Destro com olho dominante esquerdo

Bbertoni
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Nov 2015, 18:09

Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por Bbertoni »

Bom dia. Comecei a praticar o tiro esportivo há algumas semanas, e descobri que sou destro com olho dominante esquerdo. Com armas curtas não parece afetar muito, mas com armas longas a história muda.
Você tem alguma dica? Devo aprender a atirar com a mão esquerda?

Minha preocupação é um pouco grande de devido ao fato que dentro de alguns meses irei tomar posse na polícia civil de São Paulo.

Obrigado pela atenção

HerculesJr
Mensagens: 18
Registrado em: 06 Mai 2015, 12:42

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por HerculesJr »

Tenho o mesmo problema,
Ainda tenho um agravante, não consigo fechar o olho esquerdo! Ou seja:
Em pistolas não tenho problemas, atiro com os 2 olhos abertos.
Em rifles/espingardas estou atirando com tapa-olho :lol:
Tentei atirar com a outra mão, mas não parece natural, não me sinto confortavel.
Agora estou fazendo alguns exercicios para aprender a fechar o olho esquerdo e ai poder tirar o tapa-olho :P

OBS:Só atiro por diversão por enquanto, assim que meu CR sair, pretendo iniciar no IPSC.

Bbertoni
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Nov 2015, 18:09

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por Bbertoni »

HerculesJr escreveu:Tenho o mesmo problema,
Ainda tenho um agravante, não consigo fechar o olho esquerdo! Ou seja:
Em pistolas não tenho problemas, atiro com os 2 olhos abertos.
Em rifles/espingardas estou atirando com tapa-olho :lol:
Tentei atirar com a outra mão, mas não parece natural, não me sinto confortavel.
Agora estou fazendo alguns exercicios para aprender a fechar o olho esquerdo e ai poder tirar o tapa-olho :P

OBS:Só atiro por diversão por enquanto, assim que meu CR sair, pretendo iniciar no IPSC.
Eu consigo fechar o olho esquerdo. Mas não parece natural.
E eu consegui atirar e acertar o alvo usando a mão esquerda, mas isso no estande e com Calma.

Como disse, vou ser investigador de polícia. Tenho de treinar muito, e quando precisar tem de ser natural e eficaz.
Aí que está meu Problema.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Bbertoni, com armas curtas não há problema em você inclinar um pouco a cabeça e fazer a visada com o olho esquerdo. Continue atirando com a sua mão forte e tente inclinar a cabeça para usar o olho dominante também. Você deve se acostumar a isso rapidamente.
Quanto as armas longas, sim você deveria considerar a possibilidade de treinar atirando com a canhota, apesar de ser estranho no início, em pouco tempo você perceberá progresso e atirando com armas longas com o seu olho dominante trará um resultado muito superior, não tenha dúvida.
Bons tiros e qualquer coisa estou a disposição.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por AmilcarAlho »

Olá,

Tenho exatamente o mesmo problema.

Recomendo que experimente ambas as opções, atirar fechando o olho esquerdo e atirar à canhota e veja com qual delas consegue melhores resultados.

De início atirar à canhota vai parecer muito estranho e pouco natural, mas, com o passar do tempo vai sendo mais fácil. Pessoalmente atiro principalmente de forma natural, com o olho esquerdo fechado, mas, por vezes também atiro à canhota.

Avatar do usuário
Rael Breda
Mensagens: 63
Registrado em: 17 Abr 2015, 11:46

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por Rael Breda »

Entendo que atirar à canhota seja complicado em armas semiautomáticas, por exemplo uma CBC 7022, a arma vai ciclar e expelir o estojo usado no rosto do atirador.
Rael Breda
CAC 5ª RM
Região Heróis da Lapa

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por AmilcarAlho »

Rael Breda escreveu:Entendo que atirar à canhota seja complicado em armas semiautomáticas, por exemplo uma CBC 7022, a arma vai ciclar e expelir o estojo usado no rosto do atirador.
Nunca disparei a CBC 7022, mas já disparei inúmeras armas semi-automáticas à canhora, tais como várias AR-15, Ruger 10/22, etc e nunca levei com um caquilho no rosto. Por norma a ejeção dos casquilhor é feita para a direita e para a frente. Para dizer a verdade nem me apercebo dos casquilos em voo à frente da minha cara durante o disparo.

Avatar do usuário
andregomes
Mensagens: 93
Registrado em: 24 Fev 2016, 11:53
Localização: Sao Paulo

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por andregomes »

Sou canhoto, mas atiro como destro hehe. achei melhor aprender do jeito mais comum, única coisa q sinto desconfortável é o coldre.. mas ja ja estou bem habituado tb..
A maior virtude de um CAC é ser paciente.

