Como importar armas de fogo?

FredCM
Mensagens: 16
Registrado em: 14 Jul 2015, 17:45

Como importar armas de fogo?

Mensagem por FredCM »

Boa noite a todos!

Sou novo por aqui e estou no processo para adquirir minha primeira arma de fogo. Como sou apenas um civil, vai ser uma 380. Já fiz os testes de tiro e psicológico, e amanhã já devem estar prontas minhas certidões negativas para entrar com o pedido na PF. Já escolhi a Imbel, mas como ainda neste ano farei um intercâmbio de 1 ano nos EUA, pensei em comprar também alguma pistola melhor por lá, talvez uma Glock. Obviamente, isso só será possível se meu pedido for deferido, mas sendo otimista, eis as dúvidas:

Qual é a melhor maneira para eu conseguir importar uma pistola de calibre permitido? Devo trazê-la na bagagem e passar na alfândega? Ou tem como eu comprá-la nos EUA e mandar por correio para o Brasil? Quais são as taxas e documentações necessárias? E quanto devo gastar nessa brincadeira?

Desde já, agradeço a ajuda!

Obs.: já vi um post mais ou menos parecido no fórum, mas ele não me ajudou muito :(

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Cara, a melhor orientação que posso te dar é conversar com o pessoal da RM da sua região para maiores orientações quanto ao processo de importação. Sei que é longo, frustrante e caro. E não, sob hipótese alguma compre e traga para passar pela alfandega, você vai perder sua arma e ainda responder a processo. Para poder importar, antes de mais nada você tem que pedir autorização do exército e depois de deferida a autorização você tem que emitir uma CII(uma guia de importação) para só depois fazer a compra, sem isso é problema.

Se vale a pena ou não eu não sei... Como tudo relacionado a armas de fogo aqui acho que você tem que contar com a sorte e acima de tudo ter muita paciência. Tenho um amigo, instrutor de tiro que com todos os documentos e tudo certo gastou 4 anos para desembaraçar uma carabina .44 magnum da winshester e 3 meses para desembraçar um rifle de ação por ferrolho .308!!! Ou seja, não espere que a coisa tenha lógica.

Boa sorte e qualquer informação mais concreta divida conosco!

FredCM
Mensagens: 16
Registrado em: 14 Jul 2015, 17:45

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por FredCM »

Valeu, Diogo! Vou procurar mais informações na 1a RM.

Avatar do usuário
renato23
Mensagens: 102
Registrado em: 02 Mai 2015, 22:52

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por renato23 »

Amigo, você ir até os Estados Unidos não vai fazer a menor diferença. É terminantemente proibido trazer armas ou peças como bagagem acompanhada, e nem enviar por correio como se fosse qualquer outro objeto (você vai arranjar problemas antes mesmo do avião decolar com as autoridades americanas). O máximo que você pode trazer é um coldre, um case pra guardar, coisas assim.

Quanto a importação, geralmente é feita por esportistas (mediante autorização do Exército Brasileiro) pois estes são os civis que possuem acesso a calibres restritos no nosso país (.40 e .45, por exemplo), porém extremamente comuns nos EUA. Logo, dependendo do estado que você vai, provavelmente nem encontrará nenhuma pistola calibre 380.

De qualquer forma, qualquer importação feita dos EUA precisa de uma autorização expedida pelo Departamento de Segurança deles, que custa aproximadamente 400 dólares (praticamente o preço de uma Glock lá), além de claro uma autorização do Exército Brasileiro (CII), diversas taxas de importação, frete caríssimo (por não poder ser feito como qualquer outro objeto) e processo extremamente demorado.

PS: essa autorização do Departamento de Segurança, segundo TODOS os vendedores que entrei em contato para importar algumas coisas, é algo novo, uma medida adotada pelo país para evitar que tecnologia bélica seja exportada e copiada por outros países.
"Se vis pacem, para bellum"

FredCM
Mensagens: 16
Registrado em: 14 Jul 2015, 17:45

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por FredCM »

Puutz :( Excesso de burocracia por parte do nosso governo eu já esperava, mas não esperava isso dos EUA... De qualquer forma, valeu pelo toque, Renato!

