Porte Velado - Taurus - HC 58 ou PT 938?

Licoaldo
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Mai 2015, 19:54
Localização: Recife - PE
Contato:

Porte Velado - Taurus - HC 58 ou PT 938?

Mensagem por Licoaldo »

Penso em obter uma arma para porte velado e, com essa escassez da Glock no mercado, procurei alternativas nacionais.

Eu testei um pistola da imbel mas achei muito pesada e o gatilho muito leve e muito curto, não senti confiança para uso em situação de defesa na rua.

Qual a avaliação que vocês fazem da qualidade das pistolas Taurus HC 58 e PT 938? Qual é a melhor para porte velado? Gostei do fato de terem travas de segurança e ação dupla, além de uma ação do gatilho bem mais longa, especialmente no primeiro disparo...

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Porte Velado - Taurus - HC 58 ou PT 938?

Mensagem por variedades »

Eu pessoalmente acredito que a nova PT 838 é a Taurus mais confiável já feita - ao menos é a que mais durou e menos panes deu sendo usada de forma comunitária em Clubes de Tiro no Brasil todo. Eu não usaria nenhum outro modelo de pistola da Taurus para porte. Bom seria se a Taurus jogasse fora todos os demais projetos e usasse o novo "interior" da 838 para todos os demais modelos de armas, dai sim mudaria esta má fama que a empresa construiu por vários anos...

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Porte Velado - Taurus - HC 58 ou PT 938?

Mensagem por Alan Rodrigues »

Licoaldo escreveu:Penso em obter uma arma para porte velado e, com essa escassez da Glock no mercado, procurei alternativas nacionais.

Eu testei um pistola da imbel mas achei muito pesada e o gatilho muito leve e muito curto, não senti confiança para uso em situação de defesa na rua.

Qual a avaliação que vocês fazem da qualidade das pistolas Taurus HC 58 e PT 938? Qual é a melhor para porte velado? Gostei do fato de terem travas de segurança e ação dupla, além de uma ação do gatilho bem mais longa, especialmente no primeiro disparo...
Tanto a 58hc quanto a 938 são excelentes pistolas pelo seu projeto baseado na Berreta. Agora se tratando de porte velado a 938 é mais indicada pelo seu tamanho reduzido. Boa arma, umas das melhores que a Taurus fábrica ultimamente. A 838 parece ser boa, nunca atirei com ela, mais dependendo do porte físico da pessoa é complicado velar ela.

LUIZLUIZ
Mensagens: 22
Registrado em: 26 Jan 2016, 10:04

Re: Porte Velado - Taurus - HC 58 ou PT 938?

Mensagem por LUIZLUIZ »

Quanto a confiabilidade prefiro a 58, porém para porte a 938 é mais pequena portanto mais confortável e discreta, quanto a 838 ser melhor que uma 58 acho difícil, pois no meio policial as antigas pt 100 baseadas no mesmo projeto da 58, tirando o fato de serem grandes, são muito confiáveis e não deixavam os policiais que as usavam na mão, já a 838 é baseada no projeto da 840 e essa deixa muitos policias preocupados em sua confiabilidade.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Porte Velado - Taurus - HC 58 ou PT 938?

Mensagem por moliternoga »

Realmente, a 938 é mais confortável para o porte, porém, acho menos confiável que a 58hc. Tenho uma 59 que uso para porte e clube. É a mesma coisa que a 58hc com uma polegada a mais de cano. Já passei dos 1000 tiros com ela e praticamente não houveram panes. As panes que tive foram por causa de um dos carregadores que estava com os lábios mais fechados que devia e faziam o cartucho ter problemas para sair do carregador e entrar na câmara. Depois que acertei o mesmo, não tive mais problemas. As outras poucas panes foram com munição recarregadas e por estarem com o comprimento total maior do que a espeçificação do calibre não permitiam que o ferrolho fechasse completamente. Com munição original e nos carregadores bons nunca tive pane. Agora o ideal com a 58, 59 ou pt 100 é retirar o prolongador de 1 dos carregadores e colocar uma chapinha para substituir, deixando a arma mais discreta para o porte. Com a 58 dá pra colocar a chapinha da 938. A capacidade vai diminuir para 16 cartuchos mas a discrição e portabilidade vai melhorar muito.

