Mensagens: 132
Registrado em: 22 Out 2015, 11:42

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por sierradelta537 »

LUIZLUIZ escreveu:Sou Policial Civil e realmente porte é porte, se for cac e estiver com arma carregada e pronta para o uso, é flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido ou restrito, dependendo do calibre.
Numa situação real, você daria voz de prisão ou mandaria o CAC se emendar, desmuniciar e seguir destino?
(considerando que, fora a questão da munição, ele não esteja fazendo absolutamente nada de errado).
SD-537

Marcioroberto
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Mar 2016, 21:44

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por Marcioroberto »

Esses dias fui parado de moto por dois policiais civis, não estava armado mas estava voltando do exército e comentei com eles que era atirador e o que eles fariam caso estivesse com arma a pronto uso, me disseram que se a arma fosse registrada e com guia de tráfego não importava pra eles, disseram que não é gente de bem que estão atras...mas cada um pensa de um jeito, esses tem bom senso

Ontem eu sai do clube as 10 da noite no meio do mato com 4 armas e umas 400 munições, a insegurança ao sair sem nada pra se defender é terrível...

Primeiro que se acham as armas me matam, segundo, o que não fariam com esse armamento em mãos erradas?

sierradelta537
Mensagens: 132
Registrado em: 22 Out 2015, 11:42

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por sierradelta537 »

Numa situação dessas o policial se põe num dilema enorme:

Se ele não prende, prevarica em confiança ao cidadão de bem que ele tem o dever de proteger.
Se ele prende, cumpre o dever legal em detrimento de um cidadão inofensivo (mesmo armado).

Não é uma situação fácil e é difícil julgar os policiais, que são humanos com medos e convicções como qualquer outra pessoa.

Não dá para dizer que um tem bom senso e outro não, na minha respeitosa opinião.
SD-537

Marcioroberto
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Mar 2016, 21:44

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por Marcioroberto »

sierradelta537 escreveu:Numa situação dessas o policial se põe num dilema enorme:

Se ele não prende, prevarica em confiança ao cidadão de bem que ele tem o dever de proteger.
Se ele prende, cumpre o dever legal em detrimento de um cidadão inofensivo (mesmo armado).

Não é uma situação fácil e é difícil julgar os policiais, que são humanos com medos e convicções como qualquer outra pessoa.

Não dá para dizer que um tem bom senso e outro não, na minha respeitosa opinião.

Me arrisco a dizer que foi bom senso sim, veja bem, estamos em uma guerra, policiais estão sendo mortos todos os dias, o CAC não é inimigo, se vc defronta um policial precisando de ajuda vc não entraria na situação? Eu entraria... meu pai é policial, vivi minha infância inteira se "escondendo" não podia comentar com nenhum amigo qual era a profissão dele...sei da dificuldade...

sierradelta537
Mensagens: 132
Registrado em: 22 Out 2015, 11:42

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por sierradelta537 »

Marcioroberto escreveu: Me arrisco a dizer que foi bom senso sim, veja bem, estamos em uma guerra, policiais estão sendo mortos todos os dias, o CAC não é inimigo, se vc defronta um policial precisando de ajuda vc não entraria na situação? Eu entraria... meu pai é policial, vivi minha infância inteira se "escondendo" não podia comentar com nenhum amigo qual era a profissão dele...sei da dificuldade...
Se eu vir um policial numa situação eu entro até desarmado mesmo. Sou advogado e me voluntario para defender todos os policiais que conheço. De tempos em tempos os aviso dessa disponibilidade gratuita da minha parte. É o mínimo que eu posso fazer para retribuir-lhes o que fazem por nós.

O que eu quis dizer na reflexão anterior é que os tanto prender quanto deixar ir o CAC é bom senso: num caso o bom senso de não amolar o homem de bem, noutro o de cumprir o dever legal à risca.
SD-537

steagall
Mensagens: 264
Registrado em: 08 Dez 2013, 12:50

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por steagall »

LUIZLUIZ escreveu:Sou Policial Civil e realmente porte é porte, se for cac e estiver com arma carregada e pronta para o uso, é flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido ou restrito, dependendo do calibre.
se for um mala filho da puta .. traficante..nóia e o cacete ta liberado fazendo acordo ou com o coxinha ou com o sinhô dotô...e se pegar um CHARLIE com arma fria..como tem centenas e duvido que nao conheça alguns..o que vossa corretissima pessoa faria ?? sem demagogia ...eu atendo os PC onde trabaho e vão com tantas PEÇAS AVULSAS para consulta que seria impóssivel serem LEGAIS...mais adimiro sua atitude...ajude-nos a agir dentro das leis ridiculas desse hilario BRASIL.
Devido ao alto custo da munição ao invadir a área desta casa não será dado tiro de aviso, contamos com sua compreensão"
SE LEVAR UM TIRO,TEM O DEVER DE PERMANECER PARADO
TUDO O QUE FIZER SERÁ USADO CONTRA VOCÊ NO TRIBUNAL