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Se bem que lá (EUA) o único problema é o valor da taxa que em comparação com o preço praticado nos armamentos é em alguns casos o valor da arma pretendida... mas dizem que lá o processo se desenrola em no máximo 3 dias úteis!

Avatar do usuário
renato23
Mensagens: 102
Registrado em: 02 Mai 2015, 22:52

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por renato23 »

Disponha, Fred.

Só a título de informação, passei quase um mês inteiro entrando em contato com toda e qualquer loja americana que eu encontrasse vendendo um kit de conversão da Glock calibre .22LR. Só pra você ter uma idéia, o preço do kit varia entre 275 e 375 USD. De mais de 20 lojas que eu entrei em contato, só 4 falaram que poderiam enviar pro Brasil (as outras não se dão ao trabalho de vender pra fora do território americano por causa da necessidade da autorização de exportação). Dessas 4, só 1 me passou todos os valores detalhados e me explicou minuciosamente como funciona todo o processo.

Custos totais:
- Kit de conversão Glock: $325.00
- Taxa de autorização de exportação: $300.00
- Frete para o Brasil: $400.00
--- TOTAL: $1,025.00 DÓLARES

Além disso, para que a loja consiga a autorização de exportação você já precisa apresentar uma CII do Exército Brasileiro, e não sei precisar qual esse valor, então vou arriscar R$50.00. Ainda tem as taxas da importação da Receita Federal (60% sob valor declarado).

O que mais me assustou disso tudo foi o valor do frete. Até questionei a vendedora e ela falou que só dispõe dessa forma de envio para o BR. E acredito que essa moça saiba do que está falando pois já vi em vários fóruns relatos de atiradores que são clientes dela, inclusive ela falou que no momento está com 30 clientes brasileiros em processo de desembaraço. Se ainda se interessar, pesquisa por "Jack" e "Yarima" que agora estão na empresa American Armour.

Em resumo, pra eu comprar o kit de conversão (cano, ferrolho, mola, carregador e kit limpeza) eu iria pagar praticamente o preço de outra Glock nova já aqui o Brasil. Missão abortada. :cry: :cry: :cry:
"Se vis pacem, para bellum"

FredCM
Mensagens: 16
Registrado em: 14 Jul 2015, 17:45

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por FredCM »

Credo! Lembro de uma vez que fui aos EUA (isso tem uns anos e eu não sabia praticamente nada sobre armas de fogo) e vi um fuzil, o que parecia ser um AR-15, por 400 dólares no Wallmart. Muito mais barato que nossas pistolas.

Eu até estava disposto a tentar enfrentar a burocracia brasileira para ver se conseguia uma Glock G28, mas depois do que vocês disseram, vou repensar isso várias e várias vezes.

FredCM
Mensagens: 16
Registrado em: 14 Jul 2015, 17:45

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por FredCM »

Credo! Lembro de uma vez que fui aos EUA (isso tem uns anos e eu não sabia praticamente nada sobre armas de fogo) e vi um fuzil, o que parecia ser um AR-15, por 400 dólares no Wallmart. Muito mais barato que nossas pistolas.

Eu até estava disposto a tentar enfrentar a burocracia brasileira para ver se conseguia uma Glock G28, mas depois do que vocês disseram, vou repensar isso várias e várias vezes.

jrosseto
Mensagens: 17
Registrado em: 17 Jun 2014, 08:07

.

Mensagem por jrosseto »

.
Editado pela última vez por jrosseto em 18 Dez 2015, 07:30, em um total de 2 vezes.

FredCM
Mensagens: 16
Registrado em: 14 Jul 2015, 17:45

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por FredCM »

Ajudou sim, Jefferson! Obrigado pela resposta.

