Aquisição de CR

Avatar do usuário
frango da malasia
Mensagens: 126
Registrado em: 05 Out 2013, 21:19

Aquisição de CR

Mensagem por frango da malasia »

Algum amigo consegue explicar desde o primeiro passo até a chegada do cr em maos? onde fazer a papelada, todo o processo. Obrigado amigos do tiro!
"Leis de dasarmamento só tiram as armas de quem respeitam as leis. Os bandidos continuam armados. FIM DO DESARMAMENTO JA!

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Primeiro passo: Filie-se a um clube de tiro que ofereça serviço de despachante (ou que indique um).

Segundo passo: Solicite ao clube que faça o seu CR. O clube vai solicitar seus documentos padrão (CPF, RG, Comprovante de Residência, CAM (Certificado de Alistamento Militar), e duas ou três fotos 3x4 (não lembro quantas).

Terceiro passo: Espere que seu despachante lhe entregue o número de protocolo, confirmando que ele deu entrada em toda a papelada necessária no Exército.

Quarto passo: Acompanhe o site do exército (http://www.sisfpc.eb.mil.br/), para saber quando seu processo vai sair de "Em análise" para "Assinado e disponível para retirada". Isso pode levar de 2 a 5 meses (esse é o tempo que leva aqui em São Paulo).

Quinto passo: Avise seu despachante (se ele já não souber). Para que ele possa ir buscar seus documentos.

Pronto, agora você tem um CR.

Agora, se você quiser comprar uma arma, então existem ainda mais alguns passos:

De posse do CR, você agora pode pedir o apostilamento de uma nova arma.

Sexto passo: Você compra a arma (na loja se for calibre permitido, ou na fábrica se for calibre restrito). A Nota Fiscal será emitida pelo vendedor.

Sétimo passo: Você pede ao seu despachante que apostile a nova arma em seu CR. Então você precisa enviar a Nota Fiscal e o CR para ele, e ele dará entrada na papelada junto ao Exército.

Oitavo passo: Você acompanha no site do exército o andamento do seu pedido. O tempo médio é 1 mês. Enquanto isso, a arma ficará na loja (ou na fábrica).

Nono passo: Quando sair a autorização, você avisa o despachante (se ele já não souber), e ele vai retirar os documento no Exército.

Pronto, a arma agora é sua. Mas você não poderá retira-la da loja sem a guia de tráfego. Geralmente o despachante já pede uma no mesmo momento em que retira a autorização... Mas ela leva de 1 a 2 semanas para sair.

Com a Guia de Tráfego em mãos, você poderá retirar a arma da loja e leva-la para casa ou para os locais onde pretende atirar.

Espero ter ajudado!
Imagem

Avatar do usuário
frango da malasia
Mensagens: 126
Registrado em: 05 Out 2013, 21:19

Re: Aquisição de CR

Mensagem por frango da malasia »

Fantastica a sua resposta amigo! Voce sabe me dizer para completar quanto fica o valor dessas etapas? o total de cada passo?

Muito obrigado!
"Leis de dasarmamento só tiram as armas de quem respeitam as leis. Os bandidos continuam armados. FIM DO DESARMAMENTO JA!

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Cada clube e despachante é livre para cobrar quanto achar que deve... Então os preços podem variar muito.

Aqui em Osasco/SP, meu despachante cobrou R$ 650,00 para fazer o CR (já incluindo as taxas).
A anuidade do clube de tiro é de R$ 600,00.
Imagem

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Blademir »

O meu despachante cobrou R$250,00 só pelo CR de colecionador aqui em Minas Gerais. Desconheço o preço cobrado pelos outros. Desconfio ser mais caro.
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Blademir »

Meu pedido CR foi protocolado hoje (5/11/13) na 4ª RM.
Vamos ver quanto tempo demora.
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

Brunolam
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Out 2013, 16:40

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Brunolam »

Blademir pode ter certeza que com a entrada do meio expediente na 4ª RM o seu processo vai demorar pelos menos até o começo do ano que vem. Vc só pediu CR para colecionador? As exigências são as mesmas para o CR de atirador?
Falo dessa demora da 4ªRM pois tenho um colega no clube de tiro que levou seis meses para aquisição do CR.

giovannicordeiro
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Nov 2013, 14:10

Re: Aquisição de CR

Mensagem por giovannicordeiro »

Aqui em Brasília a demora é de "no mínimo" seis meses.
Primeiro você envia toda a papelada pro dfpc e só pra virem fazer a vistoria demora pelo menos três meses, depois da vistoria feita mais três.