CAC 2RM
Clube Calibre

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por AmilcarAlho »

andregomes escreveu:Sou canhoto, mas atiro como destro hehe. achei melhor aprender do jeito mais comum, única coisa q sinto desconfortável é o coldre.. mas ja ja estou bem habituado tb..
Na minha opinião, quem usa arma para defesa deve treinar atirar como dextro e como canhoto independentemente de ser uma coisa ou outra. Por vezes apenas temos a mão não dominante disponível, quer seja derivado a um ferimento ou por se levar uma criança ao colo, etc.

Apesar de treinar das duas formas acho que se deve disparar primordialmente da forma que é mais natural e confortável para cada atirador. Isto vai fazer com que consiga disparos mais rápidos e consistentemente mais precisos.

Avatar do usuário
andregomes
Mensagens: 93
Registrado em: 24 Fev 2016, 11:53
Localização: Sao Paulo

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por andregomes »

AmilcarAlho escreveu:
andregomes escreveu:Sou canhoto, mas atiro como destro hehe. achei melhor aprender do jeito mais comum, única coisa q sinto desconfortável é o coldre.. mas ja ja estou bem habituado tb..
Na minha opinião, quem usa arma para defesa deve treinar atirar como dextro e como canhoto independentemente de ser uma coisa ou outra. Por vezes apenas temos a mão não dominante disponível, quer seja derivado a um ferimento ou por se levar uma criança ao colo, etc.

Apesar de treinar das duas formas acho que se deve disparar primordialmente da forma que é mais natural e confortável para cada atirador. Isto vai fazer com que consiga disparos mais rápidos e consistentemente mais precisos.

Concordo, eu atiro relativamente bem e com firmeza usando as 2 mãos ( tenho uma pistola 380 ), como já tenho mais habilidade com a esquerda, o pior foi ter a firmeza necessária com a direita. Problema tb são os coldres, difícil ( pelo menos aqui ) achar um pra canhoto, no fim das contas me acostumei com o saque com a mão direita, acho q hj me perderia com a mão esquerda puxando a partir de um coldre velado.
A maior virtude de um CAC é ser paciente.

CAC 2RM
Clube Calibre

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por raubvogel »

Pequeno teste para o OP: Cobre o seu olho esquerdo com um pedaco de papel (prende ele no seu oculos ou bone). Veja se faz diferenca. E melhor cobrir do que so fechar o olho. Eu procuro sempre atirar como ambos os olhos abertos.

Fora isso, tente o que sugeriram aqui e veja o que funciona melhor para voce; todo mundo e diferente.
AmilcarAlho escreveu:Nunca disparei a CBC 7022, mas já disparei inúmeras armas semi-automáticas à canhora, tais como várias AR-15, Ruger 10/22, etc e nunca levei com um caquilho no rosto. Por norma a ejeção dos casquilhor é feita para a direita e para a frente. Para dizer a verdade nem me apercebo dos casquilos em voo à frente da minha cara durante o disparo.
Eu tambem nunca vi uma arma longa que manda o cartucho para tras. O pior que vi foi para o lado (90 graus); o resto e sempre de alguma forma para frente. Por outro lado eles modificaram o upper do M16 com aquele bloqueador logo atras da porta de ejecao devido a canhotos sendo acertados pelos cartuchos. Mas, nunca vi marcas neste bloqueador...
AmilcarAlho escreveu: Na minha opinião, quem usa arma para defesa deve treinar atirar como dextro e como canhoto independentemente de ser uma coisa ou outra. Por vezes apenas temos a mão não dominante disponível, quer seja derivado a um ferimento ou por se levar uma criança ao colo, etc.
This

E um bandido se for em cima de voce pode tentar segurar sua mao direita se ele pensar que voce tem arma. Uma competicao que fui, voce comeca com duas maos, e depois usa a direita e e esquerda.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por Erick Tamberg »

Com submetralhadora, uma boa dica é usar a técnica de tiro instintivo do GSG-9: a soleira é apoiada no esterno (e não no ombro), e se atira com a arma no alinhamento do nariz.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Destro com olho dominante esquerdo

Mensagem por AmilcarAlho »

Erick Tamberg escreveu:Com submetralhadora, uma boa dica é usar a técnica de tiro instintivo do GSG-9: a soleira é apoiada no esterno (e não no ombro), e se atira com a arma no alinhamento do nariz.
Usei esta técnica no curso "Select Fire" que tirei nos EUA. Esta técnica funciona muito bem, mas apenas para tiros a curta distância:

https://www.youtube.com/watch?v=RPeFQO2U4Ug

Responder