Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Raziel »

Amigos foristas, boa tarde. Estou aqui há menos de um ano mas muitos de vocês já me conhecem, pois sou bastante ativo aqui no fórum, que inclusive é um dos meus sites favoritos na Internet.
Apesar das dificuldades financeiras, decidi que chegou a hora e anteontem(09/06) realizei meu teste psicotécnico para aquisição de arma de fogo. Agora não há como voltar atrás, em menos de um ano estarei protocolando o pedido de autorização na Sede da Polícia Federal, isso é líquido e certo.
Pretendo no mês que vem realizar o exame de tiro e logo em seguida retirar as certidões no fórum. No entanto, como tudo que fazemos pela primeira vez surgiram muitas dúvidas e gostaria de pedir a ajuda dos amigos foristas pois como todos sabem e o Lucas Silveira não cansa de repetir, Unidos somos Invencíveis. Mas vamos ao que interessa:
1)Como não tenho familiaridade nenhuma com pistolas, minha arma de escolha é o revólver Taurus RT 838. Se fosse apenas para defesa domiciliar eu escolheria o 6 polegadas inox, porém como posteriormente irei solicitar o porte(Sou GCM), quero o 4 polegadas oxidado. Alguém que possui ou conhece essa arma sabe me dizer se ela é absurdamente exagerada para porte(o de 4 polegadas) ou se usando um coldre fica confortável para portar?
2)Irei solicitar o registro como GCM, o documento emitido pela PF é o mesmo, a diferença é que em vez da identidade e da cópia da carteira de trabalho colocamos a funcional e o contracheque. Isso fica registrado no SINARM e facilita futuramente o porte. Existem casos onde a própria corporação dá o porte funcional(quando se importa com o servidor), outros em que ela manda o guarda se virar e há ainda o caso da corporação que não é armada(o meu caso, embora estejamos em processo, inclusive já temos as armas). Sei que tem 99% de chance do processo dar certo porém, o seguro morreu de velho e nesses tempos absurdos onde delegados se acham senhores feudais tenho medo de receber uma negativa por efetiva necessidade(mais do que comprovada) e desperdiçar todo meu tempo e dinheiro. Dito isso, pergunto: Algum de vocês já tiveram que entrar com Mandado de Segurança para conseguir comprar a arma? Pesquisei no Google e não encontrei nada, alguém conhece algum advogado que trabalhe com isso e já tenha tido sucesso em casos como esse? Até mesmo porque mesmo que dessa vez eu passe batido, ano que vem pretendo adquirir uma segunda arma e aí não tem jeito, eles negam mesmo.
Conto com a ajuda dos senhores.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

mvsszz
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Jul 2015, 16:48

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por mvsszz »

Acho o 838 complicado de portar o dia todo. Acho que no Brasil temos problemas com relação a tamanho. Nos EUA não vemos isso. Todo mundo com armas pequenas.

Tu é GM do Rio de Janeiro ou de outra cidade?

Acho que tem chances efetivas de conseguir, se não conseguir é MS, mas fica difícil prever o futuro.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Raziel »

Sou do interior do estado. Mas em relação ao MS, você conhece alguém que já tenha feito dessa forma ou é que nem cabeça de bacalhau e enterro de anão?
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Raziel »

Porque se eu ver que o 4 polegadas é algo absurdo vou pegar o 6 polegadas mesmo. O ruim é que não tem como testar :oops:
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por moliternoga »

Colega tem outras opções de revólver mais indicada. O 838 é grande e pesado, e não é só por conta do cano, a armação é muito grande é o tambor também. Pra porte esquece. A taurus tem o 817, 7 tiros e 2" de cano. Tem gente que não gosta de cano de 2" pois não aproveita bem a queima da pólvora e o projétil tenha um pouco menos de energia mas a arma continua efetiva. Outra opção que dá um balanço bom entre portabilidade e aproveitamento da queima da pólvora seria um revólver em 3" de cano, tendo os modelos 88 e 82s em 3". Isso levando em conta que irá usar a arma para porte. Se for só defesa residencial, tamanho e peso já não interfere, e aí tem várias opções.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por moliternoga »