Licoaldo
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Mai 2015, 19:54
Localização: Recife - PE
Contato:

Re: Porte Velado - Taurus - HC 58 ou PT 938?

Mensagem por Licoaldo »

moliternoga escreveu:Realmente, a 938 é mais confortável para o porte, porém, acho menos confiável que a 58hc. Tenho uma 59 que uso para porte e clube. É a mesma coisa que a 58hc com uma polegada a mais de cano. Já passei dos 1000 tiros com ela e praticamente não houveram panes. As panes que tive foram por causa de um dos carregadores que estava com os lábios mais fechados que devia e faziam o cartucho ter problemas para sair do carregador e entrar na câmara. Depois que acertei o mesmo, não tive mais problemas. As outras poucas panes foram com munição recarregadas e por estarem com o comprimento total maior do que a espeçificação do calibre não permitiam que o ferrolho fechasse completamente. Com munição original e nos carregadores bons nunca tive pane. Agora o ideal com a 58, 59 ou pt 100 é retirar o prolongador de 1 dos carregadores e colocar uma chapinha para substituir, deixando a arma mais discreta para o porte. Com a 58 dá pra colocar a chapinha da 938. A capacidade vai diminuir para 16 cartuchos mas a discrição e portabilidade vai melhorar muito.
Eu cogitei a PT 59 também. É muito pesada, em relação à 58?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Porte Velado - Taurus - HC 58 ou PT 938?

Mensagem por moliternoga »

Em questão de peso não tem muita diferença na prática. A diferença vai ser no tamanho, e tendo 1 polegada a mais incomoda mais do que a 58. Depende do seu tamanho, eu sou grande então pra mim era possível encarar a 59. Tenho um colega que tem uma 58 e ele diz que pra ele é o ideal. As vezes que ele colocou a 59 na cinta disse que ao sentar sentia o cano apertarava as bolas dele. Isso já não acontece comigo por causa da minha altura. Na época peguei a 59 pois queria uma arma logo (a restrita ia demorar muito mais tempo) e quando comprasse outra poderia utilizar a 59 para competição, vantagem que o cano de 5 polegadas tem. Eu tenho a concepção que você deve portar a maior arma em que se sinta "confortável". Lógico que nunca será totalmente confortável, mas algo que você sempre estará com ela. Diante disto, escolhi a 59, que além do que citei, me daria o máximo de aproveitamento da .380.
Há situações onde a 59 ou até a 58 podem ficar difícil de portar, então você tem de se adequar. Bermuda ou calça de elástico fica complicadíssimo. Tem que estar com roupas que dê pra usar cinto. Tenho um rt 85 também, então quando vou usar roupas leves pra sair de casa, vou com o 85.
Você já pensou no rt 817? É uma ótima arma, tamanho bom pra porte, capacidade de 7 tiros e aguenta cargas fortes de .38 spl.
Uma coisa que é importante fazer tanto na 58 ou 59 é tirar o prolongador de um dos carregadores. A arma com prolongador na cintura, fica muito nítido que está portando.
O ideal seria você experimentar as armas. Coloca em um coldre, põem na cintura, senta, levanta, agacha, senta no carro. A que você sentir que é melhor, vai nela.
Vou deixar uma frase, acho que você vai entender filosofia: De nada adianta ter um .44 magnum se ao sair de casa o mesmo fica na gaveta pois não cabe no seu dia.

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Porte Velado - Taurus - HC 58 ou PT 938?

Mensagem por Leandro Bulldog »

Boa tarde!

Caro colega, esqueça pistolas HC para porte velado!!!

Como o colega acima citou, com certas roupas se tornará completamente desconfortável e até mesmo inviável de você portar!

Outra coisa é que qualquer pessoa perceberá de longe que você anda armado.

Para porte velado procure adquirir uma pistola subcompacta, vi que alguns colegas citaram a Bersa, que possui dois bons modelos, ou até mesmo um revólver de 2" ou 3", eu também consideraria a Glock 42, que ainda é possível encontrar.

