Limpeza da pistola

FilipeK
Mensagens: 37
Registrado em: 21 Dez 2015, 23:11

Limpeza da pistola

Mensagem por FilipeK »

Quando fazer? A cada qtos tiros? Ou a cada qto tempo parada?

Como fazer? Qual oleo? Qual escova?

Alguem me da essas dicas? tem algum macete pra um iniciante?

Estou com uma PT838. Primeiros 100 tiros essa semana.
Sem nenhuma falha ou pane, só pra constar.. toda munição recarregada do clube.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Limpeza da pistola

Mensagem por moliternoga »

Eu limpo toda vez que atiro. Quando usar munições recarregadas use escova de latão pra tirar os resíduos de chumbo. Pra limpeza uso wd 40 e seco com papel toalha. Depois lubrifico a arma apenas nos pontos de fricção com óleo. Se a arma não é de porte ou de defesa, pode passar uma camada boa de óleo antes de guardar. Se a arma não foi usada no tiro, a cada semana passo um pano na mesma.

FilipeK
Mensagens: 37
Registrado em: 21 Dez 2015, 23:11

Re: Limpeza da pistola

Mensagem por FilipeK »

A escova de latão passo por dentro do cano e escovo por denteo do ferrolho? e o ws40? A mesma coisa? Cano e ferrolho? no carregador, nada? Os pontos de fricção que vc fala é ali o canal por onde o ferrolho trabalha né?
O oleo vc pssa por toda ela antes de guardar? ela veio em um saco toda lambuzada no oleo, guardo ela lá msmo..

FilipeK
Mensagens: 37
Registrado em: 21 Dez 2015, 23:11

Re: Limpeza da pistola

Mensagem por FilipeK »

ah, e o oleo? qual vc me fala?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Limpeza da pistola

Mensagem por moliternoga »

Aqueles óleos que vêm junto dos kits de limpeza servem bem. Até óleo Singer dá. Em lojas do ramo tem várias opções. Procure no YouTube vídeos de limpeza de armas, tem bons vídeos. No canal Alexandrelima tem um vídeo bem explicativo de como fazer a limpeza.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Limpeza da pistola

Mensagem por raubvogel »

Eu nao usaria WD-40; ele evapora e deixa residuo que atrai e acumula mais residuos. Ele foi desenhado para dispersar agua. Oleos leves sao bons; o da Singer e similar ao Rem Oil. Oleo de transmissao automatica tambem serve devido a o que ele tem que fazer. Existe uma mistura que se pode fazer em casa, se quiser eu posso ver se acho.

Razao que o moliternoga sugeriu cobrir arma com oleo e humidade; se voce puder guarda as suas arms ondem a humidade e menos de 40% nao precisa. E quando ele disse passar oleo, nao e para ficar escorrendo. Imagine que voce fez batata frita e botou elas para escorrer numa toalha de papel. Como e que esta totalha fica? Imagine agora se voce estivesse esfregando esta toalha na arma. Quanto oleo ela fica? Agora reproduz isso usando oleo proprio.

Avatar do usuário
Scarpetta
Mensagens: 100
Registrado em: 14 Jun 2016, 07:51
Localização: Curitiba - PR

Re: Limpeza da pistola

Mensagem por Scarpetta »

Esse óleo e o removedor de pólvora do kit da LH escovas o que acham?

Imagem
“Todo o poder político vem do cano de uma arma.
O partido comunista precisa comandar todas as armas;
desta maneira, nenhuma arma jamais poderá
ser usada para comandar o partido”.
MAO TSÉ TUNG

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Limpeza da pistola

Mensagem por raubvogel »

Sinceramente nao conheco os produtos liquidos; teria que ver a composicao. Voce pode comprar os componentes separados?

As escovas, bem, a unica coisa que voce quer e usar uma escova cujo diametro e ligeiramente maior que o interior do cano. Qual e o preco do kit comparado com comprar/fazer o equivalente? As escovas sao tipo de limpar tubos; talvez acha e loja de material quimico. Para aplicar os oleos, o normal (aqui) e cortar camisas/etc de algodao bem usada que voce ia jogar fora em quadradinhos de uns 2cm de lado (ajuste dependendo do calibre) e empurar usando uma vareta ou tubo (aluminio/madeira/bronze); e claro que tem gente que ja vende isso cortado.

Voce poderia fazer -- madeira funciona mas eu usei tubo de pvc pois tinha em casa -- e fazer um cilindro com um corte no meio e uma das pontas em forma de cone. O objectivo disso e segurar a escova no meio do cano, para que ela nao arrastar contra as estrias.

O Ed's Red Bore Cleaner (google it) consite de
1 parte oleo de transmissao automatica (ATF).
1 parte Kerosene
1 parte Varsol ou equivalente
1 parte Acetona
(Opicional: 1lb de Lanolina por galao)
Coloca o ATF primeiro.

O meu ponto e que nao tem que gastar dinhero em "kit de limpesa professional/tactical" americano.

Avatar do usuário
Scarpetta
Mensagens: 100
Registrado em: 14 Jun 2016, 07:51
Localização: Curitiba - PR

Re: Limpeza da pistola

Mensagem por Scarpetta »

Obrigado pela dica amigo!

Só fiquei em dúvida uma coisa....

Não lembro se no manual da Taurus ou da Imbel que fala para não utilizar removedor a base de acetona, pois a mesma agrediria o acabamento da arma.

Essa mistura não agrediria?
“Todo o poder político vem do cano de uma arma.
O partido comunista precisa comandar todas as armas;
desta maneira, nenhuma arma jamais poderá
ser usada para comandar o partido”.
MAO TSÉ TUNG

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Limpeza da pistola

Mensagem por raubvogel »

Se eles nao recomendam usar, nao use. Eu nao sei como eles acabam as armas deles, mas problemas com acetona normalmente significa partes sao pintadas com alguma coisa que dissolve facil.

http://www.frfrogspad.com/homemade.htm sugere MEK (o que voce usa como catalizador em fibra de vidro) como substituto para acetona. o que tambem pode afetar partes pintadas.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Limpeza da pistola

Mensagem por AmilcarAlho »

Concordo com o raubvogel, não se deve usar o WD-40 em armas. Pessoalmente uso Balistol em todas as minhas armas.

Limpo sempre as minhas armas depois de usar, quase sempre no próprio dia ou, no dia seguinte.

Responder