Infelizmente, meu pedido de aquisicao foi indeferido. Mas ja salvei sua resposta no meu pc e, assim que o Estatuto for revogado (espero), vou tentar novamente e vou tentar seguir suas instrucoes. Por enquanto, vou ter que me contentar com bastao tatico, porque ate porte de faca foi proibido no RJ...

hugoboscato
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Dez 2015, 17:05

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por hugoboscato »

Boa tarde pessoal, li a resposta do Jeferson e é exatamente isso que ele falou, porém, estou em contato com as lojas exportadoras de armas nos EUA e eles estão me falando que não é permitido embarcar com a arma lá (mesmo com a licença de exportação)...alguém tem mais informações a respeito?

Grato por enquanto...

Hugo

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por variedades »

Sim, é necessário ter licença de exportação da arma dos EUA para o Brasil, além da CII.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por Alan Rodrigues »

variedades escreveu:Sim, é necessário ter licença de exportação da arma dos EUA para o Brasil, além da CII.
Lembrando que pra conseguir o CII necessita ter o certificado de CAC.

hugoboscato
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Dez 2015, 17:05

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por hugoboscato »

Eu sou CAC e mesmo com o CII e a licença de importação, licença de exportação, mesmo assim estão me falando que não é permitido eu ir pra lá comprar a arma e vir pro Brasil...

Alguém tem alguma noticia a respeito?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por variedades »

Atualmente as companhias aéreas não permitem o tráfego de armas como bagagem acompanhada. Terás que contratar despachante aduaneiro, fazer o RADAR (acesso ao SISCOMEX como importador), fazer a LE, fazer CII, fazer LI para ter o embarque autorizado, trazer ao Brasil, solicitar vistoria ao Exército, a Receita etc...

Em resumo, já tive carga de armas que demorou 1 mês o desembaraço, mas em outros casos passou de 8 meses. Não é fácil, longe de ser fácil...

Marco Peres
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Mai 2016, 10:37

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por Marco Peres »

Boa tarde amigos!
Estou vendo o processo para importar uma pistola dos EUA, entrei em contato com um vendedor lá e com um despachante no Brasil, já vi os valores do processo, só que eles não informam o valor do frete pois antes do envio não é possível calcular, alguém já fez uma importação e tem um valor aproximado desse frete?
Obrigado

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por Raziel »

FredCM escreveu:Ajudou sim, Jefferson! Obrigado pela resposta.

Infelizmente, meu pedido de aquisicao foi indeferido. Mas ja salvei sua resposta no meu pc e, assim que o Estatuto for revogado (espero), vou tentar novamente e vou tentar seguir suas instrucoes. Por enquanto, vou ter que me contentar com bastao tatico, porque ate porte de faca foi proibido no RJ...
Fred

Não aceite isso. Ingresse com Recurso Administrativo, Denúncia ao Ministério Público Federal e se necessário Mandado de Segurança. Este último não tem remédio, eles tem que liberar.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

leandro.dias
Mensagens: 19
Registrado em: 18 Jan 2017, 08:38

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por leandro.dias »

renato23 escreveu:Disponha, Fred.

Só a título de informação, passei quase um mês inteiro entrando em contato com toda e qualquer loja americana que eu encontrasse vendendo um kit de conversão da Glock calibre .22LR. Só pra você ter uma idéia, o preço do kit varia entre 275 e 375 USD. De mais de 20 lojas que eu entrei em contato, só 4 falaram que poderiam enviar pro Brasil (as outras não se dão ao trabalho de vender pra fora do território americano por causa da necessidade da autorização de exportação). Dessas 4, só 1 me passou todos os valores detalhados e me explicou minuciosamente como funciona todo o processo.