Colega tem outras opções de revólver mais indicada. O 838 é grande e pesado, e não é só por conta do cano, a armação é muito grande é o tambor também. Pra porte esquece. A taurus tem o 817, 7 tiros e 2" de cano. Tem gente que não gosta de cano de 2" pois não aproveita bem a queima da pólvora e o projétil tenha um pouco menos de energia mas a arma continua efetiva. Outra opção que dá um balanço bom entre portabilidade e aproveitamento da queima da pólvora seria um revólver em 3" de cano, tendo os modelos 88 e 82s em 3". Isso levando em conta que irá usar a arma para porte. Se for só defesa residencial, tamanho e peso já não interfere, e aí tem várias opções.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Raziel »

moliternoga escreveu:Colega tem outras opções de revólver mais indicada. O 838 é grande e pesado, e não é só por conta do cano, a armação é muito grande é o tambor também. Pra porte esquece. A taurus tem o 817, 7 tiros e 2" de cano. Tem gente que não gosta de cano de 2" pois não aproveita bem a queima da pólvora e o projétil tenha um pouco menos de energia mas a arma continua efetiva. Outra opção que dá um balanço bom entre portabilidade e aproveitamento da queima da pólvora seria um revólver em 3" de cano, tendo os modelos 88 e 82s em 3". Isso levando em conta que irá usar a arma para porte. Se for só defesa residencial, tamanho e peso já não interfere, e aí tem várias opções.
Excelente dica! Não conhecia esse revólver, de fato ele é ideal para porte velado. Realmente o 838 parece ser enorme e complicado de portar, mas esse parece ser ideal. Se houver algum modelo em 3" de 7 tiros irei adquirir, caso contrário será esse mesmo. E em relação ao Mandado de Segurança, você sabe alguma coisa?
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por moliternoga »

Em relação ao revólver 7 tiros 3" infelizmente a taurus não faz. Se fizesse seria uma excelente opção, mas como disse o rt 817 é ótimo pra porte. Peso relativamente baixo, tamanho bom e 7 tiros. Quanto ao MS não sei te responder, meu porte é funcional, então não sei como proceder em relação a pedidos no SINARM. Acredito que os GM consigam com mais facilidade, principalmente se a cidade onde atua tenha mais de 250 mil habitantes.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Raziel »

Algum colega do fórum pode me dar uma luz sobre o Mandado de Segurança?
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

fgabrieljunior
Mensagens: 48
Registrado em: 15 Abr 2016, 07:39
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por fgabrieljunior »

Raziel escreveu:Algum colega do fórum pode me dar uma luz sobre o Mandado de Segurança?
Você poderá impetrar o MS sim. Eu já obtive êxito em alguns, mas não é unânime.

Aqui no RJ o deferimento, pelo Judiciário, de porte de arma para GM, tem relativa aceitação, desde que cumpridos alguns requisitos para o pedido preliminar junto à DPF.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Raziel »

fgabrieljunior escreveu:
Raziel escreveu:Algum colega do fórum pode me dar uma luz sobre o Mandado de Segurança?
Você poderá impetrar o MS sim. Eu já obtive êxito em alguns, mas não é unânime.

Aqui no RJ o deferimento, pelo Judiciário, de porte de arma para GM, tem relativa aceitação, desde que cumpridos alguns requisitos para o pedido preliminar junto à DPF.
Você já obteve sucesso em MS para PORTE de arma pra GM? Ouvi dizer que até aquisição eles estão negando. Já entrou com ação ordinária para porte também?

Na verdade a minha dúvida sobre o MS era em relação ao REGISTRO, pois já consultei algumas decisões e mesmo o MS pedindo o registro foi NEGADO, um absurdo, considerando que a lei é bem explícita em relação a Declaração e Comprovação.

Se puder me lançar uma lux sobre o assunto agradeço
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Raziel »

fgabrieljunior escreveu:
Raziel escreveu:Algum colega do fórum pode me dar uma luz sobre o Mandado de Segurança?
Você poderá impetrar o MS sim. Eu já obtive êxito em alguns, mas não é unânime.

Aqui no RJ o deferimento, pelo Judiciário, de porte de arma para GM, tem relativa aceitação, desde que cumpridos alguns requisitos para o pedido preliminar junto à DPF.
Sabe me dizer que requisitos seriam esses? Esses portes que você conseguiu através de MS foram de Guardas do Rio?
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Leo_FuzNav »

Boa noite, atualmente to portando minha Taurus PT-99 com cano de 5", admito que é um pouco pesada e longa, necessitando um ajuste ideal na cintura (no começo incomodava), porém hoje ando com ela sem dificuldades e salvo caso de algumas roupas ela fica totalmente velada, mesmo eu sendo uma pessoa com biotipo não muito grande (vários amigos se surpreendem quando falo que estou armado, por não notarem).

Acredito que um revolver 4" não seja algo tão incomodo e indiscreto de portar, é questão realmente de escolha sua, diante das dificuldades de aquisição. O RT838 seria uma arma muito bonita que também serviria para portar (apesar de não ser específica para porte velado).

;)
Militar e CAC 1RM.

Frugoni
Mensagens: 4
Registrado em: 03 Fev 2017, 15:26

Re: Aquisição de arma de fogo - Rio de Janeiro/RJ

Mensagem por Frugoni »

No Rio de Janeiro tudo tem dependido muito do embasamento que o impetrante justifica suas necessidades, o MS tem sido quase que necessário,tenho obtido êxito em alguns no escritório.


Assessoria e Consultoria em segurança
21 964039999

Responder