steagall
Mensagens: 264
Registrado em: 08 Dez 2013, 12:50

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por steagall »

steagall escreveu:
LUIZLUIZ escreveu:Sou Policial Civil e realmente porte é porte, se for cac e estiver com arma carregada e pronta para o uso, é flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido ou restrito, dependendo do calibre.
se for um mala filho da puta .. traficante..nóia e o cacete ta liberado fazendo acordo ou com o coxinha ou com o sinhô dotô...e se pegar um CHARLIE com arma fria..como tem centenas e duvido que nao conheça alguns..o que vossa corretissima pessoa faria ?? sem demagogia ...eu atendo os PC onde trabaho e vão com tantas PEÇAS AVULSAS para consulta que seria impóssivel serem LEGAIS...mais adimiro sua atitude...ajude-nos a agir dentro das leis ridiculas desse hilario BRASIL.
.
Devido ao alto custo da munição ao invadir a área desta casa não será dado tiro de aviso, contamos com sua compreensão"
SE LEVAR UM TIRO,TEM O DEVER DE PERMANECER PARADO
TUDO O QUE FIZER SERÁ USADO CONTRA VOCÊ NO TRIBUNAL

steagall
Mensagens: 264
Registrado em: 08 Dez 2013, 12:50

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por steagall »

1) Mostrar os documentos (CRAF, GT e CR) e perguntar: se encontrasse uma pessoa com estes documentos, sem estar praticando nenhuma ação suspeita, com a arma municiada na cintura, o que faria?

Encaminharei esta pergunta aos meus conhecidos e posto depois.


poderiamos abrir um topico e quem conseguisse dados ia lançando para uma ideia de como esta o conhecimento dos policiais em varios locais em relação ao tema.
Devido ao alto custo da munição ao invadir a área desta casa não será dado tiro de aviso, contamos com sua compreensão"
SE LEVAR UM TIRO,TEM O DEVER DE PERMANECER PARADO
TUDO O QUE FIZER SERÁ USADO CONTRA VOCÊ NO TRIBUNAL

Buda
Mensagens: 49
Registrado em: 21 Set 2016, 03:29

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por Buda »

Boa Noite a Todos!!!

Peço Licença para entrar na conversa...

Tenho uma dúvida. Meu Veículo é uma Camionete Cabine Simples. A Caçamba é tampada com lona e não possui chave. Então, carregar a arma no Porta Malas (caçamba), está fora de questão. Como a camionete é Cabine Simples, ou coloco a Arma atrás do banco ou no porta luvas...

Se eu deixasse a Pistola atrás do banco e os carregadores no porta luvas??? Seria interpretado como Pronto Uso???

Como devo proceder???

Ah... atrás do banco da minha camionete tem tanta bagunça, que teria de procurar muito para achar alguma coisa... Hahaha!!!

Até Mais!!!

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por lucsilva »

Buda escreveu:Boa Noite a Todos!!!

Peço Licença para entrar na conversa...

Tenho uma dúvida. Meu Veículo é uma Camionete Cabine Simples. A Caçamba é tampada com lona e não possui chave. Então, carregar a arma no Porta Malas (caçamba), está fora de questão. Como a camionete é Cabine Simples, ou coloco a Arma atrás do banco ou no porta luvas...

Se eu deixasse a Pistola atrás do banco e os carregadores no porta luvas??? Seria interpretado como Pronto Uso???

Como devo proceder???

Ah... atrás do banco da minha camionete tem tanta bagunça, que teria de procurar muito para achar alguma coisa... Hahaha!!!

Até Mais!!!
Está correto, armas atrás do banco (caso específico para sua camionete), devidamente acondicionadas em bolsas e/ou maletas, portando os carregadores desmuniciados e com a munição, por si só, no interior do porta luvas, sem os carregadores.
Tomando este cuidado, não vejo problemas!
Luciano Silva

Buda
Mensagens: 49
Registrado em: 21 Set 2016, 03:29

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por Buda »

Bom Dia lucsilva!!!

Ah... então se algum carregador tiver municiado e perdido em algum lugar da cabine, se enquadraria em pronto uso e eu estaria F...., né??


Até Mais!!!