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Blademir »

Brunolam escreveu:Blademir pode ter certeza que com a entrada do meio expediente na 4ª RM o seu processo vai demorar pelos menos até o começo do ano que vem. Vc só pediu CR para colecionador? As exigências são as mesmas para o CR de atirador?
Falo dessa demora da 4ªRM pois tenho um colega no clube de tiro que levou seis meses para aquisição do CR.
Sim, só o CR de colecionador, sem recarga. As exigências de segurança serão maiores que a de caçadores ou atiradores, o qual não discordo da exigência.

Vc só não precisa ser filiado a clube, federação ou confederação de caça ou tiro esportivo para pedir o seu CR de Colecionador, o ideal para o meu caso, ja que não a nada do tipo em um raio de 120km de casa. Só fiquei sabendo no ultimo mês que Colecionador só pode importar depois de 3 anos de CR.... :(

Quanto ao tempo de emissão, vou exercitar o mantra da paciência.......
Abraços
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

Brunolam
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Out 2013, 16:40

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Brunolam »

Blademir escreveu:
Brunolam escreveu:Blademir pode ter certeza que com a entrada do meio expediente na 4ª RM o seu processo vai demorar pelos menos até o começo do ano que vem. Vc só pediu CR para colecionador? As exigências são as mesmas para o CR de atirador?
Falo dessa demora da 4ªRM pois tenho um colega no clube de tiro que levou seis meses para aquisição do CR.
Sim, só o CR de colecionador, sem recarga. As exigências de segurança serão maiores que a de caçadores ou atiradores, o qual não discordo da exigência.

Vc só não precisa ser filiado a clube, federação ou confederação de caça ou tiro esportivo para pedir o seu CR de Colecionador, o ideal para o meu caso, ja que não a nada do tipo em um raio de 120km de casa. Só fiquei sabendo no ultimo mês que Colecionador só pode importar depois de 3 anos de CR.... :(

Quanto ao tempo de emissão, vou exercitar o mantra da paciência.......
Abraços
Nossa eu pensava que as exigências para colecionador seriam as mesma que para os atiradores/caçadores. Com relação a clube de tiro existe um clube de tiro em Pouso Alegre (Clube Sul Mineiro de Caça e Tiro). Esse de colecionador só poder importar após 3 anos eu não sabia, sei que tem um tempo mínimo para aquisição de armamento de uso restrito/proibido, no entanto tempo para importação eu desconhecia.
Infelizmente o prazo para emissão é longo no entanto que espera sempre alcança.
Abraços.

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Blademir »

Blademir escreveu:Meu pedido CR foi protocolado hoje (5/11/13) na 4ª RM.
Vamos ver quanto tempo demora.
Para atualizar as informações, o militar do SFPC da região entrou em contato dia 21/01/2014, 76 dias depois de protocolado o CR. Semana que vem tem vistoria. 4ªRM.

E aí, foram rápidos?

Abraços
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Daniel Ribeiro »

O meu foi protocolado em 28/08/2013... Até agora está "Em análise"... sem novidades.
Minha despachante falou que nenhum dos pedidos protocolados por ela de Abril para frente foram atendidos...O próprio instrutor de tiro do clube está com o CR vencido... mandou renovar em Novembro, e até agora nada.

Isso na 2ª RM... Ai eu não sei se o problema é entre o exército e a despachante ou se é a 2ª RM que simplesmente não está mais funcionando e não avisou ninguém... Não sei se posso fazer algo para agilizar isso.
Imagem

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Aquisição de CR

Mensagem por variedades »

Pois é, o SFPC 2ªRM responde por 40% dos atiradores do país, deve ser bem difícil mesmo.

Prinski
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Jan 2014, 23:52

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Prinski »

ola! Alguém pode me dizer o que o exército tem exigido para a vistoria? Onde guardar a arma, quais ítens de segurança são necessários? Encaminhei meu pedido do C.R. e estou numa dúvida cruel sobre isto. Vários fóruns falam a respeito, mas tudo muito confuso. Agradeço a atenção!

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Aquisição de CR

Mensagem por variedades »

Cada SFPC faz sua própria exigência, não existe padrão. Muitos deles exigem cofre.