Custos totais:
- Kit de conversão Glock: $325.00
- Taxa de autorização de exportação: $300.00
- Frete para o Brasil: $400.00
--- TOTAL: $1,025.00 DÓLARES

Além disso, para que a loja consiga a autorização de exportação você já precisa apresentar uma CII do Exército Brasileiro, e não sei precisar qual esse valor, então vou arriscar R$50.00. Ainda tem as taxas da importação da Receita Federal (60% sob valor declarado).

O que mais me assustou disso tudo foi o valor do frete. Até questionei a vendedora e ela falou que só dispõe dessa forma de envio para o BR. E acredito que essa moça saiba do que está falando pois já vi em vários fóruns relatos de atiradores que são clientes dela, inclusive ela falou que no momento está com 30 clientes brasileiros em processo de desembaraço. Se ainda se interessar, pesquisa por "Jack" e "Yarima" que agora estão na empresa American Armour.

Em resumo, pra eu comprar o kit de conversão (cano, ferrolho, mola, carregador e kit limpeza) eu iria pagar praticamente o preço de outra Glock nova já aqui o Brasil. Missão abortada. :cry: :cry: :cry:

Consegue nos informar quais sãos estas lojas que importam para o Brasil?

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por Aspirina »

renato23 escreveu: ...
Ainda tem as taxas da importação da Receita Federal (60% sob valor declarado).
...
Me corrijam se eu estiver errado, mas acho que a taxa para importação neste caso não é "só" 60%.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por variedades »

60% mais ICMS (mínimo 25%, depende do estado, Bahia se não me engano é 39%). E o ICMS considera o valor total mais o próprio imposto simplificado de 60%. Em resumo, faz a conta por 100%, o dobro, que é o que vai custar de impostos.

Sergio-7
Mensagens: 121
Registrado em: 18 Out 2014, 15:40

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por Sergio-7 »

Esse país é uma piada! Política aqui é coisa de doente mental e ladrão!

Mas de todo modo será que é possível importar um Tavor x95 no calibre 9mm como atirador esportivo?
Teoricamente não pode haver restrição! Pelo menos na teoria né?

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por Carlos Adão »

Sergio-7 escreveu:Esse país é uma piada! Política aqui é coisa de doente mental e ladrão!

Mas de todo modo será que é possível importar um Tavor x95 no calibre 9mm como atirador esportivo?
Teoricamente não pode haver restrição! Pelo menos na teoria né?
Cara, acho que neste caso o problema seria o calibre. Carabina semiautomática só nos calibres .30 Carbine (7,62 x 33mm) e .40 S&W. Segue abaixo o texto da Portaria Nª 51 - COLOG, de 08 de Setembro de 2015:

"Art. 81. Ficam proibidas, para utilização no tiro desportivo:
...
IX – Armas longas semiautomáticas de calibre de uso restrito, com exceção das carabinas semiautomáticas nos calibres .30 Carbine (7,62 x 33mm) e .40 S&W; e"
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

Sergio-7
Mensagens: 121
Registrado em: 18 Out 2014, 15:40

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por Sergio-7 »

Com a liberação do 9mm para atiradores esportivos eu achei que estava liberado em qualquer tipo de arma.

De todo modo, eu acho que não deve compensar. Deve ficar muito caro né? Um Tavor que nos EUA custa menos de 2000,00 dolares, importando deve chegar aqui por uns R$20.000,00 né?

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Como importar armas de fogo?

Mensagem por aniceto »

Sergio-7 escreveu: De todo modo, eu acho que não deve compensar. Deve ficar muito caro né? Um Tavor que nos EUA custa menos de 2000,00 dolares, importando deve chegar aqui por uns R$20.000,00 né?
Negativo. Não ficaria 20 conto não... pois nem conseguiria trazer uma...

Cano longo + semi-auto + calibre restrito = só em .40S&W ou .30carbine, como o amigo falou acima.
Como é calibre restrito, 9x19mm só se fosse cano curto (pistola, revolver adaptado) ou não for em ação semi-automática (lógicamente, automática/burst, etc nem vale).

Sim, não estranhe, hoje é assim mesmo.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Responder