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por lucsilva »

Acredito que tudo depende do ponto de vista do policial. A normativa existe e eles cumprem a lei na medida do possível.
Se você demonstra e prova que a sua intenção é apenas o transporte das armas, acredito que o policial entenderá como boa fé e te deixará em paz. Mas se você quiser dar uma de joão-sem-braço em cima deles, não tem conversa.
Este caso é o mesmo de uma infração de transito em que você comente apenas por descuido, sem a intenção de infringir a lei, e isso é percebido pelo policial, que te dá uma advertência verbal e te manda embora.
Luciano Silva

nicoleto
Mensagens: 58
Registrado em: 30 Mar 2016, 11:51

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por nicoleto »

Sou meio leigo no asunto , mas onde esta ecrito que eu devo transportar a arma no porta malas do carro , ela estando desmuniciada .
Na GT esta escrito que so vale para transporte da arma separada de sua munição .
Como disse sou leigo no assunto .

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por Leo_FuzNav »

Se eu abordo um CAC que esta com sua arma municiada ao alcance, oriento ele a desmuniciar, dou uma advertência e mando seguir (em OFF subentende-se que ele ira municiar quando sair da minha vista, e acho que eu faria o mesmo).
Militar e CAC 1RM.

Buda
Mensagens: 49
Registrado em: 21 Set 2016, 03:29

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por Buda »

lucsilva escreveu:Acredito que tudo depende do ponto de vista do policial. A normativa existe e eles cumprem a lei na medida do possível.
Se você demonstra e prova que a sua intenção é apenas o transporte das armas, acredito que o policial entenderá como boa fé e te deixará em paz. Mas se você quiser dar uma de joão-sem-braço em cima deles, não tem conversa.
Este caso é o mesmo de uma infração de transito em que você comente apenas por descuido, sem a intenção de infringir a lei, e isso é percebido pelo policial, que te dá uma advertência verbal e te manda embora.
Sim, acredito que vc está correto. Vai da interpretação do policial.

Até Mais!!!

Marcioroberto
Mensagens: 35
Registrado em: 14 Mar 2016, 21:44

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por Marcioroberto »

Leo_FuzNav escreveu:Se eu abordo um CAC que esta com sua arma municiada ao alcance, oriento ele a desmuniciar, dou uma advertência e mando seguir (em OFF subentende-se que ele ira municiar quando sair da minha vista, e acho que eu faria o mesmo).
Parabéns pelo bom senso, a luta é contra o mal, os CACs são aliados

steagall
Mensagens: 264
Registrado em: 08 Dez 2013, 12:50

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por steagall »

2 pesos e 2 medidas no mesmo topico..ainda bem que existem policiais que sabem diferenciar um cidadao do bem de um mala...( é que o cidadao de bem nem sempre oferece ARREGO para quem aborda) age na lei...Essa de dizer ``eu levaria preso´´ chegando lá o delegado com CEREBRO libera o CAC pois sabe das suas intençoes, o agente da lei deveria ficar a noite e odia preenchendo papelada para deixar de ser certinho com quem nao deve.....( que caia como uma luva em alguns aqui )
Devido ao alto custo da munição ao invadir a área desta casa não será dado tiro de aviso, contamos com sua compreensão"
SE LEVAR UM TIRO,TEM O DEVER DE PERMANECER PARADO
TUDO O QUE FIZER SERÁ USADO CONTRA VOCÊ NO TRIBUNAL

Avatar do usuário
Reinaldo
Mensagens: 82
Registrado em: 04 Jun 2014, 21:37

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por Reinaldo »

Nicoleto,
A determinação é que não esteja para "pronto uso" e alguns recomendam arma em um compartimento e munições no outro. No meu caso a arma vai em um case com segredo dentro de uma repartição da maleta e as munições em outra repartição; e, a maleta tem cadeado e vai no porta-malas. Isso descaracteriza o "pronto uso" e na única vez que fui questionado (tenho 61 anos) ao abrir o porta-malas fui liberado sem questionamento.

Todos sabemos que o país está mais violento que outros em guerra civil e é dever dos órgãos de segurança cumprir a lei, porém é direito deles ter discernimento e tratar o cidadão com dignidade. Isso não é deixar de cumprir a lei.

Abraço,
RED

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por MAX »

Não está difícil para atirador desportivo conseguir porte. Melhor ter porte duma vez e não ficar dependendo da interpretação do policial.

Avatar do usuário
Reinaldo
Mensagens: 82
Registrado em: 04 Jun 2014, 21:37

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por Reinaldo »

No estado de SP continua muito difícil, para não dizer impossível...
RED

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: Abordagem Policial Atirador

Mensagem por MAX »

Reinaldo escreveu:No estado de SP continua muito difícil, para não dizer impossível...
Em Porto Alegre, um amigo conseguiu o porte recentemente. Não teve dificuldades. :-(

Responder