Avatar do usuário
Hudson
Mensagens: 42
Registrado em: 02 Out 2013, 15:30
Localização: florianopolis

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Hudson »

No meu caso pediram um cofre,e minha casa tem cerca elétrica e alarme!

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Blademir »

Blademir escreveu:
Blademir escreveu:Meu pedido CR foi protocolado hoje (5/11/13) na 4ª RM.
Vamos ver quanto tempo demora.
Para atualizar as informações, o militar do SFPC da região entrou em contato dia 21/01/2014, 76 dias depois de protocolado o CR. Semana que vem tem vistoria. 4ªRM.
Atualizando informação: Minha vistoria foi aprovada, mas com uma observação, pelo tamanho do cofre só aprovarão armas curtas. Para ter armas longas terei que providenciar um cofre maior.

Os militares foram educados e bem profissionais. Esclareceram algumas duvidas com clareza.

Bom, só resta aguardar o deferimento.

Abraços
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Blademir »

Prinski escreveu:ola! Alguém pode me dizer o que o exército tem exigido para a vistoria? Onde guardar a arma, quais ítens de segurança são necessários? Encaminhei meu pedido do C.R. e estou numa dúvida cruel sobre isto. Vários fóruns falam a respeito, mas tudo muito confuso. Agradeço a atenção!
Olá meu caro.

Sendo "curto e grosso" para responder a sua pergunta: um cômodo próprio para a guarda, porta reforçada (madeira maciça ou aço com tetra chave) um cofre ou armário de aço. Se for no térreo, janela com grade.

Agora, podem exigir mais ou menos dependendo das circunstancias, do ambiente, da RM, e para a finalidade, coleção ou esporte.

Espero ter ajudado.
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Blademir »

Hudson escreveu:No meu caso pediram um cofre,e minha casa tem cerca elétrica e alarme!
A sua ta bem guardada, e as portas, pediram reforço? Se for para atirador não sei se exigem. Abraços
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

Avatar do usuário
Hudson
Mensagens: 42
Registrado em: 02 Out 2013, 15:30
Localização: florianopolis

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Hudson »

nao pediram reforço nas portas e nem grade na janela!

Avatar do usuário
Blademir
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Out 2013, 15:50
Localização: Três Corações

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Blademir »

Blademir escreveu:
Blademir escreveu:
Blademir escreveu:Meu pedido CR foi protocolado hoje (5/11/13) na 4ª RM.
Vamos ver quanto tempo demora.
Para atualizar as informações, o militar do SFPC da região entrou em contato dia 21/01/2014, 76 dias depois de protocolado o CR. Semana que vem tem vistoria. 4ªRM.
Minha vistoria foi aprovada, mas com uma observação, pelo tamanho do cofre só aprovarão armas curtas. Para ter armas longas terei que providenciar um cofre maior.

Os militares foram educados e bem profissionais. Esclareceram algumas duvidas com clareza.

Bom, só resta aguardar o deferimento.

Abraços
Atualizando informação: CR deferida ontem 19/02 hahahaha

Tempo total:
3 meses e duas semanas: 106 dias.

Abraços
Imagem
Imagem
CAC 4ªRM

bob.weg
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Mai 2014, 21:44

Re: Aquisição de CR

Mensagem por bob.weg »

Boa noite, colegas.

Com relação ao local de guarda da arma, vocês mencionaram aqui "cofre". Mas algum de você aprovou a vistoria ou conhece alguém cuja vistoria foi aprovada sem cofre, mas com algum armário de fundo falso ou outro "esconderijo" para as armas? Creio que esconder em um fundo falso de armário seja mais discreto do que utilizar um cofre, e pensei nessa possibilidade.

Abraço.

Avatar do usuário
Hudson
Mensagens: 42
Registrado em: 02 Out 2013, 15:30
Localização: florianopolis

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Hudson »

No meu caso falaram que se tivesse um fundo falso nao precisava de cofre.

bbrasiladvogado
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Jun 2014, 18:32

Re: Aquisição de CR

Mensagem por bbrasiladvogado »

Amigos, essa vistoria é para 'tirar' o CR de atirador ou de colecionador? ou dos dois?
:roll:

Avatar do usuário
Leandrotopshot
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Nov 2013, 22:30

Re: Aquisição de CR

Mensagem por Leandrotopshot »

Não importa a modalidade de CR, a vistoria é realizada de qualquer forma.
Leandro Surdi
CAC 5ªRM
CR - 906XX
Imagem

Responder