Lembre-se que a melhor arma é a que poderá estar sempre com você!

Se ela for bem portátil você nunca a deixará em casa e poderá ser vantagem tê-la bem escondida, como elemento surpresa em um momento crítico.

Abraço.

lhpaulino
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Ago 2016, 14:16

Re: Porte Velado - Taurus - HC 58 ou PT 938?

Mensagem por lhpaulino »

moliternoga escreveu:Realmente, a 938 é mais confortável para o porte, porém, acho menos confiável que a 58hc. Tenho uma 59 que uso para porte e clube. É a mesma coisa que a 58hc com uma polegada a mais de cano. Já passei dos 1000 tiros com ela e praticamente não houveram panes. As panes que tive foram por causa de um dos carregadores que estava com os lábios mais fechados que devia e faziam o cartucho ter problemas para sair do carregador e entrar na câmara. Depois que acertei o mesmo, não tive mais problemas. As outras poucas panes foram com munição recarregadas e por estarem com o comprimento total maior do que a espeçificação do calibre não permitiam que o ferrolho fechasse completamente. Com munição original e nos carregadores bons nunca tive pane. Agora o ideal com a 58, 59 ou pt 100 é retirar o prolongador de 1 dos carregadores e colocar uma chapinha para substituir, deixando a arma mais discreta para o porte. Com a 58 dá pra colocar a chapinha da 938. A capacidade vai diminuir para 16 cartuchos mas a discrição e portabilidade vai melhorar muito.
Amigo, que "chapinha" é essa que você fala? Você conseguiu comprar em algum lugar? Grato.

fgabrieljunior
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Abr 2016, 07:39
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Porte Velado - Taurus - HC 58 ou PT 938?

Mensagem por fgabrieljunior »

Leandro Bulldog escreveu:Boa tarde!

Caro colega, esqueça pistolas HC para porte velado!!!

Como o colega acima citou, com certas roupas se tornará completamente desconfortável e até mesmo inviável de você portar!

Outra coisa é que qualquer pessoa perceberá de longe que você anda armado.

Para porte velado procure adquirir uma pistola subcompacta, vi que alguns colegas citaram a Bersa, que possui dois bons modelos, ou até mesmo um revólver de 2" ou 3", eu também consideraria a Glock 42, que ainda é possível encontrar.

Lembre-se que a melhor arma é a que poderá estar sempre com você!

Se ela for bem portátil você nunca a deixará em casa e poderá ser vantagem tê-la bem escondida, como elemento surpresa em um momento crítico.

Abraço.

Respeito a opinião dos amigos, mas concordo com a opinião do Bulldog.

Esqueça HC para porte velado.

Olha cara, eu tenho porte há mais de 10 anos. Sou advogado (portanto, um civil) e em termos de porte VELADO, se não for compacta você não vai usar.

Digamos que você obtenha o PORTE e, portanto, EXISTE REALMENTE UM RISCO DA SUA INTEGRIDADE FÍSICA.

Você vai querer estar armado 24 horas por dia. HC definitivamente você não consegue CONFORTAVELMENTE estar sentado em um carro, por exemplo. Você não estará confortável se estiver com uma bermuda e mais ainda: O SAQUE DESSE TIPO DE ARMA É EXTREMAMENTE COMPLICADO PELO TAMANHO DA ARMA.

Eu tenho uma HC 58 para prática de tiro (SIGMA). Salvo exceções, é claro, definitivamente não dá para usar essa arma em um porte velado.

Hoje eu tenho uma Bersa Thunder Plus 380 como arma de porte, frequento vários locais portanto a arma (casa de amigos, aniversários, casa de familiares, etc...) e posso dizer que ninguém sabe que estou armado, a não ser que expressamente eu diga.

Na minha opinião, para escolher arma de porte, devem ser seguidos os seguintes critérios nessa ordem: 1) confiabilidade; 2) portabilidade, 3) capacidade

Detre as armas disponíveis no mercado hoje, eu sinceramente iria de BERSA THUNDER PLUS 380, deixando claro que eu ainda prefiro uma Glock 25, mas infelizmente não encontramos mais (pelo menos a preços justos...).

Espero ter ajudado